domingo, 18 de dezembro de 2011

Bomba: Super capitão anuncia aposentadoria!


O mítico zagueiro da seleção japonesa e capitão nas copas de 2002 e de 2006, Tsuneyasu Miyamoto (34 anos), anunciou nesta manhã (no Japão) sua aposentadoria do futebol profissional.

Ele alegou estar muito cansado e que gostaria de dedicar seu tempo para outras atividades e à família.

Tsune-san estava desde 2009 no Vissel Kobe, mas não teve bons momentos como nos tempos de Gamba Osaka, clube onde foi um verdadeiro Deus.

Conquistou títulos importantes como a Copa da Ásia em 2004, foi campeão em 2005 da J-League atuando pelo Gamba Osaka e campeão austríaco pelo Salzburg em 2007.

Tsune, você deixará muitas saudades, obrigado por tudo!

Coluna do Pazini - Zebra do ano tira o 3º lugar do Kashiwa Reysol

Provando ser a zebra do ano, por chegar onde ninguém esperava, o time do Qatar, o Al Sadd, bateu hoje, na Disputa do 3º Lugar do Mundial Interclubes, o Kashiwa Reysol, nos pênaltis, por 5x3, após empate de 0x0 no tempo regulamentar, e com a vitória, faturou o "bronze" da competição.



Jogadores do Al Sadd comemoram conquista do 3º lugar (Foto: Reuters)

A vitória do Al Sadd pode ser considerada uma zebra não apenas por estar jogando na casa do Reysol, time japonês, que atuou no seu país, mas, também, pela qualidade técnica superior dos japoneses, que inclusive, dominaram o jogo, criando inúmeras chances, mas sem conseguir converter as oportunidades criadas em gol.

Além disso, o time do Qatar é a zebra do ano por tudo o que aconteceu em 2011: Chegou à Liga dos Campeões da Ásia por meio dos play-off’s, se classificou em 1° do grupo com 4 empates em 6 jogos, na Semifinal, mesmo ganhando o primeiro jogo do Sepahan fora de casa por 3×0 no “tapetão”, quase foi eliminado ao perder em casa por 2×0 no jogo de volta, e na decisão, venceu nos pênaltis, o Jeonbuk Motors, após aguentar pressão o tempo inteiro. Depois, no Mundial, eliminou o Tunis, que era mais time, e hoje, repetindo o que fez contra o Jeonbuk na final da ACL, suportou a pressão do Kashiwa para vencer nos pênaltis.



Jorge Wágner, do Reysol, chateado com a derrota nos pênaltis (Foto: Reuters)

No jogo, o Reysol criou muitas chances e sufocou o Al Sadd, porém, não conseguiu marcar, enquanto o time do Qatar, ameaçou a meta de Sugeno poucas vezes. Conseguindo segurar o 0x0, o jogo foi para os pênaltis, onde após duas cobranças certas para cada lado, Hayashi errou a 3ª cobrança do Reysol, na sequência, o time do Qatar acertou, o Reysol converteu mais uma e na 5ª cobrança do Al Sadd, mais um gol e a conquista do 3º lugar com a vitória por 5x3 nos pênaltis.

Com a conquista do "bronze", não só o Al Sadd confirma ser a zebra do ano, como o Kashiwa Reysol confirma que realmente era melhor que Nagoya Grampus, Gamba Osaka, ou outro time japonês com mais qualidade, tivesse conseguido a vaga no Mundial Interclubes, afinal, além de mais qualidade, também tem mais experiência e poderiam até mesmo, ter eliminado o Santos na Semifinal, como já mencionei em minha última coluna, ou pelo menos, teria conseguido sem dúvidas, o 3º lugar hoje. Mas ainda assim, o Reysol merece os parabéns, pois mesmo sem repetir os feitos de Urawa Red Diamonds, em 2007, e Gamba Osaka, em 2008, que terminaram com o "bronze" no Mundial, o time mereceu o título da J-League e disputar o Mundial, além de representar bem o Japão no torneio, pois foi bem (tirando hoje), e contra o Santos, mesmo abaixo do nível em que pode jogar, levou perigo e teve oportunidades para vencer. No ano que vem, mantendo o elenco, como já fizeram com o excelente lateral-direito que merece mais chances na seleção japonesa, Hiroki Sakai, e com mais experiência, o Kashiwa, mesmo no grupo da morte na ACL, pode entrar para avançar e lutar pelo título, e também, brigará pelo caneco nas competições domésticas para, quem sabe, representar novamente o Japão no Mundial no ano que vem. E o parabéns também para o Al Sadd, time muito fraco e limitado, mas que conseguiu ser a zebra em todos os torneios que disputou.