domingo, 7 de agosto de 2011

No domingo dos japoneses na Europa, Matsui faz estreia inesperada



No domingo dos japoneses na Europa, o grande destaque foi a estreia de Daisuke Matsui pelo Dijon FCO, estreia surpresa, visto que ninguém esperava que o craque, que foi apresentado apenas na quarta-feira, já jogaria hoje. Outros destaques foram: A estreia de Yasuda com o Vitesse na Eredivisie, e Inoha recuperando a titularidade no Hajduk. O domingo poderia ter sido melhor, pois apenas Inoha e Otsu comemoraram vitória, sendo que Otsu nem atuou, e pior, alguns nem jogaram, como foram os casos de Usami e do próprio Otsu, que poderiam ter protagonizado mais um duelo nipônico na Bundesliga.




No que poderia ter sido mais um duelo de japoneses no fim de semana, o FC Bayern München de Takashi Usami acabou derrotado em casa, na estreia na Bundesliga 2011/2012, pelo Borussia Mönchengladbach de Yuki Otsu, por 1 a 0. Com o resultado, o Bayern figura na décima segunda posição, sem pontos após a primeira rodada. O Bayern é o décimo segundo, apenas por ter tomado menos gols, pois está empatado com outras sete equipes em número de pontos e na última posição. Já o Borussia de Otsu, é o sétimo, com três pontos somados. Mesmo caso do Bayern: O Mönchengladbach é o sétimo pelo número de gols, porque em pontos, está empatado com sete equipes, e logo, lidera a Bundesliga em número de pontos junto com estes outros sete clubes. O jogo poderia ter sido um duelo de japoneses, mas não foi, porque nem Usami, nem Otsu, jogaram a partida. Usami ficou apenas no banco do Bayern, sem entrar, enquanto Otsu, nem foi relacionado pelo Borussia.


Japan Soccer Stars  Takashi Usami Takashi Usami Bayern JULY 26 2011  Football  Soccer Takashi Usami R of Bayern Munchen sits on the bench


Usami ficou no banco todo o jogo, e viu o Borussia de Otsu, derrotar o seu clube, o Bayern (Foto by: AFLO Images)


Já na Eredivisie, após um empate sem gols entre o VVV Venlo de Maya Yoshida e Robert Cullen, com o FC Utrecht de Yoshiaki Takagi, foi a vez do SBV Vitesse, de Michihiro Yasuda, também ficar no empate sem gols. O Vitesse enfrentou o ADO Den Haag, e não saiu do 0 a 0, resultado que após a primeira rodada, deixa o time na décima terceira posição com um ponto. Yasuda que é um dos melhores jogadores, e titular absoluto do Vitesse, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O lateral que jogou na esquerda, teve uma atuação muito boa. Yasuda foi bem defensivamente, com bons cortes e antecipações, além de posicionamento impecável, e também foi bem ofensivamente, dando belos dribles, passes, e cruzamentos.



Yasuda teve boa atuação, mas o Vitesse não saiu do empate na estreia (Foto by: Sanspo.com)


Já na Ligue 1, o inesperado aconteceu. O craque Daisuke Matsui, foi apresentado oficialmente como novo reforço do Dijon FCO apenas na quarta-feira, porém, hoje, na estreia do clube na Ligue 1, o craque já fez sua estreia oficial no novo clube. O Dijon estreou na elite francesa contra o Stade Rennes, e em casa, foi humilhado por um sonoro 5 a 1, resultado que deixa o time na lanterna do torneio após a primeira rodada, sem ponto somado. Matsui que foi contratado como grande reforço do time para a temporada e já é considerado o craque do Dijon, começou no banco (afinal, como mencionado, foi apresentado apenas na quarta-feira) e entrou aos vinte e um minutos do segundo tempo. Matsui teve uma boa estreia, se movimentando muito, dando belos dribles, partindo para cima dos adversários, dando bons passes, e ainda sendo responsável pelas bolas paradas do time, batendo todas as faltas e escanteios, porém, o craque não conseguiu impedir a goleada sofrida por seu novo clube.


Dijon's Japanese midfielder Daisuke Matsui (R) vies with Rennes' Senagalese defender Kader Mangane (L) during the French L1 football match Dijon vs Rennes, on August, 7, 2011 at the Gaston Gerard stadium in Dijon, eastern France.


Matsui fez uma boa estreia, mas não evitou a goleada (Foto by: Getty Images)


Na Croácia, o HNK Hajduk Split de Masahiko Inoha não se deixou abater pela eliminação na UEFA Europa League, e venceu pela Liga Croata, o Rijeka por 2 a 1, resultado que fez o time subir para a sexta posição, com agora 6 pontos. O Hajduk está à apenas três pontos do líder Dynamo Zagreb e da zona de classificação aos play-off's da UEFA Champions League. Já em relação à zona de classificação à UEFA Europa League, a diferença é de apenas um ponto. Inoha que vinha sendo titular do time em todas as partidas, mas não atuou no último jogo contra o Stoke pela UEL, voltou a ser titular neste jogo. O defensor atuou durante toda a partida, e seguro, com bom posicionamento, e bons e importantes cortes, desarmes e antecipações, teve boa atuação.



Inoha teve boa atuação na vitória do Hajduk (Foto by: FIFA.com)


Já nos amistosos que ocorreram envolvendo os japoneses na Europa, nenhum grande resultado.


O Novara Calcio de Takayuki Morimoto ficou no 0 a 0 com o Osasuna, no primeiro amistoso em melhor nível do clube na pré-temporada. Morimoto que vem sendo titular, fazendo boas partidas e marcando gols na pré-temporada, não atuou, pois o Novara já o liberou para viajar para o Japão, visto que o atacante foi convocado por Zaccheroni, técnico italiano dos Samurais Blues, para a disputa do amistoso contra a Coréia do Sul, na quarta-feira (10/08).


Outro clube que conta com japonês e disputou amistoso hoje foi o Aris Thessaloniki F.C., de Daisuke Sakata. O Aris enfrentou a Lazio, e acabou derrotado por 2 a 0. Sakata que é titular absoluto e um dos destaques do time grego, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. Daisuke teve uma atuação regular, brigando muito, se movimentando, dando passes e dribles rápidos, mas não conseguindo criar uma grande jogada.



Sakata brigou muito, mas não criou uma grande jogada (Foto by: Getty Images)

20ª rodada da J-League

A 20ª rodada da J-League ganhou destaque pela vitória do Kashiwa sobre o Marinos. Com a vitória, os amarelos jogaram o Yokohama para a segunda colocação na tabela.
A rodada também ficou marcada porque em todas as partidas foram feitas homenagens ao falecido Naoki Matsuda, todos os jogos tiveram um minuto de silêncio. A homenagem mais marcante foi no jogo do Marinos, onde no aquecimento, todos os jogadores do time azul entraram com a camisa do Mr Marinos.
Antes do apito inicial, Matsuda foi aplaudido de pé por todos nas arquibancadas do estádio do Reysol.

Jogadores entram com a camisa 3 do Mr Marinos (Foto by: J-League Photos)



Resultados:

Kashiwa Reysol 2x0 Yokohama F-Marinos

8’ Leandro Domingues (KSW)

66’ Jorge Wagner (KSW)

No duelo dos líderes, o Marinos se deu mal novamente, o Kashiwa deu o Double.

O time de Yokohama já havia se dado mal no turno, e agora voltou a perder para o Reysol, desta vez fora de casa e pelo mesmo placar.

O destaque da partida foi Leandro Domingues, que marcou o primeiro gol e ainda deu a assistência para o segundo, marcado por Jorge Wagner.

No aquecimento, todos os jogadores do Marinos entraram com a camisa 3 de Naoki Matsuda, e antes do início do cortejo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao Mr. Marinos, zagueiro mítico que atuou no Marinos por 15 anos.

Homenagem digna ao Mr. Marinos. O número 3 deverá ser aposentado (Foto by: J-League Photos)

Logo de cara, aos oito minutos, Leandro arriscou um chute rasteiro e se deu bem, o goleiro Ikura não alcançou, um belo gol do time da casa.

Leandro estava impossível, o camisa 10 deu um lindo passe para Jorge Wagner com categoria, chutar no cantinho e aumentar a vantagem dos amarelos.

O mito Nakamura quase diminuiu de falta, mas a bola caprichosamente bateu na trave. Apesar de ter pressionado bastante, o dia não era do Marinos, e a equipe azul que vinha numa sequência de mais de 7 jogos sem perder, acabou derrotada.

Com o resultado, o time caiu para o segundo lugar e joga semana que vem contra o Vissel Kobe fora de casa. O Kashiwa pega o Jubilo também fora de casa.


Vitória recolocou o Kashiwa na liderança, brasileiros fizeram a festa no "double" dos amarelos (Foto by: J-League Photos)


Nagoya Grampus 2x1 Jubilo Iwata

28’ Yoshizumi Ogawa (NGE)

73' Kensuke Nagai (NGE)

19' Kanazono Hidekata (JUB)

O clássico da rodada foi vencido de virada pelo Nagoya Grampus. Desta vez os goleadores Keiji Tamada e Kennedy não marcaram.

Jogando fora de casa, o Jubilo não se intimidou e saiu na frente do placar. Os campeões da Copa Suruga abriram o placar com Kanazono.

Porém, a alegria durou pouco tempo, e aos vinte e oito minutos, o meia Ogawa (cotado para a seleção nas próximas convocações, informação que você só encontra aqui no Futebol Nippon) empatou com uma bela finalização de pé esquerdo, num chute alto, sem chance para o mítico Kawaguchi.

Já na etapa final, Ogawa deu lindo passe para o jovem prodígio Kensuke Nagai finalizar para o gol e decretar a vitória para o Nagoya, que figura entre os líderes, mesmo tendo um jogo à menos.

O jovem talento Nagai enfim marcou (Foto by: J-League Photos)


Omiya Ardija 2x2 Vegalta Sendai

14’ Rafael (ARD)

40' Rodrigo Pimpão (ARD)

55' Shingo Akamine (VEG)

77' Naoki Sugai (VEG)

O Omiya começou bem contra o Sendai. Aos catorze minutos Lee Chun Soo (vulgo Tiririca Asiático) cruzou pela direita, o goleador Rafael dominou na área e com categoria, abriu o placar para os esquilos.

O estreante no time, Pimpão, aos quarenta minutos, ampliou o placar após receber belo passe de Rafael.

O segundo tempo veio, e o azar junto, pelo menos para o Omiya, que tomou o empate.

Aos dez minutos, Akamine diminuiu para os visitantes recebendo um belo cruzamento. E o empate veio aos trinta e dois minutos com Sugai.

Os esquilos deixaram escapar suas avelãs e ficaram no 2x2.

Sendai continua com boa campanha, desta vez arrancou mais um empate fora (Foto by: J-League Photos)


Gamba Osaka 2x0 Avispa Fukuoka

25' Rafinha (GAM)

75' Tatsunori Yamagata/contra (GAO)

O Gamba num daqueles “jogos previsíveis” venceu até por um placar magro o lanterninha Avispa.

O brasileiro Rafinha recebeu a bola de Futagawa na boca da área e bateu no cantinho para abrir o placar.

O segundo gol foi contra, o zagueiro do Avispa Tatsunori Yamagata empurrou para o próprio patrimônio.

Mesmo com um jogo à menos, o Gamba segue na cola da zona ACL e dos líderes, enquanto o Avispa, virtualmente rebaixado, é o lanterna.



Albirex Niigata 4x0 Shimizu S-Pulse

40 e 77' Michel (ALB)

67’ Cho (ALB)

90 + 4' Chiba (ALB)

O Albirex fez a lição de casa e ainda por cima tirou nota 10! A equipe humilhou o instável Shimizu no Big Swan.

Pelo começo do jogo, ninguém esperava um placar elástico, pois a partida estava truncada, muito pegada, e com poucos ataques.

Porém, aos quarenta minutos da primeira etapa, Michel abriu o placar para o time da casa.

Veio o segundo tempo e também mais gols, uma chuva deles. De cobertura, Cho anotou um lindo tento.

Mais uma vez o brasileiro Michel apareceu para decidir, bem posicionado na área, ele apenas recebeu a bola livre e tocou para o gol, aumentando a vantagem dos mandantes.

Para encerrar a cota dos donos da casa, Chiba aos quarenta e nove da etapa final completou de cabeça a cobrança de escanteio.

Foi a terceira derrota consecutiva do Shimizu, e um detalhe, todas foram por 4 a 0.

Albirex deu show, goleou e botou o Shimizu no chinelo (Foto by: J-League Photos)



Kawasaki Frontale 1x2 Cerezo Osaka

11’ Hiroshi Kiyotake (CER)

36’ Shu Kurata (CER)

64’ Kyohei Noborizato (FRO)

O Cerezo continua estranho na Liga, perde jogos toscos e ganha difíceis, o que foi o caso deste, em que a equipe de Levir Culpi visitou o Frontale e conseguiu um resultado incrível, no primeiro jogo sem Inui, agora mais um japonês na legião nipônica na Europa.

Ainda no primeiro tempo, o time abriu 2 a 0 com o jovem meia e novo recruta da seleção japonesa, Kiyotake, aos onze minutos, e depois com Shu Kurata, aos trinta e seis.

Na etapa final, aos dezenove minutos, Kyohei Noborizato diminuiu para os anfitriões.

Cerezo aprontou e derrotou Frontale fora de casa (Foto by: J-League Photos)


Urawa Red Diamonds 2x3 Vissel Kobe

47’ Tatsuya Tanaka (URD)

77’ Mazzolla (URD)

14 e 19' Yoshida (VIS)

90+3' Yoshito Okubo (VIS)

O Urawa pegou o Kobe em casa e se deu muito mal.

Em uma confusão na área, a bola sobrou para Yoshida, que com estilo estufou as redes para deixar os visitantes na frente aos catorze minutos.

Para piorar, o goleiro dos Reds, Kato saiu mal com a bola, e entregou de presente para Yoshida, que com toda a categoria, apenas bateu por cobertura para fazer 2 a 0.

A segunda etapa veio e o Urawa reagiu. Logo aos dois minutos, Tanakinha que acabara de entrar pegou a bola e chutou rasteiro no canto, o baixinho entrou com vontade e fez a diferença.

Outro que entrou na etapa final, o brasileiro Mazzolla aos trinta e dois, empatou no rebote do chute de Kashiwagi.

O Urawa pressionou e teve várias chances de virar, mas a bola batia na trave ou ia para fora.

O pior veio depois, um castigo já nos acréscimos do jogo. Mais uma vez por falha na defesa. O zagueiro do Urawa se afobou e cometeu pênalti. Com categoria, Okubo converteu e deu a vitória ao Vissel.

Com a derrota, o time de Saitama se aproxima novamente da zona do lodo.


Ventforet Kofu 0x2 Sanfrecce Hiroshima

19’ Lee Tadanari (SAN)

74’ Hisato Sato (SAN)

Nesta partida, as estrelas do time do Sanfrecce fizeram a diferença, Sato e Lee Tadanari decidiram o jogo.

Com categoria, Lee aos dezenove bateu o pênalti e converteu, o atacante bateu forte e rasteiro no canto direito sem chances para o goleiro.

Na etapa final, aos vinte e nove minutos, Sato com categoria, num toquinho de cobertura fechou o placar para os roxos.

A equipe de Hiroshima vem crescendo na competição e figura entre os melhores na liga. O Kofu segue na instabilidade.

Os atacantes Lee e Sato fizeram a diferença na partida (Foto by: J-League Photos)


Kashima Antlers 3x1 Montedio Yamagata

16’ Takuya Nozawa (KAS)

24’ Yuya Osako (KAS)

58’ Toru Araiba (KAS)

49’ Tetuo Ohta (MON)

O Kashima não tinha um desafio muito difícil nesta rodada, ainda mais em casa. O time de Ibaraki pegou o saco de pancadas Montedio e mostrou quem é que manda.

Aos dezesseis minutos, Nozawa tranquilo em cobrança de falta botou os mandantes na frente, em falta batida com perfeição.

A novidade no Kashima era a formação tática. Para esta partida, o time usou o 4-5-1, pela razão de Shinzo Koroki e Yuzo Tashiro estarem machucados. O time entrou com Yuya Osako na frente.

O menino prodígio quis mostrar serviço e realmente mostrou! Aos vinte e quatro minutos, o atacante balançou as redes. O jovem recebeu o passe na boca do gol e apenas empurrou para as redes.

Num rebote de Sogahata, Ohta bem posicionado e ligado no jogo, diminuiu para os visitantes aos quatro minutos da etapa final.

Mas aos treze minutos, Araiba em linda jogada pela direita gingou bonito e chutou com vontade para fazer o terceiro gol.

O Kashima a cada rodada que passa vem reagindo na tabela, Já o Montedio se enterra na zona da degola cada vez mais.



Jogão da rodada:

Kashiwa Reysol 2x0 Yokohama F-Marinos

O Reysol mostrou quem é que manda em Kashiwa: Despachou o Marinos e de quebra, reassumiu a liderança na liga.

Joguinho da rodada:

Gamba Osaka 2x0 Avispa Fukuoka

Apesar da vitória, o Gamba decepcionou. Todos sabiam que o triunfo ocorreria, o placar foi até fraco.



Classificação:


Artilharia:

10 Gols:

Lee Tadanari - Sanfrecce Hiroshima

Keiji Tamada - Nagoya Grampus

9 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

Joshua Kennedy -Nagoya Grapus

Narazaki lesionado

O experiente goleiro Seigo Narazaki do Nagoya Grampus sofreu lesão no tornozelo, e ficará fora de ação pelo resto da temporada. Seu substituto provavelmente será o experiente Yoshinari Takagi, ex-Verdy Tokyo.


Lesão deixa Narazaki de fora da temporada (Foto by: The Rising Sun News)

Japoneses conhecem seus adversários na 2ª fase da DFB Pokal

Foi realizado ontem (sábado-06/08), pela Associação de Futebol Alemão, o sorteio que definiu os confrontos da 2ª fase da DFB Pokal, a Copa da Alemanha.

Como de praxe, a fase também é eliminatória, sendo jogada apenas uma partida, em que o vencedor avança para as Oitavas de Final (próxima fase), enquanto o perdedor, já é eliminado.

Sorteio definiu os confrontos da segunda fase da DFB Pokal

Os jogos serão todos no dia 25/10, e os japoneses deram sorte, pois nesta fase, não haverá confrontos entre nipônicos defendendo suas equipes.


Confira os duelos dos japoneses:


Unterhaching x VfL Bochum

O time de Inui enfrenta o clube da 3ª Liga, que eliminou na primeira fase, o SC Freiburg de Kisho Yano. Favoritismo total do Bochum, e fiquemos na torcida para que até este duelo, Inui já esteja adaptado e como titular do Bochum.


Heidenheim x Borussia Mönchengladbach

O Borussia de Yuki Otsu também terá pela frente um clube da 3ª Liga, e este, protagonizou uma das grandes zebras da primeira fase, ao eliminar o Werder Bremen. Ainda assim, favoritismo total do time de Otsu, que até lá, mais adaptado, já deve ser titular da equipe.


RB Leipzig x FC Augsburg

O Augsburg de Hosogai tem pela frente o modesto Leipzig das ligas regionais, mas vale lembrar que o valente adversário eliminou o Wolfsburg de Hasebe na primeira fase. Porém, independente da zebra na primeira fase, o favoritismo é do Augsburg, e tomara que até lá, Hosogai seja titular.


Borussia Dortmund x Dynamo Dresden

Kagawa com o BVB tem pela frente o Dynamo, que eliminou o Bayer Leverküssen na primeira fase, e já foi um dos clubes mais tradicionais da Alemanha no passado. Atualmente na 2ª Liga, o Dresden não é um adversário fácil de ser batido, e a tarefa do Borussia não é fácil, mas óbvio que o time de Kagawa, que é titular absoluto e o craque do time, é super favorito no duelo.


Hoffenheim x 1. FC Köln

Dos japoneses, quem deu mais azar foi Tomoaki Makino. Seu clube, o Köln, vai enfrentar um companheiro de elite, o Hoffenheim. Jogo muito difícil, e com leve favoritismo para o Hoffenheim, que vai jogar em casa e tem um time melhor que o Köln. Fiquemos na torcida para que até lá, Makino tenha mais moral e jogue pelo time do bode.


FC Bayern München x Ingolstadt

O Bayern de Usami encara o Ingolstadt da segundona, e é outro favorito incontestável. Torçamos para que Usami se não esteja como titular, ao menos esteja no banco e entre no decorrer da partida.


VfB Stuttgart x FSV Frankfurt

O Stuttgart de Okazaki encara outro time da segundona, o FSV Frankfurt. Jogo difícil, mas favoritismo total do Stuttgart. Okazaki que é titular absoluto e um dos melhores jogadores do time, se tiver condições na época do jogo, com certeza estará presente.


Karlsruher x FC Schalke 04

O time de Uchida é outro que encara um companheiro de elite. Jogo complicado, mas favoritismo dos azuis reais. Que até lá, Uchida já tenha recuperado seu lugar no time.