quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Especial: Japão 2x2 Brasil: 22/06/2005

Foi numa tarde ensolarada de 22 de Junho de 2005 em Colônia, Alemanha.
Dia em que aconteceu uma das maiores injustiças do futebol japonês, melhor, mundial.

Era o jogo decisivo entre Japão e Brasil pela terceira rodada da Copa das Confederações e quem perdesse estava eliminado.

O Brasil sob pressão precisava vencer a qualquer custo para avançar de fase. Já os Samurais estavam mais tranquilos, apenas defendiam a honra. Honra que foi manchada por um homem com más intenções, o excelentíssimo bandeirinha tunisiano, Tasoufik Adjengui.

Capitães ao centro do gramado (Foto by: Christof Koepsel/Getty Images)

Logo no começo do jogo, o Japão mostrou quem mandava na partida, com a defesa bem postada, desarmou os primeiros ataques brasileiros (foi assim o jogo todo praticamente), Miyamoto estava em um grande jogo, foi o chefão da zaga.

Aos seis minutos, em uma jogada rápida e de muita técnica, o time tabelou perfeitamente e Nakamura em um passe magistral, deixou Kaji livre e em POSIÇÃO LEGAL para marcar o primeiro gol do conflito. Pelo menos era para ser a lógica, MAS O SUPER BANDEIRINHA QUE ENTENDE DE FUTEBOL MAIS QUE NINGUÉM, anulou o gol que seria o da eliminação brasileira, o gol da humilhação.

Hide desarma contra ataque brasileiro com perfeição (Foto by: Lars Baron/Getty Images)

Se o duelo fosse entre Japão x Chipre (não desmerecendo o país europeu), o bandeira jamais teria levantado o instrumento (talvez depois do jogo, de satisfação ele tenha dado sumiço na bandeira naquele lugar mesmo que você pensa). Mas não, era o intocável Brasil!!

A anulação do gol foi um balde de água fria para os Samurais, mas apesar do fato, isso não abalou o espírito guerreiro do time.

Aos dez minutos, Robinho marcou para o Brasil, para aumentar a injustiça do ocorrido.

A forte marcação japonesa dificultou muito a vida do Brasil (Foto by: Toshifumi Kitamura/Getty Images)

O Brasil com o gol, começou a gostar mais do jogo, e foi para cima, mas a tarde mesmo era de Nakamura, o maestro aos vinte e sete minutos, viu o goleiro Marcos adiantado e marcou um golaço de cobertura.

O estádio foi abaixo e todos se encantaram com a magia do lindo gol do canhoto matador. Mas logo depois, Ronaldinho botou novamente o Brasil na frente.

Após isso, o Japão criou várias chances, mas a trave não ajudava, foi um festival de barulhinhos no poste brasileiro.

Uma das melhores atuações de Nakamura pela seleção, dando show marcou um golaço histórico em Marcos (Foto by: John MacDougall/Getty Images)

Mesmo com o resultado favorável, o Brasil estava perdido em campo, o Japão botou a seleção canarinho na roda, ditou o ritmo do jogo, atuação de gala, mas o gol não saía!

A zaga estava em um dia ótimo com poucos erros e desarmes perfeitos, o meio campo ligava bem ao ataque, mas de algum jeito bizarro, os gols não aconteciam.

A defesa fazia seu papel com perfeição, mas o gol não saía (Foto by: Stuart Franklin/Getty Images)

Quando o relógio se encaminhava para os quarenta e quatro minutos da etapa final, Nakata é derrubado na entrada da área, falta.

Nakamura ajeita com carinho, bate a falta e ela mais uma vez acerta a trave (para vocês verem que praga), mas o iluminado Oguro estava na hora certa e no lugar certo, e no maior estilo Sagat ele chuta bonito e empata o jogo. Mais uma vez o estádio foi à loucura, a vibração era linda, fora do comum.

Oguro na hora e no lugar certo empatou e diminuiu "um pouco" o prejuízo japonês (Foto by: Palph Orlowski/ Getty Images)

No último lance do jogo, Oguro mais uma vez apareceu na área e quase virou o marcador, porém, Marcos fez milagre e salvou o Brasil.

Oguro por pouco não vira o jogo, porém, o mais injusto aconteceu (Foto by: Marcus Brandt/Getty Images)

Quando o árbitro encerrou a partida, o sentimento de injustiça pairou no estádio alemão, mesmo com o empate, quem avançou foi o Brasil, graças um erro, a uma incompetência de um bandeira que jamais poderia ter entrado no quadro da FIFA.

Com certeza foi uma das maiores injustiças do futebol moderno, o Japão tinha elenco para ser campeão do torneio, ou pelo menos, repetir a façanha de 2001 quando foi finalista.

Os japoneses saíram de cabeça erguida e como heróis apesar de tudo, nobres samurais.

Tadanari Lee sonha com o clássico

O atacante Tadanari Lee, jogador do Sanfrecce Hiroshima e da seleção japonesa, terá história para contar na próxima Quarta-Feira (10/08), quando o Japão enfrentará a Coréia do Sul em Sapporo, Japão, em partida amistosa, às 7:30h horário de Brasília. O curioso é que Lee, é descendente de sul coreanos, e chegou a jogar pelas seleções de base sub-19 e sub-20 do país. Porém, o atacante sofreu grande discriminação de seus companheiros, que se referiam à ele como "meio-japonês", Lee acabou por conseguir a cidadania japonesa em 2007 e desde então, passou a defender as cores dos Samurais Blues, defendendo a seleção sub-23, a seleção olímpica em Pequim 2008, e também seu grande momento, quando defendeu seleção principal, na Copa da Ásia 2011, onde marcou o gol do título, do tetra campeonato, e da hegemonia nipônica na competição.

Agora o atacante está pronto para enfrentar a Coréia do Sul, e prevê uma grande guerra no clássico: "É um jogo diferente, pegado, estou preparado para uma verdadeira batalha, uma guerra!" , afirma o atacante.

Lee ainda demonstra não ter medo nenhum do adversário e quer muito jogar e mostrar o que a Coréia perdeu: "Gostaria muito de jogar esta partida, seria especial para mim. Quero muito que o treinador (Alberto Zaccheroni, técnico da seleção japonesa) me dê a oportunidade de jogar. Estou rezando e sonhando com esta partida, quero jogar e marcar dois gols!" disse o atacante.

Lee quer marcar dois gols na Coréia do Sul (Foto by: Zimbio)

Vontade não falta para Lee, será que o atacante transformará o sonho em realidade? O grande clássico asiático promete muito!

Hajduk de Inoha é eliminado na Europa League

Não deu para o HNK Hajduk Split de Masahiko Inoha. O time croata acabou eliminado na terceira fase eliminatória da UEFA Europa League, ao ser novamente derrotado pelo inglês Stoke City por 1 a 0 em casa, mesmo placar do jogo de ida na Inglaterra. O placar agregado ficou em 2 a 0 a favor do Stoke.

Estranhamente, Inoha que vinha sendo titular e um dos melhores jogadores no sistema defensivo do Hajduk, ficou apenas no banco durante toda a partida, e não entrou. Sabe-se que contusão não é o motivo, e que também, não pode ser por qualidade técnica...É estranho e triste, pois agora Inoha terá apenas as competições domésticas pela frente e como todos sabem, é melhor jogar a J-League do que a liga croata, visto que a mesma, tem um nível técnico inferior a J-League.

Split

Inoha viu do banco, seu time ser eliminado da UEL (Foto by: HNK Hajduk Split Official Site)

Daisuke Matsui é oficialmente apresentado no Dijon

O craque Daisuke Matsui foi apresentado no seu novo clube, o francês Dijon FCO.

O meia que vai usar a camisa 28, foi apresentado oficialmente na tarde desta Quinta-Feira, no centro de treinamento de Poussot, pelo presidente do clube, Gnecchi, e o dirigente Carteron Patrice, para vinte jornalistas.

Craque foi apresentado hoje no novo clube (Foto by: Dijon FCO Official Site)

Matsui disse estar muito feliz em defender as cores do Dijon e em voltar a elite francesa: "Darei o meu melhor no Dijon, estou muito feliz em fazer parte do time e em novamente disputar a Ligue 1" . A apresentação veio seguida de uma boa notícia: Mais uma convocação do craque para a seleção japonesa, visto que Matsui está entre os 23 convocados para o amistoso contra a Coréia do Sul, no clássico que será disputado em Sapporo, Japão, no dia 10/08 (próxima Quarta-Feira), às 7:30h, horário de Brasília.

Amigos se emocionam na despedida de Matsuda

Muitos amigos e ex companheiros de Naoki Matsuda, prestaram homenagens ao amigo e companheiro, que faleceu nesta Quarta-Feira após sofrer um ataque cardíaco e parada cardio respiratória, depois quinze minutos de treinamento com seu clube, o Matsumoto Yamaga da JFL.

Matsuda recebeu merecidas homenagens de amigos (Foto by: Asia Euro Sport)

Hidetoshi Nakata, um dos maiores nomes da história do futebol japonês, asiático e mundial, companheiro de Matsuda em vários torneios pela seleção japonesa, entre eles, a Copa do Mundo FIFA 2002, afirmou que o Japão perde muito mais do que um jogador: "Ele era muito mais do que um futebolista. Era um grande amigo, uma excepcional pessoa" . Nakata porém, em respeito ao amigo, não quis dar mais entrevistas.

Vários companheiros dos tempos de Yokohama F-Marinos, também prestaram homenagem ao zagueiro, que ficou por quinze anos no Tricolore. Um deles, Shunsuke Nakamura, foi até o hospital em que Matsuda morreu, em Matsumoto, Nagano. Outro grande gênio do futebol, Nakamura, muito emocionado, não conseguiu conter o choro, e com dificuldades, disse: "Vejo a vida de outra maneira agora...Matsuda era uma grande pessoa, um grande amigo...Não sei por quanto tempo vai durar este momento de dor...Era como um familiar...Muito alegre, podia jogar futebol a qualquer hora" .

Nakamura foi um dos que mais se emocionaram na despedida (Foto by: Co.Jp)

Outras figuras importantes também prestaram homenagens, como o presidente da JFA, Junji Ogura, e também, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, além dos ex treinadores da seleção japonesa: Takeshi Okada e Philippe Troussier, este inclusive, técnico de Matsuda na Copa 2002. Além da entrevista de Nakamura, outra entrevista bem tocante foi a do lendário zagueiro Masami Ihara, que emocionado, disse o que Matsuda representava para todos os presentes: "Passei muitos anos com ele no Yokohama, época mais feliz da minha vida...Grande amigo e pessoa, fazia todos ao seu redor felizes e alegres. Sentirei muito a sua falta...Poderia até mesmo, jogar bola com ele no céu" .

Matsuda: O Mito que vai deixar saudades (Foto by: NBC Sports)

Descanse em paz, Naoki Matsuda!

Zaccheroni convoca esquadrão para amistoso contra Coréia do Sul

O técnico da seleção japonesa, o italiano Alberto Zaccheroni, convocou os 23 jogadores que irão defender os Samurais Blues no amistoso contra a Coréia do Sul, no dia 10/08 (próxima Quarta-Feira), às 7:30h, no horário de Brasília, em Sapporo, Japão.

Segue a lista:

Goleiros:
Eiji Kawashima (SK Lierse-Bélgica)
Masaaki Higashiguchi (Albirex Niigata)
Shusaku Nishikawa (Sanfrecce Hiroshima)

Laterais:
Atsuto Uchida (FC Schalke 04-Alemanha)
Yuichi Komano (Jubilo Iwata)

Zagueiros:
Tomoaki Makino (1. FC Köln-Alemanha)
Maya Yoshida (VVV Venlo-Holanda)
Yasuyuki Konno (F.C. Tokyo)
Yuzo Kurihara (Yokohama F-Marinos)
Masahiko Inoha (HNK Hajduk Split-Croácia)

Volantes:
Yasuhito Endo (Gamba Osaka)
Yuki Abe (Leicester City FC-Inglaterra)
Makoto Hasebe (VfL Wolfsburg-Alemanha)
Hajime Hosogai (FC Augsburg-Alemanha)

Meias:
Keisuke Honda (PFC CSKA Moscow-Rússia)
Shinji Kagawa (Borussia Dortmund-Alemanha)
Daisuke Matsui (Dijon FCO-França)
Akihiro Ienaga (RCD Mallorca-Espanha)
Yosuke Kashiwagi (Urawa Red Diamonds)
Hiroshi Kiyotake (Cerezo Osaka)

Atacantes:
Shinji Okazaki (VfB Stuttgart-Alemanha)
Tadanari Lee (Sanfrecce Hiroshima)
Takayuki Morimoto (Novara Calcio-Itália)




Mais uma vez, Zaccheroni fez uma boa convocação, e desta vez, com algumas melhoras em relação as últimas. Para variar, os três goleiros foram os que vem fazendo melhores partidas por seus clubes. Todos merecidos. Na defesa, Yoshida, Konno e Inoha merecem manter seus postos, já Makino, é um excelente e jovem zagueiro, porém, pouco atuou pelo Köln na pré temporada, e está sem espaço no clube, e Kurihara, todos sabem, é perda de tempo insistir no mesmo. Seria melhor que Zacc tivesse levado o zagueiro Masato Morishige, jovem valor, companheiro de Konno no F.C. Tokyo, que vem fazendo bela temporada, ou então Tulio ou Nakazawa, experientes e excelentes zagueiros que ainda tem espaço na seleção, nem que sejam como reservas.

Já nas laterais, a surpresa de Komano. O lateral vem fazendo boas partidas pelo Jubilo, e também mereceu ser chamado. O engraçado, é Zaccheroni apostar na renovação, não convocar Tulio e Nakazawa, mas convocar Komano...Mas enfim, Komano vem jogando bem, e mereceu sua chance. Uchida, continua, mesmo sem estar jogando na pré-temporada pelo Schalke, e ficando apenas no banco nos dois jogos oficiais até agora (Super Copa da Alemanha e primeira fase da DFB Pokal), mas bem, é um nome incontestável, também merecido. As grandes baixas são Nagatomo, um dos pilares do time, que contundido, desfalca os Samurais Blues, e também, Yasuda, lateral do Vitesse, que fez uma excelente última temporada pelo clube holandês e também vem fazendo boa pré-temporada. Não dá para entender por quê Zacc não o chamou.

No meio campo, Zacc foi mais uma vez quase perfeito. Os melhores foram chamados, tanto para volantes, quanto para meias. Merecidamente (óbvio) os craques Endo, Honda, Matsui e Kagawa, e o capitão Hasebe, foram mantidos. Ienaga que vem lutando pela titularidade no Mallorca, mais uma vez foi lembrado, assim como Hosogai que está na mesma situação, e também merece, e claro, Abe, titular absoluto do Leicester, que também mereceu ser convocado. O italiano também foi bem ao lembrar do meia atacante Kiyotake, do Cerezo, que vem fazendo boa temporada e foi bem no training camp para o qual foi chamado. Kashiwagi também merece sua volta a seleção. Suas últimas partidas pelos Reds foram excelentes, e Zacc sem dúvidas, o convocou corretamente.

As únicas ressalvas ficam para Usami e Miyaichi. Os dois que jogam nas posições de meia atacante, meia armador ofensivo e segundo atacante, são craques e jovens jogadores, que vem adquirindo experiência na Europa e mereciam ser chamados. Porém, Zacc como disse na última entrevista em relação a Usami, acha que o mesmo deve amadurecer. Bem...Ele infelizmente, deve pensar o mesmo de Miyaichi. O que é errado, diga-se de passagem, pois eles vem adquirindo experiência internacional, e tem talento, potencial e futebol de sobra. Já Inui, não foi convocado para se adaptar um pouco mais o Bochum, mesmo caso de Otsu, do Borussia Mönchengladbach, o qual Zacc também lembrou em sua entrevista.

Já no ataque, o maior reforço é a ausência de Maeda, que contundido, reforça a seleção!!!Nada de Maerda desta vez. Quanto ao trio convocado, Lee e Okazaki, mais uma vez, merecidos. Já Morimoto, recebe um prêmio pela boa pré-temporada que vem tendo no Novara.

Pra cima da Coréia!
GANBATTE NIPPON!