quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os renegados do Tio Zacca


Mais uma vez, o blog Futebol Nippon vem com uma matéria especial para você! Nosso querido leitor.
Como sempre, botamos lenha na fogueira e chegamos com mais um post crítico para o tio Zacca! Acho que nunca ficaremos satisfeitos com o desempenho do mago italiano no comando da seleção. *risos*
Aproveite o post e se divirta com a análise dos renegados.

Recentemente, o técnico Alberto Zaccheroni divulgou a lista dos convocados para a Copa das Confederações. O Torneio ocorrerá a partir do sábado dia 15/06 e o Japão enfrentará o Brasil no Mané Garrincha (Brasília) na abertura do torneio.

Após a classificação sofrida para a Copa do Mundo, tio Zacca divulgou a lista da Copa das Confederações sem surpresas (foto:JFA.or.jp)
O técnico da seleção japonesa não surpreendeu a ninguém e convocou a famosa “lista básica” que vem formando desde meados de 2011.
A maioria dos jogadores agradam os admiradores do futebol nipônico, principalmente no meio campo. Mas a defesa e o ataque ainda são um problema na seleção.
Apenas o técnico italiano enxerga Konno como um bom zagueiro titular e Maeda como o matador e finalizador na equipe. Além de convocar sempre Inoha e  Takahashi para fazer volume no banco de reservas. Opções que deixam os torcedores (principalmente os de fora do Japão) malucos.
A lista foi bem convocada. Mas Zacca poderia ter dado mais chance para outros jogadores que estão em melhor fase do que alguns da lista final do torneio.

Detalharemos agora boas opções que o titio italiano deixou de fora e razões para os atletas terem sido convocados.

Fiquem com a lista dos “injustiçados do tio Zacca” logo abaixo:

Mizumoto poderia ter recebido mais chances na seleção (foto: ameblo.jp)
Hiroki Mizumoto
Mizumoto não é um zagueiro de nível brilhante. Mas desempenha bem o seu papel na função. É o principal defensor do Sanfrecce Hiroshima, atual campeão japonês.
Apesar de não estar nas melhores das fases, ainda é melhor do que Konno e Inoha e poderia jogar na seleção.
Hiroki teve boa passagem na famosa “JEFleção” de Ivica Osim entre 2006 e 2007 e foi titular em alguns jogos.
Mizumoto também teve ótimas atuações nas seleções de base.
Após isso caiu no esquecimento e foi convocado apenas a partir de 2011 por Zaccheroni.


Desde os tempos que jogavam juntos no FC Tokyo, Morishige é melhor do que Konno. (foto:jfa)
 Masato Morishige
Já passou da hora de Morishige ser testado na seleção.
Já há um bom tempo ele vem desempenhando papel fundamental no FC Tokyo e ganhando destaque no cenário nacional. Além de jogar na defesa, pode atuar como meia defensivo também. Seria um ótima opção no lugar de Konno e Inoha que estão perdidos na lista do Japão.
Teve boas atuações nas seleções de base.


Shibasaki é uma das grandes revelações do futebol japonês. Já passou da hora de ser testado (foto:Mutsu Fotografia)

Gaku Shibasaki
      Com certeza é uma das maiores revelações do futebol japonês nos últimos anos.
Shibasaki é habilidoso, tem agilidade, passes precisos e chutes venenosos.
Além de saber atacar e defender muito bem. O futebol técnico e preciso lembra muito o de Hidetoshi Nakata. Já é uma realidade do futebol japonês e logo irá para a Europa. Poderia ter entrado no lugar de Takahashi na lista. O atleta é novo, tem apenas 20 anos. Seria ideal convocá-lo agora.
É o grande injustiçado no meio campo da lista dos renegados do tio Zacca.

Kakitani é um dos grandes nomes desde 2012 na liga. Apenas o tio Zacca não vê isso (foto:ameblo.jp)
Yoichiro Kakitani
Kakitani teve um começo de carreira fantástico! Fez muito barulho e marcou golaços na seleção sub-17 (inclusive do meio campo) entre 2006 e 2007 e foi cotado como a maior promessa do futebol japonês na época. Mas o meia-atacante sempre teve um temperamento de indisciplina e isso influenciou na carreira.
O próprio técnico Levir Culpi do Cerezo Osaka comentou que ele era um excelente atleta, mas não levava a carreira a sério. Apenas ano passado Kakitani amadureceu o suficiente para se tornar novamente um dos grandes nomes da J-League.
Inclusive marcou onze gols na temporada de 2012.

Atualmente, Kakitani já marcou nove gols em treze rodadas e é o artilheiro da competição. O jogador ainda é muito novo e tem 23 anos.
Poderia perfeitamente entrar no lugar de Maeda que sabe-se lá o motivo de ainda estar na seleção.


Toyoda tem feito o dobro de gols que Maeda faz e ainda não foi testado pelo tio Zacca (foto: j.league)
Yohei Toyoda
Outro atleta que desde o ano passado Alberto Zaccheroni poderia ter testado e convocado algumas vezes na seleção.
O atacante ganhou visibilidade em 2010 quando marcou 13 gols na J2.
No ano seguinte, foi o artilheiro da competição com 24 gols e o principal responsável pelo acesso do Sagan Tosu à primeira divisão no ano.
Ano passado, anotou 19 gols e ajudou o Sagan a permanecer na J1.
Atualmente, já tem oito tentos anotados.
Seria outra opção no lugar de Maeda na lista final, pelo menos para ser reserva.
 
Essa nem precisa de legenda. Todo mundo já sabe (foto:jfa.or.jp)
Hisato Sato
Coitado do Sato, este aí ao lado de Tatsuhiko Kubo é um dos jogadores mais injustiçados de todos os tempos na seleção japonesa.
Apesar de ser um grande goleador, o atacante sempre fica de fora das competições.
Sempre faz boas participações na J-League e gols importantes (não a toa que foi o artilheiro ano passado com 22 gols) e na temporada atual já tem nove em treze rodadas.
Sato é tão zicado que passou pelas mãos de Zico, Osim, Okada , Zaccheroni e conseguiu ser injustiçado por todos os técnicos.
Ficou de fora das Copas do Mundo de 2006 e 2010 e das Copas da Ásia de 2007 e 2011. Além de agora ter perdido a oportunidade (injustamente) de jogar a Copa das Confederações este ano. Provavelmente ficará de fora da Copa do Mundo também.
É, parece que Maeda é imbatível na seleção (apenas para o tio Zacca).

Se você leitor concordar, discordar ou achou que faltaram mais nomes na lista dos renegados, postem, comentem e falem tudo o que pensam
O blog Futebol Nippon agradece a opinião de você leitor e acha muito importante sua interação com o veículo!
Mandem bala pessoal!

PS: Para quem ainda não sabe da lista
Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liège/Bélgica), Shusaku Nishikawa (Sanfrecce Hiroshima), Shuichi Gonda (FC Tokyo)

Defensores: Yasuyuki Konno (Gamba Osaka), Yuzo Kurihara (Yokohama Marinos), Masahiko Inoha (Jubilo Iwata), Yuto Nagatomo (Inter de Milão/Itália), Atsuto Uchida (Schalke/Alemanha), Maya Yoshida (Southampton/Inglaterra), Hiroki Sakai (Hannover/Alemanha), Gotoku Sakai (Stuttgart/Alemanha)

Meio-campistas: Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale), Makoto Hasebe (Wolfsburg/Alemanha), Hajime Hosogai (Hertha Berlim/Alemanha), Keisuke Honda (CSKA Moscou/Rússia), Hideto Takahshi (FC Tokyo)

Atacantes: Ryoichi Maeda (Jubilo Iwata), Shinji Okazaki (Stuttgart/Alemanha), Mike Havenaar (Vitesse Arnhem/Holanda), Takashi Inui (Eintracht Frankfurt/Alemanha), Shinji Kagawa(Manchester United/Inglaterra), Hiroshi Kiyotake (Nuremberg/Alemanha)