sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Hirai emprestado ao Albirex

O atacante Shoki Hirai, de 24 anos, que foi um dos artilheiros da J-League em 2010 pelo Gamba Osaka e curiosamente passou boa parte da temporada deste ano amargando o banco de reservas, jogará pelo Albirex Niigata em 2012.


De artilheiro em 2010 para reserva de luxo em 2011, Hirai buscará titularidade em Niigata (Foto: The Rising Sun News)

Será que pelo Albi, Hirai voltará a flertar com os gols ano que vem?

Sub-22 japonesa volta as atividades

Hoje pela manhã, o técnico da seleção sub-22 japonesa, Takashi Sekizuka, convocou 25 jogadores para o "Training Camp" de praxe da seleção, que começará na terça que vem, em Tóquio, e irá até o dia 15 de janeiro. Enquanto os 25 atletas convocados irão treinar no campo e fazer trabalhos específicos, Sekizuka irá conversar com os quatro atletas que atuam na Europa e não foram convocados: Takashi Usami, do Bayern de Munique; Yuki Otsu, do Borussia Mönchengladbach; Yoshiaki Takagi, do FC Utrecht; e Hiroshi Ibusuki, do Sevilla Atlético. O treinador convocou os atletas para conversar com eles sobre sua vontade de atuar pela sub-22, o empenho, e também, a concepção deles para com o time.

Sekizuka afirmou, em entrevista ao site oficial da JFA (Associação de Futebol Japonesa), que é maravilhoso essa oportunidade de treinamento. "É maravilhoso para nós termos esta oportunidade de treinar. Estou grato pela vontade e empenho dos jogadores na seleção, tanto individualmente, quanto coletivamente", afirmou o treinador.

Na lista de convocados, nenhuma surpresa. Sekizuka convocou praticamente todos os titulares e jogadores que vinham sendo chamados, entre eles: Hiroshi Kiyotake, Kazuya Yamamura, Shuichi Gonda, Shunsuke Ando, Yusuke Higa, Yutaka Yoshida, Hiroki Sakai, Naoki Yamada, Manabu Saito, Keigo Higashi, Kensuke Nagai, Yuya Osako e ainda Kenyu Sugimoto. Segundo o treinador, ele ainda teria convocado Gotoku Sakai, mais novo japonês na Europa, reforço do Stuttgart, de Okazaki, porém, preferiu deixar o jogador se adaptar ao novo clube. Já Mu Kanazaki e Gaku Shibasaki não foram chamados para descansarem.



Presente nas convocações da seleção principal e um dos grandes destaques da seleção sub-22, Kiyotake mais uma vez está presente na lista de convocados (Foto: Reuters)

O "Training Camp" serve como preparação para a fase final do Pré-Olímpico, que começa em fevereiro. O Japão, que lidera o seu grupo com 9 pontos e 100% de aproveitamento, tem pela frente na próxima rodada, a Síria, no dia 5 de fevereiro. Depois, os Young Samurais Blues encaram a Malásia, no dia 22 do mesmo mês, e fecham sua participação contra o Bahrein, no dia 14 de março. Caso vença a Síria na próxima rodada, o Japão já garante vaga nas Olimpíadas de Londres.



Segue a lista de convocados:

Goleiros:

Shuichi Gonda - F.C. Tokyo

Koki Otani - Urawa Red Diamonds

Takuya Masuda - Ryutsu Keizai University

Shunsuke Ando - Kawasaki Frontale



Defensores:

Yusuke Higa - Ryutsu Keizai University

Kazuki Oiwa - Chuo University

Daisuke Suzuki - Albirex Niigata

Yutaka Yoshida - Ventforet Kofu

Yuichi Maruyama - Meiji University

Hiroki Sakai - Kashiwa Reysol

Mizuki Hamada - Urawa Red Diamonds

Shohei Takahashi - Verdy Tokyo



Meio-campistas:

Hiroshi Kiyotake - Cerezo Osaka

Kazuya Yamamura - Ryutsu Keizai University

Naoki Yamada - Urawa Red Diamonds

Manabu Saito - Ehime FC

Keigo Higashi - Omiya Ardija

Kosuke Yamamoto - Jubilo Iwata

Hotaru Yamaguchi - Cerezo Osaka

Kyohei Noborizato - Kawasaki Frontale

Takahiro Ogihara - Cerezo Osaka



Atacantes:

Kensuke Nagai - Nagoya Grampus

Ryohei Yamazaki - Jubilo Iwata

Yuya Osako - Kashima Antlers

Kenyu Sugimoto - Cerezo Osaka

Novidades das transferências do futebol japonês

Mais um dia cheio de novidades sobre o futebol japonês. Hoje aconteceram ainda mais contratações, especulações e boatos, e, mais uma vez, você confere tudo aqui, no Futebol Nippon.

Confira as últimas novidades:

Jovem estrela nipônica pode aumentar o esquadrão nipônico na Europa

Após as idas de Mike Havenaar e Gotoku Sakai para o Velho Continente, mais um jogador japonês pode aumentar o número de nipônicos na Europa. Ele é Miki Takahara, jogador de 19 anos, das categorias de base do Nagoya Grampus. O jovem craque, que acabou de subir para o time principal do Nagoya, já pode deixar o clube para ir jogar na La Liga. De acordo com os diários "Yomiuri" e "Sponichi", Takahara está passando por um período de treinos e testes na Real Sociedad, e os dirigentes e a comissão técnica do clube se mostraram impressionados com o desempenho do atleta, que pode se juntar ao clube espanhol em janeiro.





Kimura é demitido do Marinos e Higuchi assume em seu lugar (Foto: J-League Photos)

Tricolore já tem novo comandante

Yokohama F-Marinos já tem novo comandante após demitir ontem, depois da eliminação nas Semifinais da Emperor Cup, o técnico Kazushi Kimura. Depois da derrota por 4x2 na prorrogação, após empate de 2x2 no tempo normal, Kimura, - ex-jogador que como meio-campista, defendeu o Marinos por 13 anos, durante toda a sua carreira profissional entre 1981 e 1994 (na época o time ainda era Nissan Motors e depois Yokohama Marinos) - foi demitido pelas duas temporadas decepcionantes a frente do Marinos, aumentando a seca de títulos do Tricolore para sete anos sem levantar um caneco sequer. Para o seu lugar, a diretoria apostou em outro ídolo do time, Yasuhiro Higuchi, que defendeu o clube na época de Nissan Motors entre 80 e 85. O Marinos também foi o único clube que Higuchi defendeu, em sua curta carreira de 5 anos. Embora também seja uma aposta da diretoria em um ídolo do passado com história no clube, ainda que sem um grande trabalho, Higuchi tem mais experiência como técnico do que Kimura, que teve seu primeiro trabalho como treinador, logo a frente do Marinos. Higuchi foi técnico do Montedio Yamagata entre 2006 e 2007, do Omiya Ardija em 2008, e do Yokohama F.C. em 2009, depois, ficou sem clube nos últimos dois anos.





Watanabe (D), que já fez dupla com Hirayama (E) nos tempos de High School, se junta ao F.C. Tokyo e reencontra amigo (Foto: Junko Kimura/Getty Images AsiaPac)

F.C. Tokyo reforça ainda mais seu time

Campeão da J2, de volta à J-League e finalista da Emperor Cup, com possibilidade de disputar a Asian Champions League no ano que vem, o time da capital, que decide no dia 1º de janeiro, a Emperor contra o Kyoto Sanga, já pensando em 2012 reforça ainda mais seu elenco. O Glorioso renovou com 6 jogadores e contratou Kazuma Watanabe, atacante de 25 anos que estava no Yokohama F-Marinos. Watanabe reforça o forte ataque do FCT, que já conta com Lucas, Roberto César, Daisuke Sakata, Sota Hirayama, Daiki Takamatsu e Tatsuya Suzuki. Vale lembrar, que o atacante já fez dupla com Sota Hirayama nos tempos de High School. Os jogadores que renovaram o contrato foram os titulares: Lucas (atacante), Sotan Tanabe (meia), Shuichi Gonda (goleiro da seleções sub-22 e principal japonesas), e os reservas Hitoshi Shiota (goleiro que quando Gonda está na seleção, é titular), Ryotaro Hironaga (goleiro do júnior) e Kohei Shimoda (meio-campista).



Shimizu S-Pulse pode perder a sua dupla de zaga titular, o que pode aumentar ainda mais o desmanche no Ventforet Kofu

Após a venda do australiano Eddy Bosnar para o Suwon Bluewings, da Coreia do Sul, o Shimizu S-Pulse pode perder mais um zagueiro, e assim, dar adeus a sua boa dupla titular de zaga. Kosuke Ota, de 24 anos, titular ao lado de Bosnar em 2011, está na mira de F.C. Tokyo, Urawa Red Diamonds e dois clubes europeus: o Bochum, de Inui, e o Twente, da Holanda. Caso se concretize a saída de Ota, os Magpies, que tentam a contratação de Yutaka Yoshida jovem e muito bom zagueiro do Ventforet Kofu, de 21 anos, farão de tudo para contratar o defensor, para reforçar sua defesa. Com isso, o Kofu, rebaixado à J2, estaria de vez, desmanchado, afinal, três atacantes: Mike Havenaar e Paulinho, titulares, e Yoshiro Abe, reserva importante que também atuou como meia e titular, já deixaram o clube. A transação é possível, afinal, o S-Pulse tem um ótimo elenco, está na elite e pode pagar mais, enquanto o Kofu, está na segunda divisão e não tem o poder financeiro dos Magpies. Com tudo isso, previsão de uma J2 fraca para o Ventforet no ano que vem, pois além de perder seus principais jogadores, não está se reforçando bem.



Reforço no Montedio Yamagata

Mesmo rebaixado à J2, o Montedio conseguiu contratar um bom reforço. Trata-se do atacante Masato Yamazaki, que estava no Sanfrecce Hiroshima e já defendeu entre outros clubes, o Gamba Osaka, participando inclusive, do Mundial Interclubes em 2008, quando ajudou o time de Osaka a conseguir o 3º lugar. O atacante de 30 anos, foi emprestado pelo período de uma temporada, mas com opção de compra em definitivo, afinal, o Sanf já conta para a posição, com Tadanari Lee, Hisato Sato, jogadores do júnior e ainda trouxe Naoki Ishihara.



Verdy Tokyo também se reforça

O time verde da capital também se reforçou. Um dos clubes mais tradicionais do país contratou em definitivo, o meia brasileiro Alex, que estava no Thespa Kusatsu.