segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sai a lista dos 23 convocados para a copa da Ásia

A JFA divulgou hoje a lista dos 23 convocados para a copa da Ásia, a lista feita pelo treinador Javier Aguirre conta com a maioria de remanescentes da conquista da última do torneio. Jovens que agradaram o treinador mexicano como Muto, Shiotani e shibasaki terão a chance de representar a seleção numa competição importante pela primeira vez. As surpresas ficaram por conta dos defensores Gen Shoji e Kosuke Ota. Alguns torcedores manifestaram o descontentamento da não convocação de Takashi Usami, que vem em pleno auge, sendo um dos principais responsáveis pra campanha brilhante do Gamba Osaka nesta temporada, o jogador tem problemas disciplinares e por conta disso perde oportunidades na seleção.

Lembrando que o Japão estreia dia 12 de janeiro contra a Palestina, dia 16 contra o Iraque e fecha a primeira fase no dia 20 contra a Jordânia. O torneio acontece na Austrália.


Confira a lista completa:

Goleiros:
Eiji Kawashima (Standard Liège)
Masaaki Higashiguchi (Gamba Osaka)
Shusaku Nishikawa (Urawa Reds)

Laterais:
Atsuto Uchida (Schalke 04)
Yuto Nagatomo (Internazionale)
Gotoku Sakai (Stuttgart)
Kosuke Ota (FC Tokyo)

Zagueiros:
Maya Yoshida (Southampton)
Masato Morishige (FC Tokyo)
Tsukasa Shiotani (Sanfrecce Hiroshima)
Gen Shoji (Kashima Antlers)

Volantes:
Yasuhito Endo (Gamba Osaka)
Yasuyuki Konno (Gamba Osaka)
Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt)
Gaku Shibasaki (Kashima Antlers)

Meias:
Keisuke Honda (Milan)
Shinji Kagawa (Borussia Dortmund)
Hiroshi Kiyotake (Hannover 96)
Takashi Inui (Eintracht Frankfurt)

Atacantes:
Shinji Okazaki (Mainz)
Yohei Toyoda (Sagan Tosu)
Yu Kobayashi (Kawasaki Frontale)
Yoshinori Muto (FC Tokyo)

Copa da Ásia 2015: conhecendo os adversários- Palestina

Há menos de um mês o maior torneio de seleções do continente asiático terá início. O Japão, atual campeão, tentará a o quinto título. A partir de hoje traremos informações sobre os adversários dos japoneses na primeira fase, começando com uma seleção bem peculiar, a Palestina.

PFA logo (Foto: Wikipédia)
Palestinian football association (Lions of Canaan)
Ranking da FIFA: 113
Títulos: 1 (AFC Challenge cup 2014)
Participações na copa da Ásia: Estreante









Pouco se conhece da seleção da Palestina, para o público geral é até novidade que exista uma seleção de futebol por lá, mas o fato é que desde 1928 existe uma associação de futebol da Palestina, inclusive com uma competição nacional que tem duas divisões com 12 clubes cada. A seleção nunca havia conquistado nada, apenas resultados modestos em competições menores pelo continente asiático, até que em 2014, a equipe surpreendeu ao conquistar a AFC Challenge cup, uma espécie de torneio que qualifica para a principal competição de seleções do continente, a copa da Ásia. Além da vaga para o torneio, os leões de Canaan conquistaram seu primeiro título da história, um feito heroico para o futebol do país. O conflito com Israel também afeta o esporte, várias vezes a federação sofreu boicote em competições, atletas são presos ou então são recrutados para os exércitos, alguns até perderam a vida em bombardeios.  A dispersão do povo palestino pelo mundo é um retrato também na seleção, vários jogadores nasceram em países diferentes como, Egito, Chile, Argentina, Jordânia e Arábia Saudita.

Título histórico do futebol palestino, que rendeu uma vaga inédita para a Copa da àsia. (Foto: Haveeru-Ahmed Abdulla Saeed)

Na copa da Ásia, a Palestina tem pretensões bem modestas, o time é bastante aguerrido, mas não deve fazer muita coisa. Logo de cara enfrentam a seleção mais forte do grupo, atual campeã do torneio e uma das maiores forças futebol asiático, o Japão no dia 12 de janeiro. Não fazer feio é a meta dos leões de Canaan, fazer bons jogos e aparecer pra o cenário futebolístico do continente.


Principais jogadores: Ramzi Saleh, Murad Ismail Said, Hussan Abu Saleh, Abdelhamid Abuhabib.

                                                                
Nu'man é o jogador mais perigoso da seleção palestina(Foto: AFC Asian Cup Twitter oficial)
Craque do time

Nome: Ashraf Nu'man Al-Fawaghra
Idade: 28 anos
Posição: Meia ofensivo, atacante
Clube: Al-Faisaly(KSA)

Principal articulador do ataque e também um dos artilheiros da seleção, jogador habilidoso, rápido e extremamente decisivo. Atuando pelos lados do campo com movimentação, ele se apresente em todas as jogadas de ataque, especialista em cobranças de faltas e pênaltis. Nu’man é um dos jogadores mais experientes da seleção, além de sua técnica ele também serve de referência no time.