segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Japão estreia sem sustos e goleia a Palestina

Por: Chico Vidal

Finalmente o Japão estreou na Copa da Ásia 2015, e espantando qualquer zebra, os samurais foram soberanos e confirmaram o favoritismo com uma goleada sobre a fraca seleção da Palestina. A expectativa pela estreia era grande, até havia certa desconfiança no ar, no entanto o Japão fez o que se esperava dele, jogou com autoridade e conquistou os primeiros três pontos na competição.
Sem muitas dificuldades, o Japão passa fácil pela Palestina (Foto: Geety Images)

Logo no inicio do jogo o Japão mostrou sua superioridade sobre os palestinos aproveitando-se de sua fragilidade construiu rapidamente o resultado da partida. Aos oito minutos Endo recebe na entrada da área, livre, e acertou um chute preciso no canto direito do goleiro abrindo o placar. Seguro do jogo os samurais tomaram conta do jogo e naturalmente ampliaram o placar aos 25 minutos, em bela jogada pela esquerda, Nagatomo cruza pra área, a defesa afasta mal e Kagawa fica com a sobra e chuta para o gol, na trajetória da bola Okazaki coloca a cabeça desviando pra o fundo das redes.  Enquanto os japoneses jogavam tranquilos, os palestinos demonstravam nervosismo, abusando de faltas e reclamando o tempo todo, um desses vacilos o defensor Al-Batat agarra Kagawa dentro da área cometendo um pênalti bastante infantil, na cobrança Honda, com bastante frieza marca o terceiro dos japoneses ao fim do primeiro tempo.

Na volta do Intervalo o Japão vem decidido a liquidar de vez o jogo, aos três minutos da segunda etapa Endo cobra escanteio curtinho para Kagawa que capricha num cruzamento que o zagueiro Yoshida acerta uma cabeçada segura e forte em direção ao gol, sem chances para o goleiro. Com  jogo definido, os samurais azuis se sentem tranquilos para administrar o jogo e sem muito esforço continuar criando jogadas de ataque e neutralizando o adversário, na única chance boa que tiveram os palestinos usaram a bola parada para assustar a meta japonesa, no mais Kawashima nem trabalhou nesse jogo. No fim o Japão faz uma blitz e tenta mais um gol, o goleiro Saleh fecha o gol e não deixa o placar ser mais desastroso pra sua equipe que jogou boa parte do segundo tempo com um a menos, o zagueiro Harbi tomou dois amarelos e foi expulso de campo.

No fim do jogo os japoneses comemoram a vitória expressiva, Aguirre elogia o time e pede foco para o jogo de sexta, contra o Iraque, que também venceu na estreia. A goleada garantiu o primeiro lugar do grupo D isolado.

Ficha do jogo:

Japão 4 X 0 Palestina – Hunter Stadium, Newcastle (Austrália)
Gols: 8’ Endo, 25’ Okazaki, 43’ Honda(PK), 48’ Yoshida
Público: 15,497
Árbitro: Abdulrahman Abdou (Qatar)
Cartões Amarelos: Harbi, Bahdari, Al-Amour, Nu’man(Palestina)
Cartões Vermelhos: Harbi (Palestina)

Japão: Kawashima, G.Sakai, Yoshida, Morishige, Nagatomo, Hasebe, Endo (Muto), Kagawa, Honda, Inui (Kiyotake), Okazaki (Toyoda).

Palestina: Saleh, Al Batat, Harbi, Bahdari, Jaber, Yousef (Salhe), Said, Al-Amour (Salah), Nu’man, Abuhabib, Eid (Abu Saleh).

Notas:

Kawashima: 6,0 – Quase não trabalhou nesse jogo, foi mais expectador que jogador.

G.Sakai: 6,0 – Foi seguro na defesa e apoiou algumas vezes o ataque, fez o básico.

Yoshida: 7,0 – Seguro defesa e oportunista no ataque fez o quarto gol do jogo numa bela cabeçada.

Morishige: 6,0 – Foi seguro na defesa, fez também um jogo seguro e burocrático.

Nagatomo: 6,5 – Foi bem acionado na lateral esquerda, fez boas jogadas e iniciou a que deu origem ao segundo tento japonês, fez um bom papel marcando as subidas ofensivas adversárias.

Hasebe: 6,0 –Fez uma partida segura e eficiente.

Endo: 7,0 – Mostrando a categoria de sempre, ele fez seu papel em campo conduzindo a bola e aparecendo ataque, marcou o primeiro gol do jogo num chute certeiro de fora da área.

Kagawa: 6,5 – Fez uma partida simples e sem muito brilho, deu passes, dribles e finalizou algumas oportunidades, participou do segundo gol japonês e sofreu um pênalti que deu origem ao terceiro além de ter dado a assistência pro gol do Yoshida.

Honda: 6,5 – Também não fez uma partida brilhante, mas foi eficiente com bons passes e chamando a responsabilidade nas cobranças de bola parada, bateu um pênalti com categoria e marcou o terceiro gol japonês
.
Inui: 6,0 – Participou só do primeiro tempo, fez uma partida simples.

Okazaki: 7,5 – Eleito o melhor em campo, Okazaki fez o que se espera de um centroavante, incomodou a defesa e foi oportunista no lance do segundo gol colocando a cabeça na trajetória da bola desviando do goleiro e colocando pra dentro das redes.

Kiyotake: 6,0 – Jogou o segundo tempo e também fez uma partida sem brilho.

Muto: 6,0 – Entrou na vaga de Endo e também fez um jogo normal, teve uma chance de deixar sua marca, porém desperdiçou.

Toyoda: 6,0 – Entrou com o placar definido e não teve muita utilidade no jogo.