sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Camisa número 3 pode ser aposentada no Yokohama F-Marinos

Após o trágico falecimento do mito Naoki Matsuda, em conversa com o elenco e diretores do Marinos, o técnico Kazushi Kimura (ídolo do passado) sugeriu que o número 3 deixe de ser usado em homenagem ao zagueiro que teve uma história linda no clube.

A ideia foi apoiada pelo capitão Shunsuke Nakamura e pelo zagueiro Bomber Nakazawa.
Se isso de fato acontecer, será uma homenagem justa e honrada.

Para Nakamura, o número três representa tudo o que foi Matsuda para o time.

Homenagem digna ao craque que foi Matsuda (Foto by: Yahoo Japan)

Borussia de Kagawa estreia bem na Bundesliga, Honma e o amistoso histórico pelo Vasas

O Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, estreou na Bundesliga 2011/2012, como terminou a 2010/2011: vencendo. O BVB estreou com vitória incontestável por 3 a 1 sobre o Hamburg, e com o resultado, o time é o líder do torneio após o jogo inaugural, somando 3 pontos. Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou até os quarenta e quatro minutos do segundo tempo, quando foi substituído apenas para receber aplausos. O craque teve uma atuação muito boa: Se movimentou muito, ajudou na marcação, deu bons passes, belos dribles e criou grandes chances de gol. Kagawa quase marcou em duas finalizações, e ainda quase marcou um golaço, após driblar dois adversários e tirar do goleiro, mas por azar, a bola bateu na trave.

Borussia Dortmund de Kagawa estreia com vitória e boa atuação do craque japonês, só faltou o gol (Foto by: Kicker.de)

Já o Vasas SC de Kazuo Honma, comemora o centenário do clube neste ano, e em uma das festas de comemoração pelo ano histórico, o clube disputou um amistoso contra a italiana Roma. E o clube romanista jogou água no chopp do Vasas ao derrotar os húngaros por 1 a 0, porém, pouco importou para a torcida, que mesmo com o time sem vitórias em jogos oficiais nesta temporada, fez uma enorme festa. Honma que vem se firmando como titular absoluto e um dos principais jogadores do time, não atuou, visto que o Vasas usou o time reserva, pois joga pela Soproni Liga neste fim de semana.

Honma apenas assistiu a derrota do Vasas no amistoso histórico (Foto by: Vasas SC Official Site)

Japoneses já conhecem seus adversários na Champions League e Europa League!

A UEFA realizou nesta Sexta-Feira (05/08), os sorteios para os confrontos da fase de play-off's da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, a fase que antecede a fase de grupos de ambos os torneios. Após os sorteios, os japoneses que disputarão com seus clubes, as duas competições interclubes européias, passaram a conhecer seus adversários.

UEFA realizou o sorteio dos confrontos da fase de play-off's hoje

Cinco japoneses irão representar a Terra do Sol Nascente na UEFA Champions League, o melhor torneio interclubes do mundo. Três deles, já estão na fase de grupos: Shinji Kagawa com o Borussia Dortmund; Keisuke Honda com o PFC CSKA Moscow; e Yuto Nagatomo com a FC Internazionale Milano. Os outros dois nipônicos na UCL 2011/2012 são os jovens craques: Takashi Usami, do FC Bayern München, e Ryo Miyaichi, do Arsenal FC, que disputarão a fase de play-off's para tentar se classificar à fase de grupos.

Cinco nipônicos disputam a UCL desta temporada

O Arsenal de Miyaichi terá pela frente a italiana Udinese, quarta colocada da Liga Calcio na última temporada. Já o Bayern de Usami, tem pela frente o Zürich, atual vice campeão suíço. Confira a data e ordem dos duelos:


Jogo de ida:

16/08 (Terça-Feira):

Arsenal FC x Udinese


17/08 (Quarta-Feira):

FC Bayern München x Zürich


Jogo de volta:

23/08 (Terça-Feira):

Zürich x FC Bayern München


24/08 (Quarta-Feira):

Udinese x Arsenal FC


Embora não seja dos adversários mais fáceis, o Arsenal é o favorito frente à Udinese, e mesmo decidindo o confronto fora de casa, têm grandes chances de avançar, pois tem mais time e jogadores qualificados e capazes de desequilibrar. Se resolver sua situação até lá, Miyaichi pode até quem sabe, figurar pelo menos entre os reservas.

Arsenal block Miyaichi - OLYMPIC GAMES - London 2012

Será que até o jogo de ida contra a Udinese, Miyaichi já estará liberado? (Foto by: Asian News)

O Bayern também não tem vida fácil, mas assim como o Arsenal, mesmo decidindo fora de casa, é o favorito frente o Zürich. Usami deve estar no banco nestas partidas, embora ele possa ganhar a posição até lá, quem sabe.

Usami deve estar presente nas partidas contra o Zürich, resta saber se como titular, ou como reserva (Foto by: Bundesliga News.com)


Já na UEFA Europa League, não temos muitos japoneses na disputa, para ser mais preciso, apenas um nipônico irá disputar o torneio. Trata-se do lateral direito do FC Schalke 04 e da seleção japonesa, Atsuto Uchida. Para chegar à fase de grupos, o Schalke tem pela frente o atual campeão finlandês, o HJK. Confira a ordem dos duelos:

Apenas um japonês na UEL 2011/2012

Jogo de ida:

18/08 (Quinta-Feira):

HJK x FC Schalke 04


Jogo de volta:

25/08 (Quinta-Feira):

FC Schalke 04 x HJK


Nem precisa dizer que o favoritismo é total do Schalke, certo? Muito mais time, jogadores capazes de decidir e ainda decide em casa. Deve avançar sem maiores problemas à fase de grupos. Uchida que na última temporada foi titular absoluto e jogador importante para os azuis reais, começou esta temporada no banco, vamos torcer para que até lá, o lateral já tenha retomado a titularidade.

Uchida retoma a titularidade até o compromisso contra o HJK? (Foto by: Bleacherreport.com)

Endo em entrevista, revela sonhos e vontades curiosas

O grande gênio, Yasuhito Endo, demonstrou interesse em jogar por clubes brasileiros e europeus, mesmo já tendo 31 anos.

Endo que começou a carreira no extinto Yokohama Flügels, depois ficou por uma temporada no Kyoto Purple Sanga (atual Kyoto Sanga F.C.), e desde 2001, o craque é o grande nome do Gamba Osaka.

Em entrevista, Endo declarou uma amizade de longa data, desde os tempos de colégio, com outro craque da seleção japonesa, Daisuke Matsui.

O gênio também disse que seu grande momento foi na Copa de 2010, quando anotou um belo gol de falta contra a Dinamarca, na vitória por 3 a 1 na primeira fase. ""Quando bati na bola, já senti que ela entraria". , afirmou o jogador. O volante ainda declarou paixão pelo Gamba Osaka, e que também, gostaria de se tornar técnico do clube após a sua aposentadoria.

Mas a parte mais curiosa da entrevista, foi quando Endo afirmou interesse em jogar no Brasil ou na Europa antes de se aposentar. Endo já tem muito tempo de Gamba Osaka, o clube dificilmente o liberaria, fora que, ele custaria muito caro, e os clubes europeus e brasileiros, não tem intenções em comprar jogadores caros de idade avançada, à não ser aqueles de grande nome, e, infelizmente, embora seja um craque, Endo é pouco conhecido no Brasil.

Outro fato curioso, é que o volante já foi especulado e até contactado por clubes europeus no passado, mas nunca aceitou as propostas que teve.


Gênio, Endo tem vontade de jogar no Brasil ou na Europa (Foto by: FIFA.com)

Embora seja um fato curioso, seria muito bom ter um craque nipônico atuando no Brasil não? E caso se realize, seria mais do que merecido Endo atuando na Europa. Afinal, mesmo com a idade, Endo tem espaço em qualquer time.

Vamos aguardar para ver se fica apenas na conversa, ou se Endo realiza esse sonho. Você acredita que ele tenha essa vontade? E mais, concorda que Endo teria espaço em qualquer time tanto aqui, quanto na Europa, e que seria possível uma transferência do mesmo nesta idade?

Cerezo Osaka pode perder mais uma de suas estrelas

A coisa tá feia para o lado do Cerezo Osaka, clube da J-League. O time já perdeu nas últimas temporadas, seus três principais jogadores, que formavam um trio de meio campistas letal na cerejeira de Osaka. O trio era formado por nada mais, nada menos, que Shinji Kagawa, Akihiro Ienaga e Takashi Inui. Kagawa, hoje grande e jovem estrela nipônica na Europa, foi para o Borussia Dortmund da Alemanha, onde faz grande sucesso, é o craque do time, e foi eleito MVP do 1º turno da Bundesliga, só não ganhando o prêmio geral, por ficar de fora da segunda metade da temporada por lesão. O meia é ainda, camisa 10 da seleção japonesa. O segundo à ir para o Velho Continente, foi Akihiro Ienaga, que se transferiu do Cerezo para o RCD Mallorca da Espanha. O meia ainda busca seu espaço como titular absoluto do time, e na seleção, sempre tem sido lembrado, embora esteja na condição de reserva. Após a ida de suas duas estrelas, o Cerezo ficou totalmente dependente do único remanescente do trio letal, o meia atacante Takashi Inui. Pois bem, Inui também se mudou para a Europa, para o VfL Bochum, da segunda divisão alemã, onde ainda nem estreou, e com isso, o Cerezo ficou órfão de suas principais estrelas. Agora, com um time de bons jogadores, mas com apenas uma grande promessa, o time terá que lutar muito para avançar às Semifinais da Asian Champions League, e também, para conseguir melhorar seu desempenho na J-League. Porém, essa jovem promessa, também está na mira de clubes europeus.

Mas quem é essa jovem promessa? Trata-se do meia atacante de 21 anos, Hiroshi Kiyotake! Sim! Kiyotake pode estar indo para à Europa num futuro bem próximo. O jovem jogador que atuou por duas temporadas no Oita Trinita, antes de se juntar a cerejeira de Osaka, é alvo de clubes europeus. Ainda não se têm nomes certos, porém, já se sabe que para variar, os clubes mais interessados são os alemães, que tem a liga com maior número de japoneses atuando na Europa.

Kiyotake pode em breve, ser mais um nipônico no esquadrão de japoneses atuando na Europa (Foto by: Yousaytoo)

Se Kiyotake sair, o Cerezo perderá mais uma de suas jóias, e ficará sem estrela alguma. Impressionante como não conseguem segurar ninguém por muito tempo. Seria interessante o time conseguir manter Kiyotake pelo menos por mais esta temporada, para tentar algo na ACL e J-League deste ano, e aí sim, no ano que vem, poderiam estudar propostas pelo jogador. O curioso é que as especulações surgiram logo após a convocação do meia para o amistoso contra a Coréia do Sul, no clássico que será disputado na semana que vem, Quarta-Feira (10/08), às 7:30h, horário de Brasília, em Sapporo, Japão. Parece até que é um prêmio, e evidencia outro fato: clubes ingleses também estariam interessados no futebol de Kiyotake, que ao defender a seleção principal, estaria apto à uma transferência para clubes da Terra da Rainha.

O meia atacante que também atua pelas seleções de base nipônicas e recebeu sua primeira convocação para a seleção principal, irá realmente para a Europa já nesta temporada? Vamos aguardar os próximos capítulos de mais uma novela que se inicia na janela de transferências européia.

Hayato Sasaki fora de ação por quatro semanas

Uma notícia ruim para os adeptos do Gamba Osaka.
O meia Hayato Sasaki, jogador importante para o time torceu o joelho e está de molho por quatro semanas!
Sasaki fora de ação por alguma semanas (Foto by: Zimbio)

O atleta se machucou no coletivo desta quinta-feira, comissão técnica e médicos torcem pela recuperação do atleta.

Tetsuya Asano é o novo treinador do Avispa!

O antigo meia da seleção japonesa e do Nagoya Grampus irá substituir a vaga de Shinoda que foi mandado embora após péssimos resultados.
Asano terá a difícil missão de tirar o Fukuoka do quase certo rebaixamento (é o lanterna muito atrás dos demais times) para o a zona da luz da J1.


Para Asano é uma missão difícil, mas não impossível (Foto by: 47news.jp)

É a primeira experiência do ex-meio campo como treinador de um time.

Omae provavelmente estará em breve, na Europa

As especulações avançam em relação a provável ida de Genki Omae, jovem jogador de 21 anos, do Shimizu S-Pulse e das seleções de base japonesas para a Europa.

Após especulações de interesses de times alemães, franceses e holandeses, Genki seria agora, alvo também de clubes da Liga Calcio e de La Liga. Novamente lembro os leitores de que não é nada oficial, e que o jogador, nem mesmo deu entrevistas sobre o assunto, porém, os boatos são fortes e correm no Japão e na Europa, diz-se até que clubes europeus já estariam oferecendo propostas ao jogador e ao Shimizu.

Os boatos são de que Omae poderia ir para os já citados anteriormente, alemães: 1. FC Köln, clube onde está Tomoaki Makino, VfL Wolfsburg, onde joga o capitão dos Samurais Blues, Makoto Hasebe, Kaiserslautern, e agora também, o Hertha Berlin. Já na França, o grande interessado ainda é o Ajaccio, porém, também existe interesse do Toulouse. Na Holanda, o Groningen parece ainda ser um dos interessados, e também, surgiu um boato de que o Feyenoord, ex clube de Ryo Miyaichi, gostaria de dar continuidade as estrelas japonesas de sucesso no clube de Rotterdam. As novidades fora das ligas já citadas, são os interesses de Atalanta, Bologna e Chievo na Itália, e o Rayo Vallecano na Espanha.

Omae volta a ser especulado na Europa (Foto by: Soccerway.com)

Ainda são apenas especulações, porém, são muitas. Será que algumas delas se confirmam e Genki Omae será mais uma jovem estrela japonesa na Europa?