sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Honda desfalca CSKA no jogo deste fim de semana, mas deve voltar para última rodada da Champions League

Honda desfalca CSKA no jogo deste domingo (Foto: Reuters)

A lesão não estava curada como se imaginava. O craque Keisuke Honda, da seleção japonesa e do PFC CSKA Moscow, não estava recuperado como se imaginava, e após atuar durante toda a partida na última rodada da Russian Premier League, na derrota por 2x1 para o Rubin Kazan, Honda voltou a sentir dores e desfalcou o time na partida desta terça-feira, pela UEFA Champions League, onde o time perdeu por 2x0, para o Lille. A lesão foi diagnosticada hoje, e não preocupa, porém, Honda vai desfalcar o time no próximo jogo da RPL e só deve voltar no dia 7 de dezembro, pela última rodada da Champions League.

Honda desfalca o time na partida do próximo domingo, contra o Anzhi, pela 2ª rodada do Octogonal Final do Campeonato Russo, que será o último jogo do CSKA em torneios domésticos este ano, devido a adaptação do calendário russo ao europeu. Porém, o astro é presença quase certa no jogo decisivo da UCL, no dia 7 de dezembro, quando o CSKA enfrenta a Inter de Milão, em partida que caso Honda atue, poderá marcar um duelo de japoneses entre Honda e Nagatomo, companheiros de seleção japonesa.

Honda, que é o craque do CSKA, será vital no duelo da Champions League, pois o clube russo precisa vencer e torcer por empate no outro jogo do grupo entre Lille e Trabzonspor para se classificar à fase final da maior competição interclubes da Europa.

Kashiwa Reysol corre atrás de reforços

A temporada ainda não acabou, o Kashiwa Reysol lidera a J-League faltando duas rodadas para o fim do campeonato e briga como nunca pelo título, que seria histórico, afinal, o time veio da J2 como campeão, e consecutivamente, conquistaria a segunda e a primeira divisão. Porém, mesmo muito concentrado na reta decisiva da J-League e ainda na disputa pelo título da Emperor Cup, o clube e o técnico brasileiro, Nelsinho Baptista, já pensam em reforços para a próxima temporada, visando principalmente, a disputa da Asian Champions League.

Nasu está na mira do Reysol (Foto: Junko Kimura/Getty Images AsiaPac)

Dos reforços que o clube pretende trazer, dois já estão em estágios avançados de negociações. O primeiro, é Ricardo Lobo, atacante do Tochigi SC, da J2, que chegou a liderar a artilharia da segunda divisão. Contratação que traz dúvidas, pois Lobo não é melhor do que os atacantes que o Kashiwa já dispõe. O segundo, é Daisuke Nasu, meio campista e defensor do Jubilo Iwata, de 30 anos, outro reforço que gera discussões, pois muitos são a favor, enquanto outros, são contra.

Além dos dois reforços, a diretoria do Reysol corre atrás de outros jogadores nos bastidores, porém, ainda não foram revelados mais nomes.

Yasuyuki Kishino renova com Yokohama FC

O técnico do Yokohama FC, Yasuyuki Kishino, renovou hoje, o seu contrato com o clube. O novo vínculo vai até janeiro de 2013.

Kishino renova com o Yokohama FC até 2013 (Foto: Getty Images)

Kishino é técnico do time que conta com o lendário Kazu Miura, desde 2010, e no ano passado, fez uma boa campanha, levando o Yokohama FC ao 6º lugar da J2 (bom para o clube, que tinha sido 16º e 10º nos dois anos anteriores). Este ano, mesmo com uma campanha ruim, a diretoria, comandada por outra lenda do futebol japonês, Yasuhiko Okudera, reconheceu o bom trabalho do treinador no geral, e renovou o contrato de Kishino.

Além do Yokohama, Kishino foi treinador do Sagan Tosu entre 2007 e 2009, e ainda do Verdy Kawasaki (atual Verdy Tokyo) em 1996. Ele também é ex-jogador, e foi defensor do Mitsubishi e do Yomiuri.

Jogos na UEFA Champions League são o destaque do meio de semana dos japoneses na Europa

Com o meio de semana no Velho Continente sendo dedicado à UEFA Champions League, os jogos pelo melhor e maior torneio interclubes do mundo foram os destaques do meio de semana dos japoneses na Europa, que também teve um jogo na Croácia. Pela Champions League, o Bayern de Usami, a Inter de Nagatomo e o Arsenal de Miyaichi, garantiram vaga na fase final da competição, e o melhor, como primeiros colocados de seus respectivos grupos. Bayern e Arsenal venceram, o Arsenal inclusive, no duelo de japoneses, contra o Borussia Dortmund de Shinji Kagawa. A Inter garantiu o avanço como líder ao empatar por 1x1 com o Trabzonspor. Já o CSKA de Honda, que perdeu para o Lille por 2x0, precisa vencer a Inter de Nagatomo e torcer por um empate entre Lille e Trabzonspor, isso tudo na próxima e última rodada, para avançar, enquanto o Borussia Dortmund de Kagawa, que marcou na derrota para o Arsenal por 2x1, precisa golear o Olympique Marseille por 4 gols de diferença e torcer para vitória do Arsenal frente o Olympiakos para também garantir o avanço. Já na Croácia, o Hajduk Split de Inoha, venceu o jogo de ida das Quartas de Final da Copa da Croácia por 1x0, e precisa apenas de um empate no jogo de volta para avançar às Semifinais.

Confira o que aconteceu de melhor no meio de semana dos japoneses na Europa:

Kagawa marcou, mas não foi suficiente para o Borussia Dortmund (Foto: Getty Images)

No que poderia ter sido mais um duelo de japoneses na UCL, melhor para o Arsenal FC, de Ryo Miyaichi, que bateu o Borussia Dortmund, de Shinji Kagawa, por 2x1 e avançou à fase final da UEFA Champions League. O Arsenal, que lidera o grupo F, foi à 11 pontos, e não pode mais ser alcançado, e com isso, já garantiu o avanço, e o melhor, como 1º colocado do grupo. Já o Borussia, é o lanterna da chave, com 4 pontos, e para avançar à próxima fase, precisa golear o Olympique Marseille por 4 gols de diferença e torcer por vitória do Arsenal sobre o Olympiakos. Já para se garantir na UEFA Europa League, como 3º do grupo, caso não consiga a classificação à fase final da UCL, o time da muralha amarela precisa vencer os franceses por qualquer placar e torcer por vitória dos Gunners. No jogo, Kagawa que é o craque e titular absoluto do Dortmund, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O craque teve uma atuação razoável, se movimentando muito, dando alguns dribles e passes, mas muito abaixo do nível em que pode atuar e perdendo um gol cara a cara com o goleiro. Ao menos, Kagawa marcou o gol de honra do Borussia, aos 47 minutos do 2º tempo, tocando no canto do goleiro. Já Miyaichi, que vem buscando seu espaço no Arsenal, nem foi relacionado para a partida.

Injustiçado, o jovem craque, Takashi Usami, nem foi relacionado para o jogo do FC Bayern München, mas ao menos, o time bávaro bateu o Villarreal por 3x1 e já garantiu o avanço à fase final como primeiro colocado do grupo A. O Bayern foi à 13 pontos e não pode mais ser alcançado na liderança da chave.

Nagatomo comemora o gol da Inter com seus companheiros (Foto: Reuters)

No grupo B, a FC Internazionale Milano, de Yuto Nagatomo, também garantiu o avanço à próxima fase, e também como 1ª colocada do grupo. A Inter ficou no empate de 1x1 com o Trabzonspor fora de casa, mas o resultado foi suficiente para manter a esquadra interista na liderança da chave, com agora, 10 pontos e garantir o avanço à fase final como líder do grupo, visto que não pode ser alcançada nem pelo vice líder, que é o próprio Trabzonspor, que soma 6 pontos. No jogo, Nagatomo que é um dos melhores jogadores e titular absoluto da esquadra nerazzurri, mesmo voltando de lesão, foi novamente titular, e atuou durante toda a partida. O lateral teve uma atuação burocrática, sem nenhuma grande falha, mas também, sem grandes jogadas, tudo justificável, visto que voltou de lesão já em uma partida difícil, pela Champions League e fora de casa.

Pelo mesmo grupo, o PFC CSKA Moscow de Keisuke Honda, não teve a mesma felicidade, e viu suas chances de classificação à fase final ficarem bem reduzidas. O time de Moscow foi derrotado em casa, pelo Lille, por 2x0, e com o resultado, ficou na lanterna do grupo, com 5 pontos, e para avançar, precisa bater a Inter e torcer por um empate entre Lille e Trabzonspor na última rodada. Em termos de Europa League, a situação também depende de combinação de resultados: Precisa vencer e torcer para que haja vencedor no jogo entre franceses e turcos. Honda, que voltou de lesão no fim de semana mas se machucou novamente, não foi relacionado para o jogo.

E fechando o meio de semana dos japoneses na Europa, o HNK Hajduk Split, de Masahiko Inoha, foi bem, e venceu o jogo de ida da Copa da Croácia. A vítima foi o NK Zagreb, que foi derrotado pelo placar mínimo. Com a vitória, o Hajduk precisa apenas de um empate no jogo de volta, na próxima quarta-feira, para avançar. Inoha que é um dos melhores jogadores e titular absoluto do time, foi novamente titular e atuou durante toda a partida. O defensor teve uma boa atuação, bem defensivamente e ofensivamente.