quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bomba: Coreia do Norte teria ameaçado jogadores do Japão de sequestro

De acordo com autoridades japonesas, a seleção foi ameaçada de sequestro e retaliações caso vencessem a Coreia do Norte em Pyongyang, em partida realizada no último dia 15, válida pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo FIFA 2014. O jogo foi vencido pelos norte-coreanos por 1x0.

A equipe foi detida por quatro horas na chegada ao aeroporto de Pyongyang e foi muito mal-tratada pelos funcionários de imigração e alfândega.

Os mesmos com tom sarcástico e risadas, acusaram os nipônicos de "contrabando" e confiscaram materiais irrelevantes, como bananas, gomas de mascar, aparelhos de MP3 e macarrão instantâneo.

Outra vítima foi o treinador italiano do Japão, Alberto Zaccheroni, que foi convidado à uma reunião particular com os cartolas norte-coreanos.

A coincidência é que no dia seguinte a chegada do Japão no país, Zaccheroni escalou o time reserva para a partida.

Os forasteiros foram duramente vaiados quando o hino nacional japonês foi tocado antes do jogo, diante de uma multidão "extremamente partidária" de 50 mil no Kim Il-Sung Stadium.

"Eu presumo que se o Japão vencesse por 2x0 ou 3x0, os nossos jogadores teriam sido sequestrados e castigados", comentou o parlamentar Tetsushi Sakamoto.

Japoneses sentiram a ameaça e sucumbiram aos comunistas (Foto: AFC Official Site)

Sakamoto também elogiou o treinador Zaccheroni, apesar da derrota.

O resultado da partida não afetou a classificação final do Grupo C, em que o Japão e Uzbequistão já avançaram à fase seguinte, com a Coreia do Norte e Tadjiquistão eliminados.

"A maior parte do crédito deve ir para o Zacc, ele deixou a equipe perder por 1x0", disse Sakamoto. "Julgando pela forma como usou os jogadores, eu presumo que ele foi preparado para um empate ou derrota por poucos gols", completou.

O Ministro das Relações Exteriores, Kochiro Gemba, disse à imprensa: "Eu entendo várias coisas que ocorreram no jogo, incluindo incidentes infelizes".

A Coreia do Norte permitiu a entrada de apenas 150 torcedores e 12 jornalistas japoneses para visitar o país mais secreto do mundo.

Outro fato parecido ocorreu nos anos 70, quando a comissão parlamentar estava lidando com sequestros da Coreia do Norte de cidadãos japoneses para treinar espiões na língua e cultura japonesa.

Várias questões mal resolvidas impedem os dois países de criarem laços de normalização. O Japão tem rigorosamente controlado os intercâmbios com seu vizinho comunista, especialmente depois que Pyongyang testou bombas nucleares.

A Associação Japonesa de Futebol enviou uma carta aos norte-coreanos com a realização de inquéritos sobre como a escrete foi tratada e sobre os limites impostos por Pyongyang sobre a mídia. "Fizemos várias investigações e também um relatório de viagem que escrevemos regularmente após jogos internacionais", disse o porta-voz da JFA Hideki Kato.

Cópias da carta foram enviadas à Fifa e (AFC) Confederação Asiática de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário