Num bom fim de semana para os japoneses na Europa, ninguém chegou a marcar gol, mas os futebolistas nipônicos representaram bem a Terra do Sol Nascente, com boas atuações e ajudando seus clubes a vencer e executarem boas campanhas em seus respectivos campeonatos. Uchida, subindo de produção, deu assistência na goleada do Schalke sobre o Freiburg de Yano. Kawashima e Seto, titulares e capitães de seus times, novamente fizeram belas partidas, no empate e vitória de seus clubes, respectivamente. O Astra de Seto, inclusive, faz bela campanha na Romênia. O Borussia Dortmund de Shinji Kagawa volta a subir de produção, e começa a engrenar. Hosogai se firma cada vez mais como titular no Augsburg, Morimoto vai bem no Novara, Nagatomo voltou a vencer com a Inter, e o que acontece com Matsui. Estes e outros destaques, você confere agora, no resumo do fim de semana dos japoneses na Europa.
Começamos o resumo do fim de semana dos japoneses na Europa pelo país com maior número de futebolistas nipônicos em atividade no Velho Continente, a Alemanha. E o fim de semana dos japoneses na Bundesliga foi muito bom! Seis vitórias, 1 empate e apenas 2 derrotas, sendo uma delas em duelo de japoneses, muito embora, apenas Uchida, Kagawa, Okazaki e Hosogai tenham jogado. Já na segunda divisão, Inui novamente fundamental, ajudou o Bochum a reencontrar o caminho da vitória. Sem mais delongas, vamos ao que aconteceu de melhor com os japoneses na Bundesliga.
Como pede o ditado: "Primeiro a notícia ruim, depois a boa", e é honrando o dito que começamos pela notícia ruim. O VfB Stuttgart de Shinji Okazaki abriu a 7ª rodada do Campeonato Alemão sendo derrotado pelo Hamburg por 2x1, resultado que manteve o VfB na sétima posição, com 10 pontos, à apenas dois pontos do quarto colocado Hoffenheim e das zonas de classificação à UEFA Champions League e à UEFA Europa League. Okazaki que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Stuttgart, foi novamente titular, e atuou até os trinta e três minutos do segundo tempo. O Ogro teve uma boa atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação, e criando muitas jogadas ofensivas, com belos passes e dribles.
- Se firmando como titular absoluto do Augsburg, Hosogai foi mais uma vez titular e jogou bem, mas não evitou mais um empate de sua equipe (Foto: Bleacherreport)
Já o FC Augsburg de Hajime Hosogai ficou no empate sem gols com o Hannover 96, resultado que manteve o caçula na décima sexta posição, na zona de play-off's do rebaixamento, com agora 4 pontos, à apenas 1 ponto de sair da zona da degola. Hosogai que é um dos melhores jogadores e vem se firmando como titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma boa atuação, sendo fundamental na marcação e ajudando na iniciação e armação de jogadas ofensivas.
Em duelo de japoneses, o FC Schalke 04 de Atsuto Uchida venceu o SC Freiburg de Kisho Yano por 4x2, resultado que manteve o time de Gelsenkirchen na quinta posição, na zona de classificação para a UEFA Europa League, com agora 12 pontos. Já o Freiburg, se mantém na décima sétima posição, na zona de rebaixamento, com os mesmos 4 pontos, à apenas um ponto de sair do buraco. Uchida que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos azuis reais, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma excelente atuação, bem posicionado defensivamente, com bons desarmes e cortes, e fundamental no apoio ao ataque, com bons passes, dribles, cruzamentos e tabelas com Farfán, além de dar a assistência, em cruzamento perfeito, para o 2º gol do Schalke, anotado por Huntellar. Já Yano, que vem perdendo seu espaço no Freiburg, nem foi relacionado para a partida.
- Com bela atuação, dando inclusive a assistência para o gol de Huntellar, Uchida foi um dos principais nomes da vitória do Schalke (Foto: Reuters)
O rival do Schalke 04 e atual campeão, o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa, também venceu na rodada. A vítima foi o Mainz 05, que sucumbiu perante o BVB por 2x1. A vitória fez o time de Dortmund subir para o oitavo lugar, com agora 10 pontos, à apenas 4 do quarto colocado Hoffenheim e das zonas de classificação para à UEFA Champions League e à UEFA Europa League. Kagawa que é o craque e titular absoluto do time da muralha amarela, foi novamente titular, e atuou até os 25 minutos do segundo tempo, quando foi substituído. O craque teve uma boa atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação e criando boas jogadas ofensivas, mas muito aquém do que pode render.
Outro japonês que saiu vitorioso no fim de semana da Bundesliga foi Tomoaki Makino com o 1. FC Köln, que em franca recuperação no campeonato, bateu o Hoffenheim por 2x0, e subiu para a décima posição, e soma os mesmos 10 pontos que o Borussia Dortmund de Kagawa, e o Stuttgart de Okazaki. Makino que é reserva do time do bode, ficou apenas no banco sem entrar.
O capitão da seleção japonesa, Makoto Hasebe, também comemorou na rodada. O seu time, o VfL Wolfsburg, bateu o Kaiserslautern por 1x0, e com o resultado, se manteve na décima terceira posição, com 13 pontos. Hasebe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos, contundido, desfalcou o time.
Yuki Otsu, ainda injustiçado no Borussia Mönchengladbach, mais uma vez nem foi relacionado para o jogo, mas ao menos, o seu clube bateu o Nürnberg por 1x0, e continua sendo a grande surpresa da temporada alemã, ocupando o terceiro lugar, na zona de classificação à UEFA Champions League, com 16 pontos, apenas dois pontos atrás do líder Bayern de Munique.
E fechando a rodada da Bundesliga, o FC Bayern München de Takashi Usami venceu mais uma, e segue na liderança isolada da Bundesliga, com 18 pontos. A vítima da vez foi o forte Bayer Leverküssen, que perdeu por 3x0. O jovem craque, Usami, que vem buscando seu espaço no clube bávaro, nem foi relacionado para a partida.
- Craque de sua equipe, Inui foi fundamental no reencontro do Bochum com a vitória (Foto: VfL Bochum Official Site)
Já na 2ª Liga, o VfL Bochum de Takashi Inui finalmente voltou a vencer. O time bateu o Duisburg por 2x1, resultado que fez os azuis saírem da zona da degola, e subirem para a décima quinta posição, com agora 7 pontos. Inui que é o craque e titular absoluto do Bochum, foi novamente titular, e atuou até os 45 minutos do segundo tempo, quando foi substituído apenas para ganhar aplausos da torcida. O meia teve uma excelente atuação, se movimentando muito, ajudando na marcação, e sendo fundamental ofensivamente, armando belas jogadas, com belos passes, dribles e agressividade.
Mudando de país, agora vamos para a Itália, onde a Inter de Nagatomo finalmente venceu, e embora o Novara tenha perdido, Morimoto continua sendo muito elogiado pela mídia.
Pela Liga Calcio, a FC Internazionale Milano de Yuto Nagatomo, bateu o Bologna por 3x1, resultado que fez os nerazzurri subirem para a décima sexta posição, com agora 4 pontos. Nagatomo que é um dos melhores jogadores e titular absoluto da Inter, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma boa atuação, bem posicionado e sem falhas defensivas, e criando boas jogadas ofensivas, com bons dribles, passes e cruzamentos.
- Com belas atuações, Morimoto vem sendo muito elogiado no começo de temporada pelo Novara (Foto: Novara Calcio Official Site)
Já o Novara Calcio de Takayuki Morimoto foi derrotado por 2x1 pela Atalanta, resultado que fez o time cair para a décima quarta posição, com agora 4 pontos. Morimoto que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular, e atuou até os dezesseis minutos do segundo tempo, quando foi substituído por cansaço. O atacante teve uma boa atuação, ajudando na marcação, criando boas jogadas ofensivas, e sendo novamente elogiado pela mídia japonesa e italiana.
Na França, o Dijon FCO de Daisuke Matsui segue fazendo uma campanha muito boa para quem veio da 2ª divisão. O time ficou no empate de 1x1 fora de casa contra o Nice, e com o resultado, ocupa a décima posição na Ligue 1, com 10 pontos. Matsui que é o craque e titular absoluto do time, por não estar com as condições físicas ideais, ficou apenas no banco sem entrar. Vale lembrar que o meia vinha desfalcando o Dijon há várias partidas, e voltou no penúltimo jogo, no meio de semana, na vitória de 1x0 sobre o Brest, onde foi titular e atuou até os 15 minutos do segundo tempo, sendo substituído por ainda não estar com as condições físicas ideais, visto que Matsui não tem férias longas faz tempo, pois atuou de janeiro de 2010, à junho de 2011 sem férias, e jogando também pela seleção japonesa na grande campanha da Copa do Mundo e no tetra campeonato da Copa da Ásia, além de ter se contundido três vezes pelo excesso de jogos. Com tudo isso, o Dijon toma cuidado e preserva Matsui, sua principal joia, o máximo possível, visto que ele será fundamental nas fases mais agudas do campeonato.
Já na Espanha, pela La Liga, o RCD Mallorca de Akihiro Ienaga venceu a Real Sociedad por 2x1, resultado que manteve o time na décima posição, com agora 6 pontos. Ienaga que vem buscando seu espaço como titular no time, ficou apenas no banco sem entrar.
Na Russian Premier League, o PFC CSKA Moscow de Keisuke Honda segue na cola do líder Zenit. O time de Moscou bateu o Volga por 3x1, e segue na vice liderança e zona de play-off's para o título e vaga à UEFA Champions League, com agora 50 pontos, apenas dois atrás do líder Zenit. Honda que é o craque e titular absoluto do CSKA, contundido, nem foi relacionado para o jogo.
- Kawashima evitou a derrota no duelo do Lierse contra o Westerlo (Foto: SK Lierse Official Site)
Já na Belgian Pro League, o SK Lierse de Eiji Kawashima segue sem vitórias, acumulando 6 empates e 2 derrotas, ocupando a décima quarta posição, com 6 pontos, na zona de classificação para os play-off's para a UEFA Europa League. O time ficou no 0x0 contra o Westerlo, e o fato curioso é que o Lierse tem a melhor defesa do torneio, com apenas 6 gols sofridos. Kawashima que é o goleiro titular e capitão do time, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. O goleiro teve excelente atuação, sendo vital mais uma vez, evitando a derrota. O arqueiro foi responsável por 3 belas defesas, e ainda executou bem o papel de capitão, liderando sua equipe em campo.
Na Inglaterra, o Arsenal FC de Ryo Miyaichi segue inconstante, mas ao menos venceu na rodada, batendo o Bolton por 3x0, resultado que fez os Gunners subirem para a décima segunda posição da Premier League, com agora 7 pontos, estando à apenas 3 pontos do Liverpool, quinto colocado, que está na zona de classificação para à UEFA Europa League. Miyaichi, jovem craque que vem buscando seu espaço no clube londrino, nem foi relacionado para a partida.
Já na segunda divisão, o Leicester City FC de Yuki Abe empatou com o Cardiff City: 0x0 fora de casa. No entanto, os Foxes estão invictos à 7 partidas (embora tenham sido eliminados da Carling Cup nos pênaltis após empate de 2x2 no meio de semana, contra o próprio Cardiff). Com o resultado, o Leicester ocupa a nona posição da Championship, com 12 pontos, à apenas 1 da zona de play-off's do acesso à Premier League. Abe que é um dos melhores jogadores e titular absoluto dos lobos ingleses, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma atuação muito boa, importantíssimo defensivamente, com belos desarmes e cortes, e muito bem ofensivamente, iniciando bem as jogadas, com bons passes e viradas de jogo.
Na Holanda, o fim de semana não foi bom para Takagi, Yoshida e Cullen, mas, mais uma vez, sorriu para Yasuda, que segue surpreendendo com o Vitesse.
Ocupando a sétima posição da Eredivisie, na zona de play-off's para a UEFA Europa League, o SBV Vitesse de Michihiro Yasuda bateu o Excelsior por 2x0, e agora, soma 13 pontos, estando à apenas 2 do terceiro colocado, Ajax, que está na zona da vaga direta à Europa League; e à apenas 3 do Twente, vice líder, que está na zona de classificação aos play-off's da UEFA Champions League. Yasuda que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Vitesse, no entanto, ficou apenas no banco sem entrar, pois veio de 120 minutos e disputa de pênaltis no meio de semana pela KNVB Beker, a Copa da Holanda, e não tinha as condições físicas ideais para atuar.
Já o VVV Venlo da dupla Maya Yoshida e Robert Cullen, definitivamente não está numa situação agradável como o Vitesse. O time foi derrotado pelo ADO Den Haag por 2x0, e com o resultado, ocupa a décima sétima posição, com apenas 3 pontos, e está na zona de play-off's do rebaixamento. Yoshida e Cullen, que são titulares absolutos e ídolos no VVV, foram novamente titulares e atuaram durante toda a partida. Yoshida mais uma vez teve boa atuação e nenhuma culpa nos gols sofridos pelo VVV, que com exceção para o zagueiro japonês, tem uma das piores defesas do campeonato. Já Cullen, sumido, nada produziu.
E fechando a rodada da Eredivisie, o FC Utrecht de Yoshiaki Takagi foi derrotado pelo NAC Breda por 1x0, resultado que fez o time cair para a nona posição, com os mesmos 9 pontos. O jovem astro, Takagi, que vem buscando seu espaço no clube, nem foi relacionado para a partida.
Já na Soproni Liga, o Vasas SC de Kazuo Honma ficou no empate de 0x0 com o Pápa, resultado que manteve o time na décima quarta posição, com agora 8 pontos. Honma que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, contundido, não atuou.
- Líder de sua equipe, Seto foi essencial em mais uma vitória dos Red Devils (Foto: Derby 90)
Na Romanian Liga 1, o FC Astra Ploiesti de Takayuki Seto segue surpreendendo. O clube já ocupa a sexta posição, com 14 pontos, à apenas 3 do vice líder Cluj e da zona de classificação para os play-off's da UEFA Champions League. Com a vitória por 2x1 fora de casa sobre o Pandurii, além de subir na tabela e ocupar a posição já mencionada, os Black Devils chegaram à sexta partida invictos. Seto que é um dos melhores jogadores, capitão e titular absoluto do Astra, foi novamente titular e capitão, e atuou durante toda a partida. O volante teve uma bela atuação, bem posicionado, com bons desarmes e cortes do ponto de vista defensivo, e muito bem ofensivamente, com belos passes e lançamentos, e chegando bem ao ataque, além de liderar sua equipe em campo.
E fechando o fim de semana dos japoneses na Europa, o HNK Hajduk Split de Masahiko Inoha goleou o Slaven por 4x1, resultado que manteve o time na vice liderança, com 20 pontos, 5 atrás do líder Dinamo Zagreb, e na zona de classificação à UEFA Europa League. Inoha que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do Hajduk, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida, desta vez, jogando como volante. O defensor teve uma boa atuação, bem posicionado e sendo vital defensivamente.