sexta-feira, 22 de junho de 2012

Especial 10 anos: Japão faz história

No dia 14 de junho, o Japão entra em campo diante da Tunísia para fazer o último e decisivo jogo do grupo H.
A seleção japonesa estava invicta e muito mais tranquila de que o adversário, até mesmo uma derrota classificava a equipe à segunda fase.
Já a Tunísia, precisava desesperadamente vencer para manter o sonho da classificação.
Jogadores fazem a festa após uma primeira fase impecável (foto by Tomikoshi)

Troussier escalou um time bem ofensivo para o duelo, com Suzuki e Yanagisawa no ataque, Ono e Nakata  pelas alas.
Myojin e Inamoto de médios centrais com Kazuyuki Toda como um porteiro por assim dizer da defesa japonesa, uma espécia de  meia bem recuado, literalmente para acabar com a palhaçada (e foi o que ele fez, foi a melhor partida do Ultraman no mundial, muito mais do que contra a Rússia).
A zaga foi a mesma, o trio Nakata Kouji, Miyamoto e Matsuda.

Os tunisianos vieram de forma mais cautelosa, apenas o craque Ziad Jaziri como homem de frente municiado por Ben Schour, Ghodhbane e Bouazizi.
A estrela do time Trabelsi comandava o sistema defensivo.
Hide mais uma vez fez a diferença, marcou um belo gol e foi o nome da partida. O coração da equipe foi o responsável por quase todas as jogadas da seleção no duelo. Um gênio. (foto by gettyimages/afp)

Como de costume, nada de gols na etapa inicial, no mundial todo o Japão deixou o melhor para o segundo tempo. Não por falta de competência, mas caprichosamente sempre um detalhe acabava atrapalhando.
Este é um fato muito curioso mesmo, em toda a primeira fase o Japão não fez ou não tomou gols.

Vendo que o esquema não surtia efeito, Troussier botou Ichikawa e Morishima no jogo e sacou  Yanagisawa e Inamoto que estavam mal e não produziram nada.
Em compensação, logo de cara o Japão marcou um gol no segundo tempo. Eram dois minutos jogados quando Nakata carregou a bola pelo lado direito e viu Suzuki na área, o zagueiro corta de um jeito medonho e a bola sobra para Hiroaki Morishima fuzilar para o gol.
Com o resultado, além de encerrar de forma invicta a primeira fase, o Japão terminaria na liderança do grupo, algo que nem mesmo os japoneses imaginaram antes da competição.
Morsishima foi fundamental na vitória, além de marcar um gol, criou boas jogadas e fez uma boa dupla com Hide no meio campo (acervo pessoal)

Só após ter tomada o gol, a Tunísia resolveu ir para cima e jogar bola, antes disso o time fez um primeiro tempo de dormir e começou a etapa final da mesma forma.
Eis que surge "o cara", em cada investida de Trabelsi, Ben Achour e Jaziri, Kazuyuki Toda crescia e desarmava todos os lances.
Toda jogou demais, foi o grande responsável por neutralizar o ataque da Tunísia, foi um xerifão e impecável na partida. Os jogadores tunisianos até reclamavam dele, mas Toda com toda sua "delicadeza" botava moral e intimava seus adversários. Dá-lhe Ultraman!
Toda encarando Trabelsi e acabando com a palhaçada! (acervo pessoal)

Aos 30 minutos, Daisuke Ichikawa que entrou na etapa final faz uma bela jogada mais uma vez pelo lado direito cruza e Hide Nakata manda para o gol com um forte cabeceio. A festa estava completa!
Pela pirimeira vez o Japão avança de fase em uma Copa do Mundo e ganha com dois gols de diferença uma partida. O melhor de tudo, como campeão do grupo. Campanha impecável.

Após o apito final, a alegria que começou no campo se espalha por todo o país, numa festa jamais vista pelo futebol, um dos momentos mais lindos que o esporte proporcionou no país.
A seleção em menos de 10 anos de muito investimento e treinamento já havia disputado duas copas e acabara de ir às oitavas de final.
O Japão chegou lá! E chegou jogando muita bola! Não como certos países que no apito e na falcatrua "bateu records e venceu" as partidas.
A muralha azul gritou do início ao fim, os guerreiros nas arquibancadas fizeram toda a diferença (acervo pessoal)

Pena mesmo  a festa ter durado apenas 4 dias, no dia 18 de Junho o Japão foi derrotado pela Turquia e deu adeus para o Mundial, mas de cabeça erguida! Mostrou para o mundo que tem time para dar medo e qualquer um e que pode bater de frente com todos! Aliás, o passar dos anos deu a resposta.
Em 2006 o resultado não foi bom, mas 2010 o mundo voltou a temer os japoneses.
Obrigado por 2002 Japão!
Fica aqui a homenagem ao grande Naoki Matsuda. Eterno em nossos corações.
Ele fez muita diferença no mundial, foi um verdadeiro guerreiro.Obrigado por tudo Matsuda san!
Lendas nunca morrem, com toda a certeza você e seus espírito de vencedor nos da inspirarão na vida, principalmente nos momentos mais difíceis, sabemos que você estará lá nos ajudando, grande Matsuda!