quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caso de Akira Nishino no Gamba Osaka é revelado

Enfim, foi tudo dito e explicado. Tudo o que se especulou e foi dito durante toda a semana sobre a possível saída do técnico Akira Nishino do Gamba Osaka após nove anos no clube, foi explicado hoje. Em várias publicações, entre elas, os diários esportivos japoneses "Sponichi", "Yomiuri" e "J'S Goal", Nishino e a diretoria do Gamba foram procurados e explicaram aos veículos a real situação.

Nishino pensa em se aposentar após fim da temporada (Foto: Kiyoshi Ota/Getty Images AsiaPac)

Muito se dizia sobre uma possível saída de Nishino, que seria demitido ou que não teria seu contrato renovado pelo Gamba, afinal, seu vínculo com o clube de Osaka se encerra em janeiro. No entanto, isso não está certo, pois a diretoria do Gamba já chegou até a conversar com o treinador sobre uma renovação até janeiro de 2013, porém, o treinador não se mostrou muito interessado em renovar o vínculo. Por que? A resposta é simples e algo que ninguém imaginou, afinal, Nishino têm apenas 56 anos, mas sim, o vitorioso treinador, que muitos fãs sonham ver treinando a seleção japonesa, já está pensando em se aposentar ao final desta temporada. Daí o motivo do não interesse de Nishino, até agora, em conversar sobre renovação com a diretoria do Gamba Osaka.

No entanto, nada é certo, e a diretoria do clube afirmou que tomará uma decisão definitiva entre os dias 20 e 23 de dezembro, enquanto Nishino, disse em tom de despedida que "agradece o clube, os títulos, momentos e que quer ver um Gamba Osaka renovado", pois o time já vem em processo de renovação, dispensando a maioria dos jogadores com 30 anos ou mais, com exceção dos super importantes, como é o caso do craque Yasuhito Endo. Porém, mesmo sem nada definido, já corre nos bastidores, a informação de que o Gamba Osaka já estaria conversando com alguns nomes, e o que é mais especulado no momento, é o de Kenta Hasegawa, que foi treinador do Shimizu S-Pulse entre 2005 e 2010.

Nishino tem carreira vitoriosa no Gamba Osaka (Foto: AFC Official Site)

Desde 2002 no Gamba Osaka, Nishino participou de uma grande renovação do clube, formando a geração de Endo, Futagawa, Myojin e Hashimoto, ajudando na construção de um estilo de futebol ofensivo e bonito, e que conquistou muitos títulos, um time vitorioso, que sempre disputou para ganhar. Com Nishino, o Gamba conquistou a J-League em 2005, a Emperor Cup em 2008 e 2009, a Yamazaki Nabisco Cup e a Super Copa em 2007, além da Asian Champions League em 2008. Além das conquistas, Nishino também conseguiu feitos incríveis: O time de Osaka nos últimos 9 anos de J-League, terminou entre os três primeiros colocados em 7 deles. Chegou no mínimo nas Quartas de Final na Nabisco, e desde 2004, sempre fica entre os quatro primeiros na Emperor. Porém, este ano não tem sido como os outros: O time foi precocemente eliminado na Emperor, não conseguiu nada na Nabisco, foi eliminado nas Oitavas de Final da Asian Champions League pelo grande rival, Cerezo Osaka, e embora ainda lute, não está em situação fácil na briga pelo título da J-League, mas, ao menos, já garantiu vaga na ACL do ano que vem.

O jeito agora é esperar, e ver se Nishino, para tristeza de muitos, se aposenta, ou se para alegria de mais do que muitos, continua no Gamba Osaka, ou mesmo que não seja no Gamba, mas continuando a formar grandes times em outro clube.

Hideo Hashimoto próximo de acertar com o Vissel Kobe

Após 19 anos de clube, Hideo Hashimoto pode enfim, sair do Gamba Osaka. O volante, que atua no clube como profissional desde 1998, mas que desde 92 já defende as cores do Gamba, pois jogou no Juvenil e Júnior do time de Osaka entre 92 e 98, não deve continuar no clube na próxima temporada. O provável destino do jogador, segundo vários veículos, entre eles, os diários japoneses "Sponichi" e "Yomiuri", é o Vissel Kobe.

Após quase 20 anos de clube, Hashimoto está de saída para o Vissel Kobe (Foto: Getty Images)

O contrato do volante acaba nessa temporada, porém, nem o Gamba, nem o jogador, pretendem renovar o vínculo. Os principais motivos que levam Hashimoto a não querer renovar com o clube em que sempre atuou, são as saídas do técnico, Akira Nishino, e também, de seus companheiros: Futagawa, Myojin e Yamaguchi. A justificativa do Gamba para não renovar com os três atletas e Hashimoto, é justamente e ironicamente, a renovação. Os 4 já passaram dos 30 anos (Hashimoto têm 32) e o Gamba, com exceção de Endo, craque e peça fundamental do time, pretende renovar seu envelhecido elenco, principalmente o meio campo, em que todos os jogadores já passaram dos 30 (Endo, Hashimoto, Myojin e Futagawa).

Com a eminente saída de Hashimoto do Gamba, o clube que demonstrou maior interesse, e que segundo os já citados diários japoneses, está perto de um acordo com o jogador, é o Vissel Kobe.

Em 19 anos de clube, 13 como profissional, Hashimoto conquistou a Asian Champions League em 2008, a J-League em 2005, a Emperor Cup em 2008 e 2009, e a Yamazaki Nabisco Cup e a Super Copa em 2007. O jogador também defendeu a seleção japonesa em 15 partidas.

Boa notícia para os torcedores do Nagoya Grampus: Pixy continua no comando técnico do time até o fim de 2012

Uma bela notícia para os torcedores do Nagoya Grampus: Na manhã de hoje, Dragan Stojkovic, o "Pixy", acertou com a diretoria do clube, sua permanência como técnico do time até o final da próxima temporada.

Pixy renova com Nagoya por mais uma temporada (Foto: Soccerway)

Stojkovic, que foi ídolo do Nagoya como jogador nos anos 90, é treinador do clube desde 2008, e vem fazendo um bom trabalho. Montou um time forte em todas as posições, com jogadores de talento e que defenderam ou defendem a seleção japonesa. Pixy foi campeão da J-League com o clube no ano passado, e foi eleito o "Técnico do Ano" no J-League Awards. O treinador ainda levou o clube às Semifinais da ACL e ao vice da Emperor em 2009, além de um 3º lugar na J-League em 2008. Este ano, o clube decepcionou na Asian Champions League e na Nabisco, mas está vivo na Emperor e luta pelo título na J-League.

Tanto a diretoria, quanto os torcedores, quanto o próprio Stojkovic, se mostraram empolgados com a notícia, afinal, é um bom técnico, com identificação com o clube, ídolo da torcida, e que conhece o elenco e conquistou títulos com o clube.

Após quatro meses no cargo, Tetsuya Asano é demitido do rebaixado Avispa Fukuoka

Durou pouco, após apenas quatro meses no cargo, o técnico, Tetsuya Asano, foi demitido do Avispa Fukuoka na manhã de hoje (no Japão, noite do Brasil), após reunião com a diretoria do clube, depois do treinamento diário.

Asano é demitido do Avispa Fukuoka (Foto: Getty Images)

Quatro meses atrás, Asano chegava com a difícil missão de salvar o virtual rebaixado Avispa Fukuoka, da queda para à J2, no entanto, o treinador não conseguiu realizar a missão, e o fraco time do Avispa voltou para a segunda divisão japonesa. Segundo a diretoria, esse foi o fator principal para a demissão do treinador, o qual a própria diretoria julgou não ter feito um bom trabalho, e com isso, Asano não fica para comandar o time na próxima temporada, na disputa da J2 e da Emperor Cup.

Asano agradeceu o clube pela oportunidade e disse que pretende seguir na carreira de técnico. Além disso, o ex-jogador, que atuou como meio campista por Nagoya Grampus, Urawa Red Diamonds, F.C. Tokyo e Kawasaki Frontale, afirmou que quer desafios maiores e que não pretende, pelo menos por hora, "pegar" times em situações delicadas como a do Avispa. Já a diretoria do Avispa, agradeceu Asano pelos serviços prestados e afirmou que já está estudando quem será o treinador do time em 2012.