quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Perebas: Mana Nakao - Um zagueiro duro... de assistir!

Nos últimos anos, o Japão revelou uma boa safra de zagueiros para o cenário nacional e mundial. Mas isso não importa muito, até porque o homenageado desta matéria com certeza NÃO fez parte desta boa safra. Sim, estamos falando do japonês negro, Mana Nakao!

Nakao em 2008 (Foto: Zweigen Kanazawa Official Website)

Em 2005, o Sanfrecce Hiroshima assinou com um jogador do Momoyama High School, e seu nome: MANA Nakao. Aí vocês perguntam: Por que MANA, com letras maiúsculas? Simplesmente porque Mana é nome feminino no Japão! É como se fosse você ter seu filho e colocasse nele, o nome de Carolina, Marcela, Joana ou Bianca... Mana que sabe jogar futebol mesmo é a Iwabuchi, das Nadeshikos! Engraçado que jogador de dupla cidadania no Japão tem tendência a não ser um dos melhores tecnicamente, exemplos de Robert Cullen, Eugene Killoran (este se aposentou sem jogar uma partida), Erikison Noguchi Pinto, Jun Marques Davidson, Dan Howbert, etc.. E pensar que outros "gringos" como Mike Havenaar, Tadanari Lee, Junnosuke Schneider, Sergio Ariel Escudero e Marcus Tulio Tanaka tiveram ou estão tendo um relativo ou grande sucesso no mundo da bola.

Com seu cabelo bagunçado e sua pele negra, Nakao ficou mais conhecido por esses fatores do que por sua "técnica". Em 2005, ele disputou uma partida da Emperor Cup e só! No fim de 2007, ano em que o Sanfrecce caiu para a J2, Mana foi dispensado pelo time. Pobre Nakao, será que não arrumaria outra equipe na carreira e acabaria por se aposentar precocemente? NÃO! Em 2008 nosso herói assinou com o Zweigen Kanazawa, na época, da Hokushin'etsu League, uma das 9 Ligas Regionais do Japão (4ª divisão) , que dão acesso para a JFL (3ª divisão), competição que o Zweigen conseguiu o acesso em 2009. Nakao foi titular em boa parte do torneio, chegando até a anotar alguns gols, mas cá entre nós... Liga Regional, até eu jogo.

Fazendo biquinho para o blog (Foto: Ameblo)

Mas novamente o destino foi cruel, injusto, feio e bobo com o nosso herói de cabelo avantajado. Com o fim da temporada de 2008, o Zweigen não renovou o contrato de Mana. Por que todos os times dispensam nossa fera? Bando de dirigentes ignorantes que não compreendem a categoria desta lenda do futebol. Só que em 2009, Nakao assinou com o Laranja Kyoto, time onde esbanja sua técnica e habilidade até os dias de hoje.
Um gentleman do futebol japonês, que quando se aposentar, será lembrado por toda a nação pela sua classe. Pegadinha do Mallandro. E para finalizar a matéria:

Vai à merda, Nakao!


CARREIRA:
2005-2007 Sanfrecce Hiroshima

2008 Zweigen Kanazawa
2009- Laranja Kyoto
SELEÇÃO JAPONESA:
NEM MORTO!!!

Japão começa bem caminhada rumo ao tri do Asiático Feminino Sub-19

Sonhando com o tri da Copa da Ásia Feminina Sub-19, o Japão começou bem a caminhada rumo ao título, que caso venha, fará da seleção feminina japonesa, a maior campeã disparada da categoria (sendo que as Young Nadeshikos com os dois títulos já conquistados, já são as maiores campeãs do torneio). Com um empate na estreia e duas vitórias na sequência, o Japão começou muito bem a caminhada rumo ao tri, e o detalhe é que nos 3 jogos, as atuais campeãs enfrentaram justamente os três grandes desafios após a Coreia do Norte: China, Coreia do Sul e Austrália, e se saíram bem, empatando com as chinesas, e vencendo os dois jogos seguintes. O Japão é o vice líder da competição, com 7 pontos, 2 atrás da líder Coreia do Norte, que é justamente, a favorita ao lado das jovens japonesas. No entanto, o título ainda está muito em aberto, pois a duas rodadas do fim, o Japão encara amanhã, justamente a Coreia do Norte, em confronto direto, e que deve decidir o título, e na última rodada, as Young Nadeshikos encaram o anfitrião Vietnã, lanterna e seleção mais fraca do torneio, que perdeu seus 3 jogos até aqui, enquanto as norte coreanas, fazem um clássico super disputado contra a Coreia do Sul, que estará brigando para ficar entre as 3 primeiras e se classificar para o Mundial Sub-20 do próximo ano. Ou seja, o título está em aberto para Japão e Coreia do Norte, e o jogo de amanhã vai pegar fogo.


Confira agora, um resumo dos 3 jogos das Young Nadeshikos até aqui:

Em jogo difícil, no último dia 6, o Japão estreou com um empate de 1x1 contra a China. O jogo foi muito difícil e disputado, e as Young Blues Ladies sofreram com a forte marcação e excesso de faltas das chinesas, que abriram o placar aos 29 minutos, com gol de Yao Shuangyan, em chute cruzado, sem chances para a goleira, Arisa Mochizuki. O Japão pressionou e lutou pelo empate, mas não conseguia o tento de igualdade. Quando tudo parecia perdido, aos 48min do 2º tempo, Haruka Hamada foi a heroína nipônica, empatando o jogo para as japonesas, aproveitando rebote após cobrança de falta de Yokoyama.

Kyokawa comemorou muito o gol que abriu o caminho da vitória sobre a rival Coreia do Sul (Foto: AFC Official Site)

No 2º jogo, no dia 8, mais uma pedreira. O Japão enfrentou no grande clássico asiático, a Coreia do Sul. Mas com grandes atuações de Kumi Yokoyama, Mai Kyokawa, Hanae Shibata e Nozomi Fukita, o Japão mandou na partida no segundo tempo, e sem maiores dificuldades, derrotou a rival por 3x1. Yokoyama, sem estar com 100% das condições físicas, começou no banco, e no 1º tempo, nada de gols, mas na 2ª etapa, após a entrada da atacante no intervalo, o Japão melhorou, e mandou de vez na partida. Após tabelar com Hamada, Kyokawa chutou forte para abrir o placar aos 14min. Dois minutos depois, foi a vez de Kumi Yokoyama. A jovem craque roubou a bola no campo de ataque, driblou uma adversária e deu um belo chute, acertando o ângulo direito da goleira adversária. Um golaço de Yokoyama! E ainda deu tempo para mais: Hanae Shibata, aos 34min, deu um chute despretensioso, a goleira falhou, e o Japão abriu 3x0 no placar. Com o jogo ganho, as Young Nadeshikos relaxaram, e aos 40min, Kim Ji-Hye, de cabeça, em cochilo nipônico após cobrança de escanteio, diminuiu para as sul coreanas. Mas de nada adiantou, o Japão segurou a vantagem, venceu por 3x1, e conquistou uma importante vitória sobre as rivais.

E na última rodada, no dia 10, em outro jogo difícil, o Japão bateu a Austrália por 1x0, com um golaço de Kyokawa. A atacante driblou duas marcadoras, invadiu a área e tocou no canto direito da goleira adversária, anotando um belo gol e dando a vitória ao Japão.

Na próxima rodada, que será a penúltima, as Young Blue Ladies enfrentam amanhã, a Coreia do Norte, em confronto direto entre vice líder e líder, que deve definir a campeã do torneio. O jogo sem favorito e que promete muito, será às 6h (horário de Brasília), no Thanh Long Sports Centre, em Ho Chin Min, Vietnã.


Classificação:

1-Coreia do Norte........... 9 pts

2-Japão........................7 pts

3-China.......................5 pts

4-Austrália...................3 pts

5-Coreia do Sul.............1 pt

6-Vietnã.....................0 pt


Zona de classificação ao próximo Mundial Feminino Sub-20

Japão vai em busca do tri no Asiático Feminino Sub-19

A seleção feminina sub-19 do Japão disputará no Vietnã, entre 6 e 16 de outubro, o Asiático Sub-19 Feminino, e as Jovens Nadeshikos, vão em busca do tri campeonato da competição. É a sexta edição do torneio, e com dois títulos, em 2002 e 2009 (o Japão é o atual campeão) as Young Blue Ladies são as maiores campeãs da competição. O Japão ainda foi vice em 2007, e 4º lugar em 2006. Uma das favoritas ao título ao lado da Coreia do Norte, o Japão conta com uma seleção talentosa no meio campo e ataque, e forte na defesa, com um estilo de jogo semelhante ao da seleção principal, que foi campeã da Copa do Mundo disputada no primeiro semestre deste ano.

Segue abaixo, a convocação do técnico, Hiroshi Yoshida, para o torneio:


Goleiras:

Rei Takenaka - INAC Kobe Leonessa

Sakiko Ikeda - Urawa Reds Ladies

Arisa Mochizuki - NTV Menina


Defensoras:

Momoko Sayama - Shizuoka Sangyo University Iwata Bonita

Riho Sakamoto - Urawa Reds Ladies

Yushika Nakamura - Kanto Gakuen University

Akane Saito - Urawa Reds Ladies

Haruka Hamada - Speranza FC Takatsuki

Naoko Wada - JFA Academy Fukushima

Rina Suzuki - Tokiwagi Gakuen High School


Meio campistas:

Nozomi Fujita - Urawa Reds Ladies

Hanae Shibata - Urawa Reds Ladies

Haruna Kawashima - JFA Academy Fukushima

Hikari Takagi - Tokoha Gakuen High School

Yoko Tanaka - JFA Academy Fukushima

Ayu Nakada - Tokiwagi Gakuen High School

Tomo Matsukawa - Osaka Toin High School

Chika Kato - Urawa Reds Ladies

Hikaru Naomoto - Fukuoka J. Anclas


Atacantes:

Kaeda Sato - HOYO Sukarabu FC

Kumi Yokoyama - Jumonii High School

Mai Kyokawa - Tokiwagi Gakuen High School

Nanami Seguchi - Waseda University


Kumi Yokoyama é o grande destaque das Young Blue Ladies (Foto: Reuters)

Os grandes destaques das Young Nadeshikos estão no meio campo e ataque: A dupla do Urawa Reds Ladies, Nozomi Fujita e Hanae Shibata, e Haruna Kawashima, da Academia da JFA em Fukushima, formam um trio de muito toque de bola, classe e criatividade. No ataque, Kumi Yokoyama, já conhecida de outros torneios de base, e por ter um feito um gol "à la" Maradona no último Mundial Sub-17 (do qual o Japão foi vice campeão), gol que inclusive, concorreu ao mais bonito da FIFA no ano passado, no prêmio "Puskas Award", e Mai Kyokawa, são duas grandes jogadoras e promessas para o futuro. Vale lembrar ainda que um grande destaque, Mina Tanaka, apontada como a próxima Mana Iwabuchi (embora tenha quase a mesma idade de Iwabuchi) ficou de fora do torneio devido à lesão, e foi substituída por Seguchi, uma boa jogadora.

Quanto a tabela, o Japão tem tudo para ser campeão. Os jogos difíceis serão contra Coreia do Sul, China e Austrália, jogos que embora difíceis, as Young Blues Ladies tem condições de vencer, e o jogo chave, que provavelmente vai valer o título, será contra a Coreia do Norte, na penúltima rodada. Vale lembrar que os três primeiros colocados, garantem vaga no próximo Mundial Feminino Sub-20, que será disputado no que vem.


Confira agora, a tabela de jogos do Japão:

06/10

Japão x China

08/10

Japão x Coreia do Sul

10/10

Japão x Austrália

13/10

Japão x Coreia do Norte

16/10

Japão x Vietnã

Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds vão decidir a Copa Nabisco

Kashima e Urawa vão decidir o título da Copa Nabisco (Foto: J-League Photos)

No último fim de semana aconteceram as Semifinais da Yamazaki Nabisco Cup, a Copa Nabisco, ou ainda, caso prefira, a Copa da Liga do Japão. Zebra é um termo muito forte, mas que foram surpresas as vitórias de Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds sobre Nagoya Grampus e Gamba Osaka, respectivamente, isso foram. Os 4 clubes são dos mais tradicionais do Japão, e os dois jogos são clássicos do futebol japonês, no entanto, Gamba e Nagoya brigam pelo título da J-League, e têm dois dos melhores times do país, enquanto o Kashima embora tenha um bom time, não faz boa temporada, e os Reds, têm muitos jovens de grande talento e potencial, e que vem se tornando realidade, mas vem em uma temporada decepcionante, ameaçado pelo rebaixamento na J-League e com um time inconstante. Por estes motivos, as vitórias de Kashima e Urawa e a classificação dos dois times à final da Nabisco Cup, são de certa forma, surpresas, porém, isso não tira o brilho da final, que promete ser um grande jogo, entre dois dos times mais tradicionais do país, que tem boas equipes, embora ambas não estejam em seus melhores momentos. Fato curioso é que os dois jogos foram bem parecidos: Devido aos jogos da seleção japonesa, os times (principalmente Gamba e Urawa) tinham desfalques de peso, as duas partidas tiveram o mesmo placar: 2x1, e jovens estrelas decidiram os jogos. Vale destacar ainda, que a Nabisco pode ser a salvação de Urawa e Kashima, que não brigam pelo título da J-League, nem por uma das vagas na ACL e ainda não sabem no que pode render a Emperor, fora que no caso do Kashima, o clube ainda foi eliminado precocemente da ACL, logo, a Nabisco pode ser o único título dos dois times no ano. Outro ponto interessante é que esta final da Nabisco será a terceira e o tira-teima entre os times, que já decidiram duas vezes o torneio, com uma vitória para cada lado.

Confira agora, o que aconteceu de melhor nas Semifinais da Copa Nabisco:

Umesaki foi o destaque da vitória dos Reds (Foto: J-League Photos)

Com desfalques de peso dos dois lados: O gênio, Yasuhito Endo, pelo lado do Gamba Osaka; e a jovem estrela, Genki Haraguchi, pelo lado dos Reds; ambos com a seleção japonesa, Urawa Red Diamonds e Gamba Osaka fizeram mesmo sem suas principais estrelas, um bom e emocionante jogo. O Gamba não contou ainda com Lee Keun Ho, atacante sul coreano, que estava com a seleção de seu país, e os Reds com outra jovem estrela, Naoki Yamada. Mas mesmo com os desfalques, o jogo foi muito bom e disputado, e as equipes fizeram uma boa partida para os espectadores, principalmente os quase 24 mil pagantes que foram ao Saitama Stadium 2002. E quem se deu bem na partida foram os Reds, que com grande atuação de outro jovem, Tsukasa Umesaki, venceram com autoridade, por 2x1. Os Reds, que criaram o dobro de chances de gol em relação ao Gamba: 18x9, abriram o placar justamente com Umesaki, que aproveitou rebote do goleiro, Fujigaya, após chute forte do artilheiro da Nabisco, Despotovic. O gol inicial foi marcado aos 21 minutos, e ainda no 1º tempo, aos 38min, o mesmo Umesaki fez bela jogada, driblou dois marcadores e chutou forte, a bola desviou em Escudero e entrou: 2x0 Urawa. Na segunda etapa, o Gamba foi para cima em busca do empate, mas perdeu muitas chances, as mais claras em cabeçada de Sota Nakazawa para fora, e em cobrança de falta de Sasaki, que passou rente a trave, no lance em que mostrou a falta que Endo faz ao time de Osaka, não só por ser especialista em bola parada, mas também, pela técnica, criatividade, e ser o principal articulador de jogadas do time. Mas o Gamba após perder boas oportunidades, conseguiu chegar ao gol com Otsuka, aos 48min, no entanto, já era tarde demais: Os Reds seguraram a vantagem, e avançaram a final da Nabisco, para emoção não só da torcida, mas principalmente, de Umesaki, que não foi titular em nenhuma da partida da J-League e ficou muito emocionado por ser o grande nome da vitória e classificação de seu time, além é claro, do reconhecimento da torcida e companheiros de time.

E o adversário do Urawa na final, será o Kashima, que na outra Semifinal, bateu o Nagoya Grampus também por 2x1. Praticamente sem desfalques de peso - o Nagoya perdeu Kennedy para a seleção australiana, mas o jovem, Kensuke Nagai, mais uma vez jogou em seu lugar, e fez com que os torcedores não sentissem a falta do grandalhão, e Tamada, lesionado, foi bem susbtituído por Mu Kanazaki, que volta de lesão, enquanto o Kashima não perdeu jogadores - os dois times protagonizaram um grande jogo, emocionante e com muitas chances de gol. Quem saiu na frente foi o time de Ibaraki, com gol do jovem atacante, Yuya Osako, logo aos 10min de jogo. Mas o Nagoya foi atrás, e à apenas 10min do fim, chegou ao empate com o experiente e excelente zagueiro, Marcus Tulio Tanaka. O jogo foi para a prorrogação, e quem brilhou foi mais um jovem, o meio campista, Gaku Shibasaki, que anotou o tento da vitória e classificação do Kashima à decisão.

A grande final da Nabisco será disputada no dia 29 de outubro, e será a terceira final do torneio entre as duas equipes. Nas anteriores, uma vitória para cada lado: Em 2002, vitória do Kashima por 1x0, com gol de Ogasawara, que é o atual capitão do time. Um ano depois, em 2003, veio o troco, com título e goleada dos Reds por 4x0, com gols de Emerson, Koji Yamase e Tatsuya Tanaka (2 vezes). Emerson está atualmente no Corinthians, Yamase defende o Kawasaki Frontale, e Tanaka ainda defende o Urawa. O Kashima vai em busca do seu quarto título da Nabisco, enquanto o Urawa, vai em busca do segundo.



Artilharia:

4 Gols:

Despotovic - Urawa Red Diamonds

3 Gols:

Masashi Oguro - Yokohama F-Marinos

2 Gols:

Yuya Osako - Kashima Antlers

Genki Haraguchi - Urawa Red Diamonds

+ 9 jogadores