segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Definições da J-League ficam para a eletrizante última rodada

Se a 33ª e penúltima rodada da J-League, realizada neste fim de semana, foi emocionante, tenham certeza de uma coisa: A 34ª e última, que será realizada no próximo sábado, será eletrizante. Isso porque todas as definições que faltavam - título e último rebaixado - ficaram para a última rodada, graças aos resultados da rodada deste fim de semana. O empate do Kashiwa Reysol contra o Cerezo Osaka, e as vitórias de Nagoya Grampus e Gamba Osaka frente Montedio Yamagata e Vegalta Sendai, respectivamente, fizeram o título ficar indefinido, pois agora, o Kashiwa, que se manteve na liderança, têm 69 pontos, enquanto o vice líder Nagoya, têm 68, e o Gamba, 3º colocado, soma 67. Os três clubes brigam pelo título na rodada decisiva da J-League. Já na luta contra o rebaixamento, os Reds bateram o Avispa fora de casa, enquanto o Kofu surpreendeu, e mesmo sem Havenaar, bateu o Albirex Niigata por 3x0, mantendo vivo o sonho da permanência na elite. Com isso, na última rodada, os dois clubes também entram brigando, com os Reds precisando apenas de um empate, enquanto o Kofu, precisa vencer e torcer por derrota do Urawa. Outro destaque da rodada, foram as despedidas frente a torcida, de dois personagens que marcaram a J-League nos últimos anos.

Confira o que aconteceu de melhor na 33ª rodada da J-League:

Leandro Domingues marcou o gol do empate vital para o Reysol (Foto: J-League Photos)

Se muitos julgam que foi ruim o empate, é porque não sabiam da circunstância do jogo. O Reysol não fez a melhor de suas partidas, enquanto o Cerezo, mesmo sem nenhuma aspiração, apenas cumprindo tabela e esperando pelo fim da J-League, fez uma boa partida e abriu o placar, aos 3 minutos da 2ª etapa, com Taikai Uemoto. Após o gol, pressão e desespero dos donos da casa, que precisavam vencer e nem podiam pensar em perder, pois assim, estariam empatados em número de pontos com o Nagoya. A pressão era tanta, que os jogadores, até os mais experientes, como Hideaki Kitajima, estavam bem nervosos, mas depois de muito tentar, aos 20 minutos, Leandro Domingues aproveitou uma mistura de rebote com confusão em jogada aérea, para, de primeira, finalizar e empatar o jogo. Foi um gol importantíssimo do meio campista, que viu o tento ser eleito o "Gol da Rodada", para revolta de alguns especialistas, que julgaram o gol marcado pelo lateral-esquerdo Takahito Soma, na vitória de 3x1 do Vissel Kobe sobre o Jubilo Iwata, o gol mais bonito, afinal, Soma tabelou com Okubo e deixou três marcadores para trás, antes de driblar o goleiro e marcar um golaço, muito mais bonito que o de Leandro Domingues. Mas enfim, o importante é que o gol do brasileiro salvou o Reysol, que se manteve na ponta com um de ponto de vantagem para o Nagoya e dois para o Gamba, e que na última rodada, depende apenas de suas próprias forças para se tornar o histórico campeão, que conquistou a J2 e a J-League de forma consecutiva. No entanto, não vai ser fácil, pois o Reysol encara o Urawa, que precisa de pelo menos um empate para se manter na elite em 2012, fora de casa, num Saitama Stadium que promete estar lotado.

Tulio Tanaka marcou duas vezes na vitória do Nagoya (Foto: J-League Photos)

Na briga e sonhando com o título, o Nagoya Grampus chegou a ver a diferença para o Kashiwa Reysol estar apenas no nº de vitórias, enquanto batia o Montedio e via o time comandado por Nelsinho Baptista perder em casa. No entanto, o Grampus não conseguiu ficar igual ao líder do torneio em nº de pontos, mas fez a sua parte e ainda foi beneficiado, e agora, na última rodada, precisa de vencer seu jogo e torcer por pelo menos um empate do Kashiwa para conquistar o bi campeonato da J-League. O time bateu facilmente o Montedio Yamagata por 3x0, com gols de Joshua Kennedy, artilheiro do campeonato, com 19 gols, e duas vezes Marcus Tulio Tanaka, nas duas, com assistência de Jungo Fujimoto.

A semana conturbada do Gamba, com o anúncio de renovação para a próxima temporada, com as saídas de Hashimoto, Yamaguchi e Myojin, além da possível aposentadoria do técnico Akira Nishino, não atrapalhou o time dentro de campo, e mesmo sem uma atuação brilhante do gênio Yasuhito Endo e do bom meio-campo do time de Osaka, além do ataque de Lee Keun Ho e Rafinha (Hirai mais uma vez apenas no banco), o time de Osaka conseguiu bater o Vegalta Sendai, que estava desfalcado de Atsushi Yanagisawa, lesionado, por 1x0, com gol de Lee Keun Ho, e se mantém vivo na briga pelo título. O Gamba precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de Reysol e Nagoya para levantar a taça.

Já na luta contra a degola, quem continua bem é o Urawa Red Diamonds. O time não repetiu as últimas boas apresentações, mas conseguiu bater o já rebaixado Avispa Fukuoka por 2x1 de virada, e precisa apenas de um empate na última rodada para se garantir na elite em 2012. O Avispa até que saiu na frente, com gol de Hideya Okamoto, mas os Reds buscaram a virada com a sorte e bola parada: Yosuke Kashiwagi contou com desvio no meio do caminho para enganar o goleiro Kamiyama e empatar o jogo com seu chute, enquanto Márcio Richardes que vem em péssima temporada com os Reds, depois de uma última temporada brilhante com o Albirex, fez o gol da vitória de pênalti. O interessante é que Kashiwagi e Richardes que vem decepcionando, pois podem render muito mais do que vem rendendo, podem ter marcado, mesmo em temporadas aquém do esperado, os gols que salvam os Reds da J2.

Quem não ficou nada feliz com isso foi o Ventforet Kofu, que graças a vitória por 3x0 sobre o Albirex Niigata, se mantém vivo, porém, com chances bem remotas de se salvar da degola, afinal, precisa vencer e torcer para que os Reds, em casa, não consigam nem mesmo um empate, o que é bem difícil, mesmo o adversário sendo o Kashiwa Reysol, que briga pelo título e precisa vencer. Katagiri, Yabu e Yoshifumi Kashiwa marcaram os gols do Ventforet, que venceu sem Havenaar.

Sanf goleou com futebol bonito e até Petrovic participou da coreografia (Foto: J-League After Game Show)

E mesmo sem valer nada, outros dois jogos marcaram a rodada deste fim de semana por um motivo em comum: Despedidas. O primeiro, foi a vitória do Kawasaki Frontale sobre o Yokohama F-Marinos, por 3x0. A vitória do Frontale ficou marcada por dois motivos: O show do gênio Kengo Nakamura, que teve grande atuação, e os dois gols de Juninho, que se despede do time de Kawasaki, já que essa é a sua última temporada no clube. O outro jogo que ficou marcado, foi a goleada do Sanfrecce Hiroshima sobre o Omiya Ardija, por 4x2. Hisato Sato e Tadanari Lee com belas atuações, marcaram um gol e comandaram a vitória do Sanf. Mikic e Aoyama marcaram os outros gols do time de Hiroshima. Pelo lado do Esquilinho, Shin Kanazawa e Lee Chun Soo anotaram os tentos. Mas o que marcou mesmo a vitória, foi a comemoração característica e coreografada do Sanf, que desta vez, contou até com participação da comissão técnica e do técnico Mihailo Petrovic, que se despede do clube ao fim desta temporada, após 5 anos no comando da equipe. Frontale, Sanf e Omiya não buscam nada no torneio, já para o Marinos, o resultado fez diferença, pois o time se manteve no 4º lugar, mas precisa vencer na última rodada para garantir a posição, que pode dar a vaga na Asian Champions League 2012 caso o campeão da Emperor, seja o mesmo da J-League, o que é possível, visto que Nagoya e Reysol ainda estão na briga nos dois campeonatos.



Resultados:

Gamba Osaka 1x0 Vegalta Sendai

Kashiwa Reysol 1x1 Cerezo Osaka

Kashima Antlers 3x0 Shimizu S-Pulse

Nagoya Grampus 3x0 Montedio Yamagata

Kawasaki Frontale 3x0 Yokohama F-Marinos

Avispa Fukuoka 1x2 Urawa Red Diamonds

Sanfrecce Hiroshima 4x2 Omiya Ardija

Ventforet Kofu 3x0 Albirex Niigata

Vissel Kobe 3x1 Jubilo Iwata



Classificação:

1-Kashiwa Reysol.....................69 pts

2-Nagoya Grampus................68 pts

3-Gamba Osaka.......................67 pts

4-Yokohama F-Marinos.............55 pts

5-Vegalta Sendai.....................53 pts

6-Kashima Antlers..................49 pts

7-Sanfrecce Hiroshima..........47 pts

8-Vissel Kobe......................46 pts

9-Shimizu S-Pulse................45 pts

10-Jubilo Iwata..................44 pts

11-Kawasaki Frontale..........44 pts

12-Cerezo Osaka...............40 pts

13-Albirex Niigata............39 pts

14-Omiya Ardija..............39 pts

15-Urawa Red Diamonds......36 pts

16-Ventforet Kofu.............33 pts

17-Avispa Fukuoka...........22 pts

18-Montedio Yamagata............21 pts


Classificados à Asian Champions League 2012

Zona de rebaixamento

Rebaixados



Artilharia:

19 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

17 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

15 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Leandro Domingues - Kashiwa Reysol

Na J2, F.C. Tokyo levanta a taça e Sagan Tosu fica perto do acesso

Comemoração merecida, festa em casa e a certeza de que o melhor time foi o campeão. Recebendo a taça, erguida pelo capitão, que também é zagueiro da seleção japonesa, Yasuyuki Konno, o F.C. Tokyo, que já tinha garantido o título da J2 na rodada passada, comemorou o título nesta rodada em casa, batendo o JEF United Ichihara Chiba por 1x0, no Ajinomoto Stadium que com quase 25 mil torcedores, teve mais uma vez, o maior público da rodada da J2. Após a vitória, Konno levantou a taça, e o Glorioso fez a festa frente a sua torcida, com o título da J2 e volta à J-League. Mas a 37ª e penúltima rodada da Segunda Divisão Japonesa, disputada neste fim de semana, não teve apenas a festa do time da capital como um dos destaques. Em duelo de clubes que brigam pelo acesso, o Sagan Tosu bateu o Tokushima Vortis por 3x0 fora de casa e deu um passo enorme rumo à elite nipônica. Com a vitória, o time se manteve na 2ª posição, com agora 68 pontos, e está à apenas um empate da J-League. Também na briga, o Consadole Sapporo bateu o Shonan Bellmare fora de seus domínios por 2x0 e assumiu a 3ª posição, com 65 pontos, fechando o G3. O derrotado Vortis, caiu para a 4ª posição, com os mesmos 65 pontos do Sapporo, e na última rodada, que será no próximo sábado, a briga pelas duas vagas que restam à J-League, será eletrizante.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

F.C. Tokyo comemora o título da J2 e volta à J-League (Foto: Reuters)

O título foi mais do que merecido e está em boas mãos. Com uma bela atuação de todo o time, que estava desfalcado de Kajiyama e do goleiro Gonda, o último, com a seleção sub-22, além de Yonemoto, de fora desde abril, o F.C. Tokyo dominou toda a partida e criou muitas chances, mas o gol só veio com o ídolo Lucas, aos 32 minutos da etapa final. O capitão Konno, levantou a taça e fez a festa da fanática torcida da capital, que cantou a plenos pulmões "You'll Never Walk Alone" e comemorou a conquista do time, que volta à elite do futebol japonês, de onde não deveria ter saído, afinal, tem um belo time, à nível de J-League, com destaques para Hanyu, Ishikawa, Tanabe, Yazawa, Morishige, Gonda e ainda Yonemoto, jovem valor que volta na próxima temporada. A conquista, além de tudo, prova a força do time e elenco do Glorioso, que mesmo com desfalques em praticamente todos os jogos (Yonemoto praticamente não jogou; Ishikawa ficou um bom tempo lesionado e quando voltou, voltou para o banco; Tanabe se contundiu; Konno e Gonda sendo convocados para a seleção principal, e o último, também para a sub-22; Tokunaga e Hokuto Nakamura revezando entre contusões e cartões amarelos; e Kajiyama também se lesionando), conquistou a J2 e voltou à J-League.

Com o título e uma das vagas à J-League definida, o que restou na J2, foi a briga pelas duas vagas restantes ao acesso, e a briga ficou ainda mais emocionante e promete muito para a última rodada. Sem dar chance alguma para o adversário, em confronto direto, o Sagan Tosu não deu chance alguma para o Tokushima Vortis, e mesmo fora de casa, venceu por 3x0, com gols de Kim Min Woo, Kei Ikeda e do artilheiro isolado da J2 com 23 gols, Yohei Toyoda. Com a bela e importante vitória, o Sagan se manteve na 2ª posição, com agora 68 pontos, e depende apenas de um empate na última rodada, no próximo sábado, para garantir uma das vagas na J-League 2012. Já o Vortis, caiu para o 4º lugar, com 65 pontos, e precisa vencer sua partida e torcer para um tropeço do Sagan ou do Consadole Sapporo para garantir o acesso.

E foi justamente o Consadole quem agradeceu a vitória do Sagan. O time assumiu o 3º lugar, com os mesmos 65 pontos do Vortis e completa o G3 de acesso. Isso aconteceu graças a boa vitória fora de casa sobre o tradicional Shonan Bellmare, por 2x0, com gols de Hiroyuki Fujita e Hiroki Miyazawa. Com a vitória, o Sapporo depende apenas de si mesmo na última rodada para garantir o acesso à J-League, no entanto, não será fácil, pois o time enfrentará o campeão F.C. Tokyo.



Resultados:

Shonan Bellmare 0x2 Consadole Sapporo

Tochigi SC 2x1 Oita Trinita

F.C. Tokyo 1x0 JEF United Ichihara Chiba

Ehime FC 1x2 Thespa Kusatsu

Roasso Kumamoto 1x0 Fagiano Okayama

Tokushima Vortis 0x3 Sagan Tosu

Mito Hollyhock 3x1 Gainare Tottori

Giravanz Kitakyushu 1x2 Verdy Tokyo

FC Gifu 1x1 Kataller Toyama

Yokohama FC 1x2 Kyoto Sanga FC



Classificação:


Obs:

Os três primeiros garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

23 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba