quinta-feira, 13 de junho de 2013

A primeira vez é inesquecível



 No dia 23 de julho de 1989, quase 24 anos atrás, Japão e Brasil se enfrentaram pela primeira vez na história do futebol.
O palco foi São Januário, na Capital carioca.
A seleção japonesa já havia jogado um amistoso diante do Palmeiras e perdido em São Paulo por 1x0.
Após o jogo diante da seleção, foram ao Sul do país e também perderam de 1x0 para o Coritiba de King Kazu (que na época não era da seleção sabe-se lá o motivo) e empataram em 1x1 com o Joinville.

Satoshi Tsunami era a principal ausência no Japão (foto:acervo pessoal)
Previsão
  Era a primeira vez que o Japão vinha ao Brasil. A previsão do placar era de que seria um massacre. Afinal, o técnico brasileiro Sebastião Lazaroni havia montado um time muito bom e competitivo. Contava com ótimos nomes, principalmente na parte ofensiva com Renato Gaúcho, Bebeto, Romário, Careca e Bismarck.

O Japão vinha de um tremendo fracasso na Copa da Ásia de 1988 e também já estava praticamente de fora das eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo de 1990.
O treinador Kenzo Yokoyama, visando o futuro dos japoneses e a Copa da Ásia de 1992, escalou jogadores promissores como o zagueiro Masami Ihara,Kenta Hasegawa e Takumi Horiike.
Posteriormente os três virariam lendas da J.League.
Os olhos estavam voltados também ao zagueiro Tomoyuki Kajino, que na época estagiava no Flamengo.
O grande desfalque ficou por Satoshi Tsunami que se contundiu atuando pela JFL.
A seleção estava pronta para encarar os brasileiros pela primeira vez (foto:acervo pessoal)
O Jogo
 A Partida em si foi pouco movimentada e chata. Melhor para os japoneses que esperavam ser massacrados, mas conseguiram equilibrar o jogo e não serem muito atacados.
Ihara desde aquela época já mostrava que seria o grande xerife da seleção. Foi seguro o jogo todo e conteve o ataque brasileiro.
O Japão funcionou bem na defesa e no meio. O que não ajudava era mesmo o ataque (como sempre). Os japoneses simplesmente não atacavam e não chegavam ao gol.
Os brasileiros de tanto insistir chegaram ao gol com Bismarck aos 29 da etapa final.
Ele que mais tarde viraria um grande ídolo e escreveria o nome no Hall da Fama da J-League.

Os japoneses se saíram melhor do que esperavam e perderam apenas por 1x0 (foto:acervo pessoal)
Apesar dos resultados negativos, o Japão só ganhou com o tour ao Brasil. Os jogadores amadureceram e voltaram mais experientes.
Era apenas o começo da história entre Brasil e Japão.

Da seleção brasileira que entrou em campo em 1989 , Bebeto, Bismarck, Silas, Dunga, Mazinho e Careca jogaram a J-League nos anos 90.