quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cerezo Osaka é eliminado da Asian Champions League

Neste meio de semana, em partida realizada na terça-feira, o Cerezo Osaka viu sua vantagem ir para o espaço no duelo contra o Jeonbuk Motors, e foi eliminado da Liga dos Campeões da Ásia. Num jogaço, o Cerezo venceu o jogo de ida por 4x3, de virada, no Japão. Porém, com seu principal jogador, o jovem meio campista, Hiroshi Kiyotake, sem as melhores condições físicas, e num dia ruim, além de várias trapalhadas da defesa, o time de Osaka foi goleado por impiedosos 6x1 pelo time sul coreano, e deu adeus a competição. Além do jogo, a partida trouxe outros fatos: Com a derrota do Cerezo, o representante japonês no Mundial Interclubes, que será disputado no Japão, em dezembro, será o campeão da J-League. Outro fato, foi mais um lamentável episódio envolvendo a tragédia ocorrida na Terra do Sol Nascente no começo do ano. Desta vez, os torcedores sul coreanos protagonizaram um episódio lamentável, afirmando estarem felizes com o ocorrido no Japão em março.

Lee Dong-Gook foi o nome do jogo na goleada do Jeonbuk sobre o Cerezo Osaka (Foto: AFC)

Nem de longe, o Cerezo lembrou o time do jogo de ida. A vantagem era dos japoneses, que num jogo histórico, tinham vencido na primeira partida por 4x3, de virada, com grande atuação de Kiyotake. Porém, no jogo de volta, o que foi visto foi um show do atacante Lee Dong-Gook, que anotou 4 dos 6 gols do Jeonbuk, além de Kiyotake apagado, principalmente devido à lesão, que o impossibilitou de jogar seu melhor futebol, e também uma atuação abaixo da crítica de toda a defesa do Cerezo, principalmente, do goleiro que por ironia é sul coreano, Jin-Hyeon Kim. Com a Cerejeira de Osaka em péssimo dia, e o Jeonbuk jogando bem, não foi difícil para o time da casa construir a goleada e reverter a vantagem, garantindo a classificação. Além dos 4 gols de Lee, o brasileiro, Eninho, e Kim Dong-Chan marcaram para os sul coreanos, enquanto Rui Komatsu anotou o gol de honra do Cerezo. Com a derrota, o Cerezo está eliminado da ACL, e o representante japonês no Mundial será o campeão da J-League, visto que, o país-sede da competição internacional, sempre terá um representante no torneio.

O fato triste da partida, foi um péssimo exemplo da torcida do Motors. Alguns torcedores levaram ao estádio, faixas com os dizeres: "Nós celebramos a tragédia no Japão", em alusão ao terremoto acompanhado de tsunami no começo do ano, em março, que afetou a Terra do Sol Nascente. A péssima atitude, obviamente foi recebida como uma grande ofensa não só pelo Cerezo, mas pela embaixada e governo japonês. A atitude, que pode levar a mais um problema nas relações políticas, já tão desgastadas entre Japão e Coreia do Sul, já traz polêmica e discussões. A diretoria do Jeonbuk já pediu desculpas, e a KFA (Associação de Futebol da Coreia do Sul) enviou carta e um pedido de desculpas à JFA (Associação de Futebol do Japão). A JFA aceitou as desculpas, mas exige punição, assim como o governo nipônico. A AFC (Confederação de Futebol Asiática) ainda estuda o que fará em relação ao caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário