domingo, 14 de agosto de 2011

Hasebe tranquiliza Usami

Takashi Usami, jovem craque nipônico do FC Bayern München, ficou muito chateado com seu treinador, Heynckes, após ter sido substituído na vitória do clube bávaro sobre o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe, por 1 a 0, no último sábado (13/08), pela 2ª rodada da Bundesliga. O problema não foi ter sido substituído, mas sim, ter sido substituído depois de apenas vinte e um minutos em campo, visto que Usami tinha entrado aos vinte e quatro minutos do segundo tempo, e foi sacrificado para que o time tentasse segurar a vitória, aos quarenta e cinco minutos.


Usami não ficou feliz com a atitude de Heynckes (Foto by: FC Bayern München Official Site)

Usami não gostou da atitude do treinador, e se sentiu pouco importante no Bayern por isso. Porém, o capitão da seleção japonesa, o experiente meio campista, Makoto Hasebe, tranquilizou o jovem craque: "É um jogador de raro talento e técnica sensacional. Não se deve deixar abater por isso, afinal, o Bayern não apostaria nele se não soubesse de seu potencial. Essas coisas acontecem, ele deve levantar a cabeça e seguir em frente, tem talento e um belo futuro", afirmou o volante.


Hasebe: Usami deve levantar a cabeça e seguir em frente (Foto by: FC Bayern München Official Site)

Tomara que Usami tenha ouvido ou lido as palavras de Hasebe e siga em frente, pois realmente tem um grande futuro pela frente e não se deve deixar abater por isso, dando a resposta dentro de campo.

Cullen herda camisa de Honda no VVV Venlo!

Um privilégio. Após começar a temporada com a camisa número 20, Robert Cullen, atacante japonês do VVV Venlo, vai herdar a gloriosa camisa 10, já usada no clube por aquele que todos consideram o maior e melhor jogador da história do VVV, outro nipônico, mas este craque, Keisuke Honda.

Cullen herda a camisa 10 de Honda, após ter usado a 24 e a 20 no clube holandês.


Cullen é o novo camisa 10 do Venlo (Foto by: Sanspo / Kyodo News)

Tudo sobre o sábado e o domingo dos japoneses na Europa

O sábado e domingo dos japoneses na Europa não foi dos melhores. Poucos atuaram em tempo integral, e a maioria foi poupada por ter defendido a seleção japonesa no amistoso contra a Coréia do Sul no meio de semana. Infelizmente, muitos duelos entre japoneses poderiam ter acontecido, porém, quase nenhum deles se concretizou. Os destaques ficam por conta do duelo entre Hasebe e Usami na Bundesliga, em que Usami não ficou feliz com uma atitude tomada por seu treinador; o CSKA de Honda continuando líder na Rússia; Kawashima novamente capitão no Lierse; e o Vitesse de Yasuda humilhando o VVV Venlo de Yoshida e Cullen.

Confira agora, o sábado e o domingo dos japoneses na Europa:

Começando pelo boletim da Bundesliga, o atual campeão, o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, foi derrotado pelo Hoffenheim por 1 a 0, resultado que fez o BVB cair para a oitava posição, mantendo os seus três pontos. Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou até os trinta minutos do segundo tempo, quando foi substituído por cansaço (afinal, Kagawa atuou pelo Japão na vitória por 3 a 0 sobre a Coréia do Sul, na quarta-feira e fez as viagens: Alemanha-Japão, Japão-Alemanha). O craque teve boa atuação, dando belos dribles e passes, se movimentando muito, e ajudando na marcação, porém, jogou abaixo do nível normal.

Dortmund's Shinji Kagawa, right, and Hoffenheim's Sejad Salihovic, left, and Roberto Firmino challenge for the ball during the German first division Bundesliga soccer match betweenTSG 1899 Hoffenheim and Borussia Dortmund in Hoffenheim, Germany, Saturday, Aug. 13, 2011.

Mesmo muito marcado e cansado, Kagawa teve boa atuação, mas abaixo do nível habitual, e o Borussia Dortmund foi surpreendido e derrotado pelo Hoffenheim (Foto by: AP Photo)

O SC Freiburg de Kisho Yano também foi derrotado na rodada, o time de Yano sucumbiu perante o Mainz 05 por 2 a 1, resultado que fez o clube cair para a décima quarta posição, com apenas 1 ponto. Yano que normalmente é reserva do time, nem foi relacionado para o jogo.

Já nos duelos entre japoneses pelo campeonato alemão, o primeiro deles foi um verdadeiro massacre. O FC Schalke 04 de Atsuto Uchida goleou o 1. FC Köln de Tomoaki Makino por 5 a 1, resultado que fez o Schalke subir para o sétimo lugar, com agora 3 pontos, enquanto o Köln, se afundou de vez na lanterna, sem pontos e com um saldo negativo de 7 gols. Porém, o jogo acabou não tendo o esperado duelo nipônico, visto que tanto Uchida, quanto Makino, ficaram apenas no banco por suas respectivas equipes, e não participaram da partida.

Em outro duelo de japoneses na rodada, o FC Bayern München de Takashi Usami se recuperou da derrota na estreia ao bater fora de casa, o VfL Wolfsburg de Makoto Hasebe por 1 a 0, resultado que fez o Bayern subir para o décimo primeiro lugar, com agora 3 pontos, enquanto os lobos, com a mesma pontuação, caíram para o quinto posto na tabela. Assim como o Dortmund de Kagawa, e o Schalke de Uchida, os dois times estão à apenas 3 pontos dos líderes Mainz 05 e Hannover 96. Voltando ao jogo, Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O capitão da seleção japonesa teve uma boa atuação, bem posicionado defensivamente, com bons cortes e desarmes, e também bem ofensivamente, dando bons passes e chegando bem ao ataque. Já Usami, não teve a estreia mais feliz na Bundesliga. O jovem craque que busca seu espaço no gigante bávaro, entrou aos vinte e quatro minutos do segundo tempo, porém, foi substituído (isso mesmo!) aos quarenta e cinco minutos da etapa final. Usami não teve má atuação, se movimentou e buscou o jogo, fez uma estreia normal. A justificativa do técnico Heynckes, foi que ele substituiu Usami por Van Buyten para segurar a vitória, mas obviamente, o jovem craque não ficou nem um pouco feliz com a decisão do treinador.

Bayern's Franck Ribery of France, left, and Wolfsburg's Makoto Hasebe of Japan, right, challenge for the ball during the German first division Bundesliga soccer match between VfL Wolfsburg and FC Bayern Munich in Wolfsburg, Germany, Saturday, Aug. 13, 2011.

Hasebe lutou, mas os lobos saíram derrotados (Foto by: AP Photo)

Usami estreou, mas foi "sacaneado" por seu treinador (Foto by: Kyodo News)


Em mais um duelo de japoneses na rodada do campeonato alemão, o Borussia Mönchengladbach de Yuki Otsu ficou no empate de 1 a 1 com o VfB Stuttgart de Shinji Okazaki. O empate deixou as duas equipes com 4 pontos, à apenas dois dos líderes Mainz 05 e Hannover 96, sendo que o Borussia é o quarto, e o Stuttgart, o terceiro colocado. Por ter se recuperado à pouco tempo de lesão, participado da bela vitória do Japão sobre a Coréia do Sul, além é claro, da viagem de ida e volta (Alemanha-Japão), Okazaki foi poupado, e ficou apenas no banco pelo VfB. Já Otsu, ainda se adaptando ao novo clube, não foi relacionado para o jogo.

E fechando o boletim da Bundesliga, o FC Augsburg de Hajime Hosogai também empatou por 1 a 1, mas com o Kaiserslautern. O resultado deixa o Augsburg na décima terceira posição, com 2 pontos. Hosogai que luta por seu espaço no clube, começou no banco, e entrou aos vinte e oito minutos do segundo tempo. O volante teve uma atuação regular, sem comprometer, mas também, sem fazer alguma grande jogada.

Hosogai estreou na Bundesliga, mas o Augsburg saiu apenas com um empate (Foto by: Bleacherreport)


Já na Ligue 1, Daisuke Matsui segue sem ter o início de temporada dos sonhos com seu novo clube, o Dijon FCO. O craque que foi poupado por desgaste físico, não foi relacionado para o jogo, e viu seu clube ser derrotado pelo Toulouse por 2 a 0, resultado que mantém o Dijon na lanterna do torneio, sem pontos após duas rodadas.

Na Rússia, o craque Keisuke Honda e seu clube, o PFC CSKA Moscow, agradeceram ao Amkar Perm, ex clube de Seiichiro Maki, que arrancou um empate do Zenit, que foi fundamental para manter o CSKA na liderança da Russian Premier League, com agora 42 pontos, dois à mais que o próprio Zenit, que é o vice líder. Isso tudo porque o time de Moscow ficou no empate de 1 a 1 com o Rubin Kazan. Honda que é o craque e titular do time, não teve descanso e mordomia como alguns de seus companheiros por ter defendido o Japão apenas três dias antes contra a Coréia do Sul, e ter encarado a viagem de ida e volta. O craque foi novamente titular, e atuou até os treze minutos do segundo tempo, quando obviamente por cansaço, foi substituído. Honda teve uma boa atuação, com bons passes, dribles e chegando bem ao ataque, porém, abaixo do nível habitual.

CSKA de Honda abaixo do nível normal, ficou apenas no empate (Foto by: Reuters)


Resolvendo algumas pendências no Japão, Ryo Miyaichi não foi relacionado para o jogo, e seu clube, o Arsenal FC, ficou no 0 a 0 com o Newcastle, na estreia pela Premier League, resultado que deixa os Gunners na oitava posição, com um pontinho.

Também na Terra da Rainha, mas pela segunda divisão, a Football League Championship, o Leicester City FC de Yuki Abe não repetiu o bom desempenho da estreia, e foi derrotado pelo Reading por 2 a 0. A derrota fez o time cair para o décimo quinto lugar, com três pontos. Abe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos ingleses, assim como Honda, não teve mordomia, e também foi titular, porém, saiu no intervalo. O volante teve boa atuação, dando bons passes e iniciando bem as jogadas ofensivas, além de estar mais uma vez, perfeito defensivamente, porém, Abe demonstrou muito cansaço e desgaste, e como esperado, foi substituído.

Abe cansado, tentou ajudar, mas não impediu a derrota dos Foxes (Foto by: Getty Images)

Já na Eredivisie, em duelo de japoneses, melhor para o SBV Vitesse de Michihiro Yasuda, que goleou e humilhou o VVV Venlo de Maya Yoshida e Robert Cullen por 4 a 0. O resultado fez o Vitesse subir para o quarto lugar, com quatro pontos. Já o VVV, caiu para a décima sexta posição, na zona de play-off's do rebaixamento, com apenas um ponto. Yasuda que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Vitesse, curiosamente ficou no banco, e entrou apenas aos trinta minutos do segundo tempo. Yasuda entrou bem na partida, dando bons passes e cruzamentos, um belo drible em Cullen, e ainda ajudando na marcação. Já Yoshida e Cullen, ambos titulares absolutos do VVV, foram novamente titulares e atuaram durante toda a partida. Yoshida inclusive, assim como Honda e Abe, não teve descanso, mesmo tendo defendido o Japão contra a Coréia do Sul apenas três dias antes. Yoshida teve boa atuação, sem falhar nos gols, e bem defensivamente, salvando o VVV em alguns lances. Já Cullen, sumido, pouco apareceu.

Yoshida desolado após humilhação imposta pelo Vitesse de Yasuda (Foto by: VVV Venlo Official Site)


Já o FC Utrecht de Yoshiaki Takagi, ficou no 2 a 2 com o De Graafschap, resultado que fez o time subir para a décima posição, com agora 2 pontos. Takagi que ainda busca seu espaço no clube, ficou apenas no banco sem entrar.

E o SK Lierse de Eiji Kawashima não conseguiu ficar sem perder por muito tempo. Após empates nas duas primeiras rodadas da Belgian Pro League, o clube acabou derrotado por 2 a 1 pelo Mechelen, resultado que fez o time cair para a décima terceira posição, com os mesmos 2 pontos, mas ainda na zona de play-off's da UEFA Europa League. Kawashima que é o goleiro titular e se tornou capitão da equipe, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. O goleiro teve mais uma grande atuação, salvando o Lierse de um desastre maior e fazendo bem seu papel como líder da equipe. Sem culpa nos dois gols, Kawashima fez três belas defesas, e ainda mais uma, essa espetacular e em puro reflexo, salvando o time de um grande vexame.

Kawashima teve grande atuação, mas não impediu a derrota do Lierse (Foto by: SK Lierse Official Site)

Assim como Daisuke Matsui com o Dijon FCO, Kazuo Honma também não vive o melhor início de temporada com seu novo clube, o Vasas SC. Honma que nas primeiras cinco rodadas, participou (jogando todos os jogos) de quatro derrotas e um empate, devido a dores musculares, ficou apenas no banco sem entrar, e desta vez, viu o Vasas ser derrotado por 3 a 2 pelo Gyori ETO, e continuar sem vitórias na Soproni Liga. O resultado fez o time voltar para a zona de rebaixamento, na décima quinta posição, com apenas um pontinho, mas também, à apenas um ponto de sair do sufuco.

E fechando o sábado, domingo, e fim de semana dos japoneses na Europa, o HNK Hajduk Split de Masahiko Inoha bateu o Istra 1961 por 3 a 0, resultado que fez o Hajduk subir para a terceira posição da Liga Croata, com agora 9 pontos, na zona de classificação para a UEFA Europa League, e à apenas 3 pontos do líder Dinamo Zagreb. Inoha que vinha sendo titular do time croata, foi poupado devido à viagem Croácia-Japão, Japão-Croácia, para disputa do amistoso contra a Coréia do Sul, e não atuou.