quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rodada de mudanças na J-League

A 29ª rodada da J-League, o Campeonato Japonês, realizada no último fim de semana, ficou marcada pelas inúmeras mudanças que ocorreram na tabela. Agora, a J-League tem novo líder, o Kashiwa Reysol, que venceu o Montedio Yamagata e contou com uma inesperada goleada do Nagoya Grampus, que massacrou o Gamba Osaka por 4x1. Outra mudança foi na zona de rebaixamento. Provando que adora complicar a vida dos grandes, principalmente de Kashima Antlers e do rival, Urawa Red Diamonds, o Omiya Ardija bateu no clássico de Saitama, justamente o rival, por 1x0, e empurrou os Reds para a zona da degola. Quem trocou de lugar com os Reds e saiu da zona do descenso foi o Ventforet Kofu, que contou com dois gols de Mike Havenaar para bater o Cerezo Osaka, mais uma vez sem Hiroshi Kiyotake, por 4x0. Havenaar que foi o nome do jogo, protagonizou outra mudança na J-League, essa, na artilharia. Agora, o gigante é o novo artilheiro do torneio, com 16 gols, e deixou para trás, Kennedy, do Nagoya, que soma 15 tentos. E não parou por aí, a rodada teve outros destaques, como o Yokohama F-Marinos ficando no 1x1 com o Sanfrecce Hiroshima e perdendo grande chance de encostar no G3, e ainda, o clássico entre Jubilo Iwata e Kashima Antlers, com vitória do time de Ibaraki por 2x1, fora de casa, sobre a celeste de Iwata. À apenas 5 rodadas do fim, a J-League 2011 fica mais emocionante a cada rodada, e as brigas pelo título, vaga na ACL e rebaixamento, prometem muita emoção e grandes jogos nesse fim de campeonato.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na rodada da J-League:

Jorge Wágner marcou o gol da vitória do Reysol, que assumiu a liderança da J-League à 5 rodadas do fim (Foto: J-League Photos)

A J-League tem novo líder, e é o Kashiwa Reysol, que retorna a ponta da tabela após algumas rodadas. Num jogo ruim, de poucas emoções e com poucas chances de gol, o Reysol conseguiu ser mais eficiente que o Montedio, que até criou mais chances de gol (7 contra 4), e chegou ao tento com o brasileiro, Jorge Wágner, aos 33 minutos da primeira etapa. Com o gol, o Kashiwa teve mais tranquilidade e conseguiu segurar o ímpeto do fraco time adversário. Com a vitória e graças a goleada sofrida pelo Gamba perante o Nagoya, o Reysol assumiu a liderança da J-League, com agora 59 pontos, 2 à mais que o Gamba Osaka, que é o vice líder. Já o Montedio, praticamente na J2, segue na zona de rebaixamento, na penúltima posição, com 21 pontos.




Com gols da dupla Naoshi Nakamura (7) e Jungo Fujimoto (8), Nagoya venceu o Gamba e embolou a briga pelo título (Foto: Nikkan Sports)

E foi um verdadeiro massacre, embora não tenha sido um real massacre. Confuso, não é verdade? No entanto, embora o resultado tenha sido um massacre por 4x1, o jogo não foi um massacre, afinal, o Gamba fez boa partida, pressionou e até criou mais chances de gol que o Nagoya, porém, a pontaria da dupla de ataque do Gamba, formada por Lee Keun Ho e Rafinha, estava em péssimo dia, e perdeu quase todas as oportunidades, enquanto pelo lado do Nagoya, em dia inspirado da dupla de meio campistas, Jungo Fujimoto e Naoshi Nakamura, o Grampus chegou facilmente a goleada, graças a maior eficiência do time. E foi justamente Nakamura que abriu o placar para o Nagoya, aos 11 minutos de jogo. Mas aos 25, Myojin empatou para o Gamba. A primeira etapa seguiu disputada, mas sem gols. Porém, no segundo tempo, igualmente disputado, com maior eficiência, o Nagoya marcou mais 3 gols, com Nakamura, mais uma vez, e Fujimoto, que se na seleção decepcionou, voltou bem para o seu clube, marcando os outros dois gols do Grampus. Com a goleada, o Nagoya se manteve na zona ACL, na terceira posição, com agora 56 pontos, à apenas 3 do líder, Reysol. Já o time de Osaka, caiu para a segunda posição, com 57. Com esse resultado, a briga pelo título ficou ainda mais emocionante.

Ainda dissertando sobre a luta na parte de cima da tabela, quem perdeu boa chance de ficar bem próximo da zona de classificação à Asian Champions League, foi o Yokohama F-Marinos. Com o craque, Shunsuke Nakamura, entrando apenas no segundo tempo, pois ainda não está 100% fisicamente, visto que há pouco tempo se recuperou de lesão, o time mais uma vez mostrou falta de criatividade, e fez um primeiro tempo ruim contra o Sanfrecce Hiroshima, que em dia pouco inspirado de Tadanari Lee, Hisato Sato e Koji Morisaki, também pouco criou. Mas o jogo melhorou no 2º tempo, justamente pela entrada de Nakamura, aos 18 minutos, que deu novo ânimo a partida. O gênio deu outro estilo ao time de Yokohama, que apenas 12 minutos após sua entrada em campo, abriu o placar com Masashi Oguro. O Sanf não desistiu e pressionou em busca do empate, mas parecia que nada conseguiria, e o Marinos iria vencer, no entanto, aos 43min, Mujiri jogou um balde de água fria no time de Yokohama, empatando a partida e dando números finais ao jogo. Com o tropeço em casa - mesmo sendo um jogo difícil contra o bom time de Hiroshima - o Marinos se manteve na quarta posição, mas agora, à 4 pontos da zona ACL. Já o Sanf, continua no 7º lugar, esperando apenas pelo fim do torneio.

Novo artilheiro da J-League, com 16 gols, Havenaar marcou 2 vezes na vitória do Kofu, que saiu do sufoco (Foto: J-League Photos)

Já na parte de baixo da tabela, a briga ficou ainda mais interessante. Se por um lado, o Montedio está praticamente rebaixado após a já mencionada derrota para o Reysol, e o Avispa teve a sequência de vitórias interrompida ao perder por 3x0 para o Vegalta Sendai - que voltou a sonhar com a zona ACL, embora esteja à 6 pontos da mesma - e continua enterrado na lanterna, por outro, Urawa Red Diamonds e Ventforet Kofu prometem lutar e muito nas últimas 5 rodadas da J-League, para evitar o rebaixamento à J2. E a briga esquentou ainda mais já nesta rodada, onde com o tropeço dos Reds e a vitória do Kofu, os clubes trocaram de posição na tabela. O Kofu com grande atuação de Havenaar, que marcou duas vezes, bateu o Cerezo Osaka, em péssima fase e sentindo a falta de seu craque, Kiyotake, que está contundido, por 4x0. Os outros dois gols foram marcados por Paulinho e Inuzuka. Ao menos, mesmo com a derrota, a Cerejeira de Osaka se manteve na décima primeira posição. Enquanto o Kofu, celebrou a saída da zona da degola. O time agora é o décimo quinto colocado, com 30 pontos. E os Reds, que herdaram a posição do Ventforet na zona da degola, perderam o clássico de Saitama para o Omiya Ardja. O Esquilinho mais uma vez aprontou para cima do rival, e com gol de Rafael à apenas 6 minutos do fim do jogo, bateu os Reds por 1x0. O Omiya com 35 pontos, está 6 pontos à frente do rival, que é o primeiro na zona da degola. Com a diferença de Reds e Kofu em apenas um ponto, a briga contra o rebaixamento promete ser quente e muito emocionante nas rodadas finais.

E para fechar a rodada, o clássico. Em casa, o Jubilo Iwata acabou derrotado por 2x1 pelo Kashima Antlers, que desta vez, com o melhor time possível em campo, sem as invenções do técnico brasileiro, Oswaldo de Oliveira, fez um belo jogo e mereceu a vitória. Mesmo sem marcar, os grandes destaques da partida, foram o jovem, Gaku Shibasaki, e os experientes Ogasawara e Nozawa, todos do Kashima, que abriu o placar com Yuzo Tashiro. O Jubilo empatou com Hidetaka Kanazono, mas apenas dois minutos depois, com um gol contra, o time de Ibaraki chegou ao 2º gol e garantiu a vitória. No entanto, ambos os clubes esperam pelo fim do campeonato, pois não brigam por nada. O Kashima é o sexto colocado, com 44 pontos, enquanto o Jubilo, é o nono, com 38.



Resultados:

Cerezo Osaka 0x4 Ventforet Kofu

Jubilo Iwata 1x2 Kashima Antlers

Yokohama F-Marinos 1x1 Sanfrecce Hiroshima

Vissel Kobe 1x1 Shimizu S-Pulse

Avispa Fukuoka 0x3 Vegalta Sendai

Nagoya Grampus 4x1 Gamba Osaka

Urawa Red Diamonds 0x1 Omiya Ardija

Kashiwa Reysol 1x0 Montedio Yamagata

Kawasaki Frontale 1x2 Albirex Niigata



Classificação:

1-Kashiwa Reysol.................59 pts

2-Gamba Osaka..................57 pts

3-Nagoya Grampus..............56 pts

4-Yokohama F-Marinos...........52 pts

5-Vegalta Sendai..................50 pts

6-Kashima Antlers...................44 pts

7-Sanfrecce Hiroshima...........43 pts

8-Shimizu S-Pulse.............41 pts

9-Jubilo Iwata.................38 pts

10-Kawasaki Frontale...........37 pts

11-Cerezo Osaka.................36 pts

12-Vissel Kobe......................36 pts

13-Albirex Niigata.................35 pts

14-Omiya Ardija..................35

15-Ventforet Kofu.................30 pts

16-Urawa Red Diamonds.........29 pts

17-Montedio Yamagata..........21 pts

18-Avispa Fukuoka.....................18 pts


Zona de classificação à Asian Champions League

Zona de rebaixamento



Artilharia:

16 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

15 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

13 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Nenhum comentário:

Postar um comentário