- Fãs do Matsumoto comemoram a zebra no estádio do Albirex (Foto: Getty Images)
Algumas surpresas marcaram a 3ª fase da Emperor Cup, a Copa do Imperador, que é uma espécie de Copa do Brasil, só que no Japão, disputada ontem. Os grandes destaques foram as vitórias de Matsumoto Yamaga sobre Albirex Niigata, Mito Hollyhock sobre Gamba Osaka, Ehime FC sobre Sanfrecce Hiroshima e, por que não, do JEF United Ichihara Chiba sobre o Jubilo Iwata. As vitórias de Mito, Ehime e JEF, são vitórias de clubes da J2 sobre clubes da J-League e todas foram surpreendentes, não só pelo fator hierárquico de divisões do futebol japonês, mas também pela qualidade dos três times da J-League, principalmente do Gamba, que é superior (no caso do Gamba, MUITO mais superior) a de seus adversários. No caso do Matsumoto Yamaga, a vitória e classificação foram ainda mais surpreendentes, porque o clube disputa a JFL (3ª divisão do futebol japonês) e eliminou o Albirex Niigata, que faz campanha mediana na J-League, a elite nipônica. Mito e Matsumoto foram as grandes zebras dessa fase. E para mostrar que nem sempre é surpresa, em outro duelo entre clubes da J-League e J2, o F.C. Tokyo, líder da J2, praticamente garantido na J-League 2012 e virtual campeão da segundona, eliminou merecidamente o Vissel Kobe, da J-League. Neste duelo, o time da capital era o favorito, mesmo sendo da J2, pois tem um time melhor e mais forte, além de mais qualificado tecnicamente, em relação ao clube da elite.
Com menos destaque, o tradicional Shonan Bellmare (hoje na J2) sofreu, mas conseguiu eliminar na prorrogação, o time da Universidade de Fukuoka, por 3x0, após 0x0 no tempo normal. Outro que sofreu, mas este é um dos gigantes da J-League, o Kashima Antlers passou pelo Kataller Toyama da J2, também na prorrogação. O Yokohama F-Marinos, com gol de falta de Nakamura e Oguro mais uma vez deixando a sua marca, bateu o Tochigi SC, da J2, por 3x0, e também avançou. Shimizu S-Pulse, Kashiwa Reysol e Kawasaki Frontale avançaram com goleada, e o Cerezo Osaka também passou às Oitavas.
Confira todos os resultados da 3ª fase:
Em negrito: Clubes que avançaram às Oitavas de Final
Nagoya Grampus 1×0 Giravanz Kitakyushu
Kashiwa Reysol 6×1 Ventforet Kofu
Yokohama F. Marinos 3×0 Tochigi SC
Albirex Niigata 0×1 Matsumoto Yamaga FC
Kashima Antlers 2×1 Kataller Toyama (prorrogação)
Montedio Yamagata 2×3 Kyoto Sanga FC
Kawasaki Frontale 4×0 Oita Trinita
Fukuoka University 0×3 Shonan Bellmare (prorrogação)
Gamba Osaka 2×3 Mito Hollyhock (prorrogação)
F.C. Tokyo 2×1 Vissel Kobe (prorrogação)
Sanfrecce Hiroshima 0×1 Ehime FC
Urawa Red Diamonds 2×1 Verdy Tokyo
Cerezo Osaka 3×0 Fagiano Okayama
Vegalta Sendai 3×1 Avispa Fukuoka
Shimizu S-Pulse 5×0 Gainare Tottori
Jubilo Iwata 0×1 JEF United Ichihara Chiba
As Oitavas de Final ocorrerão no dia 17 de dezembro e os confrontos já foram definidos. Os grandes destaques são os duelos entre Nagoya Grampus x Kashiwa Reysol, que brigam pelo título da J-League, e Yokohama F-Marinos x Matsumoto Yamaga, não pelo Matsumoto ser o único clube das divisões inferiores que restou, mas sim, pelos dois clubes serem os times que Naoki Matsuda, zagueiro que defendeu a seleção japonesa e faleceu em agosto deste ano após parada cardiorespiratória num treino pelo Matsumoto, defendeu.
Confira os confrontos das Oitavas de Final e as datas finais da Emperor Cup 2011:
Oitavas de Final – 17/12/2011
Nagoya Grampus x Kashiwa Reysol
Yokohama F. Marinos x Matsumoto Yamaga FC
Kashima Antlers x Kyoto Sanga FC
Kawasaki Frontale x Shonan Bellmare
Mito Hollyhock x F.C. Tokyo
Ehime FC x Urawa Red Diamonds
Cerezo Osaka x Vegalta Sendai
Shimizu S-Pulse x JEF United Ichihara Chiba
Quartas de Final – 24/12/2011
Semifinais – 29/12/2011
Final – 01/01/2012