terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mais uma vez, nada muda na J2

Na 4ª e adiada rodada da J2, a segunda divisão japonesa, que ocorreu nesse fim de semana, mais uma vez os quatro primeiros colocados não venceram seus compromissos, e, novamente, nada mudou na tabela de classificação. O líder F.C. Tokyo, ficou apenas no empate de 0x0 contra o vice líder Tochigi SC, placar que manteve as duas equipes na mesma posição na tabela. O terceiro colocado, Tokushima Vortis, foi derrotado pelo Thespa Kusatsu, fora de casa, por 2x0. O JEF também não venceu, o quarto colocado ficou no empate de 1x1 no duelo entre clubes tradicionais, contra o Verdy Tokyo. E quem agradeceu os tropeços do quarteto, foram o quinto e sexto colocados, Consadole Sapporo e Sagan Tosu, que venceram suas partidas, e estão à apenas 2 e 3 pontos do líder F.C. Tokyo, e à 1 e 2 pontos da zona de acesso à J-League, respectivamente. Estes e outros destaques, você confere agora.

Estranhamente, o F.C. Tokyo acabou jogando em casa, mas fora de casa. O Glorioso que lidera a J2, não jogou no Ajinomoto, nem no Tokyo National Stadium, como é habitual. O time da capital acabou por jogar no acanhado Kumagaya Athletic Stadium. O público foi bem menor do que o que geralmente está presente nos jogos do melhor time da J2, mas ainda assim, isso não interferiu, e o F.C. Tokyo dominou a partida, sufocando o Tochigi e criando inúmeras chances de gol. No entanto, mesmo com força total no time titular, e um banco com bons nomes, como Genki Nagasato, Daisuke Sakata e Naohiro Ishikawa, que entraram na partida, o Glorioso não conseguiu furar o bloqueio defensivo muito bem armado do vice líder, e o jogo acabou por ficar no injusto 0x0, visto que merecia ter gols e o F.C. Tokyo merecia ter vencido. O resultado não mudou a posição das equipes na tabela, que seguem rumo ao acesso à J-League.

F.C. Tokyo dominou, mas não conseguiu sair do 0x0 com o Tochigi (Foto: J-League Photos)














O terceiro colocado, Tokushima Vortis, também não teve das rodadas mais felizes, e acabou derrotado fora de casa por 2x0 pelo Thespa Kusatsu, com gols de Tatsuki Kobayashi e Alex. Em campanha irregular, o Thespa é o nono colocado, enquanto o Vortis segue na zona de acesso. Já em duelo de clubes tradicionais, o JEF United Ichihara Chiba acabou no 1x1 com o Verdy Tokyo, resultado que manteve o JEF na quarta posição, e o time verde da capital na oitava. Oshima marcou pelo time de Chiba, enquanto Maranhão empatou para o Verdy. O resultado acabou sendo magro, pois se esperava mais gols no duelo entre as equipes que tem dois dos artilheiros da J2: Fukai, pelo JEF, e Abe, pelo Verdy, ambos com 10 gols no torneio.

Agradecendo os tropeços dos quatro primeiros, o Consadole Sapporo bateu o Mito Hollyhock por 2x1 fora de casa, e continuou na quinta posição, mas agora, à apenas 1 ponto da zona de acesso, e à 2 do líder F.C. Tokyo. Diogo e Makoto Sunakawa marcaram pelo Sapporo, enquanto Romero Frank anotou o tento do Mito, que figura apenas na décima oitava posição na tabela.

Sagan conquistou três pontos importantes frente o Gainare (Foto: J-League Photos)










Outro que agradeceu os tropeços do quarteto que ocupa a ponta da tabela, foi o Sagan Tosu, que agora está à apenas 2 pontos da zona de acesso, e à 3 do líder. Num grande jogo, o Tosu bateu fora de casa, o Gainare Tottori por 6 a 3! Yohei Toyoda e Yeo Sung-Hye, abriram 2x0 para os visitantes. Mas com Hamed, e o camisa 10 e capitão do time, Noriaki Sanenobu, num belo gol, os donos da casa conseguiram empatar o jogo ainda no primeiro tempo. No começo da segunda etapa, o mesmo Sanenobu, de pênalti, virou o placar, botando o Gainare na frente, com 3x2. No entanto, o Sagan conseguiu uma virada espetacular, anotando 4 gols, e vencendo por 6x3! O detalhe é que ficou comprovado a fraqueza do Gainare no jogo aéreo, visto que foram 3 gols em cobranças de escanteio. O destaque ficou por conta de Toyoda, que anotou 2 gols, e se juntou a Fukai, Abe e Saito no topo da artilharia da J2, com 10 tentos marcados. Com a derrota, o Tottori é o vice lanterna da competição, com 22 pontos. Já o Sagan Tosu, como já mencionado, é o sexto colocado, e põe fogo e ainda mais emoção na luta pelo acesso à J-League e título da J2, visto que, agora, claramente seis times brigam pelo título e acesso, nesta que é uma das edições mais disputadas da J2 nos últimos anos.

Giravanz saiu na frente, mas acabou ficando apenas no empate contra o Yokohama FC (Foto: J-League Photos)











Outros destaques da rodada foram o empate de 2x2, num bom jogo entre o Giravanz Kitakyushu contra o Yokohama FC. O Giravanz se distancia cada vez mais da zona de acesso, mas é um feito e tanto figurar entre os primeiros e sonhar com o acesso, para um time que está à apenas 2 temporadas disputando a J2 como time profissional. Já o Yokohama, mais uma vez faz um bom 2º turno, e na crescente, já ocupa a décima segunda posição, mas paga pelo péssimo início de campeonato. O crescente Oita Trinita, que sofre do mesmo mal que o Yokohama FC, acabou tendo sua boa sequência quebrada pelo Kataller Toyama, que bateu o Oita por 1x0. O Trinita já ocupa a décima posição, e o Toyama, embora seja apenas o décimo sétimo, mais uma vez surpreende, como fez com o F.C. Tokyo na última rodada, e vence um jogo inesperado. E fechando a rodada, o saco de pancadas FC Gifu perdeu mais uma, desta vez foi por 3x1 em casa, e para o fraco Fagiano Okayama, que é apenas o décimo quinto colocado. Sorte do Gifu que não tem rebaixamento na J2, e com isso, o lanterna com apenas 11 pontos, vai continuar na segundona no próximo ano.



Resultados:

Thespa Kusatsu 2x0 Tokushima Vortis

Kyoto Sanga F.C. 0x0 Ehime FC

Mito Hollyhock 1x2 Consadole Sapporo

Kataller Toyama 1x0 Oita Trinita

FC Gifu 1x3 Fagiano Okayama

Giravanz Kitakyushu 2x2 Yokohama FC

F.C. Tokyo 0x0 Tochigi SC

Gainare Tottori 3x6 Sagan Tosu

JEF United Ichihara Chiba 1x1 Verdy Tokyo

Roasso Kumamoto 1x1 Shonan Bellmare



Classificação:


Obs: Os três primeiros garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

10 Gols:

Masaki Fukai-JEF United Ichihara Chiba

Takuma Abe-Verdy Tokyo

Manabu Saito-Ehime FC

Yohei Toyoda-Sagan Tosu


9 Gols:

Ricardo Lobo-Tochigi SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário