quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mike Havenaar interessa à milhões de times

Milhões é um exagero, mas fato é que o atacante Mike Havenaar, do Ventforet Kofu e da seleção japonesa, interessa à muitos clubes, sejam do Japão, sejam da Europa. Na lista de interessados em Mike, estão o SBV Vitesse, da Holanda, o VfB Stuttgart e o FC Augsburg, da Alemanha, o Shimizu S-Pulse e o Urawa Red Diamonds, do Japão, o Aston Villa, da Inglaterra, o Rubin Kazan, da Rússia e mais alguns clubes franceses, que não foram divulgados. No entanto, segundo diários japoneses, como o "Yomiuri", entre tantos clubes, o que está mais próximo de acertar com Havenaar, é o Vitesse, que teria enviado um olheiro ao Japão, feito uma oferta oficial ao Kofu, e que já conta com um japonês, o lateral Michihiro Yasuda.

Vivendo grande momento, Havenaar é especulado por vários clubes e está perto do Vitesse (Foto: Reuters)

O atacante de 24 anos, iniciou a carreira no Yokohama F-Marinos e defendeu as seleções de base do Japão, no entanto, até 2010, ele não chamou a atenção de ninguém, nem mesmo nas passagens (por empréstimo do Marinos) por Avispa Fukuoka e Sagan Tosu. Porém, em 2010, Havenaar se transferiu para o Ventforet Kofu e então, explodiu. Com 20 gols na J2, ele foi artilheiro do campeonato e vital no acesso da equipe à J-League. Neste ano, Mike continuou sendo fundamental para o time, e embora o Kofu na última rodada da J-League, que será disputada nesse sábado, precise golear o Omiya Ardija e torcer por derrota do Urawa Red Diamonds em casa frente o Kashiwa Reysol, para não voltar para à segunda divisão, Havenaar marcou 17 gols, luta pela artilharia do torneio, e teve sua boa temporada recompensada, passando a ser convocado regularmente por Alberto Zaccheroni para a seleção japonesa.

Na seleção, Mike anotou dois gols em três jogos, os dois na goleada por 8x0 sobre o Tadjiquistão, em que a atuação do atacante o levou a ser eleito o "Jogador da Semana" no portal Goal.com.

Muito bem e com ótimos números nas últimas temporadas, além de sucesso na seleção, Havenaar passou a ser especulado em vários clubes, começando pelo Aston Villa e Rubin Kazan, depois, por Vitesse, Shimizu e Urawa, e aí, vários times passaram a especular o jogador. No entanto, nesta semana, as especulações estão começando a se mostrar verdadeiras, e a probabilidade do atacante mudar de clube em janeiro são enormes. Os times que mais brigam para contar com os serviços do gigante de 1,94m, são: Vitesse, Stuttgart, Augsburg, Shimizu e Urawa. Curiosamente, os três primeiros, que são europeus, são clubes que já contam com japoneses em seus elencos: Yasuda, Okazaki e Hosogai, respectivamente, todos da seleção japonesa.

E dentre os cinco clubes interessados, o time que se mostra mais avançado nas negociações com o atacante, é o Vitesse. O clube holandês já teria enviado um olheiro ao Japão, e nesta semana, o time fez proposta oficial pelo jogador, segundo o "Sponichi" e o "Yomiuri", na esperança de contar com Havenaar já em janeiro, quando se abre a janela de transferências europeia.

Com isso, é certo que Havenaar sai em janeiro, no entanto, para qual clube vai o atacante? Alguém arrisca um palpite?

Bomba: Coreia do Norte teria ameaçado jogadores do Japão de sequestro

De acordo com autoridades japonesas, a seleção foi ameaçada de sequestro e retaliações caso vencessem a Coreia do Norte em Pyongyang, em partida realizada no último dia 15, válida pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. O jogo foi vencido pelos norte-coreanos por 1x0.

A equipe foi detida por quatro horas na chegada ao aeroporto de Pyongyang e foi muito mal-tratada pelos funcionários de imigração e alfândega.

Os mesmos com tom sarcástico e risadas, acusaram os nipônicos de "contrabando" e confiscaram materiais irrelevantes, como bananas, gomas de mascar, aparelhos de MP3 e macarrão instantâneo.

Outra vítima foi o treinador italiano do Japão, Alberto Zaccheroni, que foi convidado à uma reunião particular com os cartolas norte-coreanos.

A coincidência é que no dia seguinte a chegada do Japão no país, Zaccheroni escalou o time reserva para a partida.

Os forasteiros foram duramente vaiados quando o hino nacional japonês foi tocado antes do jogo, diante de uma multidão "extremamente partidária" de 50 mil no Kim Il-Sung Stadium.

"Eu presumo que se o Japão vencesse por 2x0 ou 3x0, os nossos jogadores teriam sido sequestrados e castigados", comentou o parlamentar Tetsushi Sakamoto.

Japoneses sentiram a ameaça e sucumbiram aos comunistas (Foto: AFC Official Site)

Sakamoto também elogiou o treinador Zaccheroni, apesar da derrota.

O resultado da partida não afetou a classificação final do Grupo C, em que o Japão e Uzbequistão já avançaram à fase seguinte, com a Coreia do Norte e Tadjiquistão eliminados.

"A maior parte do crédito deve ir para o Zacc, ele deixou a equipe perder por 1x0", disse Sakamoto. "Julgando pela forma como usou os jogadores, eu presumo que ele foi preparado para um empate ou derrota por poucos gols", completou.

O Ministro das Relações Exteriores, Kochiro Gemba, disse à imprensa: "Eu entendo várias coisas que ocorreram no jogo, incluindo incidentes infelizes".

A Coreia do Norte permitiu a entrada de apenas 150 torcedores e 12 jornalistas japoneses para visitar o país mais secreto do mundo.

Outro fato parecido ocorreu nos anos 70, quando a comissão parlamentar estava lidando com sequestros da Coreia do Norte de cidadãos japoneses para treinar espiões na língua e cultura japonesa.

Várias questões mal resolvidas impedem os dois países de criarem laços de normalização. O Japão tem rigorosamente controlado os intercâmbios com seu vizinho comunista, especialmente depois que Pyongyang testou bombas nucleares.

A Associação Japonesa de Futebol enviou uma carta aos norte-coreanos com a realização de inquéritos sobre como a escrete foi tratada e sobre os limites impostos por Pyongyang sobre a mídia. "Fizemos várias investigações e também um relatório de viagem que escrevemos regularmente após jogos internacionais", disse o porta-voz da JFA Hideki Kato.

Cópias da carta foram enviadas à Fifa e (AFC) Confederação Asiática de Futebol.

Takahito Soma pode voltar para à Europa

É isso mesmo, de acordo com vários portais japoneses, entre eles, o "Sponichi", o lateral-esquerdo Takahito Soma, que voltou no meio do ano para o Japão, para defender o Vissel Kobe, vindo do Energie Cottbus, da 2ª divisão alemã, pode estar voltando para o Velho Continente em janeiro, pois está na mira do VfL Bochum, também da 2ª divisão, que já conta com um japonês, o meia Takashi Inui, craque do time, que vem fazendo sucesso na Alemanha e já é pretendido por clubes da Bundesliga, onde outros craques nipônicos, como Shinji Kagawa, do Borussia Dortmund, são estrelas da elite germânica.

Soma pode voltar para o Velho Continente (Foto: Kicker)

O Bochum pretende contratar um lateral esquerdo, e o nome que tem mais força nos bastidores, é o de Soma, que interessa e agrada muito ao técnico do time, Andreas Bergmann.

Caso se concretize, seria o retorno de Soma à Europa depois de apenas 6 meses. O jogador, que começou no Verdy Tokyo e depois se transferiu para o Urawa Red Diamonds, foi em 2009 para o CS Marítimo, de Portugal, e depois, em 2010, se mudou para o Energie Cottbus. No meio deste ano, Soma se juntou ao Vissel Kobe, mas agora, apenas 6 meses depois, ele pode retornar para o Velho Continente.

A Austrália quer "hat-trick"

Sim, a Austrália quer hat-trick. De acordo com o portal australiano "Adelaide Now", o time local Adelaide United, estaria interessado em contar com o ex-atacante da seleção japonesa Ryuji Bando, do Cerezo Osaka, em 2012.

Bando em 2008, quando atuava pelo Gamba Osaka, foi campeão asiático em cima do próprio Adelaide United. O atacante que em 2011, teve um destaque à mais por marcar 3 gols em algumas partidas (o termo para este feito chama-se "hat-trick") e para completar, Bando fez questão de perguntar ao técnico Alberto Zaccheroni quantos "hat-trick's" ele tinha que fazer para voltar a seleção e ter uma sequência de jogos pelos Samurais Blues até a Copa de 2014...


Veterano, Bando pode ser mais um Samurai em terras estrangeiras (Foto: Zimbio)

Será que em 2012 teremos hat-trick em terras aborígenes?

Wagner Lopes muito próximo de acerto com Gamba Osaka

O ex-jogador da seleção japonesa, o brasileiro naturalizado japonês, Wagner Lopes, está próximo de um acerto para ser o treinador do Gamba Osaka na próxima temporada. A informação foi publicada hoje por vários diários nipônicos, entre eles, o "Sanspo" e o "Yomiuri". As negociações estão muito adiantadas, e caso se concretizem, Lopes substituirá o lendário Akira Nishino, que vai se aposentar ao final da temporada, como você já leu em matéria publicada aqui, no Futebol Nippon.

Wagner Lopes deve ser confirmado nas próximas horas no Gamba Osaka (Foto: Site Oficial do Paulista de Jundiaí)

O Gamba deve anunciar a aposentadoria de Nishino (há nove anos no clube, com uma carreira vitoriosa) no próximo dia 23, e logo que o treinador desejou seu desejo em se aposentar, o clube começou a procurar um novo técnico. A diretoria começou a negociar com Wagner Lopes, que treinou o Paulista durante este ano e já conversava com o Gamba desde o início da semana. Ontem, a negociação foi revelada, e segundo os veículos e a diretoria do time de Osaka, estão em estágio avançado, e Lopes pode ser anunciado oficialmente como novo técnico do clube nas próximas horas.

Wagner iniciou a carreira como jogador no São Paulo, depois, no Japão, defendeu o Nissan Motors (atual Yokohama F-Marinos), o Kashiwa Reysol, o Honda F.C. e o Bellmare Hiratsuka (atual Shonan Bellmare) onde ganhou destaque nacional, fazendo uma grande dupla com Hidetoshi Nakata, no começo de carreira do gênio japonês. Na época em que defendeu o Bellmare, Lopes se naturalizou japonês, foi convocado para a seleção nipônica, e defendeu os Samurais Blues na primeira Copa do Mundo disputada pelo país, em 1998 e também, na Copa América de 99, que o Japão disputou como seleção convidada. O ex-jogador ainda defendeu o Nagoya Grampus, F.C. Tokyo e Avispa Fukuoka, onde se aposentou em 2002.

Já como treinador, a experiência de Lopes se resume ao trabalho no Paulista de Jundiaí, nos últimos dois anos.

Takeshi Okada pode treinar Hangzhou, da China

O ex-treinador da seleção japonesa, Takeshi Okada, pode encerrar sua aposentadoria e voltar a ser técnico. Pelo menos é o que afirmam vários diários japoneses na manhã de hoje (noite no Japão), como o "Yomiuri" e o "Nikkan Sports". O ex-treinador, de 55 anos, interessa ao Hangzhou, da China, que pretende pagar caro para contar com o "Mago Louco Japonês" na próxima temporada.

Okada pode sair da aposentadoria para treinar clube chinês (Foto: Reuters)

Okada, que foi o técnico da seleção japonesa na primeira Copa do Mundo disputada pelos Samurais Blues, em 1998, e também na Copa de 2010, quando o time igualou sua melhor campanha em Copas (2002), interessa ao Hangzhou, que foi apenas o 8º colocado na Liga Chinesa deste ano e pretende alçar vôos mais altos em 2012.

A diretoria do clube admite a força do futebol japonês na Ásia, e pretende começar uma nova fase contratando Okada, não medindo esforços para contar com o treinador, o qual o salário, segundo a própria diretoria e o diário "Sponichi", giraria em torno de US$ 1,4 milhão por temporada. Porém, mesmo com o alto salário, a diretoria quer Okada e afirma que também pretende contratar alguns jogadores japoneses para aumentar o nível técnico do elenco do time.

Além da seleção japonesa, Okada foi treinador do Yokohama F-Marinos entre 2003 e 2006, e do Consadole Sapporo, entre 1999 e 2001. O ex-treinador, também é ex-jogador. Defendeu o Furakawa Electric (atual JEF United Ichihara Chiba) de 1980 até 1990 e também defendeu a seleção japonesa entre 80 e 85. Após a 2ª passagem de Okada pela seleção (como treinador), que terminou em 2010, onde ele surpreendeu, inventando muito e causando discórdia dos especialistas, (inclusive nós, sendo chamado de Mago Louco e Cokada) mas levando o Japão até as Oitavas de Final da Copa do Mundo e sendo eleito o "Treinador Asiático do Ano" pela AFC, ele se aposentou, mas agora, pode retornar ao futebol.