quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Novo uniforme apenas no dia 26/12

A JFA anunciou oficialmente a data de lançamento dos novos kits da seleção para os anos de 2012 e talvez 2013 (ainda não se sabe se farão um uniforme especial para a Copa das Confederações).

A data ficou marcada para o dia 26/12, depois do Natal.

A Associação ressaltou que os modelos novos não tem nada a ver com que os estão circulando pela web e prometeu que irá surpreender no design. Será um dos uniformes mais lindos já produzidos pela Adidas e JFA.

As pré-vendas já começaram nos principais sites e lojas esportivas do país.


Novo uniforme promete (Foto: Divulgação/Site Oficial da Adidas no Japão)

Lendário Nakayama quer continuar na ativa

Um dos maiores jogadores da história do futebol japonês ainda não quer dizer adeus. Mesmo com 44 anos e sem ter atuado muito na temporada devido à dores no joelho, o lendário Masashi "Gon" Nakayama, afirmou que não vai se aposentar nem nessa, nem na próxima temporada! O atacante ex-seleção japonesa e Jubilo Iwata, atualmente no Consadole Sapporo, que conseguiu o acesso para à J-League 2012, afirmou nesta semana, em entrevista coletiva, que vai continuar na ativa por pelo menos mais dois anos.

Nakayama continua na ativa, para alegria dos fãs do futebol japonês (Foto: Reuters)

Nakayama com dores no joelho, pouco atuou em 2011, mas o lendário atacante tem muita vontade de continuar jogando futebol, o esporte que ama. "Amo jogar futebol e cada vez que entro em campo, é como se fosse um garoto realizando o meu sonho. Meu joelho dói muito e as dores foram fortes nesse ano, mas estou trabalhando forte e terei condições de jogar em 2012. Primeiro vou eliminar a dor, depois ficarei de pé para defender o Sapporo na J-League", afirmou Gon, muito emocionado.

Com muita experiência, Nakayama afirmou que vai ajudar o Sapporo no desafio da elite nipônica e que é grato ao clube. Em 53 jogos pela seleção japonesa, Gon marcou 21 gols e deixou gravado o seu nome na história do futebol nipônico. Ele foi o autor do primeiro gol japonês em Copas do Mundo, na derrota por 2x1 para a Jamaica, na Copa de 98. Gon ainda detém o recorde do hat-trick mais rápido da história do futebol, quando demorou apenas 3 minutos e 3 segundos para marcar 3 gols em Brunei, em jogo válido pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2002. O lendário atacante é ainda, com seus 21 gols, o 9º maior artilheiro da história da seleção, com 13 anos de serviços prestados aos Samurais Blues, entre 1990 e 2003. O matador foi ainda, campeão da Copa da Ásia de 92, a 1ª conquistada pelo Japão, e vice da Copa das Confederações de 2001.

Gon fez história na seleção (Foto: Reuters)

Por clubes, é impossível não ligar Nakayama ao Jubilo Iwata. A Celeste foi o único clube que Gon defendeu antes do Sapporo. O matador atuou pelo Jubilo entre 1990 e 2009, atuando em 419 partidas e marcando 207 gols. Nakayama conquistou com o Jubilo, a Asian Champions League de 99, a Super Copa da Ásia no mesmo ano e três vezes a J-League, em 97, 99 e 2002. O lendário atacante ainda recebeu diversos prêmios, entre eles, o de MVP da J-League, em 98; Artilheiro da J-League, em 98 e 2000; Best Eleven da J-League, em 97, 98, 2000 e 2002; Jogador Japonês do Ano, em 98 e esteve no All Star Team da AFC (Confederação Asiática de Futebol), em 99.

Finalmente! Novidades nas novelas da janela de transferências

As primeiras novelas envolvendo o futebol japonês na janela de transferências já começam a ter novos capítulos e devem se resolver já nos próximos dias.

As novidades do dia, além de novas especulações que já publicamos hoje, são os avanços nas negociações de Okada, Wagner Lopes, Yasuyuki Konno e Mike Havenaar.

Okada não tem pressa para se decidir, mas deve sair da aposentadoria e ser o técnico do Hangzhou em 2012 (Foto: Goal.com)

Takeshi Okada, ex-técnico da seleção japonesa, que obteve sucesso na Copa de 2010, foi ligado em uma possível saída de sua aposentadoria e um acerto com o Hangzhou, da China, na semana passada. Hoje, a novidade é que o treinador pode sim voltar a ativa e deve acertar nos próximos dias com o clube chinês. Okada está muito próximo de acertar com o Hangzhou, ele já está acertando as bases salariais (seu salário deve girar em torno de 1 bilhão de ienes por temporada) e já visitou o Centro de Treinamentos da equipe, além de conversar com diretores do clube. O treinador, em entrevista coletiva, afirmou que gostou tanto do CT, quanto das conversas com os diretores e que as chances de acertar com o clube chinês são altas, que ele só não acertou ainda por não estar com pressa para sair da aposentadoria e porque deve tomar uma decisão definitiva apenas na semana que vem, pois viajará para a Espanha neste fim de semana, para acompanhar o super clássico entre Barcelona x Real Madrid.

Tudo indica que Konno vai reforçar o Gamba Osaka na temporada 2012 (Foto: Getty Images)

Já o Gamba Osaka, que protagoniza duas novelas da janela e ainda está envolvido em várias outras especulações, deve apresentar dois reforços ainda nesta semana. Wagner Lopes, brasileiro naturalizado japonês, que defendeu os Samurais Blues na Copa de 98 e que deve substituir o lendário Akira Nishino, que se aposentou, como treinador da equipe, pode ser apresentado já nesta semana. O treinador parece ter chegado à um acordo com o clube e está apenas pensando nos últimos detalhes para viajar ao Japão. A outra boa notícia para os torcedores do Gamba, é que o time pode enfim, ter um bom zagueiro, que trará menos preocupações aos torcedores e ao time. Yasuyuki Konno, zagueiro da seleção japonesa e do F.C. Tokyo, que vem sendo muito especulado no time de Osaka, também parece ter chegado à um acordo com o clube (deve receber um altíssimo salário), já viajou à Osaka e está visitando escolas da cidade. Torcedores do F.C. Tokyo exibiram cartazes e pedem a permanência de seu capitão, o que parece ter feito o coração do zagueiro balançar, no entanto, Konno parece querer e muito, se transferir para o Gamba, segundo palavras do próprio jogador, em entrevista coletiva. "Sou eternamente grato ao F.C. Tokyo e passei os melhores dias e anos da minha vida no clube. Ser capitão de um time como o F.C. Tokyo é uma alegria imensa, e conquistar títulos, alegrando a fanática torcida também. Porém, gostaria de atuar no Gamba Osaka, seria uma excelente experiência. Também é necessário pensar no lado profissional", afirmou o jogador.

Havenaar, finalmente, está próximo de conhecer seu novo clube (Foto: Reuters)

E a última novidade das novelas que já vem durando mais de uma semana, é sobre o atacante Mike Havenaar, da seleção japonesa e do Ventforet Kofu. O gigante, que está na mira de três clubes japoneses e de vários europeus, e que com certeza, não fica no Kofu na próxima temporada, está cada vez mais perto do Vitesse, da Holanda, que já conta com um japonês, o lateral Michihiro Yasuda. O clube holandês já fez proposta oficial por Mike, mostra muito interesse e está na frente dos outros clubes na briga para contar com o jogador. No entanto, o Vitesse terá mais um rival. Além de todos os outros, mais um clube alemão, e que também conta com japonês no elenco, pretende contar com os serviços de Havenaar já em janeiro. Trata-se do VfL Wolfsburg, de Makoto Hasebe, que se junta ao Stuttgart, de Okazaki e ao Augsburg, de Hosogai, na briga entre os alemães que querem Mike, isso sem contar os vários outros clubes de olho no atacante.

Desmanche no Ventforet Kofu

Após as especulações sobre as saídas dos atacantes Mike Havenaar, para algum clube europeu (muitos estão na briga por Mike, além de três clubes japoneses) e Paulinho, para o Gamba Osaka, especulações que por sinal, estão bem próximas de se concretizarem, o Ventforet Kofu, que depois de ser rebaixado à J2 já deve perder seus dois atacantes titulares, já corre o risco de um desmanche, podendo perder um importante defensor e ainda mais jogadores. De acordo com publicação no portal "Yomiuri" de hoje, o próximo que pode deixar o clube é o defensor Yutaka Yoshida.

Yutaka Yoshida pode se juntar ao Shimizu S-Pulse (Foto: Divulgação/Site Oficial do Ventforet Kofu)

O jovem defensor, de apenas 21 anos, está na mira do Shimizu S-Pulse, que reforçando ainda mais o seu já forte elenco, pensa em levar Yoshida e como já foi visto em outra matéria, o atacante, artilheiro da J2 2011, Yohei Toyoda, do Sagan Tosu.

Yutaka Yoshida sempre defendeu o Ventforet Kofu, onde está desde 2008 e também defendeu a seleção japonesa no Mundial Sub-17 de 2007.

Shimizu S-Pulse mira artilheiro

Os Magpies querem reforçar ainda mais o seu ataque para 2012. Mesmo com um poderoso ataque, que já conta com o experiente Naohiro Takahara e os jovens e excelentes Genki Omae e Toshiyuki Takagi, além de um banco também muito bom, com outro bom jovem valor, Sho Ito e outro experiente, Yuichiro Nagai, o Shimizu quer reforçar ainda mais o setor, e para isso, pensa em contratar o artilheiro da J2 2011, Yohei Toyoda, isso de acordo com publicação de hoje do diário nipônico "Sponichi".

Toyoda está na mira do Shimizu (Foto: Reuters)

Toyoda, atacante de 26 anos, que foi artilheiro da J2 deste ano, anotando 23 gols, não é alvo somente dos Magpies, está na mira também, de outros clubes, como o Gamba Osaka, porém, quem demonstra maior interesse no jogador, é o Shimizu.

No Sagan Tosu desde 2010, não só por ser o artilheiro do torneio, mas também, pelas jogadas criadas e espaços que abria na defesa adversária, Toyoda foi vital no acesso do time, 2º colocado da J2 2011, à J-League 2012, no entanto, parece que ele não vai continuar no clube para a disputa da elite japonesa no ano que vem.

Antes de defender o Tosu, o atacante defendeu as cores do Kyoto Sanga F.C., do Montedio Yamagata e do Nagoya Grampus.