De artilheiro em 2010 para reserva de luxo em 2011, Hirai buscará titularidade em Niigata (Foto: The Rising Sun News) |
Será que pelo Albi, Hirai voltará a flertar com os gols ano que vem?
De artilheiro em 2010 para reserva de luxo em 2011, Hirai buscará titularidade em Niigata (Foto: The Rising Sun News) |
A novela chegou ao seu fim e Mike é mais um da legião japonesa na Europa (Foto: Goal.com) |
Kota defendeu o Sanfrecce por mais de uma década (Foto: Yahoo Sports Japan) |
Após novos episódios da novela envolvendo uma possível transferência do zagueiro brasileiro naturalizado japonês, Marcus Tulio Tanaka, do Nagoya Grampus para o Botafogo, diários japoneses e brasileiros publicaram hoje, que Tulio Tanaka não deve reforçar o Glorioso por uma série de motivos.
Para começar, segundo o diário japonês "Sponichi", Tulio afirmou em entrevista por telefone, que pretende continuar no Japão e defendendo o Nagoya, pois está feliz no clube, quer continuar lutando por títulos e porque tem contrato até 2013.
Outro diário nipônico, o "Yomiuri", além da entrevista de Tulio ao "Sponichi" e afirmar que o zagueiro não defenderá o Nagoya na Copa do Imperador, pois não conseguirá se recuperar a tempo - afirmação do próprio Tulio em entrevista do site do veículo - conta que o Botafogo não conseguirá contratar o atleta facilmente, pois o clube precisaria pagar uma alta multa rescisória ao Grampus.
E para completar a série de impasses, o salário de Tulio, segundo o portal brasileiro "Lancenet", é alto para os padrões do Botafogo e assustou a diretoria do clube carioca. De acordo com reportagem do veículo, o salário de Tulio está em torno de R$ 350 mil mensais. Além dos problemas de alto salário e multa rescisória e Tulio afirmar que pretende continuar no Japão, outro fato que prejudica ainda mais a possível transferência (mais especulação do que, de fato, possível transferência) de Tulio para o Botafogo, é que o Nagoya e seu técnico, Dragan "Pixy" Stojkovic, não querem liberar o jogador, o qual julgam imprescindível no elenco e que é ídolo da torcida.
"Vamos manter todos os nossos jogadores, não iremos nos desfazer de nenhum. Todos continuam: Os jovens que estão sendo especulados na Europa (Mu Kanazaki e Kensuke Nagai) e também os mais experientes e, é claro, Tulio. Ele também continua", afirmou Pixy em entrevista ao "Sponichi".
Tulio Tanaka, de 30 anos, defende o Nagoya desde 2010, e já conquistou a J-League, em 2010, e a Super Copa do Japão, em 2011, pelo clube. Antes disso, o zagueiro defendeu o Urawa Red Diamonds, onde fez estrondoso sucesso, conquistando a Asian Champions League, em 2007, a J-League, em 2006, o bi da Emperor, em 2005 e 2006, e a Super Copa no mesmo ano. Tulio foi ainda, o Jogador Japonês do Ano, em 2006, o MVP da J-League no mesmo ano e ainda esteve no time da J-League por 8 anos consecutivos, entre 2004 e 2011. Ele ainda defendeu a seleção japonesa em 43 partidas entre 2006 e 2010, conquistando o tri da Kirin Cup entre 2007 e 2009, e sendo um dos destaques dos Samurais Blues na histórica campanha da Copa do Mundo de 2010, onde o Japão chegou às Oitavas de Final, igualando sua melhor campanha em Copas em todos os tempos, empatando com a de 2002, só que nesta oportunidade, jogando fora de casa.
Nesta semana, a JFA - Associação Japonesa de Futebol - afirmou através de seu presidente, Junji Ogura, em entrevista coletiva, que vai desistir de sediar o Mundial Interclubes nos anos de 2013 e 2014.
O presidente da JFA afirmou que chegou a decisão pois pensa que, dessa maneira, o país terá mais chances de sediar eventos mais interessantes, entre eles, a Copa do Mundo Feminina.
Em outra entrevista, ao "Kyodo News", Ogura explicou o porquê da decisão. "Pretendemos sediar a Copa do Mundo Feminina e o Mundial Sub-20. Já é muito difícil conseguir vencer a disputa para sediar estas competições sem sediar nenhuma, e com o país sediando todos os anos, o Mundial Interclubes, fica ainda mais difícil conseguirmos vencer", afirmou o presidente.
Com a decisão tomada, pelo menos para os próximos anos, o Japão e a JFA esperam conseguir sediar as competições já mencionadas. Vale lembrar que o país sediará o Mundial Interclubes no ano que vem.
Na manhã de ontem, o Urawa Red Diamonds anunciou o seu novo treinador para a temporada 2012. Após especulações envolvendo Okada e Nishino, que não se concretizaram, pois Okada acertou com o Hangzhou, da China, enquanto Nishino afirmou que realmente se aposentou e que não pensa por hora, em voltar ao trabalho, a troca de Petrovic's que era esperada no Sanfrecce Hiroshima, aconteceu nos Reds, e Mihailo Petrovic, ex-técnico do Sanf, é o novo técnico do Urawa.
O péssimo trocadilho da troca de Petrovic's já ocorre desde o começo de novembro, quando se especulou que Zeljko Petrovic, ex-técnico dos Reds, poderia assumir o Sanf, time que era treinado por Mihailo Petrovic, isso porque Zeljko tinha sido demitido do Urawa e Mihailo, já tinha acertado que não ficaria no Sanf para 2012. A diretoria do clube de Hiroshima afirmou que Zeljko era um nome forte para 2012, enquanto nos Reds, Takafumi Hori assumiu interinamente e o clube pensava em Okada e Nishino para 2012. No entanto, o Sanf parece não pensar mais em Zeljko como um nome para ser o novo técnico do time, e a troca de Petrovic's, ao invés de ocorrer no time de Hisato Sato, Tadanari Lee e companhia, acabou por acontecer nos Reds, que acertaram ontem, a contratação de Mihailo, que será o técnico do time na próxima temporada. Os valores e termos do contrato ainda não foram divulgados, mas já é confirmado que Petrovic será o técnico do Urawa em 2012.
O treinador chega para melhorar o atual momento do Urawa, que tem bons jogadores e jovens talentos, como Genki Haraguchi, Yosuke Kashiwagi, Tsukasa Umesaki e Naoki Yamada, todos meio-campistas jovens e de muita técnica e talento, mas que não tem rendido tudo o que podem, assim como os Reds, que tem um bom time, mas que não conseguiram fazer boa temporada, decepcionando e muito. E a escolha da diretoria do Urawa parece ser acertada, afinal, o estilo ofensivo e usando jovens talentos de Mihailo, parece combinar e encaixar perfeitamente no time atual dos Reds, que conta com os já mencionados jovens talentos, tanto é que nos 5 anos que passou em Hiroshima, Mihailo Petrovic melhorou muita coisa no Sanf, que passou a jogar um futebol mais ofensivo e agressivo, e a apostar justamente mais em jovens talentos que cede/cedeu à seleção japonesa, como são os casos do goleiro Shusaku Nishikawa; do zagueiro Tomoaki Makino (hoje no 1. FC Köln, da Alemanha); do atacante Tadanari Lee, e ainda de Hisato Sato, este, mais veterano, mas que também teve passagens pelos Samurais Blues. Além disso, Petrovic conquistou a J2 e a Super Copa do Japão em 2008 e ainda levou o Sanf a disputa da Asian Champions League de 2010, após ter conquistado um excelente e inesperado 4º lugar na J-League de 2009, e esse ano, embora um pouco decepcionante, leva o time a uma boa campanha na J-League.
Com a chegada do treinador, as especulações já começaram a surgir, e já falando como treinador dos Reds, Petrovic já afirmou que quer alguns reforços e até citou alguns deles, os quais a diretoria já começa a correr atrás. Petrovic deseja contar com dois jogadores com quem trabalhou no Sanf: O zagueiro Tomoaki Makino, hoje no Colônia, da Alemanha, e o atacante Tadanari Lee, que ainda está no Sanf. Além dos dois jovens e excelentes jogadores, Petrovic também disse em entrevista coletiva, que seria interessante mais dois ou três reforços e citou mais um nome, o de Yuki Abe, volante que já atuou pelos Reds e que atualmente defende o Leicester City F.C., da Inglaterra.
Um bom treinador, que parece encaixar com o perfil atual dos Reds e que quer trazer dois jovens reforços e um jogador mais experiente para se juntarem a legião de jovens talentos com que já conta o Urawa. Será que com Petrovic no banco, querendo dar uma cara de futebol ofensivo, agressivo e jovem aos Reds e com os jovens talentos que o time já tem e os que podem chegar, os Reds não decepcionarão em 2012? Que o Urawa faça uma temporada digna de sua grandeza, jogadores e time em 2012 e que Petrovic tenha sorte no comando técnico do time.
Finalmente chegou ao fim uma das novelas da janela de transferências! O técnico Takeshi Okada, que já dirigiu a seleção japonesa, com destaque para a Copa do Mundo de 2010, e o Yokohama F-Marinos, após muita especulação, saiu da aposentadoria - estava aposentado desde o fim da Copa do ano passado - e acertou na manhã de hoje, um contrato com o clube chinês, do qual será treinador na próxima temporada.
Okada, que vinha sendo especulado desde o começo do mês no Hangzhou, visitou as instalações e conversou com a diretoria do clube chinês. O treinador gostou da estrutura do clube e do projeto do time, que quer títulos e grandes campanhas, e, para isso, trouxe Okada, o qual segundo os diretores, é um dos melhores treinadores da Ásia. O Mago Louco Japonês acertou um contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais duas temporadas dependendo de seus resultados e deve ganhar um salário em torno de 1 bilhão de ienes.
O treinador de 55 anos, que foi o técnico da seleção japonesa na primeira Copa do Mundo disputada pelos Samurais Blues, em 1998, e também na Copa de 2010, quando o time igualou sua melhor campanha em Copas (2002), chega para dar dias e um futebol melhor ao Hangzhou, que foi apenas o 8º colocado na Chinese Super League 2011 e quer fazer uma campanha melhor em 2012, conseguindo no mínimo, a vaga na Asian Champions League de 2013.
Além da seleção japonesa, Okada foi treinador do Yokohama F-Marinos entre 2003 e 2006, e do Consadole Sapporo, entre 1999 e 2001. O ex-treinador, também é ex-jogador. Defendeu o Furakawa Electric (atual JEF United Ichihara Chiba) de 1980 até 1990 e também defendeu a seleção japonesa entre 80 e 85. Após a 2ª passagem de Okada pela seleção (como treinador), que terminou em 2010, onde ele surpreendeu, inventando muito e causando discórdia dos especialistas, (inclusive nós, sendo chamado de Mago Louco e Cokada) mas levando o Japão até as Oitavas de Final da Copa do Mundo e sendo eleito o "Treinador Asiático do Ano" pela AFC, ele se aposentou, mas agora, ele volta a ativa para treinar o Hangzhou. Que o Mago Louco Japonês tenha sorte na sua empreitada na China.
Já se preparando para 2012, visando fazer uma campanha melhor na J-League e também na Emperor e Nabisco, o Vissel Kobe já começa a reforçar o seu elenco para a próxima temporada. Hoje, o time anunciou duas novas contratações, e ambas, são ex-jogadores do Gamba Osaka. Tratam-se do volante Hideo Hashimoto e do zagueiro Kazumichi Takagi.
Hashimoto, que já tinha sido especulado em novembro no Vissel, visto que seu contrato acaba no final deste ano e não seria renovado, já que o Gamba quer renovar o time e com isso, está dispensando e não renovando com praticamente todos os atletas de 30 anos ou mais, exceto com jogadores fundamentais, como o gênio Yasuhito Endo e o lendário lateral-direito Akira Kaji. O Vissel Kobe demonstrou interesse em contratar o atleta, de saída do time de Osaka, e conseguiu o acerto no começo desta semana, anunciando o jogador hoje.
Após 19 anos de Gamba Osaka, Hashimoto reforça o meio-campo do Vissel, que conta com nomes como Park Kang-Jo, Popó e Takayuki Yoshida. O volante, que atuou no Gamba como profissional desde 1998, mas que desde 92, já defendia as cores do time, pois jogou no Juvenil e Júnior do time de Osaka entre 92 e 98, fez uma bela história no clube, conquistando a Asian Champions League em 2008, a J-League em 2005, a Emperor Cup em 2008 e 2009, e a Yamazaki Nabisco Cup e a Super Copa em 2007. O jogador também defendeu a seleção japonesa em 15 partidas.
Já Takagi, foi uma surpresa. Nem surgiu a especulação de fato, e o jogador acertou com o clube, que já anunciou a contratação do atleta. O zagueiro, que já defendeu o Vissel por empréstimo em 2004, defendeu o Shimizu S-Pulse entre 2000 e 2008, e o Gamba Osaka desde 2009. Takagi, de 31 anos, também não teve seu contrato renovado e já defendeu a seleção japonesa em poucas partidas, cinco para ser exato, entre 2008 e 2009. Kazumichi reforça a zaga do Vissel, que já conta com o lendário Tsuneyasu Miyamoto.