segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Kiyotake sente dores em treinamento e pode ser cortado

A sensação do Cerezo Osaka em 2011, Hiroshi Kiyotake, sentiu dores na coxa direita nos treinos de hoje pela seleção japonesa e pode ser cortado dos jogos contra o Vietnã (amistoso) no dia 07 e Tadjiquistão (jogo válido pela terceira rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014) no dia 11, ambos jogos deste mês de outubro.

Além da notícia ruim, Zaccheroni foi inusitado e tachado de "doidão" ao anunciar o possível substituto de Kioyotake na lista. Trata-se do defensor Hiroki Sakai, do Kashiwa Reysol, que é um jogador que não tem nada a ver com a posição do atleta do Cerezo.
Será a primeira convocação do atleta ao time profissional, já que ele é da seleção Sub-22.

Zacc surpreendeu a todos com possível substituto de Kiyotake (Foto: Sanspo)

Veremos logo o desfecho do caso.

F.C. Tokyo vence mais uma e segue líder da J2

O filme se repetiu, e o F.C. Tokyo venceu mais uma partida, desta vez, por 2 a 0 e fora de casa, sobre o Tokushima Vortis, que luta por uma das 3 vagas que dão o acesso à J-League 2012. Com mais uma vitória, o time da capital nipônica se manteve na liderança da J2, a segunda divisão japonesa, com 4 pontos de vantagem em relação ao 2º colocado, Consadole Sapporo, que também venceu na rodada. A cada rodada que passa, o palpite se torna certeza, e o F.C. Tokyo se aproxima não só da volta à elite do futebol japonês, mas também, do título da segundona. Outros dois clubes que também brigam pelo acesso, JEF e Sagan Tosu também venceram na rodada, e uma curiosidade, dos cinco que brigam pelo acesso, 4 venceram fora de casa, apenas um, o Vortis, não venceu e jogou em casa, mas como já mencionado, foi derrotado pelo líder do campeonato. Outros destaques da rodada, foram as derrotas dos tradicionais Verdy Tokyo e Shonan Bellmare, que praticamente deram adeus ao sonho do retorno à J-League.

Confira agora, o que aconteceu de melhor na 30ª rodada da J2, que ocorreu neste fim de semana:

F.C. Tokyo de Lucas (E) e Hanyu (D), segue líder isolado da J2 (Foto: J-League Photos)

O Glorioso segue imbatível, e num jogo difícil, bateu o Tokushima Vortis por 2x0 fora de casa, com gols de Genki Nagasato e Naohiro Ishikawa. O detalhe, é que os dois gols foram marcados por bons jogadores, que seriam titulares em outros times, e que tem potencial para estarem entre os 11 iniciais inclusive no time da capital, mas que tem sido reservas no clube: Genki Nagasato e Naohiro Ishikawa - Ishikawa entrou no 2º tempo, e Nagasato só foi titular devido ao desfalque de Sotan Tanabe. No entanto, mostrando a força de seu elenco, o técnico, Kiyoshi Okuma, pode se dar ao luxo de contar não só com Nagasato e Ishikawa, mas também com Daisuke Sakata no banco de reservas. O jogo foi muito bom, disputado e com grandes chances para os dois lados, mas com uma defesa forte, meio campo jogando em alto nível e força ofensiva, além de maior eficiência, comprovada no placar, o F.C. Tokyo conquistou a importante vitória fora de casa. Com mais um triunfo, o 5º seguido (sendo que está à 6 jogos invicto), o Glorioso se manteve na ponta da tabela, com agora 54 pontos, 4 à mais que o vice líder, Consadole Sapporo, e a cada rodada, o time da capital fica mais próximo do título e da volta à J-League. Já para o Vortis, a derrota fez o time perder posições, caindo para o quinto posto na tabela, mas, ao menos, à apenas 1 pontinho do G3 de acesso.

Consadole conquistou importante vitória fora de casa (Foto: Getty Images)

Mas a rodada não foi boa apenas para o F.C. Tokyo. Embora tenha visto o time da capital manter a vantagem de 4 pontos, o Consadole Sapporo se manteve na segunda posição, com agora 3 pontos de vantagem para o terceiro, Sagan Tosu, e o quarto e primeiro clube fora do G3, JEF United Ichihara Chiba. O Consadole se manteve no segundo posto com uma boa vitória por 2x1 sobre o Yokohama FC, da lenda, Kazu Miura, fora de casa. Todos os gols foram no segundo tempo. Uchimura abriu o placar para os visitantes, mas o meia Nozaki empatou para os mandantes. Parecia que o jogo ia terminar empatado, mas faltando apenas dois minutos para o fim da partida, Uehara desempatou, dando a importante vitória ao vice líder, Sapporo, que também fica mais próximo do acesso à cada rodada que passa. O Yokohama FC, que mais uma vez contou com Kazu entre os titulares, continua na décima quinta posição, com apenas 31 pontos.

Fechando o G3 de acesso, o Sagan Tosu também venceu fora de casa, ao bater num jogo emocionante, o Fagiano Okayama - acreditem ou não, foi um jogo difícil para o Tosu - por 4x2. Kei Ikeda abriu o placar para o Tosu logo aos 4 minutos, e parecia que ia ser fácil para os visitantes, porém, no 2º tempo, com apenas 1 minuto, Masato Yamazaki empatou para o Fagiano. Mas Ikeda, apenas 3 minutos depois, voltou a colocar o Tosu em vantagem, e Kim Min Woo, ampliou a vantagem minutos depois. Parecia que o jogo estava ganho, mas com um gol contra, o Okayama encostou no Sagan: 3x2. Logo após o gol, Ryusuke Senoo mandou uma bola na trave, quase empatando para o Fagiano. E bem, como diria o dito popular: "Quem não faz, toma" e foi justamente o que aconteceu. Dois minutos após tomar a bola na trave, o Sagan Tosu decidiu o jogo, anotando o 4x2 com gol de Kim Byung Suk, fechando o placar e mantendo o Tosu no G3, na terceira posição, com 50 pontos. O Okayama, por outro lado, é apenas o 17º colocado.

Com a mesma pontuação que o Sagan Tosu e brigando muito pelo acesso, o tradicional JEF United Ichihara Chiba foi mais um time que briga pelo acesso e que venceu um jogo difícil fora de casa, se mantendo vivo na briga. Os comandados de Dwight bateram o Ehime FC fora de casa por 1x0, com gol solitário de Hideo Oshima, aos dezoito minutos do segundo tempo. Com o resultado, o JEF segue na quarta posição, com a mesma pontuação que o Sagan Tosu, primeiro clube na zona de acesso à J-League. Já o Ehime, é apenas o décimo segundo colocado.

Após ter ficado 10 anos na J2, entre 99 e 2009, torcida do Bellmare já se preocupa com o fato voltar a ocorrer (Foto: WSC)

E fechando os destaques da rodada, dois clubes tradicionais praticamente deram adeus ao sonho do retorno à elite do futebol japonês: Verdy Tokyo e Shonan Bellmare não saíram de um empate e de uma derrota, respectivamente, em casa, e agora, apenas um milagre poderá levar os dois clubes tradicionais à J-League na próxima temporada. O Verdy ficou apenas num 0x0 chato, em casa, contra o Tochigi SC, que é o sexto colocado, mas à 7 pontos do G3. Com o tropeço, o time verde da capital ocupa a sétima posição, 9 pontos atrás do G3. Já a situação do Bellmare, é ainda pior: O time foi derrotado pelo penúltimo colocado, Gainare Tottori, por 1x0 em casa, gol contra, e agora, ocupa o décimo lugar, à 12 pontos da zona de acesso. Uma situação lamentável e triste de dois dos clubes mais tradicionais do Japão, que não conseguem fazer uma campanha de destaque nem na 2ª divisão.




Resultados:

Roasso Kumamoto 1x0 Thespa Kusatsu

Oita Trinita 1x2 Kataller Toyama

Giravanz Kitakyushu 3x2 FC Gifu

Verdy Tokyo 0x0 Tochigi SC

Shonan Bellmare 0x1 Gainare Tottori

Kyoto Sanga F.C. 0x2 Mito Hollyhock

Fagiano Okayama 2x4 Sagan Tosu

Ehime FC 0x1 JEF United Ichihara Chiba

Tokushima Vortis 0x2 F.C. Tokyo

Yokohama FC 1x2 Consadole Sapporo



Classificação:

Obs: Os três primeiros colocados garantem acesso à J-League 2012

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

13 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

12 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba

Takuma Abe - Verdy Tokyo