Na manhã de ontem, o Urawa Red Diamonds anunciou o seu novo treinador para a temporada 2012. Após especulações envolvendo Okada e Nishino, que não se concretizaram, pois Okada acertou com o Hangzhou, da China, enquanto Nishino afirmou que realmente se aposentou e que não pensa por hora, em voltar ao trabalho, a troca de Petrovic's que era esperada no Sanfrecce Hiroshima, aconteceu nos Reds, e Mihailo Petrovic, ex-técnico do Sanf, é o novo técnico do Urawa.
O péssimo trocadilho da troca de Petrovic's já ocorre desde o começo de novembro, quando se especulou que Zeljko Petrovic, ex-técnico dos Reds, poderia assumir o Sanf, time que era treinado por Mihailo Petrovic, isso porque Zeljko tinha sido demitido do Urawa e Mihailo, já tinha acertado que não ficaria no Sanf para 2012. A diretoria do clube de Hiroshima afirmou que Zeljko era um nome forte para 2012, enquanto nos Reds, Takafumi Hori assumiu interinamente e o clube pensava em Okada e Nishino para 2012. No entanto, o Sanf parece não pensar mais em Zeljko como um nome para ser o novo técnico do time, e a troca de Petrovic's, ao invés de ocorrer no time de Hisato Sato, Tadanari Lee e companhia, acabou por acontecer nos Reds, que acertaram ontem, a contratação de Mihailo, que será o técnico do time na próxima temporada. Os valores e termos do contrato ainda não foram divulgados, mas já é confirmado que Petrovic será o técnico do Urawa em 2012.
O treinador chega para melhorar o atual momento do Urawa, que tem bons jogadores e jovens talentos, como Genki Haraguchi, Yosuke Kashiwagi, Tsukasa Umesaki e Naoki Yamada, todos meio-campistas jovens e de muita técnica e talento, mas que não tem rendido tudo o que podem, assim como os Reds, que tem um bom time, mas que não conseguiram fazer boa temporada, decepcionando e muito. E a escolha da diretoria do Urawa parece ser acertada, afinal, o estilo ofensivo e usando jovens talentos de Mihailo, parece combinar e encaixar perfeitamente no time atual dos Reds, que conta com os já mencionados jovens talentos, tanto é que nos 5 anos que passou em Hiroshima, Mihailo Petrovic melhorou muita coisa no Sanf, que passou a jogar um futebol mais ofensivo e agressivo, e a apostar justamente mais em jovens talentos que cede/cedeu à seleção japonesa, como são os casos do goleiro Shusaku Nishikawa; do zagueiro Tomoaki Makino (hoje no 1. FC Köln, da Alemanha); do atacante Tadanari Lee, e ainda de Hisato Sato, este, mais veterano, mas que também teve passagens pelos Samurais Blues. Além disso, Petrovic conquistou a J2 e a Super Copa do Japão em 2008 e ainda levou o Sanf a disputa da Asian Champions League de 2010, após ter conquistado um excelente e inesperado 4º lugar na J-League de 2009, e esse ano, embora um pouco decepcionante, leva o time a uma boa campanha na J-League.
Com a chegada do treinador, as especulações já começaram a surgir, e já falando como treinador dos Reds, Petrovic já afirmou que quer alguns reforços e até citou alguns deles, os quais a diretoria já começa a correr atrás. Petrovic deseja contar com dois jogadores com quem trabalhou no Sanf: O zagueiro Tomoaki Makino, hoje no Colônia, da Alemanha, e o atacante Tadanari Lee, que ainda está no Sanf. Além dos dois jovens e excelentes jogadores, Petrovic também disse em entrevista coletiva, que seria interessante mais dois ou três reforços e citou mais um nome, o de Yuki Abe, volante que já atuou pelos Reds e que atualmente defende o Leicester City F.C., da Inglaterra.
Um bom treinador, que parece encaixar com o perfil atual dos Reds e que quer trazer dois jovens reforços e um jogador mais experiente para se juntarem a legião de jovens talentos com que já conta o Urawa. Será que com Petrovic no banco, querendo dar uma cara de futebol ofensivo, agressivo e jovem aos Reds e com os jovens talentos que o time já tem e os que podem chegar, os Reds não decepcionarão em 2012? Que o Urawa faça uma temporada digna de sua grandeza, jogadores e time em 2012 e que Petrovic tenha sorte no comando técnico do time.