quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Takeshi Okada pode treinar Hangzhou, da China

O ex-treinador da seleção japonesa, Takeshi Okada, pode encerrar sua aposentadoria e voltar a ser técnico. Pelo menos é o que afirmam vários diários japoneses na manhã de hoje (noite no Japão), como o "Yomiuri" e o "Nikkan Sports". O ex-treinador, de 55 anos, interessa ao Hangzhou, da China, que pretende pagar caro para contar com o "Mago Louco Japonês" na próxima temporada.

Okada pode sair da aposentadoria para treinar clube chinês (Foto: Reuters)

Okada, que foi o técnico da seleção japonesa na primeira Copa do Mundo disputada pelos Samurais Blues, em 1998, e também na Copa de 2010, quando o time igualou sua melhor campanha em Copas (2002), interessa ao Hangzhou, que foi apenas o 8º colocado na Liga Chinesa deste ano e pretende alçar vôos mais altos em 2012.

A diretoria do clube admite a força do futebol japonês na Ásia, e pretende começar uma nova fase contratando Okada, não medindo esforços para contar com o treinador, o qual o salário, segundo a própria diretoria e o diário "Sponichi", giraria em torno de US$ 1,4 milhão por temporada. Porém, mesmo com o alto salário, a diretoria quer Okada e afirma que também pretende contratar alguns jogadores japoneses para aumentar o nível técnico do elenco do time.

Além da seleção japonesa, Okada foi treinador do Yokohama F-Marinos entre 2003 e 2006, e do Consadole Sapporo, entre 1999 e 2001. O ex-treinador, também é ex-jogador. Defendeu o Furakawa Electric (atual JEF United Ichihara Chiba) de 1980 até 1990 e também defendeu a seleção japonesa entre 80 e 85. Após a 2ª passagem de Okada pela seleção (como treinador), que terminou em 2010, onde ele surpreendeu, inventando muito e causando discórdia dos especialistas, (inclusive nós, sendo chamado de Mago Louco e Cokada) mas levando o Japão até as Oitavas de Final da Copa do Mundo e sendo eleito o "Treinador Asiático do Ano" pela AFC, ele se aposentou, mas agora, pode retornar ao futebol.

Um comentário: