quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Convocação para os próximos jogos

O técnico da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, já definiu a convocação para os próximos jogos diante do Vietnã (amistoso) dia 07/10 e Tadjiquistão (esse pelas Eliminatórias) dia 11/10.
A equipe veio com algumas novidades, não caras novas, mas sim o retorno de jogadores já conhecidos.

Confiram a lista:

Goleiros: Eiji Kawashima (SK Lierse-Bélgica), Shusaku Nishikawa (Sanfrecce Hiroshima), Shuichi Gonda (F.C. Tokyo).

Defensores:
Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Yasuyuki Konno (F.C. Tokyo), Yuzo Kurihara (Yokohama F-Marinos), Yuto Nagatomo (Inter de Milão-Itália), Tomoaki Makino (1. FC Köln-Alemanha) Maya Yoshida (VVV Venlo-Holanda) e Masahiko Inoha (HNK Hajduk Split-Croácia).

Meias: Yuki Abe (Leicester City-Inglaterra), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Makoto Hasebe (Wolfsburg-Alemanha), Chikashi Masuda (Kashima Antlers), Hajime Hosogai (FC Augsburg-Alemanha) e Jungo Fujimoto (Nagoya Grampus).

Atacantes: Mike Havenaar (Ventforet Kofu), Tadanari Lee (Sanfrecce Hiroshima), Shinji Okazaki (Stuttgart-Alemanha), Shinji Kagawa (Borussia Dortmund-Alemanha), Genki Haraguchi (Urawa Red Diamonds) e Hiroshi Kiyotake (Cerezo Osaka).

Zacc anuncia os jogadores para os próximos compromissos (Foto: Sanspo)

As grandes ausências na lista são Atsuto Uchida, do Schalke 04, que ficou de fora por conta da lesão sofrida no último dia 27/09; o meia e estrela da seleção, Keisuke Honda do CSKA Moskva que só volta a jogar em 2012, Daisuke Matsui, sem as melhores condições físicas, e o atacante Takayuki Morimoto, que por um "acordo de bons amigos" não foi convocado.

A diretoria do clube em que ele atua, o italiano Novara, pediu gentilmente à Zaccheroni que ele não fosse convocado. A equipe que foi recém promovida à elite italiana pediu que o atacante ficasse na Itália, Zacc respeitou.

A boa notícia é que Yuto Nagatomo retorna ao time e reforça a lateral esquerda.

As grandes novidades são o retorno de Kengo Nakamura (que por um baita azar ficou de fora dos primeiros jogos por ter se lesionado nos treinos) e do meia do Nagoya Grampus, Jungo Fujimoto, que desde o fim da Copa da Ásia não é chamado.

Na Copa Nabisco, Yokohama F-Marinos e Urawa Red Diamonds garantem suas vagas, Shimizu S-Pulse decepciona

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, aconteceram os jogos de volta da segunda fase da Yamazaki Nabisco Cup, a Copa Nabisco, ou se preferir, a Copa da Liga do Japão. Mantendo a vantagem conquistada nos jogos de ida, Yokohama F-Marinos e Urawa Red Diamonds garantiram o avanço às Quartas de Finais do torneio. O Shimizu S-Pulse, em temporada decepcionante, fez jus a temporada, e... decepcionou, perdendo por 3x1 para o Albirex Niigata e dando adeus a competição. E o rival do Shimizu, o Jubilo Iwata, para fazer a noite completa para seus torcedores, despachou o Vegalta Sendai por 3x0 em casa, e garantiu a vaga na próxima fase. As Quartas de Finais já serão disputadas no meio da semana que vem, mais precisamente, na quarta-feira, 5 de outubro, e além dos 4 classificados oriundos da 2ª fase eliminatória, estarão na briga os 4 clubes que representaram o Japão na Asian Champions League: Gamba Osaka, Cerezo Osaka, Nagoya Grampus e Kashima Antlers, infelizmente, todos já foram eliminados da competição continental.


Confira agora, como foram os jogos de volta da 2ª fase eliminatória da Copa Nabisco:

Após a goleada no jogo de ida por 4x0 em casa, o Yokohama F-Marinos entrou relaxado em campo contra o Kawasaki Frontale, e desde o início, apenas administrou a vantagem. Porém, mesmo com tranquilidade, quem abriu o placar foi o time de Yokohama, com gol de Hiroyuki Taniguchi, aos 25 minutos. Mas o Frontale acordou, e empatou 15 minutos depois, com tento anotado por Yusuke Tasaka. No segundo tempo, o matador, Masashi Oguro, que vive grande fase, desempatou o jogo, fazendo 2x1 à favor do Marinos. Em busca ao menos da vitória, para sair da competição com honra, o técnico do Frontale, Naoki Soma, colocou o craque do time, Kengo Nakamura, em campo, e o meio campista mudou o jogo. O time de Kawasaki cresceu na partida, criou mais oportunidades, e nos últimos 5 minutos de jogo, conseguiu virar o placar com gols de Juninho e do habilidoso Koji Yamase, que por ironia, é ex-Yokohama F-Marinos. A vitória deixa o clima um pouco mais ameno em Kawasaki, visto que o Frontale vem melhorando e conseguindo vitórias nas últimas partidas, após uma fase negra com grande sequência de derrotas. Já o Marinos, mesmo com a derrota, sai feliz e com a classificação para às Quartas de Finais garantida. O adversário do time do gênio, Shunsuke Nakamura, na próxima fase, será o Kashima Antlers. O jogo promete e é um dos grandes clássicos do Japão.

Autor dos dois gols que deram a vitória e classificação aos Reds, Despotovic é agora, artilheiro da Nabisco ao lado de Oguro, com 3 gols (Foto: J-League Photos)

Já o Urawa Red Diamonds, outro clube que vinha com vantagem por ter ganho o jogo de ida por 2x0, não quis saber de relaxar, e com força total e um time muito ofensivo, venceu novamente o Omiya Ardija, desta vez por 2x1 e fora de casa. Com menos de 25 minutos, os Reds já venciam o jogo por 2x0, com dois gols do atacante Despotovic. Na etapa final, Shin Kanazawa diminuiu para o Esquilinho. Com a vitória, os Reds avançaram à próxima fase, onde irão enfrentar o Cerezo Osaka, num jogo que promete ser muito interessante e que vai ficar marcado por ser um duelo entre jovens estrelas nipônicas: Hiroshi Kiyotake, pelo lado do Cerezo Osaka; e Genki Haraguchi e Naoki Yamada pelo lado dos Reds.

O Jubilo Iwata após empate de 0x0 no jogo de ida, recebeu o Vegalta Sendai em seu estádio, o Yamaha Stadium, e somente a vitória interessava, pois empate com gols ou derrota, classificariam o Vegalta, e a tradicional celeste de Iwata, fez muito mais que isso: 3x0 fora o baile. Com um gol de Maeda, e dois do defensor Shuto Yamamoto, que veio do banco de reservas, o Jubilo venceu o Sendai e também garantiu passagem à próxima fase, onde enfrentará o Gamba Osaka, num grande clássico do futebol japonês.

E para deixar o torcedor da celeste de Iwata ainda mais feliz, o rival do Jubilo, o Shimizu S-Pulse, decepcionou, e foi derrotado por 3x1 pelo Albirex Niigata, dando adeus a competição. A eliminação foi ainda mais decepcionante porque no jogo de ida, os Magpies tinham vencido por 2x1. O detalhe é que tudo começou bem para o Shimizu, com o jovem Genki Omae abrindo o placar aos 25 minutos. No entanto, não passou de ilusão, e o Albirex virou com Bruno Lopes, Atomu Tanaka e Michael, garantindo a classificação e acabando com o sonho do time das estrelas lendárias, Shinji Ono e Naohiro Takahara. O adversário do Albirex na próxima fase será o atual campeão da J-League, o forte Nagoya Grampus.



Resultados dos jogos de volta da 2ª fase eliminatória:

Omiya Ardija 1x2 Urawa Red Diamonds (1x4 agregado)

Kawasaki Frontale 3x2 Yokohama F-Marinos (3x6 agregado)

Albirex Niigata 3x1 Shimizu S-Pulse (4x3 agregado)

Jubilo Iwata 3x0 Vegalta Sendai (3x0 agregado)

Em negrito, os clubes que avançaram às Quartas de Finais



Artilharia:

3 Gols:

Masashi Oguro - Yokohama F-Marinos

Despotovic - Urawa Red Diamonds



Como já foi mencionado anteriormente, os confrontos das Quartas de Finais já estão definidos. Os jogos serão no dia 5 de outubro, próxima quarta-feira, e o sistema é de jogo único, com o vencedor avançando às Semifinais.

Seguem os confrontos:

Kashima Antlers x Yokohama F-Marinos

Nagoya Grampus x Albirex Niigata

Gamba Osaka x Jubilo Iwata

Cerezo Osaka x Urawa Red Diamonds

F.C. Tokyo é líder isolado na J2, esquenta a briga pelo acesso

Na adiada 5ª rodada da J2, realizada nesta quarta-feira, 28 de setembro, o F.C. Tokyo venceu mais uma, dessa vez, 2x0 sobre o Giravanz Kitakyushu, e agora, é líder absoluto da 2ª divisão japonesa. Mas se por um lado, o campeão já parece definido, por outro, a briga pelo G3 de acesso fica mais quente a cada rodada. O JEF perdeu grande chance de entrar no G3 ao perder em casa, mas o Tokushima Vortis não perdeu a chance, venceu seu jogo, e voltou ao G3. O Consadole Sapporo continuou na segunda posição, e se manteve na zona de acesso. E o Sagan Tosu completa o quarteto que luta pelas duas vagas restantes para o acesso à J-League 2012, visto que o F.C. Tokyo mostra que uma vaga e o título já será dele. A rodada também marca a igualdade, agora, todos os clubes tem o mesmo número de jogos disputados: 27.


Confira agora, o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

Fanática torcida do F.C. Tokyo comemorou mais uma vitória neste meio de semana, e celebra o eminente título e volta à J-League (Foto: Aishiteru Tokyo)

O F.C. Tokyo não só se manteve na ponta da J2 ao vencer o Giravanz Kitakyushu por 2x0, como também se isolou na liderança, pois agora, têm 4 pontos à mais que o vice líder, Consadole Sapporo. Cada vez mais perto do título e de garantir à vaga na J-League 2012, o Glorioso que também vem jogando um futebol cada vez melhor a cada rodada, dominou mais uma vez seu adversário, e bateu o bom time do Giravanz com tranquilidade, com gols de Kenta Mukuhara e Lucas. E vale lembrar que, mais uma vez, o time da capital teve no banco, nomes como Naohiro Ishikawa, Daisuke Sakata e Genki Nagasato, provando a força do F.C. Tokyo. O Giravanz por sua vez, caiu para o décimo lugar com a derrota, mas continua sendo uma bela campanha para o time que disputa a J2 apenas pela segunda vez, tendo vindo da JFL (3ª divisão que é amadora) na última temporada.

Já a briga pelo G3 de acesso se concentra e fica mais quente a cada rodada que passa. Consadole Sapporo e Sagan Tosu que tinham jogos à mais, não jogaram no meio de semana. Tudo bem para o Consadole, que se por um lado viu o F.C. Tokyo se distanciar e abrir 4 pontos de vantagem, por outro, se manteve na zona de acesso. Já o Sagan, foi ultrapassado pelo Tokushima Vortis, que bateu o Roasso Kumamoto pelo placar mínimo, com gol de Akihiro Sato, e agora ocupa a quarta posição. O Vortis, novo terceiro colocado e membro do G3, têm 49 pontos, enquanto o Tosu, agora quarto colocado, têm 47 pontos somados. O Roasso por sua vez, é apenas o décimo primeiro, com 37. E fechando o quarteto que luta pelo acesso, o JEF United Ichihara Chiba vacilou e acabou derrotado em casa pelo Kyoto Sanga, no clássico da rodada, por 1x0. Yuya Kubo anotou o gol do Kyoto. Com a derrota, o JEF ocupa a quinta posição, mas está apenas dois pontos atrás do Tokushima Vortis, e à três do Consadole Sapporo. Os quatro clubes prometem brigar pelas duas vagas restantes ao acesso da J-League 2012 e protagonizar uma briga emocionante na J2 até a última rodada.



Resultados:

Ehime FC 0x0 Yokohama FC

JEF United Ichihara Chiba 0x1 Kyoto Sanga F.C.

Shonan Bellmare 2x0 Kataller Toyama

F.C. Tokyo 2x0 Giravanz Kitakyushu

Oita Trinita 0x0 Mito Hollyhock

Tokushima Vortis 1x0 Roasso Kumamoto

Tochigi SC 0x1FC Gifu

Gainare Tottori 1x1 Thespa Kusatsu



Classificação:

Foto: Soccerway

Obs: Os três primeiros garantem vaga na J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

13 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

12 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba

Takuma Abe - Verdy Tokyo

Cerezo Osaka é eliminado da Asian Champions League

Neste meio de semana, em partida realizada na terça-feira, o Cerezo Osaka viu sua vantagem ir para o espaço no duelo contra o Jeonbuk Motors, e foi eliminado da Liga dos Campeões da Ásia. Num jogaço, o Cerezo venceu o jogo de ida por 4x3, de virada, no Japão. Porém, com seu principal jogador, o jovem meio campista, Hiroshi Kiyotake, sem as melhores condições físicas, e num dia ruim, além de várias trapalhadas da defesa, o time de Osaka foi goleado por impiedosos 6x1 pelo time sul coreano, e deu adeus a competição. Além do jogo, a partida trouxe outros fatos: Com a derrota do Cerezo, o representante japonês no Mundial Interclubes, que será disputado no Japão, em dezembro, será o campeão da J-League. Outro fato, foi mais um lamentável episódio envolvendo a tragédia ocorrida na Terra do Sol Nascente no começo do ano. Desta vez, os torcedores sul coreanos protagonizaram um episódio lamentável, afirmando estarem felizes com o ocorrido no Japão em março.

Lee Dong-Gook foi o nome do jogo na goleada do Jeonbuk sobre o Cerezo Osaka (Foto: AFC)

Nem de longe, o Cerezo lembrou o time do jogo de ida. A vantagem era dos japoneses, que num jogo histórico, tinham vencido na primeira partida por 4x3, de virada, com grande atuação de Kiyotake. Porém, no jogo de volta, o que foi visto foi um show do atacante Lee Dong-Gook, que anotou 4 dos 6 gols do Jeonbuk, além de Kiyotake apagado, principalmente devido à lesão, que o impossibilitou de jogar seu melhor futebol, e também uma atuação abaixo da crítica de toda a defesa do Cerezo, principalmente, do goleiro que por ironia é sul coreano, Jin-Hyeon Kim. Com a Cerejeira de Osaka em péssimo dia, e o Jeonbuk jogando bem, não foi difícil para o time da casa construir a goleada e reverter a vantagem, garantindo a classificação. Além dos 4 gols de Lee, o brasileiro, Eninho, e Kim Dong-Chan marcaram para os sul coreanos, enquanto Rui Komatsu anotou o gol de honra do Cerezo. Com a derrota, o Cerezo está eliminado da ACL, e o representante japonês no Mundial será o campeão da J-League, visto que, o país-sede da competição internacional, sempre terá um representante no torneio.

O fato triste da partida, foi um péssimo exemplo da torcida do Motors. Alguns torcedores levaram ao estádio, faixas com os dizeres: "Nós celebramos a tragédia no Japão", em alusão ao terremoto acompanhado de tsunami no começo do ano, em março, que afetou a Terra do Sol Nascente. A péssima atitude, obviamente foi recebida como uma grande ofensa não só pelo Cerezo, mas pela embaixada e governo japonês. A atitude, que pode levar a mais um problema nas relações políticas, já tão desgastadas entre Japão e Coreia do Sul, já traz polêmica e discussões. A diretoria do Jeonbuk já pediu desculpas, e a KFA (Associação de Futebol da Coreia do Sul) enviou carta e um pedido de desculpas à JFA (Associação de Futebol do Japão). A JFA aceitou as desculpas, mas exige punição, assim como o governo nipônico. A AFC (Confederação de Futebol Asiática) ainda estuda o que fará em relação ao caso.