sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mais um japonês na Europa! Gotoku Sakai acerta com Stuttgart!

Após a especulação no começo da semana, o acerto. Hoje (manhã no Japão, madrugada no Brasil), o lateral-esquerdo Gotoku Sakai, acertou com o VfB Stuttgart, e se junta à legião nipônica que atua no Velho Continente. Sakai terá um compatriota no time, visto que o Stuttgart já conta com Shinji Okazaki.



Sakai se junta à legião nipônica que atua na Europa (Foto: Reuters)

Sakai, de 20 anos, assinou um contrato incomum com o clube alemão: ele e o Albirex Niigata (seu ex-clube), acertaram um empréstimo de 1 temporada e meia - até julho de 2013 - com o Stuttgart, com opção de compra em definitivo.

O jovem lateral, que fez uma boa temporada pelo Albirex, impressionou Alberto Zaccheroni, técnico da seleção principal japonesa, e também, Takashi Sekizuka, treinador da sub-22, que o convocou para uma partida, se juntará a Shinji Okazaki, atacante titular dos Samurais Blues, no Stuttgart.

A curiosidade é que Sakai e Okazaki formam a 3ª dupla de japoneses na Europa. Além deles, Mike Havenaar e Michihiro Yasuda, do SBV Vitesse, e Maya Yoshida e Robert Cullen, do VVV Venlo, formam duplas de nipônicos que defendem o mesmo time no Velho Continente. A semana foi boa para os japoneses na Europa, pois além dos bons resultados, Havenaar e Sakai se juntam à legião nipônica que atua no Velho Continente.

Sakai nasceu em Nova Iorque e é filho de pai japonês e mãe alemã, e sempre defendeu o Albirex Niigata, clube no qual estava desde 2009.

Japão ultrapassa Brasil no ranking do futebol feminino

Atual campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA, a seleção feminina japonesa entrou pela primeira vez na história, no grupo das três melhores seleções do mundo no ranking da FIFA de futebol feminino. A atualização trimestral foi realizada hoje pela entidade máxima do futebol mundial, e o Japão entrou no 3º lugar, justamente no lugar do Brasil, que caiu para o 4º lugar da lista - pior colocação da seleção brasileira desde junho de 2008.



Campeãs mundiais, Nadeshikos, de Homare Sawa, melhor jogadora da última Copa do Mundo, são as terceiras no ranking (Foto: Reuters)

Com o título da Copa do Mundo, vitórias em amistosos e um belo trabalho, principalmente desde 2008, o Japão vem em ascensão no ranking, e soma 2106 pontos, 13 à mais que o Brasil. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos, com 2148, e em segundo, está a Alemanha, com 2143.

Vale lembrar que as Nadeshikos vem de belo ano não só na seleção principal. Nas categorias de base, 2011 também foi vencedor para a seleção feminina japonesa, que conquistou a Copa da Ásia Sub-19 e Sub-16.

A próxima atualização do ranking de futebol feminino da FIFA está prevista para acontecer apenas no dia 16 de março de 2012.