sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Na emocionante última rodada da J2, Sagan Tosu e Consadole Sapporo garantem acesso

Com muita emoção, o que restava na J2 foi definido, e para alegria da maioria dos fãs do futebol japonês, Sagan Tosu e Consadole Sapporo garantiram as duas vagas restantes ao acesso para à J-League 2012, com o Tokushima Vortis ficando de fora. Na 38ª e última rodada da Segunda Divisão Japonesa, disputada hoje, o campeão antecipado e dono de uma das três vagas de acesso, o F.C. Tokyo, enfrentou justamente o Consadole Sapporo, e mesmo com a ressaca do título, o time da capital não aliviou, embora não tenha jogado com força total e no nível em que pode atuar. Mas o Consadole, na raça e diante de sua torcida, que empurrou o tempo inteiro, deu tudo de si e conseguiu uma emocionante vitória por 2x1, que fez o time conseguir o acesso à J-League. Já o Sagan Tosu, também conseguiu o que precisava e economizando ao máximo, empatou em 2x2 com o Roasso Kumamoto, empate que deu o vice campeonato e o acesso ao Tosu. Último time na briga, o Tokushima Vortis perdeu pênalti, mandou na bola na trave e foi castigado no final, perdendo por 1x0 para o Fagiano Okayama. Menos mal que devido ao resultado do Sapporo, mesmo em caso de vitória, o Vortis não teria conseguido o acesso.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

Torcida do Sapporo fez bonita festa e celebrou o acesso à J-League (Foto: J-League Photos)

O jogo era nervoso, o Consadole Sapporo precisava vencer e a torcida compareceu para empurrar o time. O já campeão e garantido na J-League, F.C. Tokyo, era o pior adversário possível para o Sapporo, que precisa vencer para garantir o acesso. E as coisas não começaram bem. O time da capital dominava a partida e criava muitas chances, enquanto o Sapporo, apostava nos contra ataques. O jogo era bem movimentado, mas nada de gols, até que aos 40 minutos, Yoshihiro Uchimura abriu o placar para o Sapporo. O Glorioso, sem interesse no jogo, com tudo já definido e pensando em 2012, após o gol relaxou, e isso foi benéfico para o Consadole, que aproveitou cochilo da defesa do time da capital para ampliar a vantagem, novamente com Uchimura, herói do acesso, aos 47 minutos de jogo. No 2º tempo, o jogo ficou morno e poucas chances foram criadas, no entanto, os 10 minutos finais foram pura emoção. Tatsuya Yazawa, aos 35, diminuiu para o F.C. Tokyo, e então, o time da capital começou a pressionar em busca do empate. Muita emoção e pressão, o Consadole nervoso em campo e perdendo chances preciosas nos contra ataques. Mas após 4 minutos de acréscimos, o árbitro apitou, enfim, pela última vez, e para choro ininterrupto de alegria de jogadores e torcedores, o Sapporo está de volta à elite do futebol nipônico.

Quem também estará na J-League em 2012, é o Sagan Tosu. O clube precisava apenas de um empate para se garantir na elite nipônica, e economizando ao máximo, foi justamente o empate que o Tosu conseguiu. Nozomi Osako e Daisuke Yano marcaram para o Roasso Kumamoto, deixando apreensiva a torcida do Sagan. Mas Ryota Hayasaka e Kosuke Kitani empataram, tranquilizando os torcedores e também fazendo festa com o acesso à J-League. O time ainda teve o artilheiro da competição, Yohei Toyoda, com 23 gols.

E a torcida que ficou triste, foi a do Tokushima Vortis. Após um 1º tempo de pressão do Vortis, com direito a bola na trave, o time teve um pênalti à seu favor logo no começo da 2ª etapa. Tokushige bateu e pela 2ª vez seguida, desperdiçou uma cobrança de penalidade máxima. O Vortis continuou pressionando, mas não conseguia o gol, e para piorar, Shingo Kukita, no último minuto, decretou a derrota do Tokushima, que chegou perto do acesso, mas não conseguiu, e para tristeza de torcedores, jogadores e clube, continua na J2 em 2012.

Em outros duelos interessantes da rodada, mas que não valiam nada do ponto de vista da tabela, os tradicionais Verdy Tokyo e Shonan Bellmare, que decepcionaram e não brigaram pelo acesso, ficaram no empate de 2x2. Hiroki Kawano e Kazunori Iio marcaram para o Verdy, enquanto Yutaka Tahara e Lucas anotaram pelo Bellmare. O JEF, que caiu de rendimento no final e se distanciou da briga pelo acesso, se despediu com vitória, batendo o Mito Hollyhock por 2x1, com gols de Masaki Fukai e Koki Yonekura. O lendário Takayuki Suzuki marcou o único gol do Mito.



Resultados:

Consadole Sapporo 2x1 F.C. Tokyo

Fagiano Okayama 1x0 Tokushima Vortis

Verdy Tokyo 2x2 Shonan Bellmare

Oita Trinita 2x2 Giravanz Kitakyushu

Gainare Tottori 2x4 Ehime FC

Kyoto Sanga F.C. 3x1 FC Gifu

Kataller Toyama 0x2 Yokohama FC

JEF United Ichihara Chiba 2x1 Mito Hollyhock

Thespa Kusatsu 4x0 Tochigi SC

Sagan Tosu 2x2 Roasso Kumamoto



Classificação Final:

1-F.C. Tokyo........77 pts

2-Sagan Tosu.........69 pts

3-Consadole Sapporo.....68 pts

4-Tokushima Vortis........65 pts

5-Verdy Tokyo.............59 pts

6-JEF United Ichihara Chiba.....58 pts

7-Kyoto Sanga F.C. .............58 pts

8-Giravanz Kitakyushu...........58 pts

9-Thespa Kusatsu..........57 pts

10-Tochigi SC...........56 pts

11-Roasso Kumamoto........51 pts

12-Oita Trinita..............50 pts

13-Fagiano Okayama............48 pts

14-Shonan Bellmare................46 pts

15-Ehime FC............44 pts

16-Kataller Toyama...........43 pts

17-Mito Hollyhock..............42 pts

18-Yokohama FC............41 pts

19-Gainare Tottori...........31 pts

20-FC Gifu............24 pts


Acesso: Garantidos na J-League 2012

Obs: Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

23 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

14 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba

Manabu Saito - Ehime FC

VVV Venlo de Yoshida e Cullen é massacrado na Holanda

VVV foi humilhado na rodada da Eredivisie (Foto: Getty Images)

Abrindo o fim de semana dos japoneses na Europa, o VVV Venlo da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, foi humilhado nesta sexta-feira pelo Heracles Almelo por 7x0. Com o resultado, o VVV continua na lanterna da Eredivisie, com 7 pontos, à um de sair da zona da degola e voltar para a zona de play-off's do rebaixamento, que parece ser a realidade do time nesta temporada. No entanto, logo acima do Venlo, está o Excelsior, com a mesma pontuação que o VVV, mas dois jogos à menos. Yoshida foi titular e atuou durante toda a partida, já Cullen, que normalmente é titular, com dores, começou no banco, mas entrou logo aos 13 minutos da 2ª etapa. Os dois tiveram atuações ruins e apagadas. Yoshida cometeu erros bobos e esteve irreconhecível, enquanto Cullen, esteve sumido e nada produziu.

Sakai está concentrado para à "final" e não deseja vir para o Brasil

Ao que tudo indica, o defensor do Kashiwa Reysol, Hiroki Sakai, especulado no Santos na semana passada e nesta, não deve se transferir para o futebol brasileiro, de acordo com a diretoria do Reysol e o próprio jogador, em entrevista coletiva, realizada na última quarta-feira. Sakai está concentrado na rodada final da J-League, que será disputada neste sábado, em que o Reysol encara o Urawa Red Diamonds e quer vencer para se sagrar campeão do torneio (seria um título histórico, pois o time conquistaria seguidamente, a J2 e a J-League). O defensor, concentrado na decisão, prefere não comentar sobre a possível transferência para o futebol brasileiro, porém, não vê pontos positivos em se transferir para cá, enquanto a diretoria do clube, não pretende liberá-lo para o Santos, julgando baixo o valor proposto pelo Alvinegro Praiano.

Sakai não deve se transferir para o Santos (Foto: Reuters)

Concentrado na "decisão" de amanhã, o defensor, de 22 anos, preferiu não tocar no assunto, mas quando perguntado, não se mostrou muito interessado em vir para o Santos. "Estou pensando apenas no Urawa, é um jogo muito importante, que quero vencer, ajudando minha equipe a conquistar o título. Não vejo muita vantagem em atuar no Brasil. Ganharia muito prestígio e seria uma boa experiência, mas não ajudaria do ponto de vista do nível técnico", afirma Sakai.

Já a diretoria do clube tornou ainda mais improvável a transferência do defensor para o futebol brasileiro. "Não há necessidade dele sair do clube depressa, fora que o valor é muito baixo e temos propostas melhores da Europa", declarou Omi, dirigente do clube.

Relatório de lesões: Honda deve desfalcar CSKA no jogo vital da UEFA Champions League e Miyaichi só volta em janeiro

O dia não foi de notícias felizes para dois japoneses na Europa. Em reavaliação feita pelo Departamento Médico do clube, foi diagnosticado que o craque Keisuke Honda teve um dano maior do que o esperado no menisco do joelho direito, e, provavelmente, o meia não deve ter condições de defender o PFC CSKA Moscow na última rodada da UEFA Champions League, em partida decisiva para a classificação do CSKA. Já o jovem craque Ryo Miyaichi, que era previsto para começar a ter mais chances no Arsenal em dezembro, fica de fora até janeiro, devido à lesão, segundo o treinador Arsène Wenger.

Honda deve desfalcar CSKA no jogo vital da Champions League (Foto: Reuters)

A ausência de férias e excesso de jogos está pesando para Honda. Após se contundir gravemente e passar por uma cirurgia, o craque se recuperou 2 meses antes do previsto e até atuou na derrota por 2x1 para o Rubin Kazan, duas semanas atrás. No entanto, o meio-campista voltou a se contundir, desta vez durante um treino e a previsão inicial era de recuperação entre 7 e 10 dias, porém, o caso é mais grave do que parece, e Honda deve, ao contrário do esperado, desfalcar o CSKA no jogo super importante pela Champions League, na próxima quarta-feira, em jogo que o clube russo precisa vencer e torcer por empate no jogo entre Lille e Trabzonspor para avançar à fase final da UCL. Craque do time, Honda mais uma vez vai fazer falta para o time, e também, para os fãs japoneses, não só pela ausência do meia, mas também, porque sua provável ausência pode evitar um duelo entre japoneses, visto que Nagatomo é titular da Inter.

Miyaichi é outro que também deu azar. O jovem craque vinha constantemente impressionando o técnico dos Gunners, Arsène Wenger, que afirmava que em dezembro, começaria a dar mais chances para o jovem jogador, o qual ele julgava faltar apenas mais alguns jogos com o time B para adquirir mais experiência, mais força física e ritmo para se adaptar ao futebol inglês, e que, em dezembro, Miyaichi já estaria pronto. No entanto, o jovem jogador se lesionou, e o que a princípio parecia leve, era mais complicado do que parece, e o jovem astro nipônico só voltará aos treinamentos em janeiro, o que possivelmente, adiará o que Wenger tinha mente, para a próxima temporada.

Gamba Osaka deve anunciar Wagner Lopes na semana que vem

Mesmo com o time concentrado para a partida decisiva de amanhã, contra o Shimizu S-Pulse, pela última rodada da J-League, partida que pode dar o título ao time em caso de tropeços de Nagoya Grampus e Kashiwa Reysol, os bastidores do Gamba Osaka estão movimentados, mas tendo como assunto, não somente o jogo de amanhã, mas também, o técnico do clube na próxima temporada.

Lopes deve ser anunciado apenas na próxima semana (Foto: Site Oficial do Paulista de Jundiaí)

Como publicamos ontem, o Gamba estava próximo de um acerto com o brasileiro naturalizado japonês, Wagner Lopes, que substituiria Akira Nishino, que está há nove anos no clube e tem uma carreira vitoriosa, mas que vai se aposentar após o fim da temporada. A previsão era de que o time de Osaka anunciasse Lopes nas próximas horas, no entanto, o clube preferiu esperar o encerramento da J-League, e deve anunciar Lopes como novo treinador na semana que vem, segundo o diário nipônico "Yomiuri".

Com isso, o Gamba deve antecipar o anúncio da aposentadoria de Nishino, que seria feita no próximo dia 23, mas que deve ser antecipada para ocorrer também na semana que vem.

Wagner iniciou a carreira como jogador no São Paulo, depois, no Japão, defendeu o Nissan Motors (atual Yokohama F-Marinos), o Kashiwa Reysol, o Honda F.C. e o Bellmare Hiratsuka (atual Shonan Bellmare) onde ganhou destaque nacional, fazendo uma grande dupla com Hidetoshi Nakata, no começo de carreira do gênio japonês. Na época em que defendeu o Bellmare, Lopes se naturalizou japonês, foi convocado para a seleção nipônica, e defendeu os Samurais Blues na primeira Copa do Mundo disputada pelo país, em 1998 e também, na Copa América de 99, que o Japão disputou como seleção convidada. O ex-jogador ainda defendeu o Nagoya Grampus, F.C. Tokyo e Avispa Fukuoka, onde se aposentou em 2002.

Já como treinador, a experiência de Lopes se resume ao trabalho no Paulista de Jundiaí, nos últimos dois anos.

Ligas Regionais - 1ª Rodada da Última Fase

E a bola já começou a rolar pela última fase das Ligas Regionais ou "Chiiki Rigu" no idioma local. Quatro equipes disputam as vagas para a JFL em 2012 e o Yokohama Sports & Culture Club já saiu na liderança da fase final ao vencer o Hoyo por 4x0, em partida inspirada do atacante Tsuji, autor de 2 gols. Na outra partida, o Fujieda, de Toshihide Saito, bateu o Sagamihara pelo placar magro de 1x0. Todas as partidas são disputadas no Seaside Stadium em Ichihara.


JOGOS
10h45
Fujieda MY FC 1 - 0 SC Sagamihara
74' Takeyuki SHIMIZU (MYFC)

13h30
Hoyo AC Elan Oita 0 - 4 Yokohama Sports & Culture Club
02' Sho AOTA (YSCC)
27' Masao TSUJI (YSCC)
57' Masao TSUJI (YSCC)
79' Yoshiki YOSHINO (YSCC)
Jogos no horário de Tokyo.

CLASSIFICAÇÃO
1º YSCC...........................3 PONTOS
2º Fujieda MY FC.............3 PONTOS
3º SC Sagamihara..............0 PONTOS
4º Hoyo AC Elan Oita........0 PONTOS