quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Japão massacra Vietnã e conquista Asiático Feminino Sub-19

Japão é campeão do Asiático Feminino Sub-19 (Foto: AFC Official Site)

Com mais uma grande atuação de todo o time, com destaque para as atacantes, Mai Kyokawa e Kumi Yokoyama, o Japão atropelou o Vietnã, batendo a seleção anfitriã do Asiático Feminino Sub-19 por 6x0 no último domingo, e conquistando o título da competição. As Young Blue Ladies que eram as atuais campeãs (2009) conquistaram o segundo título consecutivo da categoria, e o terceiro da história do Japão na competição, que é de forma isolada, o maior campeão do torneio. O título confirma a grande fase do futebol não só masculino, mas também feminino na Terra do Sol Nascente, visto que no primeiro semestre, a seleção feminina principal foi campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez na história. O grande destaque é que o Japão além de mais um título e orgulho, teve também a Melhor Jogadora da Competição: Mai Kyokawa, que também foi a artilheira do torneio com 5 gols, ao lado de Yun Hyon Hi, da Coreia do Norte. As Young Nadeshikos ganharam ainda o prêmio de seleção fair play do torneio. E outro detalhe, é que o Japão foi campeão invicto, vencendo 4 partidas e empatando 1.

Aconteceu o esperado no jogo entre o invicto, Japão, contra o saco de pancadas, Vietnã, que perdeu todos os seus jogos no torneio. As jovens japonesas fizeram o lógico, dominaram a partida e golearam facilmente as jovens vietnamitas por 6x0, com direito a hat-trick (3 gols no mesmo jogo) de Kumi Yokoyama e dois gols de Mai Kyokawa. A mortal dupla nipônica marcou 5 dos 6 gols da goleada. Akane Sato fechou o placar.

Mai Kyokawa foi a melhor jogadora e artilheira da competição (Foto: AFC Official Site)

Com a goleada, o Japão conquistou o terceiro título da competição, o segundo consecutivo, e é o maior campeão do torneio na história. As Young Blue Ladies ainda tiveram a Melhor Jogadora da Competição: Mai Kyokawa, que também foi a artilheira do torneio com 5 gols, ao lado de Yun Hyon Hi, da Coreia do Norte. As Young Nadeshikos ganharam ainda o prêmio de seleção fair play do torneio, e foram campeãs invictas.






Classificação Final:

1-Japão.............13 pts

2-Coreia do Norte.......12 pts

3-China.................8 pts

4-Coreia do Sul..............7 pts

5-Austrália...............3 pts

6-Vietnã................0 pt

Classificadas para o Mundial Feminino Sub-20 da FIFA no ano que vem

Rodada de mudanças na J-League

A 29ª rodada da J-League, o Campeonato Japonês, realizada no último fim de semana, ficou marcada pelas inúmeras mudanças que ocorreram na tabela. Agora, a J-League tem novo líder, o Kashiwa Reysol, que venceu o Montedio Yamagata e contou com uma inesperada goleada do Nagoya Grampus, que massacrou o Gamba Osaka por 4x1. Outra mudança foi na zona de rebaixamento. Provando que adora complicar a vida dos grandes, principalmente de Kashima Antlers e do rival, Urawa Red Diamonds, o Omiya Ardija bateu no clássico de Saitama, justamente o rival, por 1x0, e empurrou os Reds para a zona da degola. Quem trocou de lugar com os Reds e saiu da zona do descenso foi o Ventforet Kofu, que contou com dois gols de Mike Havenaar para bater o Cerezo Osaka, mais uma vez sem Hiroshi Kiyotake, por 4x0. Havenaar que foi o nome do jogo, protagonizou outra mudança na J-League, essa, na artilharia. Agora, o gigante é o novo artilheiro do torneio, com 16 gols, e deixou para trás, Kennedy, do Nagoya, que soma 15 tentos. E não parou por aí, a rodada teve outros destaques, como o Yokohama F-Marinos ficando no 1x1 com o Sanfrecce Hiroshima e perdendo grande chance de encostar no G3, e ainda, o clássico entre Jubilo Iwata e Kashima Antlers, com vitória do time de Ibaraki por 2x1, fora de casa, sobre a celeste de Iwata. À apenas 5 rodadas do fim, a J-League 2011 fica mais emocionante a cada rodada, e as brigas pelo título, vaga na ACL e rebaixamento, prometem muita emoção e grandes jogos nesse fim de campeonato.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na rodada da J-League:

Jorge Wágner marcou o gol da vitória do Reysol, que assumiu a liderança da J-League à 5 rodadas do fim (Foto: J-League Photos)

A J-League tem novo líder, e é o Kashiwa Reysol, que retorna a ponta da tabela após algumas rodadas. Num jogo ruim, de poucas emoções e com poucas chances de gol, o Reysol conseguiu ser mais eficiente que o Montedio, que até criou mais chances de gol (7 contra 4), e chegou ao tento com o brasileiro, Jorge Wágner, aos 33 minutos da primeira etapa. Com o gol, o Kashiwa teve mais tranquilidade e conseguiu segurar o ímpeto do fraco time adversário. Com a vitória e graças a goleada sofrida pelo Gamba perante o Nagoya, o Reysol assumiu a liderança da J-League, com agora 59 pontos, 2 à mais que o Gamba Osaka, que é o vice líder. Já o Montedio, praticamente na J2, segue na zona de rebaixamento, na penúltima posição, com 21 pontos.




Com gols da dupla Naoshi Nakamura (7) e Jungo Fujimoto (8), Nagoya venceu o Gamba e embolou a briga pelo título (Foto: Nikkan Sports)

E foi um verdadeiro massacre, embora não tenha sido um real massacre. Confuso, não é verdade? No entanto, embora o resultado tenha sido um massacre por 4x1, o jogo não foi um massacre, afinal, o Gamba fez boa partida, pressionou e até criou mais chances de gol que o Nagoya, porém, a pontaria da dupla de ataque do Gamba, formada por Lee Keun Ho e Rafinha, estava em péssimo dia, e perdeu quase todas as oportunidades, enquanto pelo lado do Nagoya, em dia inspirado da dupla de meio campistas, Jungo Fujimoto e Naoshi Nakamura, o Grampus chegou facilmente a goleada, graças a maior eficiência do time. E foi justamente Nakamura que abriu o placar para o Nagoya, aos 11 minutos de jogo. Mas aos 25, Myojin empatou para o Gamba. A primeira etapa seguiu disputada, mas sem gols. Porém, no segundo tempo, igualmente disputado, com maior eficiência, o Nagoya marcou mais 3 gols, com Nakamura, mais uma vez, e Fujimoto, que se na seleção decepcionou, voltou bem para o seu clube, marcando os outros dois gols do Grampus. Com a goleada, o Nagoya se manteve na zona ACL, na terceira posição, com agora 56 pontos, à apenas 3 do líder, Reysol. Já o time de Osaka, caiu para a segunda posição, com 57. Com esse resultado, a briga pelo título ficou ainda mais emocionante.

Ainda dissertando sobre a luta na parte de cima da tabela, quem perdeu boa chance de ficar bem próximo da zona de classificação à Asian Champions League, foi o Yokohama F-Marinos. Com o craque, Shunsuke Nakamura, entrando apenas no segundo tempo, pois ainda não está 100% fisicamente, visto que há pouco tempo se recuperou de lesão, o time mais uma vez mostrou falta de criatividade, e fez um primeiro tempo ruim contra o Sanfrecce Hiroshima, que em dia pouco inspirado de Tadanari Lee, Hisato Sato e Koji Morisaki, também pouco criou. Mas o jogo melhorou no 2º tempo, justamente pela entrada de Nakamura, aos 18 minutos, que deu novo ânimo a partida. O gênio deu outro estilo ao time de Yokohama, que apenas 12 minutos após sua entrada em campo, abriu o placar com Masashi Oguro. O Sanf não desistiu e pressionou em busca do empate, mas parecia que nada conseguiria, e o Marinos iria vencer, no entanto, aos 43min, Mujiri jogou um balde de água fria no time de Yokohama, empatando a partida e dando números finais ao jogo. Com o tropeço em casa - mesmo sendo um jogo difícil contra o bom time de Hiroshima - o Marinos se manteve na quarta posição, mas agora, à 4 pontos da zona ACL. Já o Sanf, continua no 7º lugar, esperando apenas pelo fim do torneio.

Novo artilheiro da J-League, com 16 gols, Havenaar marcou 2 vezes na vitória do Kofu, que saiu do sufoco (Foto: J-League Photos)

Já na parte de baixo da tabela, a briga ficou ainda mais interessante. Se por um lado, o Montedio está praticamente rebaixado após a já mencionada derrota para o Reysol, e o Avispa teve a sequência de vitórias interrompida ao perder por 3x0 para o Vegalta Sendai - que voltou a sonhar com a zona ACL, embora esteja à 6 pontos da mesma - e continua enterrado na lanterna, por outro, Urawa Red Diamonds e Ventforet Kofu prometem lutar e muito nas últimas 5 rodadas da J-League, para evitar o rebaixamento à J2. E a briga esquentou ainda mais já nesta rodada, onde com o tropeço dos Reds e a vitória do Kofu, os clubes trocaram de posição na tabela. O Kofu com grande atuação de Havenaar, que marcou duas vezes, bateu o Cerezo Osaka, em péssima fase e sentindo a falta de seu craque, Kiyotake, que está contundido, por 4x0. Os outros dois gols foram marcados por Paulinho e Inuzuka. Ao menos, mesmo com a derrota, a Cerejeira de Osaka se manteve na décima primeira posição. Enquanto o Kofu, celebrou a saída da zona da degola. O time agora é o décimo quinto colocado, com 30 pontos. E os Reds, que herdaram a posição do Ventforet na zona da degola, perderam o clássico de Saitama para o Omiya Ardja. O Esquilinho mais uma vez aprontou para cima do rival, e com gol de Rafael à apenas 6 minutos do fim do jogo, bateu os Reds por 1x0. O Omiya com 35 pontos, está 6 pontos à frente do rival, que é o primeiro na zona da degola. Com a diferença de Reds e Kofu em apenas um ponto, a briga contra o rebaixamento promete ser quente e muito emocionante nas rodadas finais.

E para fechar a rodada, o clássico. Em casa, o Jubilo Iwata acabou derrotado por 2x1 pelo Kashima Antlers, que desta vez, com o melhor time possível em campo, sem as invenções do técnico brasileiro, Oswaldo de Oliveira, fez um belo jogo e mereceu a vitória. Mesmo sem marcar, os grandes destaques da partida, foram o jovem, Gaku Shibasaki, e os experientes Ogasawara e Nozawa, todos do Kashima, que abriu o placar com Yuzo Tashiro. O Jubilo empatou com Hidetaka Kanazono, mas apenas dois minutos depois, com um gol contra, o time de Ibaraki chegou ao 2º gol e garantiu a vitória. No entanto, ambos os clubes esperam pelo fim do campeonato, pois não brigam por nada. O Kashima é o sexto colocado, com 44 pontos, enquanto o Jubilo, é o nono, com 38.



Resultados:

Cerezo Osaka 0x4 Ventforet Kofu

Jubilo Iwata 1x2 Kashima Antlers

Yokohama F-Marinos 1x1 Sanfrecce Hiroshima

Vissel Kobe 1x1 Shimizu S-Pulse

Avispa Fukuoka 0x3 Vegalta Sendai

Nagoya Grampus 4x1 Gamba Osaka

Urawa Red Diamonds 0x1 Omiya Ardija

Kashiwa Reysol 1x0 Montedio Yamagata

Kawasaki Frontale 1x2 Albirex Niigata



Classificação:

1-Kashiwa Reysol.................59 pts

2-Gamba Osaka..................57 pts

3-Nagoya Grampus..............56 pts

4-Yokohama F-Marinos...........52 pts

5-Vegalta Sendai..................50 pts

6-Kashima Antlers...................44 pts

7-Sanfrecce Hiroshima...........43 pts

8-Shimizu S-Pulse.............41 pts

9-Jubilo Iwata.................38 pts

10-Kawasaki Frontale...........37 pts

11-Cerezo Osaka.................36 pts

12-Vissel Kobe......................36 pts

13-Albirex Niigata.................35 pts

14-Omiya Ardija..................35

15-Ventforet Kofu.................30 pts

16-Urawa Red Diamonds.........29 pts

17-Montedio Yamagata..........21 pts

18-Avispa Fukuoka.....................18 pts


Zona de classificação à Asian Champions League

Zona de rebaixamento



Artilharia:

16 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

15 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

13 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

F.C. Tokyo vence mais uma e segue líder da J2, esquenta a briga pelo acesso

Quem esperava alguma coisa diferente na última rodada da J2, a segunda divisão japonesa, disputada no último fim de semana, se decepcionou. O F.C. Tokyo venceu mais uma, e com a derrota do Consadole Sapporo em casa por 1x0 para o Sagan Tosu, abriu 7 pontos de vantagem em relação ao vice líder, que é o próprio Sagan. O Glorioso que bateu o Fagiano Okayama por 3x0, se manteve na ponta, agora com 60 pontos, e lidera a J2 com folga, e praticamente, garantiu o acesso à J-League 2012. Na briga pelas outras duas vagas ao acesso, já que o título deve ir para a capital, o Sagan, como já mencionado, venceu o confronto direto contra o Consadole, e assumiu a vice liderança, jogando o time de Sapporo para a terceira posição. Os dois clubes somam 53 pontos e completam o G3 de acesso. Na briga para entrar na zona de acesso, o JEF perdeu em casa por 3x2 para o Thespa Kusatsu. O vacilo custou caro, pois o JEF agora está à 3 pontos do G3, sendo que, se tivesse vencido, estaria com a mesma pontuação de Consadole e Sagan. E o Vortis bateu fora de casa, o Kyoto por 2x1, um bom resultado para o Tokushima, que agora está à apenas um pontinho da zona de acesso. Outros destaques foram as vitórias do Bellmare sobre o Tochigi fora de casa, e do Gifu, por 4x3 sobre o Yokohama FC de Kazu Miura, num jogo ruim, mas que virou um jogaço, com direito a muita emoção e duas viradas nos minutos finais da partida.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na última rodada da J2:

Com mais uma vitória, F.C. Tokyo segue rumo ao acesso e ao título da J2 (Foto: Reuters)

Em mais uma atuação irrepreensível, o F.C. Tokyo mais uma vez massacrou o seu adversário, desta vez, o Fagiano Okayama, que ao final do primeiro tempo, já perdia por 3x0 para o time da capital. Os gols foram marcados pelo jovem zagueiro, Masato Morishige - mais uma vez provando não só pelo gol, mas pela bela atuação, que merece chance na seleção japonesa - Hideto Takahashi e Yohei Kajiyama. Na segunda etapa, o Glorioso tirou o pé do acelerador e apenas administrou a vantagem. O jogo terminou mesmo em 3x0, e com mais essa vitória, o F.C. Tokyo se manteve na liderança da J2, com agora 60 pontos, 7 à mais que o vice líder Sagan Tosu, e a cada rodada que passa, fica mais próximo do acesso e do título, para festa de sua fanática torcida, que mais uma vez, foi responsável pelo maior público da rodada, ao levar quase 18 mil pessoas ao Ajinomoto. Já o Fagiano, é apenas o décimo sétimo colocado.

No confronto direto da rodada, melhor para o Sagan Tosu, que na casa do adversário (Atsubetsu, o jogo não foi no Sapporo Dome), venceu o Consadole Sapporo por 1x0, com gol de Yohei Toyoda, que voltou a ser o artilheiro isolado da J2, agora com 14 gols. Com a vitória, os clubes trocaram de posições. Ambos somam 53 pontos e estão no G3, mas agora, o Sagan é o vice líder, enquanto o Consadole, é o terceiro colocado, e completa a zona de acesso à J-League.

JEF esteve perto da vitória, mas tropeçou perante o Thespa Kusatsu (Foto: Reuters)

Brigando para entrar no G3, a rodada não foi boa para o JEF United Ichihara Chiba, que tropeçou em casa, perdendo para o Thespa Kusatsu por 3x2. O jogo foi muito equilibrado e igual, e as duas equipes criaram quase o mesmo número de oportunidades de gol: 12 para o Thespa e 13 para o JEF, porém, os visitantes foram mais eficientes, e graças a isso, chegaram a vitória. No entanto, quem saiu na frente foram os mandantes, com gol de Masaki Fukai, logo aos 3 minutos de jogo. No final da primeira etapa, aos 44min, Ryo Goto empatou para o Kusatsu. Mas logo aos 11min do segundo tempo, Daisuke Ito voltou a deixar o JEF em vantagem. Mas aí, o time cochilou, e veio a virada. Tatsuki Kobayashi e Hiroki Bandai, o último, aos 43min da etapa final, viraram para o Thespa, que venceu o jogo e atrapalhou os planos do JEF, que com a derrota, caiu para o quinto lugar, e está à 3 pontos do G3. Já o Kusatsu, é apenas o décimo segundo colocado.

Também brigando para entrar no G3, o Tokushima Vortis teve uma rodada melhor que o concorrente JEF. Com dois gols de Akihiro Sato, o time bateu o Kyoto Sanga FC, que diminuiu com a jovem promessa, Takumi Miyayoshi, por 2x1. A vitória foi excelente para o Vortis, que subiu para o quarto lugar, e está à apenas um pontinho da zona de acesso. Já o Kyoto, decepcionante, é apenas o décimo quarto colocado da J2.

Outro destaque da rodada foi a vitória do tradicional, Shonan Bellmare, sobre o Tochigi SC por 3x0. Com dois gols de Koji Sakamoto e um de Kaoru Takayama, o Bellmare abriu 3x0 ainda no primeiro tempo, administrou a vantagem, e garantiu a vitória. Vitória que dá um bom astral para o Shonan, que infelizmente, ocupa a nona posição, e à 12 pontos do G3, não deve lutar pelo acesso. Já o Tochigi, que chegou até a liderar a J2, foi o cavalo paraguaio do campeonato, e ocupando a sexta posição, à 10 pontos do G3, não mostra força alguma para lutar pelo acesso.

Nem mesmo a lenda, Kazu Miura, salvou o Yokohama FC da derrota contra o Gifu (Foto: Reuters)

E fechando a rodada, um jogo que não prometia nada, mas que acabou sendo uma baita partida. O lanterninha, FC Gifu, bateu por 4x3, num jogo com direito a mudanças na dianteira do placar e viradas nos minutos finais, o décimo quinto colocado, o Yokohama FC, de Kazu Miura. Kazu que começou no banco e entrou apenas nos minutos finais, mas que viu seu time sair atrás no placar, graças ao gol de Shogo Shimada, colocando o Gifu na frente aos 10 minutos. No entanto, Yosuke Nozaki, aos 28min, empatou para o Yokohama. O jogo se tornou chato e arrastado até o final do segundo tempo, quando veio a chuva de gols. Aos 32min, com gol contra, o Gifu ficou novamente na frente. Mas logo na sequência, com apenas 6 minutos, o Yokohama virou, com gols de Hiroaki Namba e Kaio. O jogo parecia definido, mas aos 41min, Kazuki Someya empatou para o Gifu, e no último minuto, aos 49 (!), Yudai Nishikawa virou o jogo para o Gifu, dando a incrível vitória por 4x3 para os anfitriões. No entanto, o grande jogo não mudou em nada a situação das equipes, que seguem nas mesmas posições, nem mesmo do Gifu, visto que não há rebaixamento na J2.



Resultados:

Tochigi SC 0x3 Shonan Bellmare

FC Gifu 4x3 Yokohama FC

Gainare Tottori 0x0 Oita Trinita

F.C. Tokyo 3x0 Fagiano Okayama

Kyoto Sanga FC 1x2 Tokushima Vortis

Consadole Sapporo 0x1 Sagan Tosu

Mito Hollyhock 1x1 Verdy Tokyo

JEF United Ichihara Chiba 2x3 Thespa Kusatsu

Ehime FC 1x1 Roasso Kumamoto

Kataller Toyama 1x2 Giravanz Kitaykushu



Classificação:











Obs: Os três primeiros garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

14 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba