quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Urawa Red Diamonds conhece seu novo treinador

Na manhã de ontem, o Urawa Red Diamonds anunciou o seu novo treinador para a temporada 2012. Após especulações envolvendo Okada e Nishino, que não se concretizaram, pois Okada acertou com o Hangzhou, da China, enquanto Nishino afirmou que realmente se aposentou e que não pensa por hora, em voltar ao trabalho, a troca de Petrovic's que era esperada no Sanfrecce Hiroshima, aconteceu nos Reds, e Mihailo Petrovic, ex-técnico do Sanf, é o novo técnico do Urawa.

Mihailo Petrovic é o novo técnico do Urawa (Foto: Reuters)

O péssimo trocadilho da troca de Petrovic's já ocorre desde o começo de novembro, quando se especulou que Zeljko Petrovic, ex-técnico dos Reds, poderia assumir o Sanf, time que era treinado por Mihailo Petrovic, isso porque Zeljko tinha sido demitido do Urawa e Mihailo, já tinha acertado que não ficaria no Sanf para 2012. A diretoria do clube de Hiroshima afirmou que Zeljko era um nome forte para 2012, enquanto nos Reds, Takafumi Hori assumiu interinamente e o clube pensava em Okada e Nishino para 2012. No entanto, o Sanf parece não pensar mais em Zeljko como um nome para ser o novo técnico do time, e a troca de Petrovic's, ao invés de ocorrer no time de Hisato Sato, Tadanari Lee e companhia, acabou por acontecer nos Reds, que acertaram ontem, a contratação de Mihailo, que será o técnico do time na próxima temporada. Os valores e termos do contrato ainda não foram divulgados, mas já é confirmado que Petrovic será o técnico do Urawa em 2012.

O treinador chega para melhorar o atual momento do Urawa, que tem bons jogadores e jovens talentos, como Genki Haraguchi, Yosuke Kashiwagi, Tsukasa Umesaki e Naoki Yamada, todos meio-campistas jovens e de muita técnica e talento, mas que não tem rendido tudo o que podem, assim como os Reds, que tem um bom time, mas que não conseguiram fazer boa temporada, decepcionando e muito. E a escolha da diretoria do Urawa parece ser acertada, afinal, o estilo ofensivo e usando jovens talentos de Mihailo, parece combinar e encaixar perfeitamente no time atual dos Reds, que conta com os já mencionados jovens talentos, tanto é que nos 5 anos que passou em Hiroshima, Mihailo Petrovic melhorou muita coisa no Sanf, que passou a jogar um futebol mais ofensivo e agressivo, e a apostar justamente mais em jovens talentos que cede/cedeu à seleção japonesa, como são os casos do goleiro Shusaku Nishikawa; do zagueiro Tomoaki Makino (hoje no 1. FC Köln, da Alemanha); do atacante Tadanari Lee, e ainda de Hisato Sato, este, mais veterano, mas que também teve passagens pelos Samurais Blues. Além disso, Petrovic conquistou a J2 e a Super Copa do Japão em 2008 e ainda levou o Sanf a disputa da Asian Champions League de 2010, após ter conquistado um excelente e inesperado 4º lugar na J-League de 2009, e esse ano, embora um pouco decepcionante, leva o time a uma boa campanha na J-League.

Com a chegada do treinador, as especulações já começaram a surgir, e já falando como treinador dos Reds, Petrovic já afirmou que quer alguns reforços e até citou alguns deles, os quais a diretoria já começa a correr atrás. Petrovic deseja contar com dois jogadores com quem trabalhou no Sanf: O zagueiro Tomoaki Makino, hoje no Colônia, da Alemanha, e o atacante Tadanari Lee, que ainda está no Sanf. Além dos dois jovens e excelentes jogadores, Petrovic também disse em entrevista coletiva, que seria interessante mais dois ou três reforços e citou mais um nome, o de Yuki Abe, volante que já atuou pelos Reds e que atualmente defende o Leicester City F.C., da Inglaterra.

Um bom treinador, que parece encaixar com o perfil atual dos Reds e que quer trazer dois jovens reforços e um jogador mais experiente para se juntarem a legião de jovens talentos com que já conta o Urawa. Será que com Petrovic no banco, querendo dar uma cara de futebol ofensivo, agressivo e jovem aos Reds e com os jovens talentos que o time já tem e os que podem chegar, os Reds não decepcionarão em 2012? Que o Urawa faça uma temporada digna de sua grandeza, jogadores e time em 2012 e que Petrovic tenha sorte no comando técnico do time.

Takeshi Okada acerta com Hangzhou

Finalmente chegou ao fim uma das novelas da janela de transferências! O técnico Takeshi Okada, que já dirigiu a seleção japonesa, com destaque para a Copa do Mundo de 2010, e o Yokohama F-Marinos, após muita especulação, saiu da aposentadoria - estava aposentado desde o fim da Copa do ano passado - e acertou na manhã de hoje, um contrato com o clube chinês, do qual será treinador na próxima temporada.

A novela finalmente acabou! Okada sai da aposentadoria e será técnico do Hangzhou em 2012 (Foto: Reuters)

Okada, que vinha sendo especulado desde o começo do mês no Hangzhou, visitou as instalações e conversou com a diretoria do clube chinês. O treinador gostou da estrutura do clube e do projeto do time, que quer títulos e grandes campanhas, e, para isso, trouxe Okada, o qual segundo os diretores, é um dos melhores treinadores da Ásia. O Mago Louco Japonês acertou um contrato de 1 ano, com opção de renovação por mais duas temporadas dependendo de seus resultados e deve ganhar um salário em torno de 1 bilhão de ienes.

O treinador de 55 anos, que foi o técnico da seleção japonesa na primeira Copa do Mundo disputada pelos Samurais Blues, em 1998, e também na Copa de 2010, quando o time igualou sua melhor campanha em Copas (2002), chega para dar dias e um futebol melhor ao Hangzhou, que foi apenas o 8º colocado na Chinese Super League 2011 e quer fazer uma campanha melhor em 2012, conseguindo no mínimo, a vaga na Asian Champions League de 2013.

Além da seleção japonesa, Okada foi treinador do Yokohama F-Marinos entre 2003 e 2006, e do Consadole Sapporo, entre 1999 e 2001. O ex-treinador, também é ex-jogador. Defendeu o Furakawa Electric (atual JEF United Ichihara Chiba) de 1980 até 1990 e também defendeu a seleção japonesa entre 80 e 85. Após a 2ª passagem de Okada pela seleção (como treinador), que terminou em 2010, onde ele surpreendeu, inventando muito e causando discórdia dos especialistas, (inclusive nós, sendo chamado de Mago Louco e Cokada) mas levando o Japão até as Oitavas de Final da Copa do Mundo e sendo eleito o "Treinador Asiático do Ano" pela AFC, ele se aposentou, mas agora, ele volta a ativa para treinar o Hangzhou. Que o Mago Louco Japonês tenha sorte na sua empreitada na China.