terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dido Havenaar é o novo treinador do Shimizu

BOMBA EM SHIZUOKA!

Parece que o técnico Afshin Ghotbi está com os dias contados no Shimizu S-Pulse. Na sexta-feira após reunião com a diretoria, ele botou a corda no pescoço e está na berlinda.

De fato, os Magpies tiveram um péssimo primeiro turno, e o começo do segundo também deixou a desejar.

Para seu lugar, o nome mais cotado é do lendário goleiro, o holandês voador Dido Havenaar. O pai do artilheiro Mike nunca treinou um time na J1, teve experiência em clubes das divisões inferiores.

Ao que tudo indica, Ghotbi já era.


Havenaar pai no comando dos Magpies (Foto: SyuKyu)

Jogando muito mal, Japão fica no 1x1 diante do Uzbequistão

Com vários desfalques, uma escalação equivocada e jogando mal, o Japão decepcionou, e hoje pela manhã, fora de casa, ficou no empate de 1x1 contra o Uzbequistão, em partida válida pela segunda rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. Em certo momento do jogo, até parecia que o Japão não conseguiria o empate, no entanto, Shinji Okazaki salvou o Japão de algo ainda pior.


Gol de Okazaki salvou o Japão de derrota (Foto: Sanspo)

Nagatomo, Honda e Matsui, os três titulares, contundidos, além de Kengo Nakamura, que voltava a seleção e poderia substituir Honda, eram os desfalques da seleção, além de vários jogadores que poderiam ter sido convocados por Alberto Zaccheroni, o técnico italiano da seleção japonesa, mas que não foram chamados por diversos motivos, como necessidade de maior adaptação ao clube europeu, como foram os casos de Usami, Miyaichi e Inui, ou então teimosia, como foi com Yasuda e Ienaga. Para piorar a situação, o treinador ainda optou por manter o 4-5-1 com variação para 4-3-3 (escolha correta), mas ao invés de usar o tradicional com dois volantes e três meias mais ofensivos, acabou repetindo o erro do jogo contra a Coreia do Norte, e utilizou três volantes e dois meias. Abe foi o escolhido para se juntar a Endo e Hasebe, com Kagawa e Okazaki mais ofensivos. Novamente o Japão teve mais posse e toque de bola, domínio, mas pouca agressividade, justamente pelo fato de ter apenas dois meias, e um deles, Okazaki, ser centroavante de origem, e não meia.


Primeiro tempo nipônico não foi dos melhores (Foto: Sanspo)

A formação inicial nipônica foi:

Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Komano; Endo, Hasebe, Abe, Okazaki e Kagawa; Tadanari Lee.


E foi justamente com muita posse e domínio, que o Japão começou a partida. Os Samurais Blues dominaram o começo do jogo, e até iam abrindo o placar num belo passe de Endo, mas Lee estava impedido.

Depois de um certo domínio japonês, o jogo passou a ficar mais estudado e cauteloso, mas com um leve domínio nipônico. Em uma boa jogada de Kagawa, Hasebe chutou forte, mas o goleiro uzbeq com emoção, evitou o gol que abriria o placar em favor do selecionado samurai.

No lance seguinte, o Uzbequistão respondeu, Geyrinkh chutou forte e a bola acertou a trave, Yoshida afastou de qualquer maneira, evitando maior perigo uzbeq. Porém, de nada adiantou, e no lance seguinte, Djeparov abriu o placar para os donos da casa, numa bola que Kawashima, que foi o melhor em campo, podia ter defendido.

Com o gol, o Japão teve alguns minutos de pressão e domínio, criou inclusive duas chances e Lee mandou uma bola na trave após lindo passe de Hasebe, no entanto, o Japão criava chances, mas não chegava ao empate, e no fim da primeira etapa, os Samurais Blues pareciam sonolentos em campo.

O primeiro tempo terminou mesmo em 1x0 a favor do Uzbequistão, e na volta para a segunda etapa, Zaccheroni fez o óbvio e certo, e colocou Kiyotake no lugar de Abe, substituição idêntica em relação ao jogo contra a Coreia do Norte, em que Zacc colocou o meia do Cerezo Osaka no lugar de Kashiwagi para dar mais agressividade à seleção, percebendo o seu erro na escalação inicial.

Mas ainda assim, os Samurais estavam muito, mas muito mal, erravam passes, posicionamento, tudo estava dando errado. Se arrastavam em campo, equipe irreconhecível.

Com Kiyotake era para a seleção ganhar velocidade, e de fato ganhou, mas ele não repetiu as últimas excelentes atuações com a camisa do selecionado japonês.

O jogo estava dando sono em todos. Parado e quando tinha ação, era só pelos mandantes.

Para a sorte do time, Kawashima acordou e salvou a pátria em duas boas chances de gol do Uzbequistão, novamente com Djeparov. Também irreconhecível, Konno que vinha de boas atuações pela seleção, teve uma péssima atuação, e quase entregou o ouro muitas vezes. Yoshida menos pior, mas também cometendo suas falhas, também não teve boa atuação.

Kawashima fechou o gol e evitou grande tragédia (Foto: Sanspo)

Zaccheroni falhou na escalação hoje, e mandou o time errado a campo, como já mencionado anteriormente. O problema reside no homem central do meio campo, não pode jogar com os volantes lá atrás e todo mundo agarrado na frente, a equipe não tem balanço, tanto que não teve uma sobra de bola, a zaga uzbeque afastava e não tinha ninguém no meio na sobra. O correto teria sido Endo, Hasebe, Kiyotake, Kagawa e Haraguchi no meio campo, manteria o estilo do meio titular, com Endo, Hasebe, Honda, Kagawa e Matsui. E outro ponto, Okazaki tem que jogar como centroavante, não como meio campista, principalmente quando Honda e/ou Matsui não estão disponíveis.

Kiyotake entrou e a equipe teve uma postura mais ofensiva, mas continuava jogando mal (Foto: Sanspo)

Aos 20 min, enfim o gol. Uchida que também não fazia sua melhor atuação com a camisa da seleção, recebeu lindo passe de Endo, carregou a bola pela direita e fez um belo cruzamento para o super ogro Shinji Okazaki igualar o marcador.

O Uzbequistão é um lugar de boas recordações para o atacante, já é o segundo gol dele em solo uzbque.

Após o gol, Lee saiu para a entrada do gigante Mike Havenaar, mas o time não mudou muito, Mike não teve muitas chances na partida.

Kawashima foi o grande nome da partida e o homem do jogo. Merecido, ele salvou o Japão (Foto: Sanspo)

Perto do fim do jogo, Komano saiu e entrou Makino, mas o jogador do Colônia não fez diferença.

No último lance, o Japão teve chance de virar, mas o ataque se atrapalhou e o gol não saiu.

Matsui, Honda e Nagatomo novamente fizeram falta ao time japonês.

A seleção segue líder do grupo com 4 pontos, empatada com o próprio Uzbequistão.



Homem do jogo: Eiji Kawashima


Notas:

Eiji Kawashima - 8

Falhou no gol, mas salvou o time em três lances de gol, evitou destino pior.


Atsuto Uchida - 5

Jogou muito abaixo do que pode, mas deu o passe para o gol.


Yasuyuki Konno - 3

Horrível, só fez lambanças.


Maya Yoshida - 4

Não apareceu no jogo, muito mal.


Yuichi Komano - 6

Jogou abaixo, mas foi melhor do que Uchida.


Yasuhito Endo - 6

Atuação abaixo do esperado também, mas iniciou a jogada do gol.


Makoto Hasebe - 6

Tentou alguma coisa, mas jogou abaixo do que pode.


Yuki Abe - 3

Perdido em campo, mal escalado, não era o dia dele.


Shinji Kagawa - 5

Jogou abaixo do que pode, mais prendeu a bola do que qualquer coisa, brincou demais.


Shinji Okazaki - 7

Ao lado de Kawashima, o herói do jogo, fez o gol e lutou durante toda a partida. Salvou o Japão de desastre maior.


Tadanari Lee - 5

Outro com atuação abaixo do esperado, perdeu duas grandes chances de marcar.


Hiroshi Kiyotake - 4

Entrou e deu mais ofensividade ao time, mas não fez a diferença. Outro abaixo do esperado.


Tomoaki Makino - Sem nota

Entrou no fim, não teve tempo para nada.


Mike Havenaar - 5

Tentou alguma coisa, lutou, mas não teve êxito.


Alberto Zaccheroni - 4

Escalou mal o time, optou pela tática errada e depois tentou reparar o erro como fez contra a Coreia do Norte, mas desta vez, não deu certo.




Classificação Grupo C:


No outro jogo do grupo, a Coreia do Norte bateu o Tadjiquistão por 1x0.



Matéria produzida por Elias Falarz e Gabriel Pazini.

Mais uma vez, nada muda na J2

Na 4ª e adiada rodada da J2, a segunda divisão japonesa, que ocorreu nesse fim de semana, mais uma vez os quatro primeiros colocados não venceram seus compromissos, e, novamente, nada mudou na tabela de classificação. O líder F.C. Tokyo, ficou apenas no empate de 0x0 contra o vice líder Tochigi SC, placar que manteve as duas equipes na mesma posição na tabela. O terceiro colocado, Tokushima Vortis, foi derrotado pelo Thespa Kusatsu, fora de casa, por 2x0. O JEF também não venceu, o quarto colocado ficou no empate de 1x1 no duelo entre clubes tradicionais, contra o Verdy Tokyo. E quem agradeceu os tropeços do quarteto, foram o quinto e sexto colocados, Consadole Sapporo e Sagan Tosu, que venceram suas partidas, e estão à apenas 2 e 3 pontos do líder F.C. Tokyo, e à 1 e 2 pontos da zona de acesso à J-League, respectivamente. Estes e outros destaques, você confere agora.

Estranhamente, o F.C. Tokyo acabou jogando em casa, mas fora de casa. O Glorioso que lidera a J2, não jogou no Ajinomoto, nem no Tokyo National Stadium, como é habitual. O time da capital acabou por jogar no acanhado Kumagaya Athletic Stadium. O público foi bem menor do que o que geralmente está presente nos jogos do melhor time da J2, mas ainda assim, isso não interferiu, e o F.C. Tokyo dominou a partida, sufocando o Tochigi e criando inúmeras chances de gol. No entanto, mesmo com força total no time titular, e um banco com bons nomes, como Genki Nagasato, Daisuke Sakata e Naohiro Ishikawa, que entraram na partida, o Glorioso não conseguiu furar o bloqueio defensivo muito bem armado do vice líder, e o jogo acabou por ficar no injusto 0x0, visto que merecia ter gols e o F.C. Tokyo merecia ter vencido. O resultado não mudou a posição das equipes na tabela, que seguem rumo ao acesso à J-League.

F.C. Tokyo dominou, mas não conseguiu sair do 0x0 com o Tochigi (Foto: J-League Photos)














O terceiro colocado, Tokushima Vortis, também não teve das rodadas mais felizes, e acabou derrotado fora de casa por 2x0 pelo Thespa Kusatsu, com gols de Tatsuki Kobayashi e Alex. Em campanha irregular, o Thespa é o nono colocado, enquanto o Vortis segue na zona de acesso. Já em duelo de clubes tradicionais, o JEF United Ichihara Chiba acabou no 1x1 com o Verdy Tokyo, resultado que manteve o JEF na quarta posição, e o time verde da capital na oitava. Oshima marcou pelo time de Chiba, enquanto Maranhão empatou para o Verdy. O resultado acabou sendo magro, pois se esperava mais gols no duelo entre as equipes que tem dois dos artilheiros da J2: Fukai, pelo JEF, e Abe, pelo Verdy, ambos com 10 gols no torneio.

Agradecendo os tropeços dos quatro primeiros, o Consadole Sapporo bateu o Mito Hollyhock por 2x1 fora de casa, e continuou na quinta posição, mas agora, à apenas 1 ponto da zona de acesso, e à 2 do líder F.C. Tokyo. Diogo e Makoto Sunakawa marcaram pelo Sapporo, enquanto Romero Frank anotou o tento do Mito, que figura apenas na décima oitava posição na tabela.

Sagan conquistou três pontos importantes frente o Gainare (Foto: J-League Photos)










Outro que agradeceu os tropeços do quarteto que ocupa a ponta da tabela, foi o Sagan Tosu, que agora está à apenas 2 pontos da zona de acesso, e à 3 do líder. Num grande jogo, o Tosu bateu fora de casa, o Gainare Tottori por 6 a 3! Yohei Toyoda e Yeo Sung-Hye, abriram 2x0 para os visitantes. Mas com Hamed, e o camisa 10 e capitão do time, Noriaki Sanenobu, num belo gol, os donos da casa conseguiram empatar o jogo ainda no primeiro tempo. No começo da segunda etapa, o mesmo Sanenobu, de pênalti, virou o placar, botando o Gainare na frente, com 3x2. No entanto, o Sagan conseguiu uma virada espetacular, anotando 4 gols, e vencendo por 6x3! O detalhe é que ficou comprovado a fraqueza do Gainare no jogo aéreo, visto que foram 3 gols em cobranças de escanteio. O destaque ficou por conta de Toyoda, que anotou 2 gols, e se juntou a Fukai, Abe e Saito no topo da artilharia da J2, com 10 tentos marcados. Com a derrota, o Tottori é o vice lanterna da competição, com 22 pontos. Já o Sagan Tosu, como já mencionado, é o sexto colocado, e põe fogo e ainda mais emoção na luta pelo acesso à J-League e título da J2, visto que, agora, claramente seis times brigam pelo título e acesso, nesta que é uma das edições mais disputadas da J2 nos últimos anos.

Giravanz saiu na frente, mas acabou ficando apenas no empate contra o Yokohama FC (Foto: J-League Photos)











Outros destaques da rodada foram o empate de 2x2, num bom jogo entre o Giravanz Kitakyushu contra o Yokohama FC. O Giravanz se distancia cada vez mais da zona de acesso, mas é um feito e tanto figurar entre os primeiros e sonhar com o acesso, para um time que está à apenas 2 temporadas disputando a J2 como time profissional. Já o Yokohama, mais uma vez faz um bom 2º turno, e na crescente, já ocupa a décima segunda posição, mas paga pelo péssimo início de campeonato. O crescente Oita Trinita, que sofre do mesmo mal que o Yokohama FC, acabou tendo sua boa sequência quebrada pelo Kataller Toyama, que bateu o Oita por 1x0. O Trinita já ocupa a décima posição, e o Toyama, embora seja apenas o décimo sétimo, mais uma vez surpreende, como fez com o F.C. Tokyo na última rodada, e vence um jogo inesperado. E fechando a rodada, o saco de pancadas FC Gifu perdeu mais uma, desta vez foi por 3x1 em casa, e para o fraco Fagiano Okayama, que é apenas o décimo quinto colocado. Sorte do Gifu que não tem rebaixamento na J2, e com isso, o lanterna com apenas 11 pontos, vai continuar na segundona no próximo ano.



Resultados:

Thespa Kusatsu 2x0 Tokushima Vortis

Kyoto Sanga F.C. 0x0 Ehime FC

Mito Hollyhock 1x2 Consadole Sapporo

Kataller Toyama 1x0 Oita Trinita

FC Gifu 1x3 Fagiano Okayama

Giravanz Kitakyushu 2x2 Yokohama FC

F.C. Tokyo 0x0 Tochigi SC

Gainare Tottori 3x6 Sagan Tosu

JEF United Ichihara Chiba 1x1 Verdy Tokyo

Roasso Kumamoto 1x1 Shonan Bellmare



Classificação:


Obs: Os três primeiros garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

10 Gols:

Masaki Fukai-JEF United Ichihara Chiba

Takuma Abe-Verdy Tokyo

Manabu Saito-Ehime FC

Yohei Toyoda-Sagan Tosu


9 Gols:

Ricardo Lobo-Tochigi SC

F.C. Tokyo acerta com Genki Nagasato

Fortalecendo ainda mais o forte elenco e time que já tem, o F.C. Tokyo, atual líder da J2, favorito ao título e acesso da segunda divisão japonesa, contratou o meia atacante Genki Nagasato, 25 anos, que estava no Ventforet Kofu. Nagasato, bom jogador, é irmão de Yuki Nagasato, excelente jogadora da seleção feminina, as Nadeshikos, que estava no elenco campeão da Copa do Mundo Feminina da FIFA deste ano.


Ex-Avispa Fukuoka, Genki Nagasato é o novo reforço do F.C. Tokyo

Com a chegada de Genki Nagasato, a competição no Glorioso agora é ainda maior. Para a posição, o time já conta com os titulares Naotake Hanyu e Sotan Tanabe, além de Naohiro Ishikawa, Daisuke Sakata e Tatsuya Yazawa. Bons nomes e um elenco muito forte do time da capital, resta saber, quem ficará no banco.

Nagasato que surgiu muito bem no Avispa Fukuoka no ano passado, sendo o principal jogador do time no acesso à J-League, e artilheiro da equipe no ano, marcando 15 gols, também já atuou no Shonan Bellmare e Verdy Tokyo, e vem do Ventforet Kofu, onde não fez boa temporada na J-League deste ano. O meia atacante vai usar a camisa 17 no F.C. Tokyo.

Emperor Cup teve início neste fim de semana!

Neste sábado, 3 de setembro, começou a 91ª edição da Emperor's Cup (Copa do Imperador). A competição é a mais antiga do Japão, tendo início em 1921, e é também, uma das mais tradicionais, reunindo equipes de diversas partes do país, desde times de universidades, até equipes tradicionais da J-League. A competição reuniu nessa primeira fase, que teve início nesse fim de semana, equipes universitárias, de base, da JFL, e reservas de algumas equipes da J2. Os vencedores, avançaram para a próxima fase, onde todas as equipes principais da J2 e todos os clubes de J-League, entram na competição. Por conta de um tufão que atingiu a Terra do Sol Nascente na última semana, dois jogos foram adiados.

Os jogos adiados foram estes:

Yonago Kita High School x Kamatamare Sanuki
Sanyo Denki Tokushima x Kochi University

No entanto, as outras partidas ocorreram normalmente. Nos jogos ocorridos, destaca-se a vitória do Fukushima United FC, por 6x2 fora de casa, a vítima foi Hachinohe Univ. O Fukushima United fazendo um excelente placar e dando alegria a região que tem sofrido com o desastre nuclear como consequência do terremoto que atingiu o Japão em 11 de março. Outro destaque foi a super goleada do Blaublitz Akita, por 13x0 sobre o Yamagata Univ.


Fukushima United foi um dos destaques da primeira fase da Emperor (Foto: WSC)


Resultados:

F.C. Suzuka Rampole 1x0 Chukyo University
Tochigi Uva 1x0 Kashiwa Reysol U-18
Yamanashi University High School 2x5 Machida Zelvia
Yonago Kita High School x Kamatamare Sanuki - JOGO ADIADO
Toyama Shinjo Club 1x0 Japan Soccer College
Matsumoto Yamaga 3x0 Maruoka Phoenix
University of Tsukuba 2x1 Heisei International University
Blaublitz Akita 13x0 Yamagata University School of Medicine
Arterivo Wakayama 0x5 Sagawa Printing
Arte Takasaki 2x0 Y.S.C.C.
Fukuoka University 2x0 Hoyo A.C. Elan Oita
Fagiano Okayama Next (5)2x2(3) Renofa Yamaguchi F.C. *
Hannan University 0x2 Sagawa Shiga
F.C. Kagoshima 5x0 Saga Lixil F.C.
Nara Club 1x3 Sanyo Electric Sumoto S.C.
Hiroshima University of Economics 5x0 Zweigen Kanazawa
Miyazaki Sangyo-keiei University 5x1 Kumamoto Teachers Club
Okinawa Kaiho Bank S.C. 0x1 V-Varen Nagasaki
Hokkaido University of Education Iwamizawa Campus (5)1x1(4) Osaka University of Health and Sport Sciences *
Grulla Morioka 0x2 Sony Sendai
Sanyo Electric Tokushima S.C. x Kōchi University - JOGO ADIADO
F.C. Gifu Second 2x1 Shizuoka Sangyo University
Hachinohe University 2x6 Fukushima United
Dezzola Shimane 5x2 Ehime F.C. Shimanami

*Disputa de pênaltis com resultado entre parênteses.

Os vencedores avançaram a próxima fase, e agora alguns não terão vida fácil, visto que enfrentarão equipes profissionais das duas principais divisões do país.

A segunda fase terá início no próximo mês, reunindo todas as equipes principais da J-League e J2.