terça-feira, 8 de novembro de 2011

Show de Kagawa é destaque no fim de semana dos japoneses na Europa

O último fim de semana dos japoneses na Europa contou com show de Kagawa e Inui na Alemanha, além de boas apresentações de Hosogai e Okazaki. Nagatomo viu o jogo da Inter ser adiado, enquanto Matsui, mais uma vez lesionado, segue desfalcando o Dijon na França. Os capitães Kawashima e Seto tiveram um fim de semana tranquilo, enquanto na Inglaterra e Espanha, o fim de semana decepcionou. Na Holanda, Takagi segue sem jogar, Yasuda foi bem, mas não impediu a derrota do Vitesse, e a dupla Yoshida e Cullen participaram do empate do VVV Venlo.

Confira agora, tudo sobre o fim de semana dos japoneses na Europa:

Kagawa deu um show na goleada do Borussia Dortmund sobre o Wolfsburg de Hasebe (Foto: Bundesliga Official Site)

Em duelo de japoneses na Bundesliga, o Borussia Dortmund, de Shinji Kagawa, confirmou a excelente fase que vive, e aumentou sua invencibilidade para 8 jogos (7 na Bundesliga) ao golear o VfL Wolfsburg, de Makoto Hasebe, por 5x1. Com o resultado, o BVB se manteve na vice liderança do Campeonato Alemão, com agora, 23 pontos, 5 à menos que o líder, Bayern de Munique. Já o Wolfsburg, caiu para a 13ª posição, com 13 pontos. Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O craque teve uma atuação de gala: Além de dar belos dribles e passes, criar belas jogadas, se movimentar muito e ajudar na marcação, o meio campista deu duas assistências geniais e marcou um gol. Na primeira assistência, Kagawa deixou de calcanhar para Mario Götze abrir o placar para o BVB. Minutos depois, ele mesmo deixou sua marca, finalizando com calma e categoria, tirando do goleiro para ampliar a vantagem do Borussia. E o craque japonês ainda participou do 4º gol, dando bela enfiada de bola para Lewandowski marcar. Graças a isso, Kagawa recebeu os prêmios de homem do jogo e craque da rodada, e ainda figurou no time da rodada da Bundesliga. Por outro lado, Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos Lobos, curiosamente ficou apenas no banco de reservas.

Hosogai marcou, mas não impediu derrota do Augsburg frente o poderoso Bayern de Munique (Foto: Bundesliga Official Site)

Em outro duelo de nipônicos em terras germânicas, o FC Bayern München, de Takashi Usami, bateu o FC Augsburg, de Hajime Hosogai, por 2x1, no confronto entre os times que estão nos extremos da tabela. Com o resultado, o Bayern se manteve na liderança da Bundesliga, com 28 pontos, enquanto o Augsburg, caiu para a lanterna do torneio, com 8 pontos, à 4 de sair da zona da degola. O jovem craque, Usami, que vem buscando seu espaço no time titular dos bávaros, ficou apenas no banco, sem entrar. Já Hosogai, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Augsburg, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O volante teve uma boa atuação, sendo vital na marcação, iniciando bem as jogadas ofensivas e aparecendo bem no ataque. Hosogai ainda marcou o gol do Augsburg, aproveitando rebote após cobrança de escanteio. Um fato curioso na partida, foi a entrada de um torcedor "peladão" no gramado. O aparecido foi retirado pelos policiais e tomou uma suspensão, seguida de multa.

Já o VfB Stuttgart, de Shinji Okazaki, até saiu na frente, mas tomou a virada e acabou derrotado fora de casa pelo Mainz 05 por 3x1. Com o resultado, o time caiu para a 7ª posição, com 18 pontos, fora das zonas de classificações para os torneios continentais, 1 ponto atrás da zona UEL e à 5 da zona UCL. Okazaki que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Stuttgart, foi novamente titular, e atuou até os 19 minutos do 2º tempo, quando foi substituído. O Ogro teve uma boa atuação, se movimentando muito e criando boas jogadas, além de ajudar muito na marcação.

Atsuto Uchida ainda não voltou ao time titular. Ainda sem 100% das condições físicas, o lateral direito que é titular absoluto e um dos melhores jogadores do FC Schalke 04, ficou apenas no banco, sem entrar, no empate de 2x2 de seu time, fora de casa contra o Hannover 96. Com o resultado, os azuis reais caíram para o 5º lugar, com 22 pontos, e estão na zona de classificação à UEFA Europa League, 6 pontos atrás do líder Bayern, e à 1 ponto da zona de classificação à UEFA Champions League.

Otsu ficou apenas no banco no jogo do Borussia (Foto: Reuters)

Outro que ficou no banco sem entrar, foi o jovem, Yuki Otsu, que vem buscando seu espaço no time titular do Borussia Mönchengladbach. Otsu, do banco, viu seu time derrotar o Hertha Berlin por 2x1, resultado que manteve o time na zona UCL, com 23 pontos, à 5 do líder Bayern de Munique.

Outro que ficou na mesma situação que Uchida e Otsu, foi Tomoaki Makino, que briga pelo seu lugar no time titular do 1. FC Köln. Do banco de reservas, Makino viu o hat-trick de Pizarro virar o jogo que o Köln vencia por 2x0, para 3x2, e decretar a derrota do time do bode, que se manteve no 11º lugar, com 16 pontos.

E por fim, o SC Freiburg de Kisho Yano bateu o Nürnberg por 2x1 e saiu da lanterna. Com a vitória, o time subiu para a 17ª posição, ainda na zona da degola, mas precisando de apenas 2 pontos para sair do buraco. Yano, sem moral alguma no time, mais uma vez, nem foi relacionado para a partida.

Com um gol e um quase gol antológico, Inui foi o grande destaque da vitória do Bochum (Foto: VfL Bochum Official Site)

Já na 2ª divisão alemã, a 2ª Liga, o VfL Bochum, de Takashi Inui, continua a subir de produção e crescer no campeonato. Os azuis bateram o 1860 München por 3x1, e com o resultado, subiram para a 11ª posição, com agora, 17 pontos, ainda 13 pontos atrás da zona de acesso à Bundesliga, mas, subindo de produção, com boas partidas e a excelente fase de Inui, o time já começa a sonhar. Inui que é o craque e titular absoluto do Bochum, por sinal, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O craque teve atuação de gala, anotando o 1º gol, finalizando com tranquilidade e tirando do goleiro, e ainda armou boas jogadas, deu belos dribles e quase marcou um golaço do meio de campo. Uma pena que a bola bateu na trave. Com tudo isso, Inui foi eleito o homem do jogo.

Mudando de país, na Itália, o jogo entre a FC Internazionale Milano, de Yuto Nagatomo, contra o Genoa, foi adiado. A Inter segue na 17ª posição, em campanha decepcionante, com 8 pontos, apenas um ponto à frente da zona da degola.

Já o Novara Calcio, de Takayuki Morimoto, perdeu de 2x0 da Roma, resultado que manteve a esquadra na 19ª posição, com 7 pontos, mas precisando de apenas 1 para sair do buraco. Morimoto que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Novara, foi novamente titular, e atuou até os 16 minutos do segundo tempo, quando foi substituído. O atacante teve uma boa atuação, se movimentando muito e dando trabalho para os zagueiros da Roma, mas bem longe do melhor que já fez nessa temporada e do que pode render.

Na Ligue 1, o Dijon FCO, de Daisuke Matsui, segue tendo problemas em sua 1ª temporada na elite francesa. O time foi derrotado por 3x0 pelo fraco time do Caen, e com o resultado, caiu para a 19ª posição, com 11 pontos. Menos mal que com apenas um empate, o time sai do sufoco. Matsui que é o craque e titular absoluto do Dijon, mais um vez lesionado, não atuou.

Grande nome e capitão do time, Kawashima foi vital na vitória do Lierse (Foto: SK Lierse Official Site)

Já na Belgian Pro League, o SK Lierse, de Eiji Kawashima, conquistou sua 2ª vitória no campeonato ao bater o OH Leuven por 3x1, resultado que fez o time subir para a 13ª posição, com agora, 12 pontos. Kawashima que é o goleiro titular, capitão e peça fundamental do time, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida, tendo uma atuação muito boa, com defesas providenciais e seguras, e sem culpa no gol.

Pela última rodada da 1ª fase da Russian Premier League, o PFC CSKA Moscow, de Keisuke Honda, ficou no 1x1 com o Lokomotiv Moscow, em um dos clássicos da capital. Com o resultado, o CSKA terminou a 1ª fase na 2ª posição, com 59 pontos, apenas dois atrás do líder Zenit, e se classificou para o hexagonal final que define o campeão e quem ganha as vagas para a UEFA Champions League e a UEFA Europa League. Em estágio final de recuperação, Honda que é o craque e titular absoluto do time, nem foi relacionado para a partida.

Já na Terra da Rainha, o Arsenal FC, de Ryo Miyaichi, bateu o West Bromwich Albion por 3x0, e com o resultado, se manteve na 7ª posição da Premier League, com 19 pontos, à 3 da zona de classificação para a UEFA Europa League. O jovem craque, Miyaichi, que busca seu espaço nos Gunners, nem foi relacionado para a partida.

Na 2ª divisão inglesa, a Championship, o Leicester City FC, de Yuki Abe, acabou derrotado em casa por 1x0 pelo tradicional, Leeds United, resultado que fez os Foxes caírem para a 12ª posição, com 22 pontos, mas à apenas 3 da zona de acesso à Premier League. Abe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos ingleses, contundido, nem foi relacionado para a partida.

Jovem, Ibusuki, ficou apenas no banco no empate sem gols do Sevilla contra o Mallorca de Ienaga (Foto: Divulgação)

Já na Espanha, o esperado duelo de japoneses na La Liga, entre o RCD Mallorca, de Akihiro Ienaga, contra o Sevilla FC, de Hiroshi Ibusuki, jovem de 20 anos, acabou não acontecendo, porque Ienaga, injustiçado pelo treinador, Joaquín Caparrós, mais uma vez não foi sequer relacionado para a partida, enquanto Ibusuki, ficou apenas no banco sem entrar pelo Sevilla. O jogo também foi chato, terminando em um 0x0 sem grandes emoções. Com o empate, o Sevilla continuou na 5ª posição, na zona classificatória à UEFA Europa League, com 18 pontos, enquanto o Mallorca, caiu para a 15ª posição, com 10 pontos.

Na Holanda, pela Eredivisie, o FC Utrecht, de Yoshiaki Takagi, protagonizou a grande surpresa da rodada ao bater no que foi também, o grande jogo da rodada, o PSV por 6x4. Com o resultado, o time subiu para a 11ª posição, com agora, 15 pontos. O jovem craque, Takagi, que vem buscando seu espaço no time titular do Utrecht, não foi relacionado para a partida.

Já o SBV Vitesse, de Michihiro Yasuda, perdeu para o NAC Breda por 1x0. Menos mal que o time continua a sua excelente campanha, na 4ª posição, na zona de classificação aos play-off's da UEFA Europa League, com 21 pontos, à apenas 4 do PSV e da zona de classificação direta à UEL. Yasuda que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma atuação muito boa, perfeito defensivamente, com bons desarmes e cortes, e muito bem ofensivamente, com bons cruzamentos, dribles e passes.

E o VVV Venlo, da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, ficou no 0x0 com o Excelsior, no duelo entre o penúltimo e o último colocado da Eredivisie. Com o resultado, nada mudou, e o VVV continua na 17ª posição, na zona de play-off's do rebaixamento, com agora, 7 pontos, à 5 de sair do buraco. Yoshida e Cullen que são titulares absolutos e ídolos do VVV, foram novamente titulares. Yoshida atuou durante toda a partida e foi seguro, com bons cortes, posicionamento e desarmes. Já Cullen, atuou até os 19 minutos do segundo tempo, quando foi substituído, e teve atuação apagada.

Na Hungria, pela Soproni Liga, o Ferencváros, de Kazuo Honma, ficou no 0x0 contra o Paksi, resultado que fez o time subir para a 10ª posição, com agora, 15 pontos. Ainda se adaptando ao novo clube, Honma nem foi relacionado para o jogo.

Seto foi fundamental no empate contra o rival (Foto: FC Astra Ploiesti Official Site)

Já na Romênia, pela Romanian Liga 1, o FC Astra Ploiesti, de Takayuki Seto, não saiu de um 1x1 contra o Petrolul Ploiesti, no clássico da cidade. Com o resultado, o Astra caiu para a 9ª posição, com agora, 20 pontos. Seto que é um dos melhores jogadores, titular absoluto e capitão dos Black Devils, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma excelente atuação, perfeito defensivamente, com bons desarmes, cortes, posicionamento e antecipações, e ainda muito importante ofensivamente, com belos passes, dribles, finalizações da intermediária, e iniciando a jogada do gol do Astra.

E por fim, pela Liga Croata, o HNK Hajduk Split, de Masahiko Inoha, perdeu de 2x1 do Inter Zapresic, resultado que manteve o time na vice liderança do torneio, com os mesmos 30 pontos, mas agora, 7 pontos atrás do líder, Dinamo Zagreb. Inoha que é titular absoluto e um dos melhores jogadores do time, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O defensor teve uma boa atuação, seguro, com bons desarmes e cortes, e sem falhas.

F.C. Tokyo ainda mais perto do título e do acesso, luta pelo G3 mais acirrada do que nunca

Faltando apenas quatro rodadas para o fim do campeonato, a J2, a segunda divisão japonesa, fica cada vez mais emocionante e perto das definições de quem sobe para a J-League e de quem levanta a taça de campeão. Na 34ª rodada, disputada neste fim de semana, o F.C. Tokyo venceu mais uma, desta vez, 2x1 sobre o tradicional Shonan Bellmare, fora de casa, num grande jogo, e a vitória, deixou o time da capital ainda mais próximo do título e, principalmente, da volta à J-League, pois nos últimos quatro jogos, o Glorioso precisa apenas de 4 pontos para garantir o acesso, ou seja, uma vitória e um empate, ou quatro empates, nos 4 jogos restantes, são suficientes para a volta do F.C. Tokyo à elite, tarefa fácil para quem lidera o campeonato há várias rodadas e já soma 20 vitórias e 8 empates em 34 jogos. Já o título, embora a cada rodada que passe, fique mais perto da capital, ainda não está tão definido e próximo do Glorioso, pois apenas 4 pontos atrás, está o Sagan Tosu, que venceu o Yokohama FC por 2x0. O Sagan ainda sonha com o caneco e já soma 15 jogos de invencibilidade na J2! Em relação ao acesso, o Tosu também está bem próximo de subir para à J-League. Quanto a última vaga restante, visto que F.C. Tokyo e Sagan Tosu devem ficar com duas das três e lutam pelo título, a briga está entre Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, que não tiveram uma boa rodada. O Vortis acabou no empate de 2x2 em casa contra o fraco Ehime FC, enquanto o Sapporo foi derrotado pelo Verdy Tokyo por 2x1 fora de seus domínios. Com os resultados, Tokushima e Consadole somam 59 pontos cada um, com o Vortis no 3º lugar e o Sapporo no 4º. Sete pontos atrás da dupla, Verdy Tokyo e JEF United Ichihara Chiba, dois clubes com muita tradição, ainda sonham com o acesso, embora as possibilidades sejam remotas, principalmente, no caso do JEF, que já soma 6 jogos sem vitórias.

Confira agora, como foi a 34ª rodada da J2:

Ishikawa comemora mais uma vitória do F.C. Tokyo com a torcida, que viajou para acompanhar mais um triunfo do líder (Foto: F.C. Tokyo Official Site)

Em um jogo muito bom, movimentado e com muitas chances de gol, o F.C. Tokyo bateu o Shonan Bellmare por 2x1. Após uma primeira etapa sem gols, Roberto César, de cabeça, após bela jogada de Tatsuya Yazawa pela esquerda, abriu o placar. Três minutos depois, aos 30 da segunda etapa, o craque do time da capital, Naotake Hanyu, cometeu pênalti infantil, e na cobrança, Adiel empatou o jogo para o Bellmare. Mas apenas cinco minutos depois, foi a vez de Hokuto Nakamura fazer bela jogada pela direita e cruzar para Roberto César girar e marcar um belo gol, desempatando a partida e dando a vitória de 2x1 ao Glorioso. Uma bela vitória do FCT, ainda mais pelo fato do time ter jogado com muitos desfalques importantes, entre eles: Konno, Kajiyama e Tokunaga, o que fez o técnico, Okuma, ter que improvisar o talentoso meia armador ofensivo, Hanyu, de volante, junto com outra improvisação, Kohei Shimoda, mas, ao menos, Naohiro Ishikawa voltou ao time titular e teve bela atuação. Com o triunfo, o Glorioso segue na liderança da J2, bem perto do título e ainda mais perto da volta à J-League. Apenas cumprindo tabela, o Bellmare ocupa o 12º lugar.

Também perto do acesso, mas querendo tirar o eminente título do time da capital, o vice líder, Sagan Tosu, também venceu na rodada, e se manteve 4 pontos atrás do F.C. Tokyo. O time bateu em casa, o Yokohama FC da lenda, Kazu Miura, por 2x0. O artilheiro isolado da J2 com 19 gols, Yohei Toyoda, não conseguiu deixar sua marca, mas ao menos, Kim Byung Suk e Kei Ikeda fizeram o serviço, anotando os dois gols da vitória do Tosu, que agora está invicto há 15 jogos. O Yokohama FC é apenas o 18º colocado.

Torcida do Verdy ainda sonha com o acesso (Foto: WSC)

Com F.C. Tokyo e Sagan Tosu bem perto de garantir 2 das 3 vagas do acesso, apenas uma vaga para a J-League 2012 está em jogo, e os principais candidatos são Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, no entanto, como já mencionado anteriormente, a rodada não foi das melhores para a dupla. Em casa, o Vortis não passou de um empate de 2x2 contra o fraco time do Ehime FC, e o curioso é que o time vencia a partida até os 47 minutos do segundo tempo, por 2x0! Takaaki Tokushige e Elizeu deram a vantagem de 2x0 aos donos da casa. Tudo parecia resolvido, mas a defesa do Vortis deu pane, e aos 47 minutos, Shunsuke Oyama diminuiu para o Ehime. O jogo ganhou emoção, e aos 50 minutos (!) Daiki Tamori empatou o jogo para os visitantes. Um surpreendente e inesperado empate de 2x2 em casa contra o Ehime, e para piorar, na circunstância que foi. No entanto, o Tokushima deu sorte, pois o Consadole Sapporo também "pipocou" na rodada. Enfrentando fora de casa o tradicional Verdy Tokyo, o Sapporo viu Takuma Abe abrir o placar para o time verde da capital, aos 17 minutos. Na segunda etapa, logo aos 10 minutos, o mítico, Seiichiro Maki, ampliou a vantagem do Verdy. Makoto Sunakawa ainda diminuiu para o Consadole à sete minutos do fim, mas de nada adiantou, e a vitória ficou mesmo com o time da capital. Com os resultados, Tokushima e Consadole têm o mesmo número de pontos: 59, e ocupam a 3ª e 4ª posições, respectivamente. As duas equipes prometem brigar até a última rodada pela vaga que resta para o acesso à J-League. Já o Verdy Tokyo, com 52 pontos, na 5ª posição, ainda sonha com o acesso, embora suas chances sejam muito pequenas. O Ehime FC, por sua vez, é apenas o 14º colocado.

E para fechar o resumo da rodada, o JEF United Ichihara Chiba, assim como o Verdy Tokyo, ainda sonha com o acesso, pois também soma 52 pontos, embora ocupe a 6ª posição. Porém, as coisas andam difícil para o JEF, que é outro clube tradicional que está na segunda divisão. O time tropeçou mais uma vez, desta vez, 1x1 frente o Oita Trinita, que faz campanha de figuração no campeonato. Yuichi Kubo abriu o placar para o JEF, mas Shunsuke Maeda empatou para o Oita, que é o 11º colocado. O empate manteve a série invicta, no mal sentido, do JEF, que já soma 6 jogos sem vitórias.



Resultados:

Roasso Kumamoto 1x2 Kyoto Sanga FC

Thespa Kusatsu 0x0 Kataller Toyama

Fagiano Okayama 1x2 FC Gifu

Sagan Tosu 2x0 Yokohama FC

Gainare Tottori 0x5 Tochigi SC

Mito Hollyhock 1x0 Giravanz Kitakyushu

Verdy Tokyo 2x1 Consadole Sapporo

Oita Trinita 1x1 JEF United Ichihara Chiba

Shonan Bellmare 1x2 F.C. Tokyo

Tokushima Vortis 2x2 Ehime FC



Classificação:


Obs: Os três primeiros colocados garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

19 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Ciba