segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Na J-League, donos das três vagas na Asian Champions League estão definidos, falta o campeão

Após o término da 32ª rodada da J-League, realizada neste fim de semana, os donos das três vagas à Asian Champions League 2012 foram definidos, e, como esperado, Kashiwa Reysol, Nagoya Grampus e Gamba Osaka garantiram as vagas. Porém, o campeão ainda é um mistério. Os três clubes ainda brigam pelo caneco. O Kashiwa, que venceu na rodada, segue na ponta, três pontos à frente do vice líder, Nagoya Grampus, que também venceu na rodada, e depende apenas de si mesmo para ser campeão, o que seria histórico, visto que o time veio da J2. O Reysol bateu o Shimizu S-Pulse, enquanto o Nagoya, derrotou o Yokohama F-Marinos, ambos fora de casa e pelo mesmo placar: 2x1. Já o Gamba Osaka tropeçou, e há duas rodadas do fim da J-League, embora tenha garantido à vaga na ACL, viu o título ficar mais difícil, pois ao ficar no 2x2 com o Albirex Niigata, ficou 1 ponto atrás do Nagoya e 4 atrás do Reysol. Na parte de baixo da tabela, o Urawa Red Diamonds ficou no 0x0 com o Vegalta Sendai, mas continua fora da zona de rebaixamento, enquanto o Ventforet Kofu, três pontos atrás, perdeu para o Jubilo Iwata e segue na zona da degola. Completando o Z3, os já rebaixados, Avispa Fukuoka e Montedio Yamagata, se enfrentaram, e quem se deu bem foi o Avispa, que fora de casa, massacrou o Montedio por 5x0 com direito a golaço de Takuya Matsuura e deixou a lanterna do campeonato.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J-League:

Jogadores do Kashiwa comemoram a vitória (Foto: J-League Photos)

O Kashiwa Reysol segue líder da J-League. Com grande atuação de Leandro Domingues, que faz belo campeonato, o Reysol bateu o Shimizu S-Pulse, que apenas cumpre tabela na J-League e estava desfalcado de seu principal craque, Shinji Ono, contundido. Para piorar, além do "Tensai", os Magpies não contaram com Daigo Kobayashi, também lesionado, e Toshiyuki Takagi, outro destaque do Shimizu, mas que começou no banco, fora que Ljungberg, mesmo sem 100% de condições físicas, foi titular. Porém, mesmo com tantos problemas, os Magpies fizeram uma boa partida e abriram o placar com o zagueiro, Bosnar, em cobrança de falta. No entanto, o Reysol conseguiu ter forças para buscar a virada, com gols de Kudo e Leandro Domingues. Com a vitória, o Kashiwa garantiu vaga na Asian Champions League 2012 e segue na liderança do Campeonato Japonês, com 68 pontos, 3 à mais que o vice líder, Nagoya Grampus.

Nagoya que também venceu um jogo difícil. O Grampus bateu o Yokohama F-Marinos por 2x1. Ogawa abriu o placar para os visitantes, aos 13 minutos de jogo. No 2º tempo, usando de experiência e malandragem, o gênio, Shunsuke Nakamura, em cobrança de falta, enquanto Seigo Narazaki ainda organizava a barreira, empatou o jogo. Mas há 7 minutos do fim, o gigante, Kennedy, de cabeça, marcou o gol da vitória do Nagoya. Foi o 18º gol do australiano, que agora é o artilheiro isolado da J-League. O Nagoya também garantiu vaga na ACL, e segue vivo na luta pelo caneco. Já o Marinos, deu adeus as chances de conquistar a vaga na ACL via J-League, e vai concentrar suas forças na Emperor, onde caso seja campeão, garante vaga no torneio continental. No entanto, o time de Yokohama é o 4º colocado, e é interessante se manter nesta posição, afinal, caso fique em 4º na J-League, e Reysol ou Nagoya vençam a Emperor, o Marinos também vai à ACL.

Jogadores do Gamba decepcionados com o tropeço diante do Albirex, que complica o time na briga pelo título (Foto: J-League Photos)

O último time que briga pelo título é o Gamba Osaka, que foi o único concorrente a tropeçar na rodada. O time comandado pelo craque, Yasuhito Endo e pelo técnico, Akira Nishino, ficou no empate de 2x2 fora de casa contra o Albirex Niigata, que apenas cumpre tabela e espera o fim do campeonato. Mas podia ter sido pior, isso porque o Albirex abriu 2x0, com gols de Yuta Mikado e Bruno Lopes. Mas com dois gols, Shota Kawanishi, que entrou no 2º tempo, salvou o Gamba de um desastre maior, empatando a partida. O Gamba, que também garantiu vaga na Asian Champions League, é o 3º colocado, 1 ponto atrás do Nagoya e 4 atrás do Reysol.

Já na briga contra o rebaixamento, o Urawa Red Diamonds não saiu de um 0x0 contra o Vegalta Sendai, e segue fora da zona do desespero, na 15ª posição, 3 pontos à frente do Ventforet Kofu, primeiro time na zona da degola. Ventforet que perdeu para o tradicional, Jubilo Iwata, por 2x1. Com 10 minutos de jogo, Hidetaka Kanazono anotou dois gols e colocou a Celeste de Iwata em vantagem. Atsushi Izawa diminuiu para o Kofu, que segue na zona da degola, com 30 pontos.

No duelo entre os dois clubes já rebaixados para a J2 2012, melhor para o Avispa Fukuoka, que enfiou 5x0 no Montedio Yamagata fora de casa. Jun Suzuki, Takuya Matsuura, Yutaka Takahashi e Taku Ushinohama, duas vezes (o jovem meia de 19 anos fez seus primeiros gols como profissional), marcaram os gols do Avispa, que com a goleada sobre o Montedio, saiu da lanterna, que foi herdada pelo próprio Montedio. Em nada muda a situação dos dois clubes, já rebaixados, mas ao menos, é algo mais honroso para o Avispa. O grande momento foi o golaço de Matsuura, que driblou 3 adversários e marcou um golaço, que foi inclusive, eleito o "Gol da Rodada" pela televisão japonesa e pela equipe Futebol Nippon.



Resultados:

Urawa Red Diamonds 0x0 Vegalta Sendai

Yokohama F-Marinos 1x2 Nagoya Grampus

Albirex Niigata 2x2 Gamba Osaka

Jubilo Iwata 2x1 Ventforet Kofu

Sanfrecce Hiroshima 2x3 Kawasaki Frontale

Omiya Ardija 1x1 Kashima Antlers

Montedio Yamagata 0x5 Avispa Fukuoka

Shimizu S-Pulse 1x2 Kashiwa Reysol

Cerezo Osaka 0x3 Vissel Kobe



Classificação:

1-Kashiwa Reysol..................68 pts

2-Nagoya Grampus..............65 pts

3-Gamba Osaka....................64 pts

4-Yokohama F-Marinos.........55 pts

5-Vegalta Sendai................53 pts

6-Kashima Antlers................46 pts

7-Shimizu S-Pulse..................45 pts

8-Jubilo Iwata...................44 pts

9-Sanfrecce Hiroshima............44 pts

10-Vissel Kobe....................43 pts

11-Kawasaki Frontale.............41 pts

12-Cerezo Osaka......................39 pts

13-Albirex Niigata..................39 pts

14-Omiya Ardija....................39 pts

15-Urawa Red Diamonds........33 pts

16-Ventforet Kofu...............30 pts

17-Avispa Fukuoka...............22 pts

18-Montedio Yamagata.........21 pts


Classificados à Asian Champions League 2012

Zona de rebaixamento

Rebaixados



Artilharia:

18 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

17 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

14 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Leandro Domingues - Kashiwa Reysol

F.C. Tokyo se sagra campeão da J2 e garante acesso à J-League, briga pelo acesso fica ainda mais emocionante

A 36ª rodada da J2, a segunda divisão japonesa, realizada neste fim de semana, contrariou todas as expectativas. O F.C. Tokyo, que liderava o torneio há várias rodadas e estava bem próximo do título, enfrentou o Gainare Tottori, e como esperado, venceu, aliás, goleou o adversário, aplicando um super 5x1. Com a vitória, o Glorioso, assim como esperado, garantiu uma das três vagas que dão o acesso à J-League 2012. No entanto, não era esperado o título do time da capital já nesta rodada, pois o Sagan Tosu enfrentaria o Giravanz Kitakyushu em casa, e deveria vencer a partida, adiando a festa do F.C. Tokyo. Mas não foi o que aconteceu. Honrando as cores do time adversário, o azul e rosa Sagan, amarelou, e perdeu em casa para o amarelo, Giravanz, por 3x2, o que combinado com a vitória do Glorioso, deu o merecido título com duas rodadas de antecedência ao F.C. Tokyo, que assim, garantiu o caneco e uma das vagas à elite. Com isso, o que resta nas duas rodadas que faltam para o fim da J2, é a briga pelas duas vagas restantes para o acesso à J-League, e se antes desta rodada, Consadole Sapporo e Tokushima Vortis brigavam por uma vaga, já que o Sagan, assim como o F.C. Tokyo, parecia já ter garantido a sua vaga, agora, o Tosu entra na briga com Vortis e Sapporo pelas últimas duas vagas, visto que, com a já mencionada derrota do Sagan, e a vitória do Vortis, os dois times somam o mesmo número de pontos (65), e completam o G3 de acesso, enquanto o Consadole, com 62, está em 4º lugar, também sonhando com o acesso. A rodada também acabou com o sonho do JEF United Ichihara Chiba, que ao ser derrotado pelo Verdy Tokyo, perdeu as remotas chances de acesso.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

Jogadores do F.C. Tokyo comemoram o título da J2 e a volta à J-League (Foto: J-League Photos)

Com duas rodadas de antecedência, aconteceu o merecido e inevitável. Com mais uma bela exibição, o F.C. Tokyo, que antes do início do torneio, era apontado como favorito ao título, fez jus ao favoritismo, goleou o Gainare Tottori por 5x1 e garantiu não só a volta à J-League, - foi rebaixado por bobeira na última temporada, mas já retorna imediatamente - como também conquistou o título da J2. O time ainda não levantou a taça, visto que não era esperado o título já nesta rodada, mas sim na próxima, porém, com toda a certeza, o time poderá fazer a festa e levantar o caneco frente a sua torcida na próxima rodada, quando enfrenta no sábado, o JEF United Ichihara Chiba em casa, no Ajinomoto Stadium. A goleada que deu o título ao Glorioso começou com um belo gol de falta do zagueiro Masato Morishige, jovem e excelente jogador que há muitas rodadas faz por merecer uma chance na seleção japonesa - se Konno, seu companheiro de zaga atua pela seleção, porque não ele que é melhor e mais jovem? -. No 2º tempo, uma homenagem à um dos ídolos da torcida, Lucas, que fez boa jogada e ampliou o placar. Depois, Yazawa em belo gol, Suzuki e Uesato completam os cinco gols do time da capital, enquanto Fukui diminuiu para o Tottori. Título e festa merecida do F.C. Tokyo, campeão da J2 e de volta à J-League.

Quem contribuiu para o título merecido e antecipado do Glorioso foi o vice líder, Sagan Tosu, que amarelou em casa perante o amarelo, Giravanz Kitakyushu, por 3x2, e viu o F.C. Tokyo abrir 9 pontos de vantagem e não poder ser alcançado nas 2 rodadas restantes. Após um 1º tempo sem grandes emoções, a 2ª etapa pegou fogo. Nagano abriu o placar para os visitantes, mas o matador, Yohei Toyoda, artilheiro do campeonato com 22 gols, empatou 7 minutos depois. Após oito minutos, Kim Min Woo virou para o Sagan, e parecia que o time ia ficar bem próximo de garantir a vaga no acesso e ainda sonhar com o título, porém, Ikemoto e Hayashi viraram para o Giravanz, que protagonizou a zebra da rodada e estragou a festa do Tosu. O Sagan se manteve na vice liderança, mas agora soma os mesmos 65 pontos que o 3º colocado, Tokushima Vortis e vê o 4º colocado e primeiro time fora do G3 de acesso, o Consadole Sapporo, apenas três pontos atrás. A derrota custou caro para o Tosu, que viu o F.C. Tokyo se sagrar campeão com duas rodadas de antecedência e colocar um ponto final no sonho do título do time rosa e azul, e que ainda viu sua vaga na J-League praticamente assegurada, ficar em risco, com Vortis e Sapporo no retrovisor. O Giravanz comemora a vitória que mudou a luta pelo acesso e que deixa o time, que duas temporadas atrás estava na JFL (3ª divisão), na 5ª colocação, embora apenas cumprindo tabela nas duas rodadas finais.

Jogadores do Vortis exaustos após difícil vitória fora de casa frente o Bellmare (Foto: WSC)

Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, que brigam com o Sagan Tosu pelas duas vagas restantes, tiveram resultados diferentes na rodada. O Vortis bateu fora de casa, o tradicional, Shonan Bellmare, por 2x1, com dois gols de Takaaki Tokushige. Yutaka Tahara diminuiu para o time de Hiratsuka. Já o Consadole, vacilou mais uma vez, e foi derrotado pelo Thespa Kusatsu nos minutos finais. Yoshihiro Uchimura abriu o placar para o Sapporo aos 10min da etapa final. O jogo já se encaminhava para o fim, mas aos 45 minutos, Hideyuki Nakamura empatou para o Thespa. E quando parecia que o vacilo não seria ainda maior, aos 47min, Alex virou para o Kusatsu e decretou mais um vacilo do Consadole nos minutos finais, vacilos estes, que podem custar o acesso ao time de Sapporo. Com os resultados, o Vortis ocupa a 3ª posição, com os mesmos 65 pontos do 2º colocado, Sagan Tosu. Já o Consadole, é o 4º, com 62. O Thespa ocupa a 10ª posição, com 51 pontos, enquanto o Bellmare, é o 13º, com 45.

E para fechar a rodada, um exemplo para o Consadole Sapporo. O JEF United Ichihara Chiba, chegou a liderar a J2 e por várias rodadas, esteve no G3 de acesso, no entanto, o time vacilou muito, e nesta rodada, com a derrota para o tradicional, Verdy Tokyo por 1x0, viu suas remotas chances de acesso irem para o espaço. O velho conhecido dos fãs de futebol japonês, - que muitos adoram, mas milhares odeiam - Seiichiro Maki, fez o gol do Verdy. O time verde da capital ultrapassou o JEF, e pulou para a 6ª posição, com 55 pontos, mesma pontuação do JEF, que caiu para o 7º lugar. As duas equipes não tem chance de acesso.



Resultados:

Gainare Tottori 1x5 F.C. Tokyo

Kataller Toyama 2x1 Ehime FC

Shonan Bellmare 1x2 Tokushima Vortis

Fagiano Okayama 2x1 Kyoto Sanga F.C.

Mito Hollyhock 0x1 Tochigi SC

Thespa Kusatsu 2x1 Consadole Sapporo

Sagan Tosu 2x3 Giravanz Kitakyushu

Verdy Tokyo 1x0 JEF United Ichihara Chiba

Oita Trinita 2x1 FC Gifu

Roasso Kumamoto 0x1 Yokohama FC



Classificação:


Obs: Os três primeiros garantem vaga na J-League 2012

Uma das três vagas já é do F.C. Tokyo, que já é o campeão da J2 2011

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

22 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba