segunda-feira, 21 de novembro de 2011

F.C. Tokyo se sagra campeão da J2 e garante acesso à J-League, briga pelo acesso fica ainda mais emocionante

A 36ª rodada da J2, a segunda divisão japonesa, realizada neste fim de semana, contrariou todas as expectativas. O F.C. Tokyo, que liderava o torneio há várias rodadas e estava bem próximo do título, enfrentou o Gainare Tottori, e como esperado, venceu, aliás, goleou o adversário, aplicando um super 5x1. Com a vitória, o Glorioso, assim como esperado, garantiu uma das três vagas que dão o acesso à J-League 2012. No entanto, não era esperado o título do time da capital já nesta rodada, pois o Sagan Tosu enfrentaria o Giravanz Kitakyushu em casa, e deveria vencer a partida, adiando a festa do F.C. Tokyo. Mas não foi o que aconteceu. Honrando as cores do time adversário, o azul e rosa Sagan, amarelou, e perdeu em casa para o amarelo, Giravanz, por 3x2, o que combinado com a vitória do Glorioso, deu o merecido título com duas rodadas de antecedência ao F.C. Tokyo, que assim, garantiu o caneco e uma das vagas à elite. Com isso, o que resta nas duas rodadas que faltam para o fim da J2, é a briga pelas duas vagas restantes para o acesso à J-League, e se antes desta rodada, Consadole Sapporo e Tokushima Vortis brigavam por uma vaga, já que o Sagan, assim como o F.C. Tokyo, parecia já ter garantido a sua vaga, agora, o Tosu entra na briga com Vortis e Sapporo pelas últimas duas vagas, visto que, com a já mencionada derrota do Sagan, e a vitória do Vortis, os dois times somam o mesmo número de pontos (65), e completam o G3 de acesso, enquanto o Consadole, com 62, está em 4º lugar, também sonhando com o acesso. A rodada também acabou com o sonho do JEF United Ichihara Chiba, que ao ser derrotado pelo Verdy Tokyo, perdeu as remotas chances de acesso.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J2:

Jogadores do F.C. Tokyo comemoram o título da J2 e a volta à J-League (Foto: J-League Photos)

Com duas rodadas de antecedência, aconteceu o merecido e inevitável. Com mais uma bela exibição, o F.C. Tokyo, que antes do início do torneio, era apontado como favorito ao título, fez jus ao favoritismo, goleou o Gainare Tottori por 5x1 e garantiu não só a volta à J-League, - foi rebaixado por bobeira na última temporada, mas já retorna imediatamente - como também conquistou o título da J2. O time ainda não levantou a taça, visto que não era esperado o título já nesta rodada, mas sim na próxima, porém, com toda a certeza, o time poderá fazer a festa e levantar o caneco frente a sua torcida na próxima rodada, quando enfrenta no sábado, o JEF United Ichihara Chiba em casa, no Ajinomoto Stadium. A goleada que deu o título ao Glorioso começou com um belo gol de falta do zagueiro Masato Morishige, jovem e excelente jogador que há muitas rodadas faz por merecer uma chance na seleção japonesa - se Konno, seu companheiro de zaga atua pela seleção, porque não ele que é melhor e mais jovem? -. No 2º tempo, uma homenagem à um dos ídolos da torcida, Lucas, que fez boa jogada e ampliou o placar. Depois, Yazawa em belo gol, Suzuki e Uesato completam os cinco gols do time da capital, enquanto Fukui diminuiu para o Tottori. Título e festa merecida do F.C. Tokyo, campeão da J2 e de volta à J-League.

Quem contribuiu para o título merecido e antecipado do Glorioso foi o vice líder, Sagan Tosu, que amarelou em casa perante o amarelo, Giravanz Kitakyushu, por 3x2, e viu o F.C. Tokyo abrir 9 pontos de vantagem e não poder ser alcançado nas 2 rodadas restantes. Após um 1º tempo sem grandes emoções, a 2ª etapa pegou fogo. Nagano abriu o placar para os visitantes, mas o matador, Yohei Toyoda, artilheiro do campeonato com 22 gols, empatou 7 minutos depois. Após oito minutos, Kim Min Woo virou para o Sagan, e parecia que o time ia ficar bem próximo de garantir a vaga no acesso e ainda sonhar com o título, porém, Ikemoto e Hayashi viraram para o Giravanz, que protagonizou a zebra da rodada e estragou a festa do Tosu. O Sagan se manteve na vice liderança, mas agora soma os mesmos 65 pontos que o 3º colocado, Tokushima Vortis e vê o 4º colocado e primeiro time fora do G3 de acesso, o Consadole Sapporo, apenas três pontos atrás. A derrota custou caro para o Tosu, que viu o F.C. Tokyo se sagrar campeão com duas rodadas de antecedência e colocar um ponto final no sonho do título do time rosa e azul, e que ainda viu sua vaga na J-League praticamente assegurada, ficar em risco, com Vortis e Sapporo no retrovisor. O Giravanz comemora a vitória que mudou a luta pelo acesso e que deixa o time, que duas temporadas atrás estava na JFL (3ª divisão), na 5ª colocação, embora apenas cumprindo tabela nas duas rodadas finais.

Jogadores do Vortis exaustos após difícil vitória fora de casa frente o Bellmare (Foto: WSC)

Tokushima Vortis e Consadole Sapporo, que brigam com o Sagan Tosu pelas duas vagas restantes, tiveram resultados diferentes na rodada. O Vortis bateu fora de casa, o tradicional, Shonan Bellmare, por 2x1, com dois gols de Takaaki Tokushige. Yutaka Tahara diminuiu para o time de Hiratsuka. Já o Consadole, vacilou mais uma vez, e foi derrotado pelo Thespa Kusatsu nos minutos finais. Yoshihiro Uchimura abriu o placar para o Sapporo aos 10min da etapa final. O jogo já se encaminhava para o fim, mas aos 45 minutos, Hideyuki Nakamura empatou para o Thespa. E quando parecia que o vacilo não seria ainda maior, aos 47min, Alex virou para o Kusatsu e decretou mais um vacilo do Consadole nos minutos finais, vacilos estes, que podem custar o acesso ao time de Sapporo. Com os resultados, o Vortis ocupa a 3ª posição, com os mesmos 65 pontos do 2º colocado, Sagan Tosu. Já o Consadole, é o 4º, com 62. O Thespa ocupa a 10ª posição, com 51 pontos, enquanto o Bellmare, é o 13º, com 45.

E para fechar a rodada, um exemplo para o Consadole Sapporo. O JEF United Ichihara Chiba, chegou a liderar a J2 e por várias rodadas, esteve no G3 de acesso, no entanto, o time vacilou muito, e nesta rodada, com a derrota para o tradicional, Verdy Tokyo por 1x0, viu suas remotas chances de acesso irem para o espaço. O velho conhecido dos fãs de futebol japonês, - que muitos adoram, mas milhares odeiam - Seiichiro Maki, fez o gol do Verdy. O time verde da capital ultrapassou o JEF, e pulou para a 6ª posição, com 55 pontos, mesma pontuação do JEF, que caiu para o 7º lugar. As duas equipes não tem chance de acesso.



Resultados:

Gainare Tottori 1x5 F.C. Tokyo

Kataller Toyama 2x1 Ehime FC

Shonan Bellmare 1x2 Tokushima Vortis

Fagiano Okayama 2x1 Kyoto Sanga F.C.

Mito Hollyhock 0x1 Tochigi SC

Thespa Kusatsu 2x1 Consadole Sapporo

Sagan Tosu 2x3 Giravanz Kitakyushu

Verdy Tokyo 1x0 JEF United Ichihara Chiba

Oita Trinita 2x1 FC Gifu

Roasso Kumamoto 0x1 Yokohama FC



Classificação:


Obs: Os três primeiros garantem vaga na J-League 2012

Uma das três vagas já é do F.C. Tokyo, que já é o campeão da J2 2011

Não há rebaixamento na J2



Artilharia:

22 Gols:

Yohei Toyoda - Sagan Tosu

16 Gols:

Takuma Abe - Verdy Tokyo

13 Gols:

Masaki Fukai - JEF United Ichihara Chiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário