sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Japão faz o básico para vencer o Iraque e fica a um empate das quartas

Por: Chico Vidal



A seleção japonesa voltou a campo hoje pela segunda rodada do grupo D da Copa da Ásia 2015, e num jogo morno e sem empolgação. Uma vitória magra sobre o Iraque pó 1 X 0 deixou o time na liderança do grupo com 100% e apenas a um empate da classificação para a próxima fase.

Honda comanda a vitória japonesa sobre o Iraque (Foto: JLeague Photos)

Bem menos inspirado que na estreia, os japoneses entraram e fizeram o básico para sair com a vitória. Aos poucos foi tomando conta do jogo e criando oportunidades sem fazer muita pressão, Honda foi o jogador mais efetivo do jogo, teve uma bola na trave no primeiro tempo, sofreu o pênalti e ele mesmo cobrou com categoria. No segundo tempo o Japão resolveu administrar, Reforçando a marcação e não dando chances para o adversário. Honda ainda teve duas chances claras para ampliar, no entanto acertou a trave. Os iraquianos não tiveram forças para reagir, com tranquilidade o Japão encerrou a partida.

"Cozinhando" o Iraque em banho Maria, o selecionado japonês realmente entrou com o objetivo de vencer e não sofrer sustos, e de fato a equipe não foi incomodada durante o jogo, e mostrou superioridade diante do adversário mesmo sem uma grande exibição garantiu o trunfo com certa facilidade. O próximo jogo é dia 20(terça-feira) contra a Jordânia, que goleou a Palestina e continua com chances de classificação.

Endo atinge marca histórica

Se o jogo não foi lá tão empolgante, pelo menos foi histórico para Yasuhito Endo, que completou 150 jogos com a hinomaru. Ele já é o jogador que mais atuou pela seleção e chega  a uma marca que poucos no futebol mundial conseguiram. 

Ficha do jogo:

Japão 1 X 0 Iraque – Lang Park Stadium, Brisbane (Austrália)
Gols: ’23 Honda(PK)
Público: 22,941
Árbitro: Alireza Faghane (Irã)
Cartões Amarelos: Shaker e Abdul-Zahra (Iraque), Konno e Kiyotake (Japão).

Japão: Kawashima, G.Sakai, Yoshida, Morishige, Nagatomo, Hasebe, Endo (Konno), Kagawa, Honda (Muto), Inui (Kiyotake), Okazaki.

Iraque: Hasan, Salem, Ibrahim, Shaker, Ismail, Abdul-Amir, Kasim, Kalaf (Rashid), Abdul-Zahra, Adnan (Yasim), Mahmoud (Meram).