Enfim, foi tudo dito e explicado. Tudo o que se especulou e foi dito durante toda a semana sobre a possível saída do técnico Akira Nishino do Gamba Osaka após nove anos no clube, foi explicado hoje. Em várias publicações, entre elas, os diários esportivos japoneses "Sponichi", "Yomiuri" e "J'S Goal", Nishino e a diretoria do Gamba foram procurados e explicaram aos veículos a real situação.
Muito se dizia sobre uma possível saída de Nishino, que seria demitido ou que não teria seu contrato renovado pelo Gamba, afinal, seu vínculo com o clube de Osaka se encerra em janeiro. No entanto, isso não está certo, pois a diretoria do Gamba já chegou até a conversar com o treinador sobre uma renovação até janeiro de 2013, porém, o treinador não se mostrou muito interessado em renovar o vínculo. Por que? A resposta é simples e algo que ninguém imaginou, afinal, Nishino têm apenas 56 anos, mas sim, o vitorioso treinador, que muitos fãs sonham ver treinando a seleção japonesa, já está pensando em se aposentar ao final desta temporada. Daí o motivo do não interesse de Nishino, até agora, em conversar sobre renovação com a diretoria do Gamba Osaka.
No entanto, nada é certo, e a diretoria do clube afirmou que tomará uma decisão definitiva entre os dias 20 e 23 de dezembro, enquanto Nishino, disse em tom de despedida que "agradece o clube, os títulos, momentos e que quer ver um Gamba Osaka renovado", pois o time já vem em processo de renovação, dispensando a maioria dos jogadores com 30 anos ou mais, com exceção dos super importantes, como é o caso do craque Yasuhito Endo. Porém, mesmo sem nada definido, já corre nos bastidores, a informação de que o Gamba Osaka já estaria conversando com alguns nomes, e o que é mais especulado no momento, é o de Kenta Hasegawa, que foi treinador do Shimizu S-Pulse entre 2005 e 2010.
Desde 2002 no Gamba Osaka, Nishino participou de uma grande renovação do clube, formando a geração de Endo, Futagawa, Myojin e Hashimoto, ajudando na construção de um estilo de futebol ofensivo e bonito, e que conquistou muitos títulos, um time vitorioso, que sempre disputou para ganhar. Com Nishino, o Gamba conquistou a J-League em 2005, a Emperor Cup em 2008 e 2009, a Yamazaki Nabisco Cup e a Super Copa em 2007, além da Asian Champions League em 2008. Além das conquistas, Nishino também conseguiu feitos incríveis: O time de Osaka nos últimos 9 anos de J-League, terminou entre os três primeiros colocados em 7 deles. Chegou no mínimo nas Quartas de Final na Nabisco, e desde 2004, sempre fica entre os quatro primeiros na Emperor. Porém, este ano não tem sido como os outros: O time foi precocemente eliminado na Emperor, não conseguiu nada na Nabisco, foi eliminado nas Oitavas de Final da Asian Champions League pelo grande rival, Cerezo Osaka, e embora ainda lute, não está em situação fácil na briga pelo título da J-League, mas, ao menos, já garantiu vaga na ACL do ano que vem.
O jeito agora é esperar, e ver se Nishino, para tristeza de muitos, se aposenta, ou se para alegria de mais do que muitos, continua no Gamba Osaka, ou mesmo que não seja no Gamba, mas continuando a formar grandes times em outro clube.