sábado, 6 de agosto de 2011

Duelos entre japoneses na Europa agitam o sábado

O sábado dos japoneses na Europa ficou marcado por duelos entre japoneses na Bundesliga e Eredivisie, e também pelo jogo de Honda no campeonato russo, o jogo de Kawashima, que foi capitão pelo Lierse, Miyaichi atuando pelo Arsenal em amistoso, a estreia de Abe com o Leicester na temporada da Championship, a Inter de Nagatomo derrotada na Super Copa italiana, e ainda, o Vasas SC de Kazuo Honma finalmente não sendo derrotado no campeonato húngaro.

Confira agora, como foi o sábado dos nipônicos no Velho Continente.

A Bundesliga ainda mais repleta de japoneses nesta temporada, nove no total, começou muito bem para os nipônicos, com o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, atual campeão do torneio, estreando ontem com bela vitória por 3 a 1 sobre o Hamburg, com direito a grande atuação do craque japonês. E hoje, a Bundesliga continuou muito boa para os nipônicos, logo de cara, três jogos (!) com duelos entre japoneses : FC Augsburg de Hajime Hosogai, contra o SC Freiburg de Kisho Yano; 1. FC Köln de Tomoaki Makino, contra o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe; e o VfB Stuttgart de Shinji Okazaki, contra o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida.

Com os três jogos no mesmo horário, o que chamou mais atenção foi sem dúvidas, o jogo entre Stuttgart e Schalke 04. O time de Okazaki derrotou o de Uchida por 3 a 0, resultado que fez do VfB, um dos líderes após a primeira rodada, com três pontos, ao lado do Dortmund de Kagawa, do Wolfsburg de Hasebe, do Werder Bremen, e do Hannover 96, enquanto o time de Gelsenkirchen, figura na lanterna, empatado com o Köln de Makino, sem ponto algum. Okazaki que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Stuttgart, começou no banco, pois se recuperou de lesão poucos dias atrás. O atacante porém, entrou aos trinta e quatro minutos do segundo tempo, e teve grande atuação. O Ogro se movimentou bem, deu bons passes, e ainda anotou o terceiro gol do Stuttgart. Um golaço! Em que Okazaki dominou bonito, driblou seu adversário, e de canhota, colocou no canto alto direito do goleiro Fährmann, anotando um belo tento. Já Uchida, que foi titular absoluto e um dos melhores jogadores dos azuis reais na temporada passada, não está com moral nesta temporada. Não é lesão, muito menos, estar longe das condições físicas ideais, pelo visto, é opção do técnico Rangnick (o que é bem curioso), e mais uma vez, o lateral direito da seleção japonesa, ficou apenas no banco de reservas, e não entrou na partida.

VfB Stuttgart's Shinji Okazaki celebrates his goal during their German Bundesliga soccer match against Schalke 04 in Stuttgart August 6, 2011.

Okazaki marcou um golaço, voltando em grande estilo (Foto by: AP Photo)

Schalke 04's Atsuto Uchida sits on the bench before their German Bundesliga soccer match against VfB Stuttgart in Stuttgart August 6, 2011.

Uchida ficou apenas no banco, e viu seu time derrotado pelo Stuttgart de Okazaki (Foto by: Reuters)

No segundo confronto entre nipônicos, pouco brilho. O FC Augsburg de Hajime Hosogai, recém promovido à Bundesliga, disputando pela vez na história, a elite alemã, ficou apenas no 2 a 2 contra o SC Freiburg de Kisho Yano, resultado que coloca as duas equipes empatadas na sexta posição, com um ponto somado. O curioso, é que este jogo foi o único que terminou empatado na primeira rodada da Bundesliga até aqui. Hosogai que na última temporada foi poucas vezes titular, começando a maioria das partidas no banco, contrariou o que se esperava (que ele seria titular esta temporada), e novamente, ficou entre os reservas, só que o volante nem mesmo entrou na partida, ficando o jogo todo no banco. Já Yano, que é reserva do Freiburg, está cada vez mais sem moral. O atacante nem foi relacionado para o jogo.

E no último duelo de hoje, o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe, se recuperou da eliminação precoce na DFB Pokal ao vencer facilmente fora de casa, o 1. FC Köln de Tomoaki Makino por 3 a 0. O resultado coloca os lobos entre os líderes do campeonato após a primeira rodada, ao lado do Borussia Dortmund de Kagawa, do Stuttgart de Okazaki, do Werder Bremen, e do Hannover 96, todos com três pontos, enquanto o time de bode, figura na lanterna, ao lado do Schalke de Uchida, sem pontos após a rodada de estreia. Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos, foi novamente titular, e atuou até os trinta e nove minutos do segundo tempo, quando foi substituído. O capitão da seleção japonesa embora estivesse como lateral direito na escalação pré-jogo da Bundesliga, jogou como meia direita, assim como na última partida pela DFB Pokal, em uma posição um pouco mais ofensiva que a que Hasebe normalmente desempenha (volante). Porém, Hasebe vem se adaptando bem a nova função, e teve boa atuação. O meio campista se movimentou muito, deu bons passes, alguns bonitos dribles, e ainda ajudou muito na marcação. Já Makino, sem moral alguma no Köln, nem foi relacionado para a partida.

Patrick Helmes celebrates the first goal with Marco Russ during…

Hasebe comemora um dos três gols da vitória dos lobos com seus companheiros (Foto by: Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images)

Mas não foi só na Alemanha que houve duelo de japoneses. Na Holanda, na primeira rodada da Eredivisie, o campeonato holandês, também houve duelo entre nipônicos. O VVV Venlo da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, enfrentou o FC Utrecht do jovem Yoshiaki Takagi, e o jogo terminou empatado em 0 a 0. Com o empate, as duas equipes estão empatadas na sétima posição, com um pontinho. Yoshida e Cullen que são titulares absolutos do VVV, foram novamente titulares, e atuaram durante todo o cortejo. Yoshida embora tenha protagonizado um lance feio, em que furou a bola e quase partiu o adversário no meio, teve boa atuação, sendo fundamental defensivamente, com bons desarmes, cortes, e antecipações. Já Cullen, teve uma péssima e apagada atuação. O atacante mal tocou na bola, e quando tocou, só cometeu erros. Cullen furou, cruzou errado, tropeçou na pelota, e ainda quase quebrou a perna numa dividida. Já Takagi, recém contratado pelo Utrecht, ficou apenas no banco sem entrar.

Maya Yoshida Maya Yoshida (L) and Robert Cullen during the Dutch Eredivise Play Off Final Second Leg match between VVV Venlo and FC Zwolle at Seacon Stadion de Koel on May 29, 2011 in Venlo, Netherlands.

Dupla do VVV protagonizou lances bizarros, mas o time conseguiu um empate contra o Utrecht de Takagi, que não jogou (Foto by: Getty Images/Getty Images Europe)

Já na Rússia, o sábado não foi dos mais felizes para Keisuke Honda. O time do craque, o PFC CSKA Moscow, acabou derrotado pelo Zenit, em duelo direto na ponta da tabela, por 2 a 0 em casa. Menos mal que o CSKA se manteve na ponta da tabela, com os mesmos 41 pontos, mas agora, o time de Moscow só está dois pontos à frente do vice líder, que é o próprio Zenit. Honda que é o craque e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O meia teve uma boa atuação, dando bons passes, dribles, ajudando na marcação, e criando as poucas jogadas ofensivas do CSKA na partida.

Honda bem que tentou, mas num dia ruim da equipe, o CSKA saiu derrotado (Foto by: RIA Novosti / Vitaliy Belousov, STF)

Outro que não teve sábado feliz foi Yuto Nagatomo. Seu time, a FC Internazionale Milano, perdeu para o eterno rival AC Milan, na Super Copa da Itália por 2 a 1, e teve que engolir mais um título do rival. Nagatomo é um dos melhores jogadores e titular absoluto da esquadra nerazzurri, porém, contundido, o lateral nem foi relacionado para o jogo.

Por outro lado, o sábado foi feliz para Yuki Abe na Inglaterra. Na estreia de seu time, o Leicester City FC, na Football League Championship, a segundona inglesa, Abe saiu feliz de campo, com a vitória dos lobos ingleses fora de casa por 1 a 0, sobre o Coventry City. O resultado coloca o Leicester após a primeira rodada, na liderança da Championship junto com outros seis clubes e com três pontos. Abe que é titular absoluto e um dos melhores jogadores dos lobos ingleses, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O volante que foi lembrado por Zaccheroni (técnico da seleção japonesa) para o amistoso de Quarta contra a Coréia do Sul, teve bela atuação, dando bons passes, iniciando bem as jogadas ofensivas, e perfeito na parte defensiva, com posicionamento impecável, bons cortes, e desarmes precisos.

Abe que foi importantíssimo na vitória do Leicester, comemora o gol da vitória com seus companheiros (Foto by: Getty Images)

Finalmente Honma não saiu de campo derrotado. Pela primeira vez na temporada, o Vasas SC, clube do atacante, não perdeu. Pela Soproni Liga, o time ficou no empate de 0 a 0 com o Szombathelyi, resultado que fez o time subir posições na tabela! Sim! Com o empate, o Vasas subiu para a décima quarta posição, com agora um ponto, e saiu da zona de rebaixamento. Honma que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou no primeiro tempo, sendo substituído no intervalo com dores. Honma teve uma boa atuação, dando bons passes, belos dribles, se movimentando muito, e criando boas chances de gol para o Vasas.

Em jogo disputado, time de Honma finalmente não saiu derrotado (Foto by: Vasas SC Official Site)

Outro empate ocorreu na Belgian Pro League, onde o SK Lierse de Eiji Kawashima, ficou no 0 a 0 com o Genk. O resultado levou o Lierse à nona posição, com agora 2 pontos e na zona de play-off’s da UEFA Europa League. Kawashima que é titular absoluto e peça fundamental no time, foi novamente titular, atuou durante toda a partida, e mais: foi capitão do time! O goleiro teve excelente atuação, fazendo grandes defesas, salvando o Lierse, e ainda, exercendo bem seu papel de capitão.

Capitão pelo Lierse no jogo de hoje, Kawashima fez como de praxe, bem sua parte no gol, e exerceu bem a função de capitão (Foto by: SK Lierse.com)

E fechando o sábado dos japoneses na Europa, o Arsenal FC de Ryo Miyaichi, foi derrotado em amistoso por 2 a 1 pelo Benfica. Miyaichi entrou no intervalo, no lugar de Arshavin, e atuou durante toda a segunda etapa. O jovem craque teve uma atuação regular, dando velocidade, e protagonizando alguns bonitos dribles, mas sem criar muitas oportunidades, e como o próprio site oficial dos Gunners citou, ficando abaixo do esperado.

Arsenal foi derrotado, e Miyaichi não teve sua melhor atuação pelos Gunners (Foto by: Arsenal FC.com)