quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds vão decidir a Copa Nabisco

Kashima e Urawa vão decidir o título da Copa Nabisco (Foto: J-League Photos)

No último fim de semana aconteceram as Semifinais da Yamazaki Nabisco Cup, a Copa Nabisco, ou ainda, caso prefira, a Copa da Liga do Japão. Zebra é um termo muito forte, mas que foram surpresas as vitórias de Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds sobre Nagoya Grampus e Gamba Osaka, respectivamente, isso foram. Os 4 clubes são dos mais tradicionais do Japão, e os dois jogos são clássicos do futebol japonês, no entanto, Gamba e Nagoya brigam pelo título da J-League, e têm dois dos melhores times do país, enquanto o Kashima embora tenha um bom time, não faz boa temporada, e os Reds, têm muitos jovens de grande talento e potencial, e que vem se tornando realidade, mas vem em uma temporada decepcionante, ameaçado pelo rebaixamento na J-League e com um time inconstante. Por estes motivos, as vitórias de Kashima e Urawa e a classificação dos dois times à final da Nabisco Cup, são de certa forma, surpresas, porém, isso não tira o brilho da final, que promete ser um grande jogo, entre dois dos times mais tradicionais do país, que tem boas equipes, embora ambas não estejam em seus melhores momentos. Fato curioso é que os dois jogos foram bem parecidos: Devido aos jogos da seleção japonesa, os times (principalmente Gamba e Urawa) tinham desfalques de peso, as duas partidas tiveram o mesmo placar: 2x1, e jovens estrelas decidiram os jogos. Vale destacar ainda, que a Nabisco pode ser a salvação de Urawa e Kashima, que não brigam pelo título da J-League, nem por uma das vagas na ACL e ainda não sabem no que pode render a Emperor, fora que no caso do Kashima, o clube ainda foi eliminado precocemente da ACL, logo, a Nabisco pode ser o único título dos dois times no ano. Outro ponto interessante é que esta final da Nabisco será a terceira e o tira-teima entre os times, que já decidiram duas vezes o torneio, com uma vitória para cada lado.

Confira agora, o que aconteceu de melhor nas Semifinais da Copa Nabisco:

Umesaki foi o destaque da vitória dos Reds (Foto: J-League Photos)

Com desfalques de peso dos dois lados: O gênio, Yasuhito Endo, pelo lado do Gamba Osaka; e a jovem estrela, Genki Haraguchi, pelo lado dos Reds; ambos com a seleção japonesa, Urawa Red Diamonds e Gamba Osaka fizeram mesmo sem suas principais estrelas, um bom e emocionante jogo. O Gamba não contou ainda com Lee Keun Ho, atacante sul coreano, que estava com a seleção de seu país, e os Reds com outra jovem estrela, Naoki Yamada. Mas mesmo com os desfalques, o jogo foi muito bom e disputado, e as equipes fizeram uma boa partida para os espectadores, principalmente os quase 24 mil pagantes que foram ao Saitama Stadium 2002. E quem se deu bem na partida foram os Reds, que com grande atuação de outro jovem, Tsukasa Umesaki, venceram com autoridade, por 2x1. Os Reds, que criaram o dobro de chances de gol em relação ao Gamba: 18x9, abriram o placar justamente com Umesaki, que aproveitou rebote do goleiro, Fujigaya, após chute forte do artilheiro da Nabisco, Despotovic. O gol inicial foi marcado aos 21 minutos, e ainda no 1º tempo, aos 38min, o mesmo Umesaki fez bela jogada, driblou dois marcadores e chutou forte, a bola desviou em Escudero e entrou: 2x0 Urawa. Na segunda etapa, o Gamba foi para cima em busca do empate, mas perdeu muitas chances, as mais claras em cabeçada de Sota Nakazawa para fora, e em cobrança de falta de Sasaki, que passou rente a trave, no lance em que mostrou a falta que Endo faz ao time de Osaka, não só por ser especialista em bola parada, mas também, pela técnica, criatividade, e ser o principal articulador de jogadas do time. Mas o Gamba após perder boas oportunidades, conseguiu chegar ao gol com Otsuka, aos 48min, no entanto, já era tarde demais: Os Reds seguraram a vantagem, e avançaram a final da Nabisco, para emoção não só da torcida, mas principalmente, de Umesaki, que não foi titular em nenhuma da partida da J-League e ficou muito emocionado por ser o grande nome da vitória e classificação de seu time, além é claro, do reconhecimento da torcida e companheiros de time.

E o adversário do Urawa na final, será o Kashima, que na outra Semifinal, bateu o Nagoya Grampus também por 2x1. Praticamente sem desfalques de peso - o Nagoya perdeu Kennedy para a seleção australiana, mas o jovem, Kensuke Nagai, mais uma vez jogou em seu lugar, e fez com que os torcedores não sentissem a falta do grandalhão, e Tamada, lesionado, foi bem susbtituído por Mu Kanazaki, que volta de lesão, enquanto o Kashima não perdeu jogadores - os dois times protagonizaram um grande jogo, emocionante e com muitas chances de gol. Quem saiu na frente foi o time de Ibaraki, com gol do jovem atacante, Yuya Osako, logo aos 10min de jogo. Mas o Nagoya foi atrás, e à apenas 10min do fim, chegou ao empate com o experiente e excelente zagueiro, Marcus Tulio Tanaka. O jogo foi para a prorrogação, e quem brilhou foi mais um jovem, o meio campista, Gaku Shibasaki, que anotou o tento da vitória e classificação do Kashima à decisão.

A grande final da Nabisco será disputada no dia 29 de outubro, e será a terceira final do torneio entre as duas equipes. Nas anteriores, uma vitória para cada lado: Em 2002, vitória do Kashima por 1x0, com gol de Ogasawara, que é o atual capitão do time. Um ano depois, em 2003, veio o troco, com título e goleada dos Reds por 4x0, com gols de Emerson, Koji Yamase e Tatsuya Tanaka (2 vezes). Emerson está atualmente no Corinthians, Yamase defende o Kawasaki Frontale, e Tanaka ainda defende o Urawa. O Kashima vai em busca do seu quarto título da Nabisco, enquanto o Urawa, vai em busca do segundo.



Artilharia:

4 Gols:

Despotovic - Urawa Red Diamonds

3 Gols:

Masashi Oguro - Yokohama F-Marinos

2 Gols:

Yuya Osako - Kashima Antlers

Genki Haraguchi - Urawa Red Diamonds

+ 9 jogadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário