terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ligas Regionais - Última Fase

Finalmente a última fase das Ligas Regionais Japonesas de 2011 chegou, e quatro times brigam pelo lugar ao sol do futebol semi-profissional do Japão: Chegar na Japan Football League, a terceira divisão do futebol da Terra do Sol Nascente.

Confira quais são os times na disputa e como chegaram até aqui:

SC Sagamihara
O time do hoje presidente, Shigeyoshi Mochizuki, (ex-Nagoya Grampus, Kyoto Sanga F.C. , Vissel Kobe, JEF United Ichihara Chiba e seleção japonesa), este ano disputou a segunda divisão da Liga de Kanto e se sagrou campeão com 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Foi a equipe convidada pela JFA para a disputa da segunda fase onde terminou como 1º colocado no Grupo B (único time 100% da segunda fase) que também tinha Nara Club, Norbritz Hokkaido e o organizado Fukushima United. O Sagamihara é a única equipe das Ligas Regionais que está associada a J-League e que pretende disputá-la futuramente.

Hoyo AC Elan Oita
Os comandados do técnico brasileiro, Breno Henrique Valentim, tiveram dificuldades para passar de fase. Os bi-campeões da Liga de Kyushu passaram no sufoco em um Grupo C com Dezzolla Shimane, Kuroshio FC, campeão da Shakajin Cup, e a surpresa, Tokyo 23 FC, terminando a chave com 7 pontos, enquanto o vice, Tokyo 23, ficou com 6. O Hoyo é tido como o azarão da disputa.

Yokohama Sports & Culture Club
Mais uma vez figurando entre os 4 finalistas da "Chiiki League", o YSCC pretende fazer bonito desta vez, visto que nos 2 últimos anos, ficou em quatro lugar da Fase Final e com isso não conseguiu sequer disputar a repescagem da JFL. A equipe é tetra campeã da Liga de Kanto, sendo campeã em 2006, 2009, 2010 e 2011. Na segunda fase deste ano, o YSCC fez a melhor campanha entre os 2ºs colocados, em um Grupo A com Japan Soccer College, Banditonce Kakogawa e o Fujieda MY FC que terminou em primeiro.

Fujieda MY FC
Os campeões de Tokai contam com a experiência de alguns jogadores com passagem por equipes da J-League, entre eles, o zagueiro Toshihide Saito, ex-Shimizu S-Pulse e seleção japonesa. Fundado em 2004 como "Nelson Yoshimura Clube de Futebol" em homenagem póstuma ao ex-meia do Yanmar Diesel (Cerezo Osaka) e seleção japonesa, a equipe se tornou Fujieda MY FC após aquisição online de investidores através do MyFootballClub.com. A equipe que já foi treinada pela lenda Kunishige Kamamoto, foi a primeira do Grupo A, que contava com YSCC, Banditonce Kakogawa e Japan Soccer College. O time se classificou contra o Japan Soccer College na última rodada, com gol do brasileiro Alan, aos 43 minutos do segundo tempo.


JOGOS
1ª Rodada
02/12/2011 10:45 Fujieda MY FC x SC Sagamihara
02/12/2011 13:30 HOYO AC ELAN Oita x Yokohama Sports & Culture Club
-
2ª Rodada
03/12/2011 10:45 Fujieda MY FC x HOYO AC ELAN Oita
03/12/2011 13:30 SC Sagamihara x Yokohama Sports & Culture Club
-
3ª Rodada
04/12/2011 10:45 Fujieda MY FC x Yokohama Sports & Culture Club
04/12/2011 13:30 SC Sagamihara x HOYO AC ELAN Oita
NOTA: Horário nacional de Tóquio

As 4 equipes jogam entre si em turno único num espaço de 3 dias. Os 2 primeiros colocados garantem a vaga para a JFL em 2012 e o terceiro colocado disputa um play-off contra o 15º** da JFL.

* Se duas equipes da JFL conseguirem o acesso á J2, não terá repescagem de promoção/rebaixamento.
** Sony Sendai e JEF United não poderão jogar a Repescagem. O Sony, devido as dificuldades causadas pelo Terremoto/Tsunami do 11 de março não corre risco de rebaixamento este ano, já o time B do JEF anunciou a desistência do torneio.

Kagawa e Seto decidem e são destaque no fim de semana dos japoneses na Europa

No fim de semana dos japoneses na Europa, o grande destaque foram as belas atuações de Kagawa e Seto por Borussia Dortmund e FC Astra Ploiesti, respectivamente. Kagawa deu a assistência para o gol da vitória do Borussia, que briga pelo bi campeonato na Alemanha e colocou fogo na briga pelo título. Já Seto, marcou o gol da vitória do Astra, que faz bela temporada na Romênia. Boas atuações de Uchida e Hasebe nas vitórias de Schalke 04 e Wolfsburg em terras germânicas, o duelo entre Okazaki e Hosogai, também na Alemanha, e a volta de Honda aos gramados, foram outros destaques.

Confira o que aconteceu de melhor no fim de semana dos japoneses na Europa:

Kagawa foi fundamental na importantíssima vitória do Borussia Dortmund (Foto: Reuters)

Pela Bundesliga, em duelo de japoneses super importante, no jogo da rodada, em briga direta pela liderança, o Borussia Dortmund, de Shinji Kagawa, venceu fora de casa, o FC Bayern München, de Takashi Usami, por 1x0, e com a vitória, o atual campeão se manteve na vice liderança, com agora 26 pontos, apenas dois atrás do líder, que é o próprio Bayern de Munique. Kagawa, que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou até os 44 minutos do segundo tempo, quando foi substituído apenas para ganhar tempo. O craque teve bela atuação, dando belos dribles e passes, criando jogadas, se movimentando muito, quase marcando um golaço e ainda dando a assistência para o gol da vitória do Dortmund, anotado por Götze. Já Usami, que vem buscando seu espaço no clube bávaro, nem foi relacionado para a partida.


Hosogai e Okazaki duelam no jogo entre Augsburg e Stuttgart (Foto: Kyodo News)

Em outro duelo de japoneses, o VfB Stuttgart, de Shinji Okazaki, bateu o FC Augsburg, de Hajime Hosogai, por 2x1, e com o resultado, subiu para o 6º lugar, com agora 21 pontos e de volta à zona de classificação à UEFA Europa League. Já o Augsburg, continua na zona da degola, na lanterna do campeonato, com apenas 8 pontos, à 4 de sair do buraco. Okazaki que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Stuttgart, começou no banco devido à dores, e entrou aos 29 minutos do segundo tempo. O Ogro teve uma boa atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação e criando jogadas. Já Hosogai, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Augsburg, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O volante teve uma excelente atuação, marcando forte, roubando bolas, e criando jogadas ofensivas com bons passes, além de iniciar a jogada do gol do Augsburg.

Mais uma vez apenas no banco, Yuki Otsu viu o Borussia Mönchengladbach golear o Werder Bremen por 5x0, resultado que fez o seu time subir para a 3ª posição, com agora, 26 pontos, mesma pontuação do vice líder, Borussia Dortmund, de Kagawa, e à 2 pontos do líder, Bayern, de Usami.

Sem moral no SC Freiburg, Kisho Yano mais uma vez nem foi relacionado para o jogo, e seu time ficou no 2x2 com o Hertha Berlin, resultado que manteve o Freiburg na zona da degola, na 17ª posição, com 11 pontos, mas à apenas um de sair do buraco.

Já o jogo entre o 1. FC Köln, de Tomoaki Makino, contra o Mainz 05, foi adiado devido à tentativa de suicídio do árbitro da partida. O Köln é o 11º colocado, com 16 pontos e um jogo à menos em relação aos outros times do campeonato.

Enquanto isso, o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe, pôs fim ao jejum de 3 jogos sem vitória na Bundesliga e goleou o Hannover 96 por 4x1. Com a vitória, os Lobos subiram para o 12º lugar, com agora, 16 pontos. Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Wolfsburg, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O volante teve uma atuação muito boa, perfeito defensivamente, com bons desarmes e cortes, e muito bem ofensivamente, com dribles e bons passes.

Uchida teve boa atuação na vitória do Schalke 04 (Foto: Reuters)

E para fechar a rodada da Bundesliga, o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida também goleou. A vítima foi o Nürnberg, que tomou de 4x0 dos azuis reais. Com o resultado, o Schalke subiu para a 4ª posição, está na zona de classificação à UEFA Champions League, e soma 25 pontos, 1 à menos que o rival e vice líder, Borussia Dortmund, e 3 à menos que o líder, Bayern de Munique. Uchida que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time de Gelsenkirchen, foi titular e atuou durante toda a partida. O lateral-direito teve uma boa atuação, perfeito defensivamente, com posicionamento impecável, bons cortes, desarmes e antecipações, além de ir bem ofensivamente, com bons cruzamentos e passes.

Ainda na Alemanha, mas agora, pela 2ª Liga, o VfL Bochum de Takashi Inui perdeu a invencibilidade de 3 jogos ao ser derrotado pelo Energie Cottbus por 1x0. O resultado manteve o time na 11ª posição, com os mesmos 17 pontos. Inui que é o craque e titular absoluto dos azuis, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O meia teve uma boa atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação, e dando belos passes e dribles, além de criar boas jogadas.

Kawashima nada feliz na derrota do Lierse (Foto: Reuters)

Pela Belgian Pro League, o SK Lierse, de Eiji Kawashima, perdeu para o Mons por 2x1, resultado que fez o time cair para a 14ª posição, com os mesmos 12 pontos, mas o time continua na zona de play-off's para à UEFA Europa League. Kawashima que é o goleiro titular, capitão e peça fundamental do time, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. Kawashima teve boa atuação, com três boas defesas, seguro e liderando o time.

Já na Itália, Yuto Nagatomo, se recuperando de lesão, e Takayuki Morimoto, que operou o joelho e só deve voltar em 2012, desfalcaram seus clubes, onde são titulares absolutos: FC Internazionale Milano e Novara Calcio, respectivamente, na rodada da Liga Calcio. A Inter de Milão de Nagatomo, bateu o Cagliari por 2x1, e subiu para a 16ª posição, com agora, 11 pontos, mas segue decepcionando. Já o Novara, de Morimoto, perdeu para o Genoa por 1x0, e continua na zona da degola, na 19ª posição, com 7 pontos, à 3 de sair do buraco.

Na França, o Dijon FCO de Daisuke Matsui surpreendeu, e venceu o Bordeaux por 2x0, resultado que fez o time sair da zona da degola e ocupar a 17ª posição da Ligue 1, com agora, 14 pontos. Ainda contundido, Matsui que é o craque e titular absoluto do time, desfalcou a equipe.

Honda voltou neste fim de semana (Foto: Gabriel Pazini/Futebol Plus)

Já na Rússia, pelo Octogonal Final para título e vaga em competições europeias da Russian Premier League, o PFC CSKA Moscow de Keisuke Honda, perdeu para o Rubin Kazan por 2x1, resultado que manteve o time na vice liderança, com os mesmos 59 pontos, 3 atrás do líder, Zenit. Honda que é o craque e titular absoluto do time de Moscow, recuperado de lesão que o tirou de campo por 3 meses, voltou realmente antes do previsto, e foi titular, atuando durante toda a partida. O craque teve uma boa atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação e dando bons passes e dribles, além de criar boas jogadas.

Na Holanda, pela Eredivisie, a rodada não foi boa para os japoneses, que não venceram nenhum jogo. O FC Utrecht de Yoshiaki Takagi, que mais uma vez injustiçado, nem foi relacionado para a partida, ficou no 2x2 com o ADO Den Haag, resultado que manteve o time na 11ª posição, com 16 pontos.

Já o SBV Vitesse de Michihiro Yasuda, foi goleado pelo Feyenoord por 4x0, resultado que fez o time sair da zona de classificação à UEFA Europa League, caindo para o 8º lugar, com os mesmos 21 pontos. Ao menos, o time está à apenas 1 ponto da zona de classificação à UEL. Yasuda que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O lateral-esquerdo teve uma atuação razoável, sem falhas, mas sem criar grandes jogadas.

E para fechar a rodada da Eredivisie, o VVV Venlo da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, ficou no 2x2 com o Groningen, resultado que manteve o time na 17ª posição, na zona de play-off's do rebaixamento, com agora, 7 pontos e à 6 de sair da zona perigosa. Yoshida e Cullen, ambos titulares absolutos e ídolos no VVV, foram novamente titulares. Yoshida atuou durante toda a partida, enquanto Cullen, com dores, saiu aos 38 minutos da primeira etapa. Yoshida lento e num dia ruim, teve péssima atuação, falhando por lentidão, no lance que ocasionou o pênalti que originou o 1º gol adversário e novamente lento no lance do 2º. Já Cullen, em atuação igualmente ruim, não acertou uma jogada e ainda proporcionou dois perigosos contra ataques.

Seto marcou o gol da vitória do Astra, que faz bela campanha (Foto: FC Astra Ploiesti Official Site)

Já na Romênia, pela Romanian Liga 1, o FC Astra Ploiesti de Takayuki Seto, bateu o Concordia Chiajna por 1x0, resultado que fez o time subir para o 7º lugar, com agora 23 pontos, à apenas 2 da zona de classificação à UEFA Europa League. Seto que é um dos melhores jogadores, titular absoluto e capitão dos Black Devils, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. Seto teve uma bela atuação, perfeito defensivamente, com bons desarmes, cortes e antecipações, bem ofensivamente, com bons passes, dribles e lançamentos, e ainda marcando o gol da vitória do Astra, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Já na Inglaterra, pela Premier League, o Arsenal FC de Ryo Miyaichi, bateu o Norwich City, de virada, por 2x1, e com o resultado, se manteve na 7ª posição, com 22 pontos. Foi a 5ª vitória seguida dos Gunners, que somando Premier League, Champions League e Carling Cup, estão há 8 jogos invictos. O Arsenal está à um ponto da zona de classificação à UEFA Europa League e à 3 da UEFA Champions League. Miyaichi, jovem craque que vem buscando seu espaço no time, não foi relacionado para o jogo.

Ainda na Terra da Rainha, mas pela 2ª divisão, a Championship, o Leicester City FC, de Yuki Abe, bateu o Crystal Palace por 3x0, resultado que fez os Foxes subirem para o 8º lugar, com agora, 25 pontos, apenas 2 pontos atrás da zona de play-off's do acesso à Premier League. Abe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos Lobos Ingleses, se recuperando de lesão, começou no banco, mas entrou aos 31 minutos do segundo tempo. O volante teve uma atuação regular, com bons desarmes e passes.

Na Espanha, pela La Liga, o jogo entre o RCD Mallorca, de Akihiro Ienaga, contra o Granada, foi adiado. O Mallorca é o 16º colocado, com 10 pontos.

Pela Soproni Liga, o Ferencváros de Kazuo Honma, não saiu do 0x0 contra o Kaposvári, resultado que fez o time cair para o 11º lugar, com agora, 16 pontos. Ainda se adaptando ao novo clube, Honma ficou apenas no banco, sem entrar.

E fechando o fim de semana dos japoneses na Europa, pela Liga Croata, o HNK Hajduk Split, de Masahiko Inoha, foi derrotado pelo Lokomotiva por 1x0, resultado que manteve o time na vice liderança, com os mesmos 30 pontos, 10 atrás do líder, Dinamo Zagreb. Inoha que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, devido ao desgaste com os jogos pelo Japão, mais a cansativa viagem Croácia-Japão e Japão-Croácia, foi poupado e nem foi relacionado para a partida.