segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Na J-League, donos das três vagas na Asian Champions League estão definidos, falta o campeão

Após o término da 32ª rodada da J-League, realizada neste fim de semana, os donos das três vagas à Asian Champions League 2012 foram definidos, e, como esperado, Kashiwa Reysol, Nagoya Grampus e Gamba Osaka garantiram as vagas. Porém, o campeão ainda é um mistério. Os três clubes ainda brigam pelo caneco. O Kashiwa, que venceu na rodada, segue na ponta, três pontos à frente do vice líder, Nagoya Grampus, que também venceu na rodada, e depende apenas de si mesmo para ser campeão, o que seria histórico, visto que o time veio da J2. O Reysol bateu o Shimizu S-Pulse, enquanto o Nagoya, derrotou o Yokohama F-Marinos, ambos fora de casa e pelo mesmo placar: 2x1. Já o Gamba Osaka tropeçou, e há duas rodadas do fim da J-League, embora tenha garantido à vaga na ACL, viu o título ficar mais difícil, pois ao ficar no 2x2 com o Albirex Niigata, ficou 1 ponto atrás do Nagoya e 4 atrás do Reysol. Na parte de baixo da tabela, o Urawa Red Diamonds ficou no 0x0 com o Vegalta Sendai, mas continua fora da zona de rebaixamento, enquanto o Ventforet Kofu, três pontos atrás, perdeu para o Jubilo Iwata e segue na zona da degola. Completando o Z3, os já rebaixados, Avispa Fukuoka e Montedio Yamagata, se enfrentaram, e quem se deu bem foi o Avispa, que fora de casa, massacrou o Montedio por 5x0 com direito a golaço de Takuya Matsuura e deixou a lanterna do campeonato.

Confira o que aconteceu de melhor na rodada da J-League:

Jogadores do Kashiwa comemoram a vitória (Foto: J-League Photos)

O Kashiwa Reysol segue líder da J-League. Com grande atuação de Leandro Domingues, que faz belo campeonato, o Reysol bateu o Shimizu S-Pulse, que apenas cumpre tabela na J-League e estava desfalcado de seu principal craque, Shinji Ono, contundido. Para piorar, além do "Tensai", os Magpies não contaram com Daigo Kobayashi, também lesionado, e Toshiyuki Takagi, outro destaque do Shimizu, mas que começou no banco, fora que Ljungberg, mesmo sem 100% de condições físicas, foi titular. Porém, mesmo com tantos problemas, os Magpies fizeram uma boa partida e abriram o placar com o zagueiro, Bosnar, em cobrança de falta. No entanto, o Reysol conseguiu ter forças para buscar a virada, com gols de Kudo e Leandro Domingues. Com a vitória, o Kashiwa garantiu vaga na Asian Champions League 2012 e segue na liderança do Campeonato Japonês, com 68 pontos, 3 à mais que o vice líder, Nagoya Grampus.

Nagoya que também venceu um jogo difícil. O Grampus bateu o Yokohama F-Marinos por 2x1. Ogawa abriu o placar para os visitantes, aos 13 minutos de jogo. No 2º tempo, usando de experiência e malandragem, o gênio, Shunsuke Nakamura, em cobrança de falta, enquanto Seigo Narazaki ainda organizava a barreira, empatou o jogo. Mas há 7 minutos do fim, o gigante, Kennedy, de cabeça, marcou o gol da vitória do Nagoya. Foi o 18º gol do australiano, que agora é o artilheiro isolado da J-League. O Nagoya também garantiu vaga na ACL, e segue vivo na luta pelo caneco. Já o Marinos, deu adeus as chances de conquistar a vaga na ACL via J-League, e vai concentrar suas forças na Emperor, onde caso seja campeão, garante vaga no torneio continental. No entanto, o time de Yokohama é o 4º colocado, e é interessante se manter nesta posição, afinal, caso fique em 4º na J-League, e Reysol ou Nagoya vençam a Emperor, o Marinos também vai à ACL.

Jogadores do Gamba decepcionados com o tropeço diante do Albirex, que complica o time na briga pelo título (Foto: J-League Photos)

O último time que briga pelo título é o Gamba Osaka, que foi o único concorrente a tropeçar na rodada. O time comandado pelo craque, Yasuhito Endo e pelo técnico, Akira Nishino, ficou no empate de 2x2 fora de casa contra o Albirex Niigata, que apenas cumpre tabela e espera o fim do campeonato. Mas podia ter sido pior, isso porque o Albirex abriu 2x0, com gols de Yuta Mikado e Bruno Lopes. Mas com dois gols, Shota Kawanishi, que entrou no 2º tempo, salvou o Gamba de um desastre maior, empatando a partida. O Gamba, que também garantiu vaga na Asian Champions League, é o 3º colocado, 1 ponto atrás do Nagoya e 4 atrás do Reysol.

Já na briga contra o rebaixamento, o Urawa Red Diamonds não saiu de um 0x0 contra o Vegalta Sendai, e segue fora da zona do desespero, na 15ª posição, 3 pontos à frente do Ventforet Kofu, primeiro time na zona da degola. Ventforet que perdeu para o tradicional, Jubilo Iwata, por 2x1. Com 10 minutos de jogo, Hidetaka Kanazono anotou dois gols e colocou a Celeste de Iwata em vantagem. Atsushi Izawa diminuiu para o Kofu, que segue na zona da degola, com 30 pontos.

No duelo entre os dois clubes já rebaixados para a J2 2012, melhor para o Avispa Fukuoka, que enfiou 5x0 no Montedio Yamagata fora de casa. Jun Suzuki, Takuya Matsuura, Yutaka Takahashi e Taku Ushinohama, duas vezes (o jovem meia de 19 anos fez seus primeiros gols como profissional), marcaram os gols do Avispa, que com a goleada sobre o Montedio, saiu da lanterna, que foi herdada pelo próprio Montedio. Em nada muda a situação dos dois clubes, já rebaixados, mas ao menos, é algo mais honroso para o Avispa. O grande momento foi o golaço de Matsuura, que driblou 3 adversários e marcou um golaço, que foi inclusive, eleito o "Gol da Rodada" pela televisão japonesa e pela equipe Futebol Nippon.



Resultados:

Urawa Red Diamonds 0x0 Vegalta Sendai

Yokohama F-Marinos 1x2 Nagoya Grampus

Albirex Niigata 2x2 Gamba Osaka

Jubilo Iwata 2x1 Ventforet Kofu

Sanfrecce Hiroshima 2x3 Kawasaki Frontale

Omiya Ardija 1x1 Kashima Antlers

Montedio Yamagata 0x5 Avispa Fukuoka

Shimizu S-Pulse 1x2 Kashiwa Reysol

Cerezo Osaka 0x3 Vissel Kobe



Classificação:

1-Kashiwa Reysol..................68 pts

2-Nagoya Grampus..............65 pts

3-Gamba Osaka....................64 pts

4-Yokohama F-Marinos.........55 pts

5-Vegalta Sendai................53 pts

6-Kashima Antlers................46 pts

7-Shimizu S-Pulse..................45 pts

8-Jubilo Iwata...................44 pts

9-Sanfrecce Hiroshima............44 pts

10-Vissel Kobe....................43 pts

11-Kawasaki Frontale.............41 pts

12-Cerezo Osaka......................39 pts

13-Albirex Niigata..................39 pts

14-Omiya Ardija....................39 pts

15-Urawa Red Diamonds........33 pts

16-Ventforet Kofu...............30 pts

17-Avispa Fukuoka...............22 pts

18-Montedio Yamagata.........21 pts


Classificados à Asian Champions League 2012

Zona de rebaixamento

Rebaixados



Artilharia:

18 Gols:

Joshua Kennedy - Nagoya Grampus

17 Gols:

Mike Havenaar - Ventforet Kofu

14 Gols:

Tadanari Lee - Sanfrecce Hiroshima

Leandro Domingues - Kashiwa Reysol

Nenhum comentário:

Postar um comentário