terça-feira, 4 de outubro de 2011

Havenaar se empolga com oportunidade

O atacante do Ventforet Kofu, Mike Havenaar, está muito feliz por ter a grande oportunidade de ser titular no amistoso da seleção japonesa diante do Vietnã nesta sexta-feira.

"Isto é um verdadeiro sonho, e pensar que ano passado eu estava na J2 e agora concorro a artilheiro na primeira divisão e estou aqui na seleção, é algo mágico, indescritível" comentou Mike. Ele se dedicará muito e prometeu não decepcionar.

Havenaar feliz com grande chance na seleção (Foto: Sanspo)

O atacante estreou na seleção diante da Coreia do Norte pela primeira rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, por pouco não marcou, pois acabou por acertar o travessão na oportunidade.

Lembrando que Havenaar briga pela artilharia no Campeonato Japonês. O gigante têm 14 gols na J-League, um a menos que o artilheiro Joshua Kennedy, do Nagoya Grampus, artilheiro da competição com 15 tentos marcados. Mike que já foi artilheiro da temporada de 2010 da J2, com 20 gols marcados.

Zaccheroni mais uma vez menciona 3-4-3 e com uma novidade: Havenaar de titular

Nos treinos da tarde desta terça-feira, Zaccheroni mais uma vez insisitu na temida e contestada tática do 3-4-3 que a imprensa, críticos e torcedores "amam" e que "funciona perfeitamente" na seleção.

Isso até não chamou muita atenção, o que realmente espantou foi ver o ataque com Kagawa e Okazaki pelos lados e Havenaar centralizado! Sim, o gigante pode começar jogando pelo menos contra o Vietnã.

Japão com novidades no time titular (Foto: Sponichi)

A excelente notícia é que Nagatomo está 100% e deu show nos treinamentos. Outro nome que treinou muito bem, foi a grande novidade da lista de Zacc, o defensor Hiroki Sakai.

Confirmado: Sakai substitui Kiyotake e já chama atenção nos treinos

Após o boato, a confirmação: Hiroki Sakai, 21 anos, lateral do Kashiwa Reysol e da seleção sub-22 japonesa, foi o escolhido para substituir o meio campista, Hiroshi Kiyotake, do Cerezo Osaka, que, contundido, não poderá defender a seleção principal japonesa nos compromissos contra o Vietnã (amistoso), no dia 7 de outubro, e Tadjiquistão (Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014), no dia 11 do mesmo mês. A escolha foi contestada por especialistas, mas apesar de tudo e das discussões, Sakai já começou a treinar com o grupo e tem ido bem.

Um dos destaques da seleção sub-22, Sakai vem impressionando nos treinos da seleção principal (Foto: Getty Images)

A escolha do técnico italiano dos Samurais Blues, Alberto Zaccheroni, por Sakai no lugar de Kiyotake, causou discussões, pois o lateral para o lugar do meio campista ofensivo, foi estranho, pois se por um lado, apenas Komano e Nagatomo para as duas laterais, sem reservas, era pouco, e neste quesito, foi correta a convocação de Sakai, por outro, com os desfalques de Honda e Matsui, e Zacc não ter chamado Ienaga, Inui, Miyaichi e Usami, o Japão tem poucos meias ofensivos, e agora, sem Kiyotake, e com um lateral sendo convocado para o seu lugar, os Samurais Blues tem ainda menos opções no setor.

Ao menos, o lateral, que é convocado para a seleção principal pela primeira vez (só defendeu a sub-22 anteriormente), chama a atenção nos treinos, mostrando personalidade e arrancando elogios de Zaccheroni. "É um jovem promissor e foi convocado porque tem potencial, e vem provando isso nos treinamentos" afirmou o treinador em entrevista coletiva.

Gamba Osaka segue na ponta da J-League

Faltando apenas 6 rodadas para o fim da J-League 2011, o Gamba Osaka venceu o clássico contra o Urawa Red Diamonds por 1x0 em casa, e se manteve na liderança do Campeonato Japonês. A cada rodada que passa, o time de Osaka e do craque, Yasuhito Endo, fica mais próximo do título. Porém, o caneco não está garantido, muito pelo contrário, apenas 1 ponto atrás do Gamba, o Kashiwa Reysol sonha em conquistar a J-League logo na temporada em que volta a disputar a elite do futebol japonês (o clube disputou e conquistou a J2 na última temporada), e nesta rodada, o time também venceu, batendo o Kashima Antlers num grande jogo, pelo placar mínimo, e fora de casa. Ainda brigando pelo título, mas um pouco mais atrás, estão Nagoya Grampus e Yokohama F-Marinos, que foram derrotados por Shimizu S-Pulse e Albirex Niigata, respectivamente, ambos fora de casa. Gamba, Reysol, Nagoya e Marinos não brigam apenas pelo título, mas também, pelas 3 vagas à Asian Champions League, a ACL, da próxima temporada. Já na parte de baixo da tabela, embora tenha vencido, o Avispa Fukuoka segue na lanterna da competição, e bem próximo do descenso. O Montedio Yamagata que ficou apenas no empate de 1x1 com o Jubilo Iwata, em casa, segue na zona da degola, e fechando o "Z3", está o Ventforet Kofu, que à apenas 2 pontos do Urawa Red Diamonds, ainda sonha em escapar da volta à J2, visto que veio da mesma na última temporada.

Confira agora, estes e outros destaques da 28ª rodada da J-League, que ocorreu neste fim de semana:

Gamba Osaka do craque, Yasuhito Endo, venceu mais uma, e segue líder da J-League (Foto: Reuters)

O Gamba Osaka segue na liderança do campeonato e rumo ao título e vaga na ACL. Num grande jogo, muito difícil e disputado, o time de Osaka bateu o Urawa Red Diamonds, em um dos grandes clássicos do Japão, por 1x0, com gol marcado por Lee Keun Ho. Com grandes atuações do gênio, Yasuhito Endo, que criou várias chances e deu belos passes e dribles, jogando com a habitual classe; Takahiro Futagawa, fundamental no meio campo; Lee Keun Ho, pelo gol; e Rafinha, se movimentando e dando trabalho à defesa dos Reds, o Gamba criou mais oportunidades e foi mais eficiente, conseguindo vencer pelo placar mínimo. Já os Reds, contaram com boas atuações dos jovens e excelentes, Yosuke Kashiwagi, Genki Haraguchi e Naoki Yamada, mas não conseguiram evitar a derrota do time, que segue próximo da zona da degola e ainda muito ameaçado de ser rebaixado, apenas 2 pontos à frente do Kofu, primeiro time na zona do desespero. O único ponto triste da vitória do Gamba, foi o lateral direito, que já defendeu a seleção japonesa por muitos anos, Akira Kaji, que sentiu uma lesão e deve desfalcar o Gamba por algumas semanas. Um desfalque e tanto para o time de Endo, principalmente agora, na parte mais importante e decisiva não só da J-League, mas da temporada, visto que o time de Osaka ainda está na briga na Nabisco e na Emperor.

Na cola do Gamba Osaka está o Kashiwa Reysol, que em jogo difícil, conseguiu bater fora de casa, o excelente time do Kashima Antlers, também por 1x0. O gol foi anotado por Masato Kudo, aos 31 minutos da primeira etapa. Embora o Kashima tenha jogado bem e criado boas chances, a conta da derrota pode ir para o técnico brasileiro, Oswaldo de Oliveira, que mais uma vez errou na escalação do time de Ibaraki, ao deixar Ogasawara, Shibasaki, Araiba e Yuya Osako no banco de reservas. O time criou mais chances que o Reysol, mas poucas chances de real perigo, enquanto o Reysol com força máxima e boas atuações de Leandro Domingues, Jorge Wágner e da dupla de ataque, Junya Tanaka e Kudo, - este último, que marcou o gol da vitória - venceu e segue na cola do Gamba, apenas 1 ponto atrás do time de Osaka, na zona de classificação à ACL, vice liderança, e ainda sonhando com o título. Já o Kashima, que faz campanha decepcionante, ocupa apenas a sétima posição.

Saudado pela torcida do Shimizu, Ljungberg foi um dos grandes nomes na vitória dos Magpies sobre o Nagoya (Foto: Reuters)

Completando a zona ACL, o Nagoya Grampus é o terceiro colocado, e num jogo muito bom, acabou derrotado fora de casa pelo Shimizu S-Pulse, que com grandes atuações do "Tensai" Shinji Ono, Ljungberg, Genki Omae e Toshiyuki Takagi, venceu o Nagoya por 2x0, e acreditem ou não, com certa facilidade. Uma metralhadora: Ono estava impossível, criando chances, dando belos passes, dribles e finalizando com perigo. Ljungberg em sua melhor partida desde que se juntou ao Shimizu, iniciou a jogada do 1º e deu a assistência para o 2º gol, após bela jogada, em que aplicou uma meia lua em seu adversário e cruzou para Alex marcar. Takagi deu uma canseira incrível na defesa do Nagoya. E Omae, além do primeiro gol, de cabeça, foi outro que infernizou a defesa do Grampus, que em dia ruim, principalmente pela ausência de Tulio Tanaka, não se encontrou. Uma metralhadora, porque o Shimizu finalizou 23 vezes ao gol, contra apenas 4 do Grampus. Um verdadeiro massacre dos Magpies, que merecidamente, venceram por 2x0. No entanto, não mudou muito o panorama do inconstante Shimizu, que segue na oitava posição. Já o Nagoya - que além do mérito do Shimizu, perdeu por uma fraca atuação de sua desfalcada defesa, do meio campo que não se encontrou, devido à péssimas atuações de Fujimoto e Ogawa, e do ataque que foi inexpressivo na partida, com o artilheiro, Kennedy, bem marcado, e com Tamada, que pode ser dúvida para os próximos jogos, jogando mal - se manteve na zona ACL, no 3º lugar, mas agora, à 4 pontos do líder Gamba Osaka.

Outro clube que briga pela vaga na ACL e pelo título, o Yokohama F-Marinos, também foi derrotado fora de casa, mas por 4x2 e pelo Albirex Niigata. Numa péssima apresentação do time, que sente cada vez mais a falta de seu craque e capitão, o gênio, Shunsuke Nakamura, o Marinos foi derrotado pelo Albirex, que com boa atuação do atacante, Cho Young Cheol, e de todo o time, abriu facilmente 3x0 e depois apenas administrou a vantagem, para terminar com a vitória por 4x2. Cheol, Gotoku Sakai, Michael e Bruno Lopes marcaram para o Albirex, enquanto o Marinos descontou com Kurihara e Amano. Em 4º lugar, o Marinos (que já está a 3 jogos sem vencer) está fora da zona ACL, mas à apenas 2 pontos do primeiro time na zona classificatória ao torneio continental, o Nagoya. Já em relação ao título, a situação é complicada, pois o Tricolore está à 6 pontos do líder, Gamba Osaka. O Albirex por sua vez, sem aspirações no campeonato, segue na décima terceira posição, em zona intermediária, apenas cumprindo tabela e esperando o término do torneio.

Outro clube que está sem seu craque (o que restou com as idas de Kagawa, Ienaga e Inui) Hiroshi Kiyotake, que está contundido, o Cerezo Osaka fez até um bom jogo, mas sofreu, e acabou derrotado por 2x1 pelo Vegalta Sendai fora de casa. Kodai Watanabe e Naoki Sugai marcaram para o Sendai, enquanto Rui Komatsu diminuiu para a cerejeira de Osaka. Em campanha surpreendente, mas com chances remotas de vaga na ACL, o Sendai é o quinto colocado. Já o Cerezo, em campanha mediana na J-League, e de olho na Nabisco e Emperor para salvar a temporada, é apenas o décimo primeiro.

Com grande atuação e um gol, Hisashi Jogo foi o nome da vitória do Avispa (Foto: J-League Photos)

Já na parte de baixo da tabela, o Avispa Fukuoka provou que o Omiya Ardija tem sérios problemas para vencer em casa, e derrotou o Esquilinho por 2x0, com gols de Matsuura e Jogo. A vitória (2ª seguida do time de Fukuoka) no entanto, não mudou o panorama do Avispa, que segue na lanterna e muito próximo da volta à J2, visto que o clube ainda está 11 pontos atrás do Urawa Red Diamonds, primeiro time fora da zona da degola. Já o Omiya, mesmo com uma campanha ridícula, segue à 5 pontos da zona de rebaixamento, na 14ª posição.

Penúltimo colocado, o Montedio Yamagata ficou no 1x1 com o Jubilo Iwata em casa, e é outro time que está bem próximo do rebaixamento. Shun Ito abriu o placar para os anfitriões, mas Ryoichi Maeda, aos 12min da segunda etapa, empatou o jogo para a tradicional celeste de Iwata. O resultado mantém o time de Yamagata na 17ª posição, à 8 pontos de sair da zona da degola. Já o Jubilo, apenas cumprindo tabela e pensando na Nabisco e Emperor, é o nono colocado.

E fechando a rodada, após a sequência que parecia interminável de derrotas, o Kawasaki Frontale chegou a 3 jogos invicto (2 vitórias e 1 empate) ao bater o Ventforet Kofu fora de casa por 1x0, com gol de Yu Kobayashi, e subiu para a 10ª posição, estando agora à 10 pontos da zona da degola. Com grande atuação do craque, Kengo Nakamura, que faz toda a diferença no time de Kawasaki, e também boas apresentações de Kobayashi, Koji Yamase e Juninho, o Frontale mereceu a vitória e deixou o Kofu em situação difícil. O quadro ainda é reversível, no entanto, faltando 6 rodadas para o fim do torneio, o Ventforet segue na zona de rebaixamento, à 2 pontos dos Reds, primeiro time fora da zona do desespero, mas que vive um momento melhor que o Kofu.



Resultados:

Montedio Yamagata 1x1 Jubilo Iwata

Ventforet Kofu 0x1 Kawasaki Frontale

Sanfrecce Hiroshima 1x0 Vissel Kobe

Albirex Niigata 4x2 Yokohama F-Marinos

Omiya Ardija 0x2 Avispa Fukuoka

Kashima Antlers 0x1 Kashiwa Reysol

Shimizu S-Pulse 2x0 Nagoya Grampus

Vegalta Sendai 2x1 Cerezo Osaka

Gamba Osaka 1x0 Urawa Red Diamonds



Classificação:

1-Gamba Osaka.....................57 pts

2-Kashiwa Reysol................56 pts

3-Nagoya Grampus.............53 pts

4-Yokohama F-Marinos.........51 pts

5-Vegalta Sendai..............47 pts

6-Sanfrecce Hiroshima...........42 pts

7-Kashima Antlers..........41 pts

8-Shimizu S-Pulse.............40 pts

9-Jubilo Iwata.................. 38 pts

10-Kawasaki Frontale............37 pts

11-Cerezo Osaka................36 pts

12-Vissel Kobe...............35 pts

13-Albirex Niigata..............32 pts

14-Omiya Ardija...............32 pts

15-Urawa Red Diamonds............29 pts

16-Ventforet Kofu...................27 pts

17-Montedio Yamagata.................21 pts

18-Avispa Fukuoka......................18 pts


Zona de classificação à Asian Champions League

Zona de rebaixamento



Artilharia:

15 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

14 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

13 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima