sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um novo samurai

O grande nome da noite de 02/09/2011 no jogo contra a Coreia do Norte pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2014 foi o polêmico zagueiro Maya Yoshida.
Porém, outro jogador, grande tanto no sentido de tamanho, quanto no de valor, também fez a diferença, embora poucos tenham notado.

Trata-se de Mike Havenaar, atacante do Ventforet Kofu, que atualmente joga a J-1.

Havenaar deu outra cara ao futebol da seleção, com toda sua estatura, ele pôde fazer algo que raramente acontece no time: Segurou a bola na frente, e, atuando como pivô, manteve a posse no ataque. Mike também pode resolver o grande problema da seleção que é o jogo aéreo: Por pouco ele não deixou um golzinho na estreia oficial pela seleção, o travessão foi o grande vilão.

Havenaar na grande estreia pela seleção principal (Foto: Sanspo)


Um pouco sobre Havenaar:

O grandalhão sempre foi criticado por fãs e especialistas do futebol japonês, muitos (Inclusive eu) achavam que ele jamais renderia, que seria apenas um jogador de J-2 ou JFL, ainda mais com os fracassos e lambanças nas seleções de base japonesas.

Mike começou no Yokohama F-Marinos como profissional, mas não tinha muitas chances, sempre foi banco de goleadores como Suzuki, Kubo, Sakata e Marques, e quando entrava, não rendia nada, sempre jogava mal. Tanto é que sequer fez um golzinho em 4 anos de Marinos.


J2 e o boom na carreira:

Em 2008, Havenaar foi rumo a uma nova jornada na carreira: A segunda divisão japonesa. Lá o gigante guerreiro teve mais oportunidades de mostrar seu valor e acabou por conseguir. O primeiro time em que atuou na J2 foi o Avispa Fukuoka. Emprestado, em pouco mais de 20 partidas, marcou 7 gols, um bom começo.

No ano de 2009, Mike foi novamente emprestado, mas dessa vez, para o Sagan Tosu. Marcou 15 gols em pouco mais de 30 jogos.

A J-2 entrou em seu caminho mais uma vez no ano de 2010. O gigante foi emprestado ao Ventforet Kofu, onde deslanchou de vez e ganhou seu primeiro prêmio, ao se sagrar artilheiro da competição com 20 gols, conseguindo assim evoluir e crescer na carreira.

Havenaar na seleção (Foto: Sanspo)


J1, seleção japonesa e o sucesso:


Com os gols do Super Mike, o Ventforet Kofu conseguiu o acesso para a J1 e contratou Havenaar por definitivo. Muitos achavam que ele não renderia o que rendeu na segundona, só que mais uma vez, o grandalhão calou a todos. Ele já marcou 9 gols na temporada, e de quebra, foi convocado para a seleção principal japonesa.

Com o tempo, Mike amadureceu e aprimorou seu jogo, ganhou mais técnica, aprendeu a usar suas habilidades, corpo e altura, e agora, joga um bom futebol.
O atacante inclusive, já é pretendido por equipes como Shimizu S-Pulse, Jubilo iwata, Urawa Red Diamonds e Cerezo Osaka, para atuar na temporada 2012.
Big Mike também foi especulado pelo clube inglês Aston Villa, e também por equipes holandesas.


O grandalhão Mike, nova arma para o Japão (Foto: Sanspo)


Com sua estatura, Havenaar pode ajudar e muito a seleção japonesa, que tem muitos problemas no jogo aéreo. Daqui para frente, Big Mike pode ser fundamental à seleção.

Ganbatte Havenaar!

Em atuação heróica de Yoshida, Japão derrota Coreia do Norte

Foi sofrido, muito sofrido, mas o Japão estreou somando os primeiros três pontos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Jogando em Saitama, os Samurais Blues venceram a Coreia do Norte por 1x0 com um gol chorado do zagueiro Maya Yoshida aos 48 min da etapa final.

Yoshida deu um chega para lá nos críticos e fez uma partidaça, de quebra, marcou o gol da vitória japonesa (Foto: Sanspo)


O Japão veio a campo em um 4-5-1 com: Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida, Komano, Endo, Hasebe (C), Kashiwagi, Kagawa, Okazaki e Lee.

Um esquema com tridente avançado no meio campo e Endo e Hasebe mais recuados.

Como de costume, a Coreia do Norte veio com uma super retranca, com cinco defensores e três volantes. Praticamente todos os jogadores atrás da linha do meio campo, com exceção do atacante Chong Tese.

A defesa foi impecável, Konno e Yoshida jogaram muita bola! Uma das duplas mais criticadas da era moderna do futebol japonês, hoje foi perfeita, nem agulha passava pelos dois. Uchida se recuperou a tempo e jogou, foi outro que teve boa atuação, muito embora, pudesse ter jogado ainda mais.

Uchida foi para o jogo e teve boa atuação (Foto: Sanspo)

No primeiro tempo, logo de cara, o Japão impôs seu jogo, Kashiwagi e Kagawa infernizaram a defesa norte-coreana, os Samurais Blues estavam muito bem e ofensivos, como o torcedor gosta de ver.

O problema é que, o time era ofensivo, mas pouco agressivo. Kashiwagi vinha em bela atuação, mas não dava a agressividade necessária ao trio ofensivo do meio campo, provando que o técnico italiano da seleção, Alberto Zaccheroni, acertou em lançá-lo como titular, mas errou no posicionamento do segundo volante do Urawa Red Diamonds.

Na melhor chance da etapa inicial, Kashiwagi lançou para Lee, que relou de cabeça, mas o goleiro Ri Myong Guk defendeu. O arqueiro coreano por sinal, fez excelente partida.

Com forte retranca, Coreia do Norte segurou o 0x0 na etapa inicial (Foto: Sanspo)

Já no começo da etapa final, com um minuto, Hasebe teve chance de abrir o marcador chutando de fora da área, mas o goleiro Ri Myong Guk fez boa defesa. Aos 11 min, Konno teve chance de abrir em oportunidade no escanteio, mas acabou chutando em cima da defesa.

O Japão era muito melhor na partida, mas os gols não saíam, a sorte não estava do lado japonês. Aos 15 min, Zaccheroni optou por dar a agressividade que faltava ao trio de meio campistas ofensivos do selecionado nipônico: Yosuke Kashiwagi saiu e entrou a jóia do Cerezo Osaka, Hiroshi Kiyotake.

De cara, Kiyotake teve chance de marcar, mas o zagueiro tirou na hora, e na segunda oportunidade, acabou isolando.

Aos 24 min, o estreante da noite, Mike Havenaar, entrou em campo.

Um minuto depois, o Japão teve grande chance em cobrança de falta batida por Endo, mas a bola não entrou. Por pouco, em bela cobrança, quase que Endo, mais uma vez, marcou um belo gol de falta.

Japão, de Kagawa (foto), tentava de todas as maneiras, mas o gol não saía (Foto: Sanspo)

Havenaar entrou com vontade, aos 28 min, ele recebeu belo passe de Kyotake e chutou no travessão.

A retranca coreana deu certo até os acréscimos, mesmo com um a menos desde os 37 min da etapa final, o time conseguiu segurar o 0x0.

Com 46 min, mais uma bola na trave, desta vez, Konno foi quem chutou, parecia que o jogo iria para o empate mesmo, o gol não saía de jeito nenhum!

Mas de tanto insistir, os Samurais Blues foram recompensados e conseguiram, enfim, abrir o marcador, aos 48 min da etapa final. No cruzamento perfeito de Kiyotake, o gigante japonês, Maya Yoshida, subiu mais que todo mundo e mandou para o fundo das redes, estremecendo Saitama.

Yoshida subiu para garantir a vitória dos Samurais Blues (Foto: Sanspo)

Vitória merecida japonesa. O time desde o começo da partida foi para cima e não deixou os adversários jogarem.

Com o triunfo, o Japão lidera o grupo C ao lado do Uzbequistão, que, no outro jogo do grupo, bateu o Tadjiquistão por 1x0.


Homem do jogo: Maya Yoshida. Precisamos dizer mais?


Notas:

Eiji Kawashima - Nota 8

Não foi exigido, mas quando apareceu foi muito bem.


Atsuto Uchida - Nota 6,5

Boa atuação, mas pode render mais.


Maya Yoshida - Nota 9

Foi seguro na defesa e marcou o gol da vitória.


Yasuyuki Konno - Nota 8

Fez ótima partida, seguro na marcação.


Yuichi Komano - Nota 5

Jogou abaixo do que pode.


Makoto Hasebe - Nota 7,5

O capitão cumpriu bem seu papel e chegou bem ao ataque.


Yasuhito Endo - Nota 7

Importante defensivamente e vital ofensivamente. Criou boas jogadas, deu bons passes e ditou o ritmo em muitos momentos. Bem nas bolas paradas, por pouco não marcou um belo gol de falta. Mas, pode jogar ainda mais do que hoje.


Yosuke Kashiwagi - Nota 8

Se dedicou muito e fez uma bela partida, pena que Zaccheroni o escalou na função errada.


Shinji Okazaki - Nota 7

Jogou bem, mas perdeu muitos gols.


Shinji Kagawa - Nota 8

Foi muito bem, jogou muita bola e deu dor de cabeça à defesa da Coreia do Norte.


Tadanari Lee - Nota 6,5

Teve boas chances, mas não conseguiu marcar.


Mike Havenaar - Nota 6

Entrou bem na partida. Mesmo estreando, chamou a responsabilidade e foi bem. Mandou uma bola na trave.


Hiroshi Kiyotake - Nota 7,5

Entrou muito bem. Terceira assistência em dois jogos pela seleção. Bela partida: Criou chances de gol e ainda deu o cruzamento para o gol da vitória.


Alberto Zaccheroni - Nota 7,5

Errou no posicionamento de Kashiwagi, mas acertou nas substituições e lançou o melhor time possível (com exceção do posicionamento errado de Kashiwagi) à campo.



Classificação do Grupo C:

1-Japão.....3 pt

2-Uzbequistão......3 pt

3-Tadjiquistão.....0 pt

4-Coreia do Norte.....0 pt


Matéria de Elias Falarz e Gabriel Pazini