quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ono desfalca Shimizu por um mês e só deve voltar na Copa do Imperador

O "Tensai (Gênio)" Shinji Ono, do Shimizu S-Pulse, machucou o joelho esquerdo em um treinamento com o time, e os exames que foram realizados num hospital em Shizuoka diagnosticaram uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Com isso, Ono vai desfalcar o Shimizu por até quatro semanas, e caso volte nessa temporada, só voltaria para a disputa das Oitavas de Final da Emperor Cup, em 17 de dezembro (provavelmente no banco) e caso os Magpies avancem, para o restante da competição.

Ono vai desfalcar Shimizu durante um mês (Foto: Reuters)

Sem aspiração alguma na J-League, Ono não prejudica o seu time no campeonato nacional, já que os Magpies apenas cumprem tabela até o fim do torneio, mas ele pode fazer falta nas Oitavas de Final da Emperor, quando o Shimizu enfrentará o JEF United Ichihara Chiba, outro clube tradicional, mas que atualmente está na J2.

Ono é o craque, titular absoluto, capitão e um dos principais - se não o principal - jogadores do Shimizu. O meia atuou regularmente durante toda a temporada. O jogador já defendeu além do Shimizu e da seleção japonesa, o Urawa Red Diamonds, o Feyenoord Rotterdam e o VfL Bochum.

Levir Culpi não será técnico do Cerezo Osaka em 2012 e pretende voltar ao Brasil

O brasileiro Levir Culpi, técnico do Cerezo Osaka, da J-League, afirmou ontem, após a vitória do Cerezo por 3x0 sobre o Fagiano Okayama, que garantiu o time nas Oitavas de Final da Emperor Cup, que não será mais o técnico do time após o término desta temporada, e que deve voltar ao Brasil em 2012.

Levir deixa Cerezo Osaka após fim da temporada e deve voltar ao Brasil (Foto: Gil Leonardi)

Levir é técnico da Cerejeira de Osaka desde 2007, e após três temporadas na J2, levou o time à J-League em 2010. Com uma bela campanha, o Cerezo terminou a J-League no 3º lugar e ganhou uma das vagas à Asian Champions League de 2011. Neste ano, o Cerezo decepcionou na Nabisco e decepciona na J-League, mas, embora tenha decepcionado nas Semifinais da ACL, conseguiu chegar entre os 4 melhores, o que ninguém esperava. Na Emperor, como já mencionado, o time ainda está na briga, e disputa as Oitavas de Final em dezembro. O brasileiro além de levar o tradicional time, mas que atravessava momento difícil quando chegou, a elite do futebol japonês, foi responsável por um belo futebol e renovação no time, revelando grandes jogadores e contratando jovens e bons talentos e fazendo grandes times, como o de 2009 e o de 2010, que contou com um trio mágico com Shinji Kagawa, Takashi Inui e Akihiro Ienaga, três craques que hoje estão na Europa, - Kagawa inclusive, é a grande estrela da seleção japonesa e do Borussia Dortmund - e agora, a nova estrela do time é outro jovem: Hiroshi Kiyotake, que já é pretendido por clubes do exterior.

Levir que já treinou o Cerezo anteriormente, em 1997, também já foi técnico do Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná, Cruzeiro, Criciúma, entre outros.

O treinador agradeceu a diretoria e ao clube, e afirmou que sai apenas por já estar na hora de mudar de clube. O plano do técnico é voltar ao Brasil, e o Cerezo já começa a busca por um novo treinador.

Cerezo Osaka anuncia novo acordo de patrocínio

Cerezo firmou acordo com a Mitsubishi (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje, a diretoria do clube japonês, Cerezo Osaka, da J-League, anunciou que firmou um novo acordo de patrocínio para o clube em 2012. Trata-se da Mitsubishi. Os valores ainda não foram revelados.

Surpresas marcam 3ª fase da Emperor Cup

Fãs do Matsumoto comemoram a zebra no estádio do Albirex (Foto: Getty Images)

Algumas surpresas marcaram a 3ª fase da Emperor Cup, a Copa do Imperador, que é uma espécie de Copa do Brasil, só que no Japão, disputada ontem. Os grandes destaques foram as vitórias de Matsumoto Yamaga sobre Albirex Niigata, Mito Hollyhock sobre Gamba Osaka, Ehime FC sobre Sanfrecce Hiroshima e, por que não, do JEF United Ichihara Chiba sobre o Jubilo Iwata. As vitórias de Mito, Ehime e JEF, são vitórias de clubes da J2 sobre clubes da J-League e todas foram surpreendentes, não só pelo fator hierárquico de divisões do futebol japonês, mas também pela qualidade dos três times da J-League, principalmente do Gamba, que é superior (no caso do Gamba, MUITO mais superior) a de seus adversários. No caso do Matsumoto Yamaga, a vitória e classificação foram ainda mais surpreendentes, porque o clube disputa a JFL (3ª divisão do futebol japonês) e eliminou o Albirex Niigata, que faz campanha mediana na J-League, a elite nipônica. Mito e Matsumoto foram as grandes zebras dessa fase. E para mostrar que nem sempre é surpresa, em outro duelo entre clubes da J-League e J2, o F.C. Tokyo, líder da J2, praticamente garantido na J-League 2012 e virtual campeão da segundona, eliminou merecidamente o Vissel Kobe, da J-League. Neste duelo, o time da capital era o favorito, mesmo sendo da J2, pois tem um time melhor e mais forte, além de mais qualificado tecnicamente, em relação ao clube da elite.

Com menos destaque, o tradicional Shonan Bellmare (hoje na J2) sofreu, mas conseguiu eliminar na prorrogação, o time da Universidade de Fukuoka, por 3x0, após 0x0 no tempo normal. Outro que sofreu, mas este é um dos gigantes da J-League, o Kashima Antlers passou pelo Kataller Toyama da J2, também na prorrogação. O Yokohama F-Marinos, com gol de falta de Nakamura e Oguro mais uma vez deixando a sua marca, bateu o Tochigi SC, da J2, por 3x0, e também avançou. Shimizu S-Pulse, Kashiwa Reysol e Kawasaki Frontale avançaram com goleada, e o Cerezo Osaka também passou às Oitavas.

Confira todos os resultados da 3ª fase:

Em negrito: Clubes que avançaram às Oitavas de Final

Nagoya Grampus 1×0 Giravanz Kitakyushu
Kashiwa Reysol 6×1 Ventforet Kofu

Yokohama F. Marinos 3×0 Tochigi SC
Albirex Niigata 0×1 Matsumoto Yamaga FC

Kashima Antlers 2×1 Kataller Toyama (prorrogação)
Montedio Yamagata 2×3 Kyoto Sanga FC

Kawasaki Frontale 4×0 Oita Trinita
Fukuoka University 0×3 Shonan Bellmare (prorrogação)

Gamba Osaka 2×3 Mito Hollyhock (prorrogação)
F.C. Tokyo 2×1 Vissel Kobe (prorrogação)

Sanfrecce Hiroshima 0×1 Ehime FC
Urawa Red Diamonds 2×1 Verdy Tokyo

Cerezo Osaka 3×0 Fagiano Okayama
Vegalta Sendai 3×1 Avispa Fukuoka

Shimizu S-Pulse 5×0 Gainare Tottori
Jubilo Iwata 0×1 JEF United Ichihara Chiba


As Oitavas de Final ocorrerão no dia 17 de dezembro e os confrontos já foram definidos. Os grandes destaques são os duelos entre Nagoya Grampus x Kashiwa Reysol, que brigam pelo título da J-League, e Yokohama F-Marinos x Matsumoto Yamaga, não pelo Matsumoto ser o único clube das divisões inferiores que restou, mas sim, pelos dois clubes serem os times que Naoki Matsuda, zagueiro que defendeu a seleção japonesa e faleceu em agosto deste ano após parada cardiorespiratória num treino pelo Matsumoto, defendeu.

Confira os confrontos das Oitavas de Final e as datas finais da Emperor Cup 2011:

Oitavas de Final – 17/12/2011

Nagoya Grampus x Kashiwa Reysol
Yokohama F. Marinos x Matsumoto Yamaga FC

Kashima Antlers x Kyoto Sanga FC
Kawasaki Frontale x Shonan Bellmare

Mito Hollyhock x F.C. Tokyo
Ehime FC x Urawa Red Diamonds

Cerezo Osaka x Vegalta Sendai
Shimizu S-Pulse x JEF United Ichihara Chiba

Quartas de Final – 24/12/2011
Semifinais – 29/12/2011
Final – 01/01/2012

Japão conquista Asiático Feminino Sub-16 e Nadeshikos tem ano perfeito

Japão conquista Asiático Feminino Sub-16 e fecha ano perfeito para as Nadeshikos (Foto: AFC Official Site)

No último domingo, a seleção feminina japonesa sub-16 conquistou o Asiático Feminino da categoria ao vencer a Austrália por 1x0, com gol de Yuka Momiki. Foi o 2º título do Japão na categoria, e agora, as Young Nadeshikos são as maiores campeãs do torneio. O título foi merecido para as Young Blue Ladies, que fizeram uma campanha perfeita, com 5 vitórias em 5 jogos, tiveram a MVP da competição: Yui Narumiya, que é a capitã da seleção, e ainda foram consideradas a Seleção Fair Play do torneio. O caneco também garantiu as jovens japoneses no Mundial Sub-17 da FIFA no ano que vem, e fechou com chave de ouro um ano perfeito para as Nadeshikos, que foram campeãs da Copa do Mundo Feminina da FIFA, com a seleção principal, pela 1ª vez na história, e conquistaram o Asiático Feminino Sub-19 e como já mencionado, o Sub-16.

A campanha perfeita das Young Nadeshikos começou com um magro 1x0 sobre a Coreia do Norte, com gol de Ruka Norimatsu. Depois, veio uma super goleada de 10x0 sobre a Tailândia, com dois gols de Mizuki Nakamura e Akari Shiraki, e com Ayaka Inoue, Miki Ito, Miki Hirata, Arisa Matsubara, Yuka Turiumi e Pannaray Suyao (contra) fechando o placar para as jovens nipônicas.

Após a super goleada, veio um 3x0 na China, com gols de Rika Masuya, duas vezes e Yui Narumiya. Depois, mais um 3x0, desta vez sobre a rival Coreia do Sul. Gols de Yui Narumiya, Mizuki Nakamura e Rika Masuya. E finalmente veio o já mencionado triunfo contra a Austrália na última rodada, que culminou com o título e vaga no Mundial Sub-17 para as Young Nadeshikos.

Yui Narumiya, capitã da seleção, foi a MVP do torneio (Foto: AFC Official Site)

Como já mencionado, foi o 2º título do Japão na categoria e as jovens nipônicas são as maiores campeãs do torneio com as duas conquistas. Yui Narumiya foi merecidamente, a MVP do torneio e o Japão ainda foi considerado a Seleção Fair Play da competição. A artilheira foi a norte coreana Ri Un Sim, com 9 gols. E 2011 foi um ano perfeito para as Nadeshikos, que conquistaram a Copa do Mundo Feminina da FIFA, com a seleção principal, pela 1ª vez na história e também o Asiático Feminino Sub-19 e Sub-16.