segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Craques do Passado: Masami Ihara - Capitão por toda a vida

井原 正巳 - MASAMI IHARA




Masami Ihara é sem sombra de dúvidas, o maior zagueiro que o Japão já teve. Foi o primeiro capitão dos Samurais Blues em Copas do Mundo e é o jogador que mais vezes foi convocado para vestir o Hinomaru. É uma lenda a ser lembrada para sempre!




Ihara é um dos jogadores mais importantes da história do Japão ( Foto: IFFHS)


O começo de tudo e o título da J-League

Ihara nasceu em Kazuno, província de Akita, no dia 18 de Setembro de 1967. Aos 19 anos, entrou na Universidade de Tsukuba, onde atuando pela equipe local, conseguiu uma vaga no time B do Japão que disputou a Copa da Ásia em 1988.

Em 1990, Ihara deixou a Universidade e assinou com o Nissan Motors (atual e tradicional Yokohama F-Marinos) da JSL (Japan Soccer League, a atual J-League). Na época do amadorismo, ganhou a Copa da Liga (JSL Cup) em 1990, as Emperor's Cup de 1991 e 1992, e a cobiçada Liga dos Campeões da Ásia (Asian Champions League) na temporada 91/92 e na temporada 92/93. Com o futebol virando profisional no Japão, o Nissan Motors virou Yokohama Marinos (o "F" viria só em 1999, após a falência do rival Yokohama Flügels, quando parte do extinto time, se juntou ao Marinos) e na primeira temporada da J-League, o Marinos terminou num razoável 4º lugar, atrás do campeão Verdy Kawasaki (hoje Verdy Tokyo), Kashima Antlers e Shimizu S-Pulse, contudo, Ihara fez parte do J-League '93 Best Eleven, que é a escolha dos 11 melhores jogadores da temporada.

O auge viria no ano de 1995, onde o Mister Marinos como é chamado pelos fãs, foi peça-chave do "Tricolore" campeão da J-League, comandado pelo técnico Hiroshi Hayano, num time que ainda contava com Satoru Noda, Ramom Medina Bello, David Bisconti, Masaharu Suzuki, Takahiro Yamada, Ramon Diaz e um jovem goleiro que viria a ser a revelação da J-League naquele ano, um tal de Yoshikatsu Kawaguchi. Ainda em 1995, Ihara ganhou o prêmio de Jogador Asiático do Ano.

Ihara e companheiros comemoram o título da J-League em 1995. (Foto: J-League Photos)

Vacas magras


Ihara não conseguiu grandes proezas após o caneco em 95. O Marinos fez campanhas razoáveis na J-League e discretas na Emperor. Em 1997, na Asian Champions League, o Marinos caiu nas Quartas de Final, que era uma espécie de grupo. Em 1999, Ihara aposentara da seleção após a Copa América. E também era a hora de dizer adeus ao time que o consagrou para o futebol. Após a temporada de 1999, o Mr. Marinos como é lembrado pelos torcedores até hoje, deixava o Tricolore para vestir as cores da Celeste de Shizuoka, o Jubilo Iwata.


Tempos de Celeste

Ihara no All Japan Penalty Kick Championship em 2000, uma espécie de Gol Show (Foto: Diego Dantas/Futebol Plus-Futebol Nippon)

Ihara chegou ao Jubilo em 2000 já aos 33 anos, num time que tinha estrelas como Masashi Nakayama, Toshiya Fujita, Hiroshi Nanami e Fukunishi. Naquele ano, o Jubilo apenas conseguiu um vice campeonato na Liga dos Campeões da Ásia e o título da Xerox Super Cup. No ano seguinte, Ihara trocou mais uma vez de time, assinando com o Urawa Red Diamonds.


Urawa Red Diamonds e aposentadoria

Ihara nos Reds (Foto: J-League Photos)

No ano seguinte, Ihara já com 34 anos, estava perto da aposentadoria e acertou com o promovido da J2, o Urawa Red Diamonds de Masahiro Fukuda, Yuichiro Nagai, Shinji Ono, entre outros "renagados". Ihara foi titular da zaga dos Reds durante a temporada, num time que na época, era de médio porte na J-League. Em 2002, os Reds foram vice campeões da Nabisco Cup ao perderem por 1x0 para o Kashima Antlers com gol do Ogasawara. Ao final daquele ano, Ihara anunciava sua aposentadoria aos 35 anos de idade. Ali terminava a carreira de uma lenda viva do futebol mundial.


Seleção Japonesa

Ihara serviu a seleção por mais de 10 anos. (Foto: Archive Metropolis)

Ihara é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção japonesa na história. Foram 11 anos de serviços prestados aos Samurais Blues. Suas primeiras convocações aconteceram no ano de 1988, onde o Japão participou da primeira vez da Copa da Ásia (que foi um fiasco). Em 1992, veio o primeiro título da Copa da Ásia jogando em casa, e a partir daí, o Japão começou a aparecer mais no cenário do futebol.

No ano seguinte, já com a profissionalização do futebol no país, o Japão estava disputando as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Ihara era titular daquela equipe, mas ainda não era capitão, posto que era ocupado por Tetsuji Hashiratani. A classificação para a Copa nos Estados Unidos era dada como certa, até que no último minuto do jogo contra o Iraque, o Japão sofreu o gol que eliminou os Samurais Blues da Copa do Mundo. Porém, o grande momento ainda estava por vir. Em 1997, o Japão enfrentaria o Irã pelas Eliminatórias. Uma vitória e o Japão estaria na Copa da França no ano seguinte, e os Samurais, no sufoco por 3x2, venceram e garantiram a classificação para a Copa do Mundo de 1998.

Em 1999, o Japão foi convidado a participar da Copa América, e Ihara foi novamente titular da seleção durante o torneio. Com a eliminação na primeira fase, boa parte dos jogadores, não só Ihara, mas também Wágner Lopes, Naoki Soma, Saito e Okano, anunciaram aposentadoria internacional, deixando espaço para jogadores promissores.

Em ordem: Ihara, Miura Atsu e Akita num hotel em Assunção durante a Copa América de 1999 (Foto: Epasa)

Ihara está no hall da fama no futebol japonês e será lembrado para sempre!



Carreira
1990-1999 Yokohama F-Marinos
2000 Júbilo Iwata
2001-2002 Urawa Red Diamonds
Seleção Japonesa
1990-1999 122 JOGOS - 5 GOLS

Honda de volta em novembro?

O astro, Keisuke Honda, que está à 1 mês sem jogar devido a lesão no joelho, só voltaria aos gramados em 2012... Mas sua volta pode ser antecipada, e o craque já pode ter condições de jogo pelo CSKA Moscou e pela seleção japonesa para as partidas das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014, em novembro.

Honda pode voltar antes do previsto (Foto: Sky Sports)

O que nos resta é torcer e esperar para ver Honda de volta em ação ainda este ano.