terça-feira, 29 de novembro de 2011

Duelos entre japoneses na Alemanha e Borussia Dortmund, de Kagawa, liderando a Bundesliga, são os destaques do fim de semana dos japoneses na Europa

Como o próprio título já diz, os grandes destaques do fim de semana dos japoneses na Europa, foram os duelos entre japoneses na Alemanha, no maior deles, o grande clássico do país, entre o Borussia Dortmund, de Shinji Kagawa, contra o Schalke 04, de Uchida, clássico que causou mudança na liderança do Campeonato Alemão, agora, liderado pelo Dortmund, atual campeão, que segue rumo ao bi campeonato. Além do duelo entre Kagawa e Uchida, também houve duelo entre Hosogai e Hasebe. Outros destaques são as recuperações da Inter, de Nagatomo, e do Dijon, de Matsui, na temporada. Na Holanda e na Inglaterra, o fim de semana não foi bom, e Kawashima e Seto, continuam sendo vitais no Lierse e no Astra, respectivamente.

Confira o que aconteceu de melhor no fim de semana dos japoneses na Europa:

Kagawa comemora com Götze, o triunfo no clássico, que dá a liderança ao atual campeão Borussia Dortmund (Foto: Reuters)

Em duelo super importante na ponta da tabela da Bundesliga, no maior clássico da Alemanha, o Borussia Dortmund, de Shinji Kagawa, bateu o FC Schalke 04, de Atsuto Uchida, por 2x0, e com o resultado, o atual campeão do Campeonato Alemão, assumiu a liderança da competição, com agora, 29 pontos, mesma pontuação que o vice líder, Borussia Mönchengladbach, de Yuki Otsu, e 1 ponto à mais que o 3º colocado, Bayern de Munique, de Takashi Usami. Já o Schalke 04, caiu para o 5º lugar, com 25 pontos, e está na zona de classificação à UEFA Europa League, mas à apenas 1 pontinho da zona de classificação à UEFA Champions League. O Borussia Dortmund jogou com o meio-campo praticamente reserva, e com isso, Kagawa, craque e titular absoluto do time da muralha amarela, começou no banco, poupado (sim, por mais incrível que pareça, ele foi poupado no Derby), assim como Grosskretuz, outro titular. O craque entrou aos 33 minutos do 2º tempo, e deu alguns dribles e passes, mas pouco produziu. Já Uchida, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos azuis reais, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O lateral-direito teve uma atuação regular, com altos e baixos, tanto na defesa, quanto no ataque, mas sem nenhuma falha.

Vice líder com o mesmo número de pontos do líder, Borussia Dortmund, o Borussia Mönchengladbach, de Yuki Otsu, segue surpreendendo na temporada, e nesta rodada, bateu o 1. FC Köln, de Tomoaki Makino, por 3x0, fora de casa. Já o Köln, é 11º colocado, com 16 pontos e um jogo à menos. Acabou não sendo um duelo de japoneses, pois Otsu, com a seleção sub-22 nipônica, não foi relacionado para a partida. Já Makino, começou no banco, mas entrou aos 40 minutos da 2ª etapa. Sem tempo para nada, o defensor japonês nada produziu.

Augsburg, de Hosogai (D), bateu o Wolfsburg, de Hasebe (Foto: Getty Images)

Em outra partida, essa sim, um duelo de japoneses, o FC Augsburg, de Hajime Hosogai, surpreendeu, e encerrou a sequência de três derrotas seguidas e quatro jogos sem vitória, ao bater o VfL Wolfsburg, de Makoto Hasebe, por 2x0. O resultado não tirou o Augsburg da lanterna, porém, agora, o time está com 11 pontos e à 3 de sair da zona da degola. Já os Lobos, continuam no 12º lugar, com 16 pontos ganhos. Titulares absolutos e um dos melhores jogadores de suas respectivas equipes, tanto Hosogai, quanto Hasebe, foram novamente titulares em seus times. Hosogai atuou durante toda a partida, enquanto Hasebe, atuou até os 41 minutos do 2º tempo, quando foi substituído por cansaço. Os dois tiveram semelhantes e boas atuações, se movimentando muito, com bons desarmes, antecipações, marcação forte e bons passes e dribles.

O VfB Stuttgart, de Shinji Okazaki, acabou derrotado pelo Werder Bremen, por 2x0, e com o resultado, caiu para a 7ª posição, saindo da zona de classificação à UEL, mas ao menos, o time está à apenas 1 ponto da zona de classificação ao torneio continental. Okazaki, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do VfB, foi novamente titular e atuou até os 16 minutos do 2º tempo, quando foi substituído. O Ogro teve uma boa atuação, se movimentando muito, criando espaços e jogadas, e dando bons passes e dribles, mas abaixo do que pode render.

Injustiçado mais uma vez, o jovem craque Takashi Usami, não foi relacionado para a derrota do FC Bayern München para o Mainz 05, por 3x2, resultado que tirou a liderança dos bávaros, que caíram para o 3º lugar, com os mesmos 28 pontos, 1 à menos que o líder Borussia Dortmund e o vice líder Borussia Mönchengladbach.

Outro que não foi relacionado foi Kisho Yano, no empate de 1x1 do SC Freiburg com o Hoffenheim. O Freiburg é o 17º colocado, com 12 pontos, e está à 2 pontos de sair da zona da degola.

Ainda na Alemanha, mas pela 2ª Liga, o VfL Bochum, de Takashi Inui, foi massacrado pelo Eintracht Braunschweig, por 4x0. Com a goleada, o Bochum caiu para o 12º lugar, com os mesmos 17 pontos. Inui que é o craque e titular absoluto dos Azuis, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. Muito abaixo do que pode jogar, Inui teve uma atuação apagadíssima.

Nagatomo teve atuação razoável na vitória da Inter (Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images Europe)

Já na Itália, a FC Internazionale Milano, de Yuto Nagatomo, continua a se recuperar. Conquistando a 2ª vitória seguida, a Inter bateu o Siena por 1x0, fora de casa, e com o resultado, subiu para o 12º lugar, com agora, 14 pontos. Nagatomo que é um dos melhores jogadores e titular absoluto da esquadra nerazzurri, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma atuação razoável, bem tanto defensivamente, quando ofensivamente, mas sem alguma jogada brilhante.

Contundido, Takayuki Morimoto, titular absoluto e um dos principais nomes do Novara Calcio, desfalcou o time, mas o Novara conseguiu uma boa vitória por 2x1 sobre o Parma. Com o resultado, o time subiu para o 18º lugar, com 10 pontos, e está à um empate de sair da zona da degola.

Quem se recupera também, é o Dijon FCO, de Daisuke Matsui, que conquistou a 2ª vitória seguida na França. O time bateu o Nancy por 2x1, fora de casa, e com o resultado, subiu para o 12º lugar da Ligue 1, com agora, 17 pontos. Craque e titular absoluto do time, mas ainda lesionado, Matsui mais uma vez desfalcou o Dijon.

Kawashima salvou o Lierse de uma derrota mais elástica (Foto: SK Lierse Official Site)

Na Bélgica, o SK Lierse, de Eiji Kawashima, foi derrotado pelo Club Brugge, por 1x0, resultado que manteve o time na 14ª posição, na zona dos play-off's à UEFA Europa League, com os mesmos 12 pontos. Capitão, titular absoluto e peça fundamental do Lierse, Kawashima foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. A muralha japonesa teve uma atuação muito boa, sem culpa no gol sofrido e com boas defesas, duas fundamentais, e salvando o Lierse de uma derrota mais elástica.

Lesionado, o craque Keisuke Honda, desfalcou o PFC CSKA Moscow na derrota do time para o Anzhi, por 2x1, resultado que manteve o CSKA na vice liderança da Russian Premier League, com os mesmos 59 pontos, 6 atrás do líder Zenit. Foi o último jogo da RPL no ano. Agora, o torneio só volta no ano que vem, mais precisamente, no dia 02 de março.

Já na Holanda, a rodada não foi das melhores para os japoneses: Duas derrotas e um empate.

Começamos a Eredivisie com a derrota do VVV Venlo, da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, para o De Graafschap, por 2x1, resultado que levou o VVV à lanterna do Campeonato Holandês, com os mesmos 7 pontos, mas à apenas 1 de sair da lanterna e da zona direta de rebaixamento, e voltar para a zona de play-off's do rebaixamento, que parece ser novamente a realidade do time na temporada, visto que o Venlo já está à 6 pontos de sair da zona da degola e está há 4 jogos sem vitórias. Titular absoluto e ídolo da torcida, Yoshida foi novamente titular e atuou durante toda a partida. Já Cullen, também titular absoluto e ídolo da torcida, com dores, começou no banco e entrou aos 41 minutos da 2ª etapa. Yoshida teve atuação regular, sem falhar nos gols, bem defensivamente, mas sumido nas jogadas aéreas ofensivas. Já Cullen, sem tempo para nada, pouco produziu.

Outro derrotado, o FC Utrecht, de Yoshiaki Takagi, sucumbiu perante o AZ Alkmaar, por 2x0, resultado que fez o time cair para a 12ª posição, com 16 pontos. Takagi ficou apenas no banco sem entrar.

Yasuda, com novo estilo de penteado, teve boa atuação no jogo difícil do Vitesse (Foto: Reuters)

E fechando a rodada, o SBV Vitesse, de Michihiro Yasuda, ficou no 0x0 com o Twente, resultado que fez o time subir para o 7º lugar, com agora, 22 pontos, e voltar à zona de classificação para os play-off's da UEFA Europa League. Titular absoluto e um dos melhores jogadores do Vitesse, Yasuda foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma boa atuação, bem tanto defensivamente, quanto ofensivamente.

Na Romanian Liga 1, o FC Astra Ploiesti, de Takayuki Seto, ficou no 0x0 contra o Ceahlaul, resultado que fez os Black Devils caírem para o 9º lugar, com agora, 24 pontos, mas o time continua na briga por vaga na UEFA Europa League, afinal, está à apenas dois pontos da zona de classificação ao torneio continental. Capitão, titular absoluto e um dos principais jogadores do Astra, Seto foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma boa atuação, com bons passes, dribles e iniciando bem as jogadas ofensivas, além de ser fundamental na marcação.

Já na Espanha, pela La Liga, o RCD Mallorca, de Akihiro Ienaga, bateu o Racing Santander, por 2x1, resultado que fez o time subir para o 15º lugar, com agora, 13 pontos. Injustiçado nesta temporada, Ienaga ficou apenas no banco, sem entrar.

Pela Premier League, o Arsenal FC, de Ryo Miyaichi, empatou em 1x1 com o Fulham, resultado que manteve o time na 7ª posição, com agora, 23 pontos. O jovem craque Miyaichi, não foi relacionado para o jogo.

Ainda na Inglaterra, mas pela 2ª divisão, a Championship, o Leicester City FC, de Yuki Abe, também empatou, e também por 1x1, mas com o Portsmouth, resultado que fez os Foxes subirem para o 9º lugar, com agora, 26 pontos, à apenas 1 da zona de play-off's do acesso à Premier League. Contundido, Abe desfalcou os Lobos Ingleses.

Na Hungria, pela Soproni Liga, o Ferencváros, de Kazuo Honma, bateu o Diosgyory, um dos ex's-clubes de Honma, por 3x2, resultado que fez o tradicional clube do país de Puskas, subir para a 9ª posição, com agora, 19 pontos. Foi o último jogo da Soproni Liga no ano, pois o campeonato só voltará em 2 de março do ano que vem. Honma, que ainda está se adaptando ao clube, não foi relacionado para o jogo.

E fechando o fim de semana dos japoneses na Europa, o HNK Hajduk Split, de Masahiko Inoha, bateu o Sibenik, por 2x1, e se manteve na vice liderança da Liga Croata, com agora, 33 pontos, 8 à menos que o líder Dinamo Zagreb. Inoha, que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O defensor teve uma boa atuação, perfeito defensivamente e aparecendo bem em jogadas aéreas no ataque.