quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Young Nadeshikos vencem Coreia do Norte e ficam próximas do título

No duelo que praticamente decidiria o campeão do Asiático Feminino Sub-19, disputado no Vietnã, melhor para o Japão, que bateu na manhã de hoje, a Coreia do Norte por 2x1, resultado que fez as Young Nadeshikos assumirem a liderança da competição, com agora 10 pontos. Com isso, na última rodada que será disputada no próximo domingo, o Japão precisa apenas vencer o anfitrião, mas lanterna sem pontos, Vietnã, que se sagra campeão do torneio. Tarefa muito fácil para as Young Blue Ladies, que além da Coreia do Norte, bateram seleções igualmente fortes, como Coreia do Sul e Austrália, e empataram com a forte China. Já a Coreia do Norte, enfrenta na última rodada, a China, e precisa vencer e torcer para o Vietnã para se sagrar campeã. O duelo também ficou marcado por uma boa notícia para as duas equipes: Vaga garantida no Mundial Feminino Sub-20 da FIFA, que será disputado no ano que vem, no Uzbequistão.

Young Nadeshikos comemoram vitória que as deixam bem próximas do título (Foto: AFC Official Site)

Novamente com grandes atuações de Kumi Yokoyama, Hanae Shibata, Nozomi Fujita e Mai Kyokawa, o Japão dominou a partida, e mereceu vencer desde o início. As Young Blue Ladies inclusive abriram 2x0, com gols de Yoko Tanaka e da camisa 10, Kyokawa. O placar poderia ter sido até mais elástico, mas as Young Nadeshikos pararam inúmeras vezes na boa atuação da goleira norte coreana, O Chang Ran. Yun Hyon Hi diminuiu para a Coreia.

Na última rodada, as jovens japonesas encaram o Vietnã, e dependem apenas de suas próprias forças para se sagrarem campeãs. Caso conquiste o título, será o segundo caneco do Japão no futebol feminino este ano, pois no 1º semestre, as Nadeshikos, com a seleção principal, foram campeãs da Copa do Mundo da FIFA. O título, caso seja conquistado, também será o terceiro do Japão, que garantirá a hegemonia do país na categoria, visto que com os dois títulos já conquistados, o Japão já é o maior campeão do torneio. O jogo é no próximo domingo, às 7h, horário de Brasília. Uma hora antes, a Coreia encara a China, e precisa vencer e torcer por vitória do Vietnã para se sagrar campeã. A Coreia do Norte tem um título da competição.


Classificação:

1-Japão.............10 pts

2-Coreia do Norte..........9 pts

3-China.................8 pts

4-Coreia do Sul.................4 pts

5-Austrália.....................3 pts

6-Vietnã...................0 pt

Zona de classificação ao Mundial Sub-20 Feminino da FIFA

91th Emperor's Cup - Resultados do 2º Round

A Tennouhai (Copa do Imperador), um dos torneios mais tradicionais e o mais antigo do Japão, que teve a sua primeira edição em 1921, teve os duelos da 2ª fase eliminatória e a definição dos classificados à próxima fase, nesta semana. Surpresas, belos jogos e, principalmente, muitos gols, marcaram a 2ª fase. O vencedor do torneio garante uma vaga na Asian Champions League 2012.

A bola rolou entre os dias 8 e 12 de outubro, e os vencedores se classificaram para a terceira fase, que ocorre no dia 16 de novembro, onde serão 32 times lutando por 16 vagas, e é possível notar que desses 32 times, apenas 2 não fazem parte das duas primeiras divisões japonesas. A primeira, é o Matsumoto Yamaga, que atualmente disputa a JFL e classificou-se ao eliminar o Yokohama FC, time no qual joga o lendário, Kazuyoshi Miura, e que disputa a J2. A outra equipe é a Fukuoka University, maior surpresa até aqui, que surpreendentemente visitou e eliminou um clube da elite, o Omiya Ardija. Ao Omiya resta agora apenas lutar para escapar do rebaixamento na J-League, visto que o "Esquilo" encontra-se à 5 pontos da zona da degola.

Se por um lado tivemos surpresas um tanto inusitadas, por outro, tivemos muitos gols, como o Vissel Kobe goleando por 8x0, Cerezo e Nagoya vencendo bem, ambos por 6x0, e o Verdy Tokyo emplacando 7x1, além dos favoritos na maioria dos confrontos, garantindo suas esperadas classificações.

Abaixo, os resultados da 2ª fase da Emperor's Cup:

Nagoya Grampus 6x0 F.C. Suzuka Rampole
F.C. Gifu 0x1 Giravanz Kitakyushu
Kashiwa Reysol 2x0 Tochigi Uva
Ventforet Kofu 2x1 Machida Zelvia
Yokohama F-Marinos 3x1 Kamatamare Sanuki
Tochigi S.C. 2x1 Honda Lock
Albirex Niigata 5x0 Toyama Shinjo Club
Yokohama F.C. 0x2 Matsumoto Yamaga
Kashima Antlers 2x0 University of Tsukuba
Kataller Toyama 3(4)x(2)3 Sagan Tosu *
Montedio Yamagata 2x0 Blaublitz Akita
Kyoto Sanga F.C. 3x0 Sagawa Printing
Kawasaki Frontale 2x1 Arte Takasaki
Oita Trinita 1x0 Tokushima Vortis
Omiya Ardija 1(3)x(5)1 Fukuoka University *
Shonan Bellmare 2x1 Fagiano Okayama Next
Gamba Osaka 4x0 Sagawa Shiga
Consadole Sapporo 2x3 Mito HollyHock
F.C. Tokyo 4x0 F.C. Kagoshima
Vissel Kobe 8x0 Sanyo Electric Sumoto S.C.
Sanfrecce Hiroshima 4x2 Zweigen Kanazawa
Ehime F.C. 2x0 F.C. Ryukyu
Urawa Red Diamonds 4x1 Miyazaki Sangyo-keiei University
Verdy Tokyo 7x1 V-Varen Nagasaki
Cerezo Osaka 6x0 Hokkaido University of Education Iwamizawa Campus
Thespa Kusatsu 0x1 Fagiano Okayama
Vegalta Sendai 2x1 Sony Sendai
Avispa Fukuoka 3x0 Kōchi University
Shimizu S-Pulse 2x0 F.C. Gifu Second
Gainare Tottori 3x0 Roasso Kumamoto
Jubilo Iwata 3x0 Fukushima United
JEF United Ichihara Chiba 1x0 Dezzola Shimane

Outros clubes almejam Havenaar

O atacante Mike Havenaar está em alta depois dos 2 gols que marcou pela seleção japonesa contra o Tadjiquistão pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2014, e voltou a ser alvo de clubes europeus, mas desta vez, de muitos clubes. De acordo com o que foi publicado em vários diários japoneses, como os populares Sanspo e Sponichi, e o italiano, Calcio Mercato, vários clubes do Velho Continente especulam Mike, como os holandeses do SBV Vitesse (que já contam com um japonês, o lateral esquerdo, Michihiro Yasuda) e do AZ Alkmaar, o Rubin Kazan da Rússia, o Werder Bremen e outros 2 clubes alemães não divulgados, além de 1 francês, 3 italianos, e de novo, o próprio Aston Villa. O atacante tem 24 anos e defende o Ventforet Kofu, da J-League.


Mike é procurado por mais clubes (Foto: J's GOAL)

Shinji Kagawa é disputado por clubes europeus

O jovem craque japonês, Shinji Kagawa, 22 anos, atualmente no Borussia Dortmund, está com muita moral no mercado e é especulado e disputado por grandes clubes do Velho Continente, que querem contratar o meio campista na próxima janela de transferências europeia, em janeiro. Dentre os clubes que disputam o jogador, estão Arsenal - que já conta com um jovem craque japonês, Ryo Miyaichi - Liverpool, Roma, Milan, Juventus, e ainda o Manchester United, clube do qual surgem especulações que já teria inclusive, feito proposta oficial pelo atleta.

Craque da seleção japonesa e do Borussia Dortmund, Kagawa é disputado pelos grandes da Europa (Foto: Kicker)

Os Red Devils inclusive, já pensaram em contratar o jogador em julho, mas o craque da seleção japonesa optou por permanecer em Dortmund, afinal, é o atual campeão da Bundesliga, e está disputando a UEFA Champions League, além de já estar adaptado e ser ídolo no clube. Porém, Kagawa disse na ocasião, que pensava em trocar de clube após o fim desta temporada, pois queria disputar a UCL, no entanto, com a péssima campanha do BVB na competição continental até aqui, o que pode ocasionar numa eliminação precoce na 1ª fase, que acaba em dezembro, o meia poderia sair em janeiro, embora o Borussia queira segurá-lo por mais tempo, para ganhar mais dinheiro e, principalmente, ter seu principal jogador por mais tempo.

No entanto, para conseguir Kagawa, o Manchester United estaria disposto a pagar 17 milhões de euros pelo craque nipônico. Ainda não se sabe se o valor é real e se realmente surgiu a proposta oficial, mas o interesse do time comandado por Sir Alex Ferguson no jogador é real, e Kagawa já demonstrou interesse em defender os Red Devils e sair do Borussia num futuro próximo, principalmente, quando o time for eliminado da UCL, afinal, ele já está adquirindo experiência europeia e já conquistou o Campeonato Alemão.

Mas a briga não é apenas entre Manchester United, Kagawa e Borussia Dortmund. Outros clubes também querem o jogador e estão dispostos a entrar na briga para contar com o meia na próxima temporada. Tratam-se de Arsenal e Liverpool, rivais dos Red Devils na Premier League, e Roma, Milan e Juventus na Itália, três grandes que brigam na Liga Calcio.

Mais uma vez, Kagawa é especulado e disputado na Europa. Será que o craque continua em Dortmund, ou se muda para Inglaterra ou Itália na próxima temporada?

Últimas notícias da sub-22

Hoje pela manhã um dos destaques no Japão foi a seleção sub-22, que disputa o Pré-Olímpico para Londres 2012. Na manhã de hoje (noite no Japão), o técnico, Takashi Sekizuka, fez uma lista de 24 jogadores, que foram convocados para uma semana de treinamentos, que começará no próximo dia 21. No entanto, o próximo jogo do Japão pelo Pré-Olímpico, é apenas no dia 22 de novembro, ou seja, 1 mês depois da semana de treinamentos. Com isso, Sekizuka poupou alguns titulares da semana. Logo, nomes já conhecidos como Hiroshi Kiyotake, Genki Haraguchi e Kazuya Yamamura, não figuram na lista. Kiyotake na verdade, não seria convocado de qualquer forma, por ainda estar contundido. Outras ausências, estas, já conhecidas, são as dos jovens craques, Takashi Usami e Ryo Miyaichi, que em acordo já firmado com Bayern de Munique e Arsenal, não seriam liberados nem para jogos pelo Pré-Olímpico.

Seleção sub-22 foi um dos principais assuntos esportivos do dia no Japão (Foto: Reuters)

Mas mesmo com os desfalques, a lista está muito boa, e Sekizuka deve aproveitar bem a semana para observar os jogadores. Os principais destaques estão no meio campo e ataque: Mu Kanazaki e Kensuke Nagai, ambos do Nagoya Grampus; Gaku Shibasaki e Yuya Osako, do Kashima Antlers; além de Kosuke Yamamoto, Ryohei Yamazaki e Naoki Yamada, são os grandes destaques. Ainda têm-se outros bons jogadores, como Akimi Barada, Keigo Higashi e Takahiro Ogihara. No gol, Shunsuke Ando, e na defesa, o lateral esquerdo do Albirex Niigata, Gotoku Sakai, são outros destaques da convocação.

Mas a convocação não foi a única notícia do dia relacionada ao sub-22. O ex-jogador e atual diretor, Hiromi Hara, em entrevista coletiva, afirmou que a JFA em conjunto com os clubes japoneses e o departamento técnico da seleção sub-22, decidiu que apenas dois jogadores por clube poderão ser convocados para jogos e treinamentos até o fim da J-League. A decisão foi tomada para evitar ainda mais desfalques importantes para os clubes na reta final e importante do Campeonato Japonês.


Segue abaixo, a convocação para a semana de treinamentos:

Goleiros:

Koki Otani

Takuya Masuda

Shunsuke Ando


Defensores:

Yuki Saneto

Yusuke Higa

Yuichi Maruyama

Daisuke Suzuki

Yutaka Yoshida

Mizuki Hamada

Yusuke Muta

Gotoku Sakai

Gen Shoji


Meio campistas:

Mu Kanazaki

Kosuke Yamamoto

Naoki Yamada

Keigo Higashi

Hotaru Yamaguchi

Akimi Barada

Takahiro Ogihara

Gaku Shibasaki


Atacantes:

Yuya Osako

Kensuke Nagai

Ryohei Yamazaki

Toshiyuki Takagi