A ideia foi apoiada pelo capitão Shunsuke Nakamura e pelo zagueiro Bomber Nakazawa.
Se isso de fato acontecer, será uma homenagem justa e honrada.
Para Nakamura, o número três representa tudo o que foi Matsuda para o time.
O Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, estreou na Bundesliga 2011/2012, como terminou a 2010/2011: vencendo. O BVB estreou com vitória incontestável por 3 a 1 sobre o Hamburg, e com o resultado, o time é o líder do torneio após o jogo inaugural, somando 3 pontos. Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou até os quarenta e quatro minutos do segundo tempo, quando foi substituído apenas para receber aplausos. O craque teve uma atuação muito boa: Se movimentou muito, ajudou na marcação, deu bons passes, belos dribles e criou grandes chances de gol. Kagawa quase marcou em duas finalizações, e ainda quase marcou um golaço, após driblar dois adversários e tirar do goleiro, mas por azar, a bola bateu na trave.
Borussia Dortmund de Kagawa estreia com vitória e boa atuação do craque japonês, só faltou o gol (Foto by: Kicker.de)
Já o Vasas SC de Kazuo Honma, comemora o centenário do clube neste ano, e em uma das festas de comemoração pelo ano histórico, o clube disputou um amistoso contra a italiana Roma. E o clube romanista jogou água no chopp do Vasas ao derrotar os húngaros por 1 a 0, porém, pouco importou para a torcida, que mesmo com o time sem vitórias em jogos oficiais nesta temporada, fez uma enorme festa. Honma que vem se firmando como titular absoluto e um dos principais jogadores do time, não atuou, visto que o Vasas usou o time reserva, pois joga pela Soproni Liga neste fim de semana.
Honma apenas assistiu a derrota do Vasas no amistoso histórico (Foto by: Vasas SC Official Site)
A UEFA realizou nesta Sexta-Feira (05/08), os sorteios para os confrontos da fase de play-off's da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, a fase que antecede a fase de grupos de ambos os torneios. Após os sorteios, os japoneses que disputarão com seus clubes, as duas competições interclubes européias, passaram a conhecer seus adversários.
UEFA realizou o sorteio dos confrontos da fase de play-off's hoje
Cinco japoneses irão representar a Terra do Sol Nascente na UEFA Champions League, o melhor torneio interclubes do mundo. Três deles, já estão na fase de grupos: Shinji Kagawa com o Borussia Dortmund; Keisuke Honda com o PFC CSKA Moscow; e Yuto Nagatomo com a FC Internazionale Milano. Os outros dois nipônicos na UCL 2011/2012 são os jovens craques: Takashi Usami, do FC Bayern München, e Ryo Miyaichi, do Arsenal FC, que disputarão a fase de play-off's para tentar se classificar à fase de grupos.
Cinco nipônicos disputam a UCL desta temporada
O Arsenal de Miyaichi terá pela frente a italiana Udinese, quarta colocada da Liga Calcio na última temporada. Já o Bayern de Usami, tem pela frente o Zürich, atual vice campeão suíço. Confira a data e ordem dos duelos:
Jogo de ida:
16/08 (Terça-Feira):
Arsenal FC x Udinese
17/08 (Quarta-Feira):
FC Bayern München x Zürich
Jogo de volta:
23/08 (Terça-Feira):
Zürich x FC Bayern München
24/08 (Quarta-Feira):
Udinese x Arsenal FC
Embora não seja dos adversários mais fáceis, o Arsenal é o favorito frente à Udinese, e mesmo decidindo o confronto fora de casa, têm grandes chances de avançar, pois tem mais time e jogadores qualificados e capazes de desequilibrar. Se resolver sua situação até lá, Miyaichi pode até quem sabe, figurar pelo menos entre os reservas.
Será que até o jogo de ida contra a Udinese, Miyaichi já estará liberado? (Foto by: Asian News)
O Bayern também não tem vida fácil, mas assim como o Arsenal, mesmo decidindo fora de casa, é o favorito frente o Zürich. Usami deve estar no banco nestas partidas, embora ele possa ganhar a posição até lá, quem sabe.
Usami deve estar presente nas partidas contra o Zürich, resta saber se como titular, ou como reserva (Foto by: Bundesliga News.com)
Já na UEFA Europa League, não temos muitos japoneses na disputa, para ser mais preciso, apenas um nipônico irá disputar o torneio. Trata-se do lateral direito do FC Schalke 04 e da seleção japonesa, Atsuto Uchida. Para chegar à fase de grupos, o Schalke tem pela frente o atual campeão finlandês, o HJK. Confira a ordem dos duelos:
Apenas um japonês na UEL 2011/2012
Jogo de ida:
18/08 (Quinta-Feira):
HJK x FC Schalke 04
Jogo de volta:
25/08 (Quinta-Feira):
FC Schalke 04 x HJK
Nem precisa dizer que o favoritismo é total do Schalke, certo? Muito mais time, jogadores capazes de decidir e ainda decide em casa. Deve avançar sem maiores problemas à fase de grupos. Uchida que na última temporada foi titular absoluto e jogador importante para os azuis reais, começou esta temporada no banco, vamos torcer para que até lá, o lateral já tenha retomado a titularidade.
Uchida retoma a titularidade até o compromisso contra o HJK? (Foto by: Bleacherreport.com)
A coisa tá feia para o lado do Cerezo Osaka, clube da J-League. O time já perdeu nas últimas temporadas, seus três principais jogadores, que formavam um trio de meio campistas letal na cerejeira de Osaka. O trio era formado por nada mais, nada menos, que Shinji Kagawa, Akihiro Ienaga e Takashi Inui. Kagawa, hoje grande e jovem estrela nipônica na Europa, foi para o Borussia Dortmund da Alemanha, onde faz grande sucesso, é o craque do time, e foi eleito MVP do 1º turno da Bundesliga, só não ganhando o prêmio geral, por ficar de fora da segunda metade da temporada por lesão. O meia é ainda, camisa 10 da seleção japonesa. O segundo à ir para o Velho Continente, foi Akihiro Ienaga, que se transferiu do Cerezo para o RCD Mallorca da Espanha. O meia ainda busca seu espaço como titular absoluto do time, e na seleção, sempre tem sido lembrado, embora esteja na condição de reserva. Após a ida de suas duas estrelas, o Cerezo ficou totalmente dependente do único remanescente do trio letal, o meia atacante Takashi Inui. Pois bem, Inui também se mudou para a Europa, para o VfL Bochum, da segunda divisão alemã, onde ainda nem estreou, e com isso, o Cerezo ficou órfão de suas principais estrelas. Agora, com um time de bons jogadores, mas com apenas uma grande promessa, o time terá que lutar muito para avançar às Semifinais da Asian Champions League, e também, para conseguir melhorar seu desempenho na J-League. Porém, essa jovem promessa, também está na mira de clubes europeus.
Mas quem é essa jovem promessa? Trata-se do meia atacante de 21 anos, Hiroshi Kiyotake! Sim! Kiyotake pode estar indo para à Europa num futuro bem próximo. O jovem jogador que atuou por duas temporadas no Oita Trinita, antes de se juntar a cerejeira de Osaka, é alvo de clubes europeus. Ainda não se têm nomes certos, porém, já se sabe que para variar, os clubes mais interessados são os alemães, que tem a liga com maior número de japoneses atuando na Europa.
Kiyotake pode em breve, ser mais um nipônico no esquadrão de japoneses atuando na Europa (Foto by: Yousaytoo)
Se Kiyotake sair, o Cerezo perderá mais uma de suas jóias, e ficará sem estrela alguma. Impressionante como não conseguem segurar ninguém por muito tempo. Seria interessante o time conseguir manter Kiyotake pelo menos por mais esta temporada, para tentar algo na ACL e J-League deste ano, e aí sim, no ano que vem, poderiam estudar propostas pelo jogador. O curioso é que as especulações surgiram logo após a convocação do meia para o amistoso contra a Coréia do Sul, no clássico que será disputado na semana que vem, Quarta-Feira (10/08), às 7:30h, horário de Brasília, em Sapporo, Japão. Parece até que é um prêmio, e evidencia outro fato: clubes ingleses também estariam interessados no futebol de Kiyotake, que ao defender a seleção principal, estaria apto à uma transferência para clubes da Terra da Rainha.
O meia atacante que também atua pelas seleções de base nipônicas e recebeu sua primeira convocação para a seleção principal, irá realmente para a Europa já nesta temporada? Vamos aguardar os próximos capítulos de mais uma novela que se inicia na janela de transferências européia.
As especulações avançam em relação a provável ida de Genki Omae, jovem jogador de 21 anos, do Shimizu S-Pulse e das seleções de base japonesas para a Europa.
Após especulações de interesses de times alemães, franceses e holandeses, Genki seria agora, alvo também de clubes da Liga Calcio e de La Liga. Novamente lembro os leitores de que não é nada oficial, e que o jogador, nem mesmo deu entrevistas sobre o assunto, porém, os boatos são fortes e correm no Japão e na Europa, diz-se até que clubes europeus já estariam oferecendo propostas ao jogador e ao Shimizu.
Os boatos são de que Omae poderia ir para os já citados anteriormente, alemães: 1. FC Köln, clube onde está Tomoaki Makino, VfL Wolfsburg, onde joga o capitão dos Samurais Blues, Makoto Hasebe, Kaiserslautern, e agora também, o Hertha Berlin. Já na França, o grande interessado ainda é o Ajaccio, porém, também existe interesse do Toulouse. Na Holanda, o Groningen parece ainda ser um dos interessados, e também, surgiu um boato de que o Feyenoord, ex clube de Ryo Miyaichi, gostaria de dar continuidade as estrelas japonesas de sucesso no clube de Rotterdam. As novidades fora das ligas já citadas, são os interesses de Atalanta, Bologna e Chievo na Itália, e o Rayo Vallecano na Espanha.
Omae volta a ser especulado na Europa (Foto by: Soccerway.com)
Ainda são apenas especulações, porém, são muitas. Será que algumas delas se confirmam e Genki Omae será mais uma jovem estrela japonesa na Europa?