sexta-feira, 15 de julho de 2011

Super Guia da temporada dos japoneses na Europa

É com imenso prazer e alegria que a seção Pelo Mundo do blog Futebol Nippon estréia com um super guia da temporada 2011/2012 dos japoneses na Europa.Aqui você confere os destaques que estão na Europa, e o que esperar de cada representante nipônico na temporada européia 2011/2012.


Alemanha:

País com maior número de japoneses atuando(oito no total, e ainda podem ser nove, caso Tadanari Lee acerte com o Hertha Berlin), a Alemanha teve Shinji Kagawa e Atsuto Uchida, como dois dos grandes destaques da última Bundesliga.Mas a fórmula de sucesso com japoneses não vem da última temporada, já vem de 2008, com Makoto Hasebe sendo campeão pelo VfL Wolfsburg, juntamente com Yoshito Okubo, e das décadas de 70 e 80, com o lendário Yasuhiko Okudera, conquistando títulos e fazendo história em terras germânicas por clubes como 1. FC Koln e Werder Bremen.A temporada atual promete para os japoneses na Alemanha.Quase todos atuam pela seleção nipônica, são/serão titulares em suas equipes, e estão em clubes que lutarão títulos.

Shinji Kagawa/Borussia Dortmund:

Japan's Shinji Kagawa of Borussia Dortmund celebrates with the German soccer championship trophy during a ceremony after their German first division Bundesliga soccer match against Eintracht Frankfurt in Dortmund, May 14, 2011.

Kagawa com o troféu de campeão da Bundesliga (Foto by: Reuters)

Um dos destaques, senão o grande destaque da última temporada vitoriosa do BVB, com o título irretocável da Bundesliga, Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, ao contrário do que muitos afirmaram, continuou em Dortmund, e prometendo uma grande temporada, o craque e titular absoluto do Borussia, promete brigar pelos títulos da Bundesliga e DFB Pokal, e brilhar na UEFA Champions League, onde o BVB quer surpreender a Europa como fez na última temporada.

Atsuto Uchida/FC Schalke 04:

Schalke 04's Atsuto Uchida holds the trophy as he celebrates after victory over MSV Duisburg in their German DFB Cup (DFB Pokal) final soccer match in Berlin, May 21, 2011.

Uchida com o caneco de campeão da DFB Pokal (Foto by: Reuters)

Defendendo o rival de seu companheiro Kagawa, Uchida não ficou atrás, e também foi campeão na última temporada, sendo também, um dos destaques de seu time, o FC Schalke 04.O lateral com seu clube, venceu a DFB Pokal e chegou às Semifinais da UEFA Champions League, feito histórico, pois foi a primeira vez que o clube de Gelsenkirchen chegou entre os quatro melhores da Europa, e Uchida, foi o primeiro japonês a disputar as Semifinais da UCL.Titular absoluto e um dos melhores jogadores dos azuis reais, o lateral também promete uma excelente temporada, brigando pelos títulos da Bundesliga e DFB Pokal, e sendo um dos candidatos ao título da UEFA Europa League.

Makoto Hasebe/VfL Wolfsburg:

RESTRICTIONS / EMBARGO - ONLINE CLIENTS MAY USE UP TO SIX IMAGES DURING EACH MATCH WITHOUT THE AUTHORISATION OF THE DFL. NO MOBILE USE DURING THE MATCH AND FOR A FURTHER TWO HOURS AFTERWARDS IS PERMITTED WITHOUT THE AUTHORISATION OF THE DFL.Wolfsburg's Japanese midfielder Makoto Hasebe plays the ball during the German first division Bundesliga football match FC Schalke 04 vs VfL Wolfsburg in the western German city of Gelsenkirchen on April 9, 2011.

Hasebe em ação pelos lobos na última temporada (Foto by: Getty Images)

A última temporada não foi das melhores para Hasebe.O capitão da seleção japonesa viveu grandes momentos com o selecionado nacional, porém, pelos lobos, o volante brigou contra o rebaixamento, e ao contrário das últimas temporadas, devido a lesões e problemas, não foi presença constante na equipe.Prometendo uma temporada como a de 2008/2009, que culminou com o título da Bundesliga do Wolfsburg, e grandes atuações de Hasebe, o jogador quer deixar a conturbada temporada do clube para trás, que renovado, pretende lutar pelos títulos da Bundesliga e DFB Pokal.Ídolo da torcida e com moral nos lobos, Hasebe que é um dos melhores jogadores do time, deverá ser titular durante toda a temporada.

Takashi Usami/FC Bayern München:

Uma das promessas japonesas para o futuro próximo, a jóia Usami estréia na Europa (Foto by: Bundesliga.de)

Takashi Usami, jovem craque nipônico, fará sua temporada de estréia no Velho Continente, e logo de cara, a jovem estrela já enfrenta um desafio e tanto.Usami chega ao gigante Bayern de Munique, para disputar os títulos da Bundesliga, DFB Pokal e UEFA Champions League, a qual caso chegue a final, jogará em casa, visto que a final da UCL, será em seu estádio, a Allianz Arena.O jovem craque além da pressão, vai enfrentar a dura concorrência para ser titular: Arjen Robben, Frank Ribery e Thomas Müller disputam vaga com ele.Não será fácil conquistar a vaga de titular, mas o meia atacante tem potencial, talento e futebol para suportar a pressão, conquistar, não logo de cara, a vaga de titular e brilhar pelo clube bávaro.

Shinji Okazaki/VfB Stuttgart:

Shinji Okazaki of VfB Stuttgart celebrates during their German first division Bundesliga soccer match against FC Bayern in Munich May 14, 2011.

Okazaki comemora um de seus gols pelo VfB na última temporada (Foto by: Reuters)

O matador Okazaki promete para a temporada européia.O Stuttgart não está no grupo de favoritos aos títulos dos torneios que vai disputar(Bundesliga e DFB Pokal), mas o Ogro que chegou numa baita pedreira na última temporada e segurou a onda, conquistando rapidamente seu lugar no time, promete uma temporada ainda melhor.Titular absoluto e um dos melhores jogadores do time, o camisa 9 dos Samurais Blues promete gols, raça e surpresas para a temporada.

Tomoaki Makino/1. FC Koln:

FC Cologne's Tomoaki Makino challenges FC St. Pauli's Gerald Asamoah during their German Bundesliga first division soccer match in Hamburg January 29, 2011.

Makino em uma de suas poucas apresentações na última temporada (Foto by: Reuters)

Na última temporada ele pouco atuou, mas em 2011/2012, Makino quer conquistar seu lugar como titular no time do bode, e fazer uma boa campanha na Bundesliga e na DFB Pokal, que é infelizmente, a real e atual realidade do tradicional time de Colônia.

Hajime Hosogai/FC Augsburg:

Hosogai pelo Augsburg na última temporada (Foto by: Bleacherreport.com)

Na última temporada ele foi titular poucas vezes, mas quando conquistou seu lugar no time, não saiu mais.O Augsburg lutou para ter o volante nipônico nesta temporada, e conseguiu extender seu empréstimo junto ao Bayer Leverküssen.Com isso, Hosogai que já fez história no clube, ajudando o time a conquistar pela primeira vez na história, o acesso a elite alemã, será titular absoluto e promete ajudar o clube a conquistar seus objetivos na temporada: se manter na elite germânica e fazer boa campanha na copa nacional, a DFB Pokal.

Kisho Yano/SC Freiburg:

Schalke 04's Christoph Metzelder (L) is challenged by FC Freiburg's Kisho Yano during their German Bundesliga first division soccer match in Freiburg September 22, 2010.

Reserva no Freiburg, Yano pouco atuou na última temporada (Foto by: Reuters)

Ele até que surpreendeu, e começou como titular e com boas apresentações na Europa, mas depois de poucas partidas, o encanto acabou, e o esperado aconteceu.Yano pouco atuou na última temporada, e acabou se tornando reserva no SC Freiburg.Na temporada atual, seu clube irá disputar a Bundesliga e a DFB Pokal, e Yano que é a ovelha negra nipônica na Alemanha, deverá ser reserva de seu clube, que promete apenas campanhas medianas nos dois torneios.



Itália:

Com dois representantes japoneses na elite do país, a Itália que já foi palco dos gênios Shunsuke Nakamura, Hidetoshi Nakata, Kazuyoshi Miura, e ainda de Masashi Oguro, Atsushi Yanagisawa e Mitsuo Ogasawara, abriga agora dois jovens talentos: Yuto Nagatomo e Takayuki Morimoto, e ambos prometem uma grande temporada.

Yuto Nagatomo/FC Internazionale Milano:

Inter Milan's Japanese midfielder Yuto Nagatomo (C) celebrates with team mates after winning 3-1 the Italian Cup final football match against Palermo at the Olimpico Stadium in Rome on May 29, 2011.

Nagatomo com o troféu de campeão da Coppa Italia (Foto by: Getty Images)

Ele brilhou, e fez uma temporada mais do que espetacular em 2010/2011.Nagatomo após uma brilhante Copa do Mundo, foi para o Cesena, e com grandes atuações no clube e uma Copa da Ásia quase perfeita pelo Japão, conquistando o título, o lateral ganhou chance na gigante Inter.O começo foi difícil, mas ele logo conquistou seu lugar como titular nos nerazzurri.Marcando gols, dando assistências e com grandes jogos, Nagatomo virou o dono da lateral, se firmou como titular absoluto e um dos principais jogadores do time, e foi coroado com a conquista da Coppa Italia e um contrato em definitivo com a Inter de Milão.Na temporada atual, “Nagatômico” será titular absoluto do clube, que promete brigar pelos títulos da Liga Calcio, Coppa Italia e UEFA Champions League.

Takayuki Morimoto/Novara Calcio:

Em novo clube, Morimoto quer apagar a última temporada (Foto by: Oknovara.it)

O jovem matador nipônico viveu uma última temporada ruim e conturbada no Catania, e após inúmeras novelas, acabou sendo negociado com o Novara, recém promovido a elite italiana.Sabendo da realidade do novo clube, que será brigar para se manter na elite e fazer uma boa campanha na Coppa Italia, Morimoto quer apagar a última temporada, e voltar a marcar gols e ter belas atuações, para quem sabe, voltar a defender a seleção japonesa.

França:

Daisuke Matsui/Dijon FCO:

Japan's player Daisuke Matsui, left, fights for ball against Jordan's player Shadi Abu Hashhash, left, during their AFC Asian Cup group B soccer match at Qatar Sports Stadium, in Doha, Qatar, Sunday Jan. 9, 2011.

O gênio finalmente, volta a elite (Foto by: AP Photo)

Único representante nipônico na França, Matsui após uma temporada em que jogou na Rússia pelo Tom Tomsk, e França pelo Grenoble Foot 38, finalmente volta a elite francesa.O meia não evitou o rebaixamento incrível do GF38 à Ligue 3, e após a humilhação, afirmou querer continuar na França, mas em novo clube, e após negociações e especulações, acertou com o Dijon FCO, que fez caminho inverso ao Grenoble, e foi promovido à Ligue 1.Matsui que chega como grande contratação do clube para a temporada, promete se firmar como craque e titular absoluto do Dijon, e ajudar o time em seu objetivo na temporada, que é o mesmo nos três torneios que vai disputar(Ligue 1, Coupe de France, Coupe de la Ligue): surpreender.



Holanda:

Segundo país com mais japoneses atuando, a Holanda viu na última temporada, Ryo Miyaichi e Michihiro Yasuda brilharem por Feyenoord e Vitesse respectivamente, e a dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, ajudar o VVV Venlo a não sofrer a vergonha do rebaixamento.Na temporada atual, tem jogador novo no país, além da provável saída de Miyaichi, que deve realmente voltar ao Arsenal.

Michihiro Yasuda/SBV Vitesse:

Michihiro Yasuda Michihiro Yasuda during the Eredivisie match between Vitesse and Roda JC at the Gelredome on January 29, 2011 in Arnhem, Netherlands.

Após uma bela temporada de estréia, Yasuda promete ainda mais na nova temporada (Foto by: Olaf Kraak/Getty Images Europe)

Yasuda fez uma excepcional temporada de estréia na Holanda.Com assistências, belas atuações e excelente tanto ofensivamente quanto defensivamente, o lateral ganhou até chance na seleção japonesa, e promete na nova temporada, fazer ainda mais.Yasuda vai disputar a Eredivisie e a KNVB Beker com o Vitesse, e o lateral que é titular absoluto e um dos melhores jogadores do time, quer jogar num nível ainda mais alto e ajudar seu clube a surpreender.

Maya Yoshida e Robert Cullen/VVV Venlo:

Robert Cullen and Maya Yoshida - VVV Venlo V FC Zwolle - Dutch Eredivise Play Off Final Second Leg

A dupla do VVV quer dias melhores e mais tranquilos em Venlo (Foto by: Getty Images/Getty Images Europe)

“Nós somos patéticos”.A situação do VVV Venlo na última temporada chegou a ser tão desesperadora que o zagueiro Maya Yoshida desabafou estas três palavras após uma derrota.O time disputou os play-off’s contra o rebaixamento para se manter na elite holandesa, e após muita luta, conseguiu a permanência.Na nova temporada, Yoshida e Cullen que foram fundamentais na permanência do VVV na elite holandesa e são titulares absolutos do clube, querem dias mais tranquilos, e ajudar o clube a fazer uma Eredivisie sem sustos e uma campanha digna na KNVB Beker, que é a atual realidade do ex clube de Honda.

Yoshiaki Takagi/FC Utrecht:

Estreando na Europa, Takagi promete ser o Iniesta da Holanda (Foto by: Goal.com)

O Iniesta da Holanda, é o que muitos esperam de Takagi em seu novo clube, o Utrecht.O jovem jogador de apenas 18 anos, veio do tradicional Verdy Tokyo, que está na J2.Chegando com status de estrela e promessa nipônica, Takagi vem fazendo uma boa pré temporada, e com elogios do treinador, pode rapidamente se firmar como titular e um dos melhores jogadores de seu time, que vai brigar por vaga em zona de competições européias na Eredivisie, e surpreender na KNVB Beker.



Espanha:

Akihiro Ienaga/RCD Mallorca:

MALLORCA, SPAIN - FEBRUARY 26:  Akihiro Ienaga of Mallorca reacts during the warm up before La Liga match between Mallorca and Barcelona at Iberstar Stadium on February 26, 2011 in Mallorca, Spain. Barcelona won 3-0.

Ienaga pelo Mallorca na última temporada (Foto by: Getty Images)

Em sua temporada de estréia na Espanha, Ienaga viveu altos e baixos.O meia foi titular e reserva, mas manteve um bom nível em suas partidas pelo clube, que por pouco não foi rebaixado por bobeira nas rodadas finais.Na temporada 2011/2012, Aki, como é carinhosamente chamado pelos torcedores e companheiros, quer se firmar como titular e um dos principais jogadores da equipe, além de ajudar o time a fazer uma campanha mais sólida na La Liga e na Copa del Rey, conseguindo quem sabe, vaga em competições européias.

Rússia:

Keisuke Honda/PFC CSKA Moscow:

CSKA's midfielder from Japan Keisuke Honda kisses the Cup as his team celebrate a victory over FC Alania Vladikavkaz on May 22, 2011  in Yaroslavl after their Cup of Russia final match. CSKA won 2-1.

Honda beija o troféu de campeão da Russian Cup (Foto by: Getty Images)

Japonês mais envolvido nas intermináveis novelas das janelas de transferências, o craque Keisuke Honda após uma boa temporada pelo CSKA Moscow, continua no clube russo.Na atual temporada, Honda que continua como craque e titular do CSKA, promete brigar pelo título da Russian Premier League, a qual o CSKA lidera mesmo com um jogo à menos e já começou, devido à diferença do calendário russo em relação ao europeu, diferença que está acabando agora.Honda também promete o bi campeonato da Russian Cup e quem sabe, superar a melhor campanha do time de Moscou na UEFA Champions League, tentando levar seu clube as Semifinais do torneio interclubes mais importante do mundo.

Bélgica:

Eiji Kawashima/SK Lierse:

LIER, BELGIUM - AUGUST 06:  Eiji Kawashima of Lierse SK throws the ball during the Jupiler League match between Royal Standard De Liege and Lierse SK at Herman Vanderpoorten Stadion  on August 6, 2010 in Lier, Belgium.

Kawashima, a muralha do Lierse (Foto by: Getty Images)

A temporada de estréia não podia ter sido melhor.Kawashima chegou ao belga Lierse, recém promovido à elite, e ajudou o clube a se manter na primeira divisão, disputar os play-off’s de classificação à UEFA Europa League e por pouco não ficar com a vaga, e ainda foi coroado o MVP do clube na temporada.Após a brilhante temporada, o arqueiro da seleção japonesa foi cobiçado por vários clubes, e quase acertou com o West Bronwich Albion da Premier League, mas por hora, o goleiro segue no Lierse, e pretende ajudar o clube a fazer uma campanha melhor na Belgium Pro League e na Belgium Cup.

Inglaterra:

Com dois representantes nipônicos, um na elite, e outro na segunda divisão, a terra da Rainha promete ser um dos palcos a presenciar grandes atuações de jogadores japoneses na temporada.

Ryo Miyaichi/Arsenal FC:

Arsenal player Ryo Miyaichi leaves the ground at the end of their practice session at the Bukit Jalil stadium in Kuala Lumpur on July 12, 2011. Arsenal manager Arsene Wenger and a 23-strong squad are in Malaysia for a friendly against the country's national team. They will also play in China on July 16 before flying back to Europe.

Miyaichi já se juntou aos Gunners, e vem fazendo uma excelente pré temporada (Foto by: Getty Images)

Após Miyaichi chamar a atenção da Europa com uma espetacular temporada de estréia pelo Feyenoord Rotterdam, o Arsenal não aceitou prolongar seu empréstimo ao clube holandês, e o técnico Arsene Wenger, que deseja contar com o jovem japonês na temporada, rapidamente o chamou para a pré temporada do clube londrino.Miyaichi está próximo de acertar sua situação, e assim sendo, poderá atuar oficialmente pelo Arsenal na temporada.Caso os detalhes sejam resolvidos, o meia atacante poderá ajudar o time a brigar pelos títulos da Premier League, FA Cup, Carling Cup e UEFA Champions League.Após uma excelente temporada pelo Feyenoord, Miyaichi vem fazendo grande pré temporada pelo Arsenal, impressionando os torcedores, companheiros e comissão técnica.A jovem estrela deve começar como reserva, mas mantendo o nível, pode ganhar a condição de titular.

Yuki Abe/Leicester City FC:

Leicester City's Yuki Abe (C) fights for the ball with Manchester City's Shaun Wright-Phillips (R) during their FA Cup third round football match at The Walkers Stadium in Leicester on January 9, 2011. The game ended 2-2. AFP PHOTO / ADRIAN DENNISFOR EDITORIAL USE ONLY Additional licence required for any commercial/promotional use or use on TV or internet (except identical online version of newspaper) of Premier League/Football League photos. Tel DataCo +44 207 2981656. Do not alter/modify photo.

O experiente Abe estreou bem na Europa (Foto by: AFP Photo/Adrian Dennisfor/Getty Images)

O experiente meio campista Yuki Abe, fez excelente temporada de estréia na Europa pelo Leicester, ganhando rapidamente a condição de titular e ajudando o time a fazer boa campanha na Championship, a segunda divisão inglesa, quase levando o clube aos play-off’s de acesso à Premier League.Na atual temporada, Abe que é um dos principais jogadores e titular absoluto dos lobos ingleses, promete ajudar a equipe a conquistar o acesso à Premier League, brigando pelo título da Football League Championship, e a fazer boas campanhas na FA Cup e Carling Cup.



Hungria:

Kazuo Honma/Vasas SC:

Após brilhar pelo BFC Siófok na última temporada, Honma ganha chance em um time húngaro de maior expressão (Foto by: Vasasblog)

Na última temporada ele brilhou, foi o artilheiro do time, marcou um hat-trick decisivo, e salvou o recém promovido Siófok de voltar a segunda divisão.O prêmio de Honma após a excelente temporada, foi o atacante de 31 anos ser contratado pelo Vasas SC, um grande adormecido do futebol húngaro, que tem mais chances de brigar por títulos.Honma que chega para ser titular, vai ajudar o clube a brigar pelos títulos da Soproni Liga, Magyar Kupa e Copa da Liga Húngara.

Romênia:

Takayuki Seto/FC Astra Ploiesti:

Capitão e um dos principais jogadores do time, Seto está pronto para mais uma temporada nos Black Devils (Foto by: Football-navi.com)

Na última temporada, Seto mais uma vez foi capitão, um dos principais jogadores, e titular absoluto do Astra Ploiesti, que fez sua melhor campanha em anos na Romanian Liga 1.Para a temporada 2011/2012, Seto mantém suas responsabilidades frente os Black Devils, e promete liderar o time a uma temporada ainda melhor que a última.

Croácia:

Masahiko Inoha/HNK Hajduk Split:

Estreando na Europa, Inoha promete uma boa temporada pelo novo clube (Foto by: HNK Hajduk Split Official Web Site)

Chegando como um dos grandes reforços do clube para a nova temporada, o defensor Masahiko Inoha quer assegurar seu lugar como titular no time, e ajudar a equipe a brigar pelos títulos da Liga Croata e da Copa da Croácia, e a chegar a fase de grupos da UEFA Europa League, para ajudar o clube a desempenhar um bom papel na competição.

Grécia:

Daisuke Sakata/Aris Thessaloniki FC:

Sakata quer uma temporada ainda melhor pelo Aris (Foto by: Indiatimes)

Após uma boa temporada de estréia pelo clube grego, Sakata que é titular absoluto e um dos destaques do time, quer na nova temporada, ajudar a equipe a brigar pelo título da Greek Cup, e conquistar vaga em competições européias na Greece Super League.