quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Com show de Kagawa, Japão humilha Coréia do Sul



Com grande atuação do craque Shinji Kagawa, o Japão passeou, e humilhou a eterna rival no maior clássico asiático. Com 3 a 0, fora o baile, o Japão venceu facilmente o amistoso contra os sul coreanos, num jogo em que os Samurais Blues, poderiam ter ganho por uma diferença ainda mais elástica.


Japan's forward Keisuke Honda (top, 2nd L) celebrates his goal with teammates during their international friendly football match against South Korea in Sapporo, Hokkaido prefecture on August 10, 2011. Japan beat South Korea 3-0.


Japoneses celebram vitória tranquila sobre o maior rival (Foto by: Getty Images)


O técnico italiano do Japão, Alberto Zaccheroni, após inventar muito na Copa Kirin, voltou a usar o time titular e a melhor formação para o selecionado nipônico, o 4-5-1. Em sua melhor formação, apenas com os desfalques de Nagatomo, contundido, e Matsui, poupado, jogando Okazaki na sua função, e Lee isolado no ataque, o Japão entrou em campo com:




GK 1- Eiji Kawashima


RB 6- Atsuto Uchida


DF20- Maya Yoshida


DF 15- Yasuyuki Konno


DF 3- Yuichi Komano (16- Tomoaki Makino)


MF 17- Makoto Hasebe (C) (22- Yuki Abe)


MF 7- Yasuhito Endo (14- Akihiro Ienaga)


MF 9- Shinji Okazaki (11- Hiroshi Kiyotake)


MF 18- Keisuke Honda


MF 10- Shinji Kagawa (13- Hajime Hosogai)


CF 19- Tadanari Lee


Starting players of Japan's national football team, (top, L-R) Eiji Kawashima, Maya Yoshida, Tadanori Lee, Shinji Oakazaki, Yuichi Komano, Keisuke Honda, and (bottom, L-R) Makoto Haseba, Atsuto Uchida, Ysuhito Endo, Yasuyuki Konno,  Shinji Kagawa, pose during a photo session prior to their international friendly match against South Korea in Sapporo, Hokkaido prefecture on August 10, 2011. Japan beat South Korea 3-0.


Time titular que venceu a Coréia por 3 a 0 (Foto by: Getty Images)


Como já mencionado, o time ideal teria as entradas de Nagatomo e Matsui, com Lee ou Okazaki na frente, porém, com o desfalque dos dois, esta era a melhor formação disponível. Zaccheroni corretamente a utilizou, e o Japão venceu com autoridade, praticando um belo futebol.


O time não sentiu falta alguma dos dois desfalques, e jogou muito bem, com destaque para as belas atuações de Kagawa, Endo, Hasebe, e do estreante Kiyotake.


O início do jogo foi bem equilibrado, o Japão não criava nenhuma grande oportunidade, embora tivesse mais a bola, enquanto os sul coreanos, não criavam nada e batiam bastante.


Após quase trinta minutos de um jogo bem estudado, cauteloso, bem ao estilo dos clássicos, Hasebe finalmente fez algo para mudar o ritmo da partida. O capitão japonês roubou a bola e fez boa jogada, depois tocando para Honda, que ficou em boa condição para finalizar, porém, o craque errou o chute.


Depois deste lance, os Samurais Blues passaram a dominar a partida, chegando a ter três cobranças de escanteios consecutivas, e sempre levando perigo. A pressão era enorme, e aos trinta e dois minutos, em rápido contra ataque, Lee que tinha prometido marcar dois gols na Coréia, driblou seu marcador e finalizou bem, mas o goleiro sul coreano fez bela defesa, jogando para escanteio.


Veio a cobrança, e com ela, o primeiro gol nipônico. A defesa sul coreana afastou o cruzamento, porém, Endo roubou a bola praticamente dentro da área sul coreana, e tocou para Lee. O atacante em passe magnífico de letra, deixou Kagawa em condições de finalizar à meta, e o craque não desperdiçou: Num pequeno espaço, deu um belo drible em seu marcador e finalizou sem chances para o arqueiro. Japão na frente! 1 a 0!


Japan's Shinji Kagawa celebrates his goal against South Korea during their international friendly soccer match in Sapporo, northern Japan August 10, 2011.


Kagawa corre para o abraço! Japão na frente! (Foto by: Reuters)


Três minutos depois do gol, Okazaki que vinha apagado no jogo, saiu, por não ter as melhores condições físicas, visto que voltou à pouco de lesão, e em seu lugar, entrou Hiroshi Kiyotake, fazendo sua estreia na seleção principal.


Com Kagawa em noite mais que inspirada, e belas atuações de Endo e Hasebe, o Japão dominava o adversário, criando chances, controlando quase toda a posse de bola, e sem dar chance alguma aos sul coreanos. A defesa pouco era ameaçada, Kawashima não aparecia no jogo, e Komano e Lee também estavam bem na partida, só faltava mesmo, Honda e Uchida entrarem no jogo, pois estavam abaixo do restante da equipe.


Mas ainda assim, como já mencionado, o domínio era totalmente nipônico, e os japoneses quase chegaram ao segundo gol após mais uma bela jogada de Hasebe. O capitão deu uma bela enfiada de bola para Honda, porém, em noite um tanto apagada, o meia errou mais um chute.


Após este lance, o Japão esperou um pouco mais, chamando a Coréia para o seu campo e tentando sair nos contra ataques, e com isso, nenhum lance de grande perigo ocorreu no restante da primeira etapa.


Veio a segunda etapa, que começou como foi a maioria do primeiro tempo: Com o Japão no ataque. Kagawa em grande atuação, aplicava dribles e mais dribles em seus adversários. Cha Du Ri vai ter pesadelos com o craque do Borussia Dortmund por muitas noites. Endo e Hasebe também jogando muito, participavam com maestria na marcação e criação de jogadas. Kiyotake não parecia ser um estreante, tamanha personalidade. Lee e Komano seguiam muito bem, e a defesa continuava bem, sem ser exigida.


Com o time jogando em alto nível, o massacre continuou, e logo aos três minutos, Honda teve mais uma chance, mas novamente, chutou mal.


Mas o Japão seguiu pressionando, e aos oito minutos, veio o segundo gol nipônico.


Tadanari Lee dominou, driblou um marcador, e abriu para Komano na esquerda. O lateral em linda jogada, aplicou uma bela caneta em Chu Young Park, e invadiu a área. Komano chutou forte, o goleiro defendeu, no rebote, Kiyotake ajeitou, e Honda tirou a zica, para marcar o segundo gol japonês.


Japan's forward Keisuke Honda celebrates his goal against South Korea during their international friendly match in Sapporo, Hokkaido prefecture on August 10, 2011. Japan beat South Korea 3-0.


Honda comemora seu gol (Foto by: Getty Images)


O jogo já parecia ganho, tamanha superioridade japonesa, mas apenas dois minutos depois, os japoneses quiseram ter a certeza do triunfo.


Kagawa puxou contra ataque e abriu para Kiyotake, e o estreante da noite com boa visão de jogo e personalidade, deu sua segunda assistência na partida, deixando Kagawa na cara do gol para fazer 3 a 0 em favor do Japão, marcando seu segundo gol na bela noite de Sapporo.


Japan's forward Shinji Kagawa (2nd L) celebrates his goal with teammates during their international friendly football match against South Korea in Sapporo, Hokkaido prefecture on August 10, 2011. Japan beat South Korea 3-0.


Kagawa e seus companheiros celebram o terceiro gol japonês (Foto by: Getty Images)


Com o terceiro gol, o Japão enterrou de vez a Coréia. O time criou mais três boas chances com Honda, Lee e Kagawa, mas não conseguiu chegar ao quarto gol.


Após mais estas oportunidades, o técnico Zaccheroni optou por fazer alguns testes, colocando Makino no lugar de Komano, e depois, Abe no lugar de Hasebe, testando o volante do Leicester na seleção, na mesma posição em que ele atua no clube inglês, e atuou nos tempos de JEF e Urawa. Com a saída de Hasebe, Endo herdou a faixa, e depois, o gênio saiu para entrada de Ienaga, numa teimosia de Zacc, que acredita que o meio campista do Mallorca, pode substituir Endo no futuro, mesmo atuando numa posição mais ofensiva em todos os clubes da carreira. Com a saída de Endo, quem herdou a faixa de capitão foi o craque Honda.


Porém, mesmo com as substituições, o Japão embora tenha se descaracterizado, não perdeu o gás, e continuou dominando o jogo e criando chances. Na mais incrível delas, Kiyotake, em grande jornada, mostrando ser mais um bom nome para o meio campo, ao menos como reserva, deixou Uchida na cara do gol. Infelizmente, o lateral do Schalke 04 acertou a trave, puro azar! E no rebote, Kagawa tentando se consagrar ainda mais, tentou por cobertura, mas isolou. Mas quem se importa, o craque de apenas 22 anos, já tinha feito de tudo: Dois gols, belos dribles, passes, lindas jogadas... Ninguém reclamou. E Kiyotake, quem diria... Nem parecia estar fazendo sua estreia na seleção principal.


O Japão após esta grande chance, passou de vez a administrar a partida. O time chamou a Coréia e passou a tentar sair apenas nos contra ataques, e Zaccheroni evidenciou ainda mais sua estratégia ao substituir Kagawa, que saiu sendo aplaudido merecidamente, de pé por todo o estádio, para a entrada do volante Hajime Hosogai.


Após a entrada do volante do Augsburg, o Japão se fechou de vez. A Coréia tentou algo, mas parou sempre em Kawashima, ou então em Yoshida e Konno, que se mostraram muito seguros. Ainda deu tempo para os Samurais Blues tentarem ampliar ainda mais a vantagem, com Honda batendo falta com perigo, para defesa do arqueiro sul coreano, porém, parou por aí, e ao apito final, o Japão venceu por 3 a 0.



Torcida celebrou a grande vitória sobre o rival (Foto by: BBC)


Vitória incontestável do Japão, merecida do início ao fim. O time poderia ter ganho por ainda mais, não fossem os gols perdidos. O engraçado é que foi uma das melhores atuações do time no ano, e novamente, todos saem com a certeza de que embora tenha ganho mais uma vez, e tenha jogado muito bem, o time pode render ainda mais. Todo o sistema defensivo foi perfeito, e no meio campo, show de Endo, Hasebe e Kagawa. Lee também foi muito bem no ataque, e Kiyotake, provou ser um jovem muito promissor, fazendo uma estreia de alto nível, sem sentir o peso da camisa e mostrando personalidade. Porém, Honda, mesmo com o gol, e Uchida, poderiam ter jogado ainda mais, embora tenham feito boa segunda etapa. Já Komano, foi muito bem, bela partida, mas Nagatomo é titular incontestável, e está um nível acima do lateral do Jubilo Iwata. Ou seja, o Japão foi muito bem, deu um grande show! Mas o time promete ainda mais! E vale lembrar, que o Japão está invicto à treze partidas.


Com o 3 a 0, fora o baile, Zaccheroni deve ter enfim percebido, que não dá para inventar. O time é esse, com as entradas de Nagatomo e Matsui, e joga mesmo no 4-5-1, que é o melhor esquema, e também é como o Japão joga melhor e rende mais. Bela vitória dos Samurais Blues! Parabéns aos jogadores, principalmente Kagawa, nome do jogo com dois gols e em atuação de gala.




Análise Individual dos jogadores:




Eiji Kawashima: 9,0


Seguro, muito bem nas poucas vezes que foi exigido.




Atsuto Uchida: 7,0


Pelo bom segundo tempo, com bons cruzamentos e avançando bem, mas esteve sumido na primeira etapa.




Maya Yoshida: 7,0


Seguro. Apareceu pouco, mas foi bem e não comprometeu.




Yasuyuki Konno: 8,0


Muito seguro. Bem quando o Japão sofreu uma pequena pressão no fim do jogo.




Yuichi Komano: 8,5


Bela atuação de Komano. Bem defensivamente e ofensivamente. Participou muito bem da jogada do segundo gol. Chu Young Park está procurando a bola até agora.




Makoto Hasebe: 9,0


Atuação impecável. Bem defensivamente, com desarmes e marcação implacável; e bem ofensivamente, com belos passes e enfiadas.




Yasuhito Endo: 9,0


Outro em grande noite. Iniciou a jogada do primeiro gol e ainda deu lançamentos e passes precisos, sendo fundamental no meio campo.




Shinji Okazaki: 6,0


Jogou pouco tempo, e sem as melhores condições físicas, pouco apareceu, mas também não errou, e ajudou na marcação.




Keisuke Honda: 7,0


Pelo gol e bom segundo tempo, mas estava sumido na primeira etapa.




Shinji Kagawa: 10,0


Nome do jogo. Atuação irrepreensível. De gala. Belos dribles e passes, dois gols, e toda hora chamava algum adversário para o baile. Cha Du Ri vai ter pesadelos com Kagawa por muitas noites.




Tadanari Lee: 8,5


Bela atuação. Bons passes, inteligência, movimentação, prendeu a marcação adversária, soube a hora de driblar, finalizar e fazer o pivô. Grande jornada de Lee.




Tomoaki Makino: 6,0


Atuação regular. Não fez nada demais, mas também não errou.




Yuki Abe: 6,0


Idêntico à Makino.




Akihiro Ienaga: 6,0


Entrou no fim e pouco produziu, mas apareceu no ataque dando alguns passes, e ajudou na marcação.




Hiroshi Kiyotake: 9,0


Nem parecia estreante. Atuação de gala. Duas assistências, bons passes e belos dribles. Muita personalidade do jovem, e agora única e nova estrela do Cerezo.




Hajime Hosogai: Sem Nota


Não teve tempo para fazer alguma coisa, mas fechou bem os espaços.




Alberto Zaccheroni: 9,0


Armou o melhor time. O Japão jogou como tem que jogar. Pecou apenas ao colocar Ienaga na posição errada e fechar demais o time após o 3 a 0. O Japão poderia ter aplicado uma goleada caso ele não optasse pela retranca.