sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uchida desfalca Schalke e Japão por 1 mês

Uchida desfalcará Schalke e Japão por 1 mês (Foto: Kicker)

O lateral direito do FC Schalke 04 e da seleção japonesa, Atsuto Uchida, sentiu dores na coxa direita na última terça-feira, 27 de setembro, e acabou por desfalcar o Schalke no compromisso pela UEFA Europa League, contra o Maccabi Haifa, jogo que os azuis reais venceram por 3x1. A contusão não parecia séria no começo, porém, ela se provou pior do que o esperado, e deixou Uchida de fora da convocação da seleção japonesa para os jogos contra o Vietnã e o Tadjiquistão em outubro, o primeiro, dia 7, em partida amistosa, e o segundo, dia 11, em jogo válido pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Se esperava no entanto, que ele se recuperasse logo após a data, mas, segundo último relatório do Departamento Médico do Schalke 04, e o diário japonês, Sponichi, Uchida irá desfalcar o Schalke e o Japão pelo período de um mês, que é o prazo mínimo para a sua recuperação. Uma baixa importante tanto para o Schalke, quanto para a seleção japonesa, visto que Uchida é titular absoluto e peça importante nas duas equipes.

Meio de semana com vitórias dos japoneses na Europa

No meio de semana em que a Europa teve jogos pelas duas competições continentais, a UEFA Champions League e a UEFA Europa League, seis (na verdade, apenas dois) japoneses entraram em campo pelas duas competições, sendo 5 (dois) apenas na UCL. Nagatomo, Usami, Miyaichi e Uchida comemoram vitórias, os 3 primeiros na UCL, e o último, na UEL. Já Honda e Kagawa, não tiveram motivos para comemorar, pois o CSKA e o Borussia Dortmund foram derrotados. E não foram apenas os 6 que jogaram, o meio de semana também teve jogos pelas divisões inferiores das ligas europeias, e Yuki Abe, do Leicester, da 2ª divisão inglesa, atuou pelos Foxes, mas seu time não passou de 0x0 fora de casa contra o Middlesbrough.


Confira agora, o que aconteceu de melhor no meio de semana dos japoneses na Europa:

Um dos destaques da vitória da Inter, Nagatomo celebra com Pazzini, o segundo gol dos nerazzurri (Foto: Reuters)

No que poderia ter sido mais um duelo de japoneses na UEFA Champions League, a FC Internazionale Milano de Yuto Nagatomo bateu o PFC CSKA Moscow de Keisuke Honda, fora de casa, por 3x2. Com o resultado, a esquadra nerazzurri de Milão assumiu a vice liderança do grupo B, com 3 pontos, 1 à menos que o surpreendente líder, Trabzonspor. Já o CSKA, ocupa a lanterna da chave, com apenas 1 ponto. Poderia ter sido mais um duelo de japoneses na UCL, mas não foi, porque Honda, craque e titular absoluto do time de Moscou, contundido, desfalcou o CSKA e não atuou. Já Nagatomo, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto da Inter, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. Jogando na lateral direita, Nagatomo teve uma atuação praticamente perfeita, sendo perfeito defensivamente, ganhando todas as jogadas e protagonizando desarmes e antecipações importantes. Já ofensivamente, o lateral também foi muito bem, com velocidade, bons passes e dribles, e ainda fazendo a jogada e dando a assistência para o segundo gol. Foi uma linda jogada de Nagatomo, que aplicou uma "caneta" em seu adversário e chutou cruzado para Pazzini marcar.

Já o jovem craque, Takashi Usami, mais uma vez foi relacionado, mas não atuou na vitória do FC Bayern München sobre o Manchester City, por 2x0, resultado que fez do Bayern, o líder isolado do grupo A da Champions League, com 6 pontos.

Ainda pela maior e melhor competição interclubes do mundo, o Arsenal FC de Ryo Miyaichi venceu o Olympiakos por 2x1, resultado que colocou os Gunners na vice liderança do grupo F, com 4 pontos, 2 à menos que o líder Olympique Marseille. Miyaichi nem foi relacionado para a partida.

Em atuação abaixo do nível normal, Kagawa e o Borussia Dortmund mais uma vez decepcionaram na UCL (Foto: Reuters)

No mesmo grupo, o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, segue decepcionando na temporada, e foi massacrado pelo Olympique Marseille por 3x0, resultado que coloca o time da muralha amarela na terceira posição, com apenas 1 pontinho. Craque e titular absoluto do time, Kagawa foi novamente titular, e atuou até os 18 minutos do segundo tempo, quando foi substituído. O craque teve uma atuação ruim, muito abaixo do que pode render, se movimentando muito, mas sem criar grandes jogadas, dar seus belos dribles e passes, enfim, abaixo do nível normal, assim como todo o time do BVB.

Já pela UEFA Europa League, o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida bateu o Maccabi Haifa por 3x1, e com a vitória, assumiu a liderança do grupo J da competição, com 4 pontos, 1 à mais que o vice líder, que é o próprio Maccabi. Um dos melhores jogadores e titular absoluto do time de Gelsenkirchen, Uchida se contundiu na véspera do jogo, e nem foi relacionado para a partida, desfalcando os azuis reais.

E fechando o meio de semana dos japoneses na Europa, o Leicester City FC de Yuki Abe ficou apenas no 0x0 contra o Middlesbrough pela Championship, resultado que fez os Foxes caírem para a décima primeira posição, com agora 13 pontos, mas ao menos, o clube está à apenas 3 pontos da zona de acesso à Premier League. Abe que é titular absoluto e um dos melhores jogadores dos lobos ingleses, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma boa atuação, sendo fundamental defensivamente, e iniciando bem as jogadas ofensivas.