O sábado dos japoneses na Europa ficou marcado por duelos entre japoneses na Bundesliga e Eredivisie, e também pelo jogo de Honda no campeonato russo, o jogo de Kawashima, que foi capitão pelo Lierse, Miyaichi atuando pelo Arsenal em amistoso, a estreia de Abe com o Leicester na temporada da Championship, a Inter de Nagatomo derrotada na Super Copa italiana, e ainda, o Vasas SC de Kazuo Honma finalmente não sendo derrotado no campeonato húngaro.
Confira agora, como foi o sábado dos nipônicos no Velho Continente.
A Bundesliga ainda mais repleta de japoneses nesta temporada, nove no total, começou muito bem para os nipônicos, com o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, atual campeão do torneio, estreando ontem com bela vitória por 3 a 1 sobre o Hamburg, com direito a grande atuação do craque japonês. E hoje, a Bundesliga continuou muito boa para os nipônicos, logo de cara, três jogos (!) com duelos entre japoneses : FC Augsburg de Hajime Hosogai, contra o SC Freiburg de Kisho Yano; 1. FC Köln de Tomoaki Makino, contra o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe; e o VfB Stuttgart de Shinji Okazaki, contra o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida.
Com os três jogos no mesmo horário, o que chamou mais atenção foi sem dúvidas, o jogo entre Stuttgart e Schalke 04. O time de Okazaki derrotou o de Uchida por 3 a 0, resultado que fez do VfB, um dos líderes após a primeira rodada, com três pontos, ao lado do Dortmund de Kagawa, do Wolfsburg de Hasebe, do Werder Bremen, e do Hannover 96, enquanto o time de Gelsenkirchen, figura na lanterna, empatado com o Köln de Makino, sem ponto algum. Okazaki que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Stuttgart, começou no banco, pois se recuperou de lesão poucos dias atrás. O atacante porém, entrou aos trinta e quatro minutos do segundo tempo, e teve grande atuação. O Ogro se movimentou bem, deu bons passes, e ainda anotou o terceiro gol do Stuttgart. Um golaço! Em que Okazaki dominou bonito, driblou seu adversário, e de canhota, colocou no canto alto direito do goleiro Fährmann, anotando um belo tento. Já Uchida, que foi titular absoluto e um dos melhores jogadores dos azuis reais na temporada passada, não está com moral nesta temporada. Não é lesão, muito menos, estar longe das condições físicas ideais, pelo visto, é opção do técnico Rangnick (o que é bem curioso), e mais uma vez, o lateral direito da seleção japonesa, ficou apenas no banco de reservas, e não entrou na partida.
Okazaki marcou um golaço, voltando em grande estilo (Foto by: AP Photo)
Uchida ficou apenas no banco, e viu seu time derrotado pelo Stuttgart de Okazaki (Foto by: Reuters)
No segundo confronto entre nipônicos, pouco brilho. O FC Augsburg de Hajime Hosogai, recém promovido à Bundesliga, disputando pela vez na história, a elite alemã, ficou apenas no 2 a 2 contra o SC Freiburg de Kisho Yano, resultado que coloca as duas equipes empatadas na sexta posição, com um ponto somado. O curioso, é que este jogo foi o único que terminou empatado na primeira rodada da Bundesliga até aqui. Hosogai que na última temporada foi poucas vezes titular, começando a maioria das partidas no banco, contrariou o que se esperava (que ele seria titular esta temporada), e novamente, ficou entre os reservas, só que o volante nem mesmo entrou na partida, ficando o jogo todo no banco. Já Yano, que é reserva do Freiburg, está cada vez mais sem moral. O atacante nem foi relacionado para o jogo.
E no último duelo de hoje, o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe, se recuperou da eliminação precoce na DFB Pokal ao vencer facilmente fora de casa, o 1. FC Köln de Tomoaki Makino por 3 a 0. O resultado coloca os lobos entre os líderes do campeonato após a primeira rodada, ao lado do Borussia Dortmund de Kagawa, do Stuttgart de Okazaki, do Werder Bremen, e do Hannover 96, todos com três pontos, enquanto o time de bode, figura na lanterna, ao lado do Schalke de Uchida, sem pontos após a rodada de estreia. Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos, foi novamente titular, e atuou até os trinta e nove minutos do segundo tempo, quando foi substituído. O capitão da seleção japonesa embora estivesse como lateral direito na escalação pré-jogo da Bundesliga, jogou como meia direita, assim como na última partida pela DFB Pokal, em uma posição um pouco mais ofensiva que a que Hasebe normalmente desempenha (volante). Porém, Hasebe vem se adaptando bem a nova função, e teve boa atuação. O meio campista se movimentou muito, deu bons passes, alguns bonitos dribles, e ainda ajudou muito na marcação. Já Makino, sem moral alguma no Köln, nem foi relacionado para a partida.
Hasebe comemora um dos três gols da vitória dos lobos com seus companheiros (Foto by: Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images)
Mas não foi só na Alemanha que houve duelo de japoneses. Na Holanda, na primeira rodada da Eredivisie, o campeonato holandês, também houve duelo entre nipônicos. O VVV Venlo da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, enfrentou o FC Utrecht do jovem Yoshiaki Takagi, e o jogo terminou empatado em 0 a 0. Com o empate, as duas equipes estão empatadas na sétima posição, com um pontinho. Yoshida e Cullen que são titulares absolutos do VVV, foram novamente titulares, e atuaram durante todo o cortejo. Yoshida embora tenha protagonizado um lance feio, em que furou a bola e quase partiu o adversário no meio, teve boa atuação, sendo fundamental defensivamente, com bons desarmes, cortes, e antecipações. Já Cullen, teve uma péssima e apagada atuação. O atacante mal tocou na bola, e quando tocou, só cometeu erros. Cullen furou, cruzou errado, tropeçou na pelota, e ainda quase quebrou a perna numa dividida. Já Takagi, recém contratado pelo Utrecht, ficou apenas no banco sem entrar.
Dupla do VVV protagonizou lances bizarros, mas o time conseguiu um empate contra o Utrecht de Takagi, que não jogou (Foto by: Getty Images/Getty Images Europe)
Já na Rússia, o sábado não foi dos mais felizes para Keisuke Honda. O time do craque, o PFC CSKA Moscow, acabou derrotado pelo Zenit, em duelo direto na ponta da tabela, por 2 a 0 em casa. Menos mal que o CSKA se manteve na ponta da tabela, com os mesmos 41 pontos, mas agora, o time de Moscow só está dois pontos à frente do vice líder, que é o próprio Zenit. Honda que é o craque e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O meia teve uma boa atuação, dando bons passes, dribles, ajudando na marcação, e criando as poucas jogadas ofensivas do CSKA na partida.
Honda bem que tentou, mas num dia ruim da equipe, o CSKA saiu derrotado (Foto by: RIA Novosti / Vitaliy Belousov, STF)
Outro que não teve sábado feliz foi Yuto Nagatomo. Seu time, a FC Internazionale Milano, perdeu para o eterno rival AC Milan, na Super Copa da Itália por 2 a 1, e teve que engolir mais um título do rival. Nagatomo é um dos melhores jogadores e titular absoluto da esquadra nerazzurri, porém, contundido, o lateral nem foi relacionado para o jogo.
Por outro lado, o sábado foi feliz para Yuki Abe na Inglaterra. Na estreia de seu time, o Leicester City FC, na Football League Championship, a segundona inglesa, Abe saiu feliz de campo, com a vitória dos lobos ingleses fora de casa por 1 a 0, sobre o Coventry City. O resultado coloca o Leicester após a primeira rodada, na liderança da Championship junto com outros seis clubes e com três pontos. Abe que é titular absoluto e um dos melhores jogadores dos lobos ingleses, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O volante que foi lembrado por Zaccheroni (técnico da seleção japonesa) para o amistoso de Quarta contra a Coréia do Sul, teve bela atuação, dando bons passes, iniciando bem as jogadas ofensivas, e perfeito na parte defensiva, com posicionamento impecável, bons cortes, e desarmes precisos.
Abe que foi importantíssimo na vitória do Leicester, comemora o gol da vitória com seus companheiros (Foto by: Getty Images)
Finalmente Honma não saiu de campo derrotado. Pela primeira vez na temporada, o Vasas SC, clube do atacante, não perdeu. Pela Soproni Liga, o time ficou no empate de 0 a 0 com o Szombathelyi, resultado que fez o time subir posições na tabela! Sim! Com o empate, o Vasas subiu para a décima quarta posição, com agora um ponto, e saiu da zona de rebaixamento. Honma que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou no primeiro tempo, sendo substituído no intervalo com dores. Honma teve uma boa atuação, dando bons passes, belos dribles, se movimentando muito, e criando boas chances de gol para o Vasas.
Em jogo disputado, time de Honma finalmente não saiu derrotado (Foto by: Vasas SC Official Site)
Outro empate ocorreu na Belgian Pro League, onde o SK Lierse de Eiji Kawashima, ficou no 0 a 0 com o Genk. O resultado levou o Lierse à nona posição, com agora 2 pontos e na zona de play-off’s da UEFA Europa League. Kawashima que é titular absoluto e peça fundamental no time, foi novamente titular, atuou durante toda a partida, e mais: foi capitão do time! O goleiro teve excelente atuação, fazendo grandes defesas, salvando o Lierse, e ainda, exercendo bem seu papel de capitão.
Capitão pelo Lierse no jogo de hoje, Kawashima fez como de praxe, bem sua parte no gol, e exerceu bem a função de capitão (Foto by: SK Lierse.com)
E fechando o sábado dos japoneses na Europa, o Arsenal FC de Ryo Miyaichi, foi derrotado em amistoso por 2 a 1 pelo Benfica. Miyaichi entrou no intervalo, no lugar de Arshavin, e atuou durante toda a segunda etapa. O jovem craque teve uma atuação regular, dando velocidade, e protagonizando alguns bonitos dribles, mas sem criar muitas oportunidades, e como o próprio site oficial dos Gunners citou, ficando abaixo do esperado.
Arsenal foi derrotado, e Miyaichi não teve sua melhor atuação pelos Gunners (Foto by: Arsenal FC.com)