quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Shota Kawanishi vai desfalcar Gamba Osaka na rodada decisiva da J-League

O Gamba Osaka vai ter um desfalque importantíssimo na última e decisiva rodada da J-League, nesse sábado. O time, que já tinha perdido o atacante Rafinha, suspenso, perde agora, outro atacante, Shota Kawanishi, que se lesionou no treinamento de ontem do time, e vai ficar de molho por tempo indeterminado.

Gamba que tropeçou na última rodada, tem problemas para a última rodada (Foto: J-League Photos)

O desfalque é de peso, pois Kawanishi marcou três gols nos últimos quatro jogos e vinha sendo a 1ª opção de Nishino depois da dupla titular, formada por Lee Keun Ho e Rafinha. O time ainda conta com o jovem talento Shoki Hirai, mas o mesmo vem sendo pouco utilizado na temporada.

O tempo de recuperação do atacante ainda é indeterminado, mas o Departamento Médico do clube afirmou que o jogador fará uma cirurgia devido a fratura na canela, mais especificamente, da diáfise do direito tibiofibular. Mas o fato é que o atacante é mais um desfalque de peso para o Gamba na última rodada da J-League, onde o time enfrentará o Shimizu S-Pulse, fora de casa, nesse sábado. O time de Osaka precisa vencer e torcer por tropeços de Nagoya Grampus e Kashiwa Reysol para se sagrar campeão da J-League, tarefa difícil que ficou ainda mais complicada agora, com dois desfalques de peso.

Kazuma Watanabe na mira de três clubes, entre eles, o F.C. Tokyo

Watanabe deve mudar de clube (Foto: Reuters / Nike)

Mesmo sem protagonizar uma boa temporada no Yokohama F-Marinos desde 2009, nesta temporada principalmente, em que anotou poucos gols, teve poucas boas atuações e foi 3ª opção no ataque do Tricolore, sendo reserva de Masashi Oguro e Yuji Ono, o atacante Kazuma Watanabe está na mira de três clubes japoneses, e as chances do jogador trocar de clube ao final da temporada são altas, de acordo com vários diários nipônicos, entre eles, os tradicionais "Yomiuri" e "Sponichi". F.C. Tokyo, Urawa Red Diamonds e Vissel Kobe estão de olho no atacante de 25 anos.

Ainda segundo os veículos japoneses, dentre os clubes que pretendem o jogador, quem demonstra maior interesse nos serviços de Watanabe, é o F.C. Tokyo, que já teria inclusive, feito uma oferta oficial pelo jogador. O clube da capital, que conquistou a J2 neste ano e assegurou sua volta à J-League, vem de títulos e boas campanhas nos últimos anos (com exceção do rebaixamento em 2010) e tem um forte time e elenco, principalmente no meio-campo e ataque. Porém, mesmo com um ataque forte, com Lucas, Roberto César, Hirayama, Sakata e Takamatsu, sendo que o time muitas vezes utiliza muitas vezes o sistema com apenas um atacante, devido a grande quantidade e qualidade de meias que têm: Hanyu, Ishikawa, Nagasato, Tanabe e Yazawa, o F.C. Tokyo pensa em reforçar ainda mais sua linha de frente, e o nome que surgiu e tem sido forte no bastidores do Glorioso, é o de Watanabe.

Hirayama (E) e Watanabe (D) em 2010 (Foto: Junko Kimura/Getty Images AsiaPac)

Caso o atacante se mude para o time da capital, ele iria formar novamente dupla com Sota Hirayama. Os dois atuaram juntos ainda nos tempos de colégio, quando defenderam a Kunimi High School e foram campeões do Campeonato Nacional em 2003, formando uma grande dupla. A dupla já jogou junta até pela seleção japonesa, em 2010, numa partida válida pelas Eliminatórias para a Copa da Ásia de 2011 - conquistada pelo Japão este ano -, contra o Yemen. Na ocasião, Watanabe fez sua estreia pela seleção principal, e Hirayama anotou os três gols da vitória japonesa por 3x2.

Se algumas das especulações se confirmarem, Watanabe defenderá em 2012, o seu segundo clube na carreira, pois ele sempre defendeu o Marinos, onde está desde 2009.

Gilsinho deseja voltar para o Brasil, diz portal

O atacante Gilsinho, 27 anos, do Jubilo Iwata, não vai renovar com o clube japonês para a próxima temporada e pretende voltar ao Brasil, foi o que o jogador disse em entrevista na manhã de hoje, de acordo com o portal nipônico "Sponichi".

Gilsinho pretende voltar para o Brasil (Foto: Reuters)

Gilsinho, que desde 2008 defende a Celeste de Iwata, participou do título da Nabisco no ano passado, e da Suruga, neste ano, no entanto, também participou das últimas campanhas decepcionantes do Jubilo na J-League e Emperor.

Ainda de acordo com o portal, o jogador que não consegue uma sequência como titular na equipe, seja por lesões, seja por competição dura na posição, está insatisfeito e não deseja continuar no clube em 2012, além de demonstrar interesse em voltar ao Brasil.

No país natal, Gilsinho defendeu clubes do interior paulista, entre 2003 e 2008, antes de se mudar para o Japão. Entre os clubes defendidos pelo atacante, estão o Marília e o Paulista.

Naoki Soma renova com Kawasaki Frontale

Mesmo depois de uma temporada 2011 muito abaixo do esperado do bom time do Kawasaki Frontale, o técnico Naoki Soma, teve seu trabalho reconhecido pela diretoria do clube, que renovou o contrato do treinador até janeiro de 2013, de acordo com diários esportivos japoneses, como o "Sponichi".

Soma vai ser o treinador do Frontale em 2012 (Foto: Getty Images)

A temporada não foi das melhores para Soma e o Frontale, visto que o time de Kawasaki fez uma campanha decepcionante na J-League e Nabisco, e aposta o ano inteiro na Emperor Cup, onde está nas Oitavas de Final, quando enfrentará no dia 17 de dezembro, o Shonan Bellmare.

No entanto, foi a primeira temporada de Soma como treinador do Frontale, e o jovem técnico, de apenas 40 anos, antes do Frontale, teve experiência apenas como treinador do Machida Zelvia, da JFL, em 2010.

A diretoria do Frontale julgou o trabalho de Soma bom para um treinador inexperiente, e aposta num trabalho melhor do técnico, agora mais experiente e conhecendo melhor o clube, em 2012, e já mostra até mesmo, vontade de renovar o vínculo para 2014, dependendo do desempenho na temporada 2012.

Soma, que é ex-jogador, fez parte do grande time do Kashima Antlers entre 1994 e 2001, depois defendeu o Verdy Tokyo em 2002, voltou para o Kashima em 2003, e por fim, defendeu o Kawasaki Frontale, em 2004 e 2005. O ex-lateral, conquistou 4 vezes a J-League, 2 vezes a Nabisco e 2 vezes a Emperor com o time de Ibaraki, além de ajudar o Frontale no título da J2 e acesso à J-League em 2004. Soma também defendeu a seleção japonesa em vários torneios, entre eles, na primeira Copa do Mundo disputada pelos Samurais Blues, em 1998, na França, e ainda foi eleito para o Best Eleven da J-League em 95, 96, 97 e 98, além de entrar para o Time das Estrelas da Ásia em 97 e ser o Jogador Fair Play da J-League em 98.

Yasuhiro Hato anuncia aposentadoria

Em entrevista coletiva realizada ontem, após o treinamento do Yokohama F-Marinos, o defensor Yasuhiro Hato, de 35 anos, anunciou que irá se aposentar do futebol, após 16 anos de carreira profissional.

Hato se aposenta do futebol (Foto: Yokohama F-Marinos Official Site / Divulgação)

Hato tem sua carreira ligada ao Tricolore. Após 3 anos na Takigawa Daini High School, o defensor acertou com o Yokohama Flügels e se profissionalizou em 1995. Depois de três anos defendendo o Flügels, o time foi extinto, e Hato se transferiu para o Yokohama F-Marinos (antigo Yokohama Marinos, que "herdou" alguns direitos e o "F" do Flügels, numa espécie de "fusão" entre os dois clubes). O defensor defendeu as cores do Marinos entre 98 e 2004, quando se transferiu para o Kashiwa Reysol. Depois de uma temporada no Reysol, Hato mudou-se para o Omiya Ardija, que defendeu entre 2005 e 2009, quando voltou ao Marinos, com o intuito de se aposentar no seu clube do coração e que o revelou. No entanto, Hato acabou adiando a aposentadoria para este ano.

O jogador, que também defendeu a seleção japonesa em 15 oportunidades, marcou 2 gols em 357 partidas na J-League, e afirma que decidiu se aposentar ao final da temporada por sentir que chegou a hora e não tem mais a força de antes. "Eu me senti enfraquecido, com menos força, há um conflito, por isso, decidi me aposentar ao final desta temporada", contou. Hato também agradeceu ao Yokohama F-Marinos por tudo que o clube fez em sua carreira. "O F-Marinos me ajudou, porque é o maior clube, meu time de coração, não é atoa que voltei em 2010. Agradeço por tudo que o clube fez por mim", emocionado disse. "Sempre tentei retribuir e ajudar com minha experiência, contribuindo em campo e motivando os jovens nos últimos dois anos. Espero que os jogadores se doem ao máximo pelo uniforme tricolor e que levem muita alegria à torcida", disse sobre o futuro do time e sobre suas contribuições para com a equipe.

Hato também falou sobre o final da temporada do Marinos. "Torço para o título na Copa do Imperador, pois seria um título que iria garantir o clube na ACL do ano que vem por conta própria", afirmou. Ele ainda agradeceu os torcedores. "Foi fantástico todos os anos que passei no F-Marinos. Agradeço aos fãs por todo o apoio e carinho durante toda a minha carreira", afirmou.

O jogo de despedida do defensor será na última rodada da J-League, neste sábado, contra o Kashima Antlers, e a cerimônia de aposentadoria de Hato, será realizada após o certame.