quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Okazaki é duvida para amistoso

O artilheiro, Shinji Okazaki, é outra duvida do técnico italiano da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, para o jogo de amanhã contra o Vietnã, mas o caso de Okazaki é um tanto mais sério: O jogador sentiu um desgaste físico devido a sequência de jogos pelo Stuttgart e pela seleção. Com isso, o jogador pode ser poupado para o amistoso de logo mais. Mas o caso de Ogro ainda será estudado pelo Departamento Médico da seleção, que ainda está por decidir se o jogador será liberado para a partida.


Sequência de jogos desgasta Ogro (Foto: FIFA.com)

Hiroki Sakai de titular contra o Vietnã?

Isso mesmo, o lateral direito, Hiroki Sakai, que vem fazendo excelente temporada junto ao Kashiwa Reysol pode fazer sua estreia pela seleção principal no jogo de logo mais contra o Vietnã. Com a ausência de Uchida, fora por lesão, o técnico da seleção, Alberto Zaccheroni, pretende escalar Sakai que é jovem e ofensivo e tem mais semelhanças com o lateral do Schalke 04, já que Komano é um jogador mais defensivo, e por estas razões, o treinador pretende no 3-4-3, começar já com Sakai em campo.

Sakai surpreendeu positivamente o professor e pode começar como titular contra o Vietnã (Foto: Kashiwa Reysol Official Site)

Mas Zaccheroni também não descarta a possibilidade de Komano iniciar a partida amanhã, o lateral do Jubilo Iwata pode sim iniciar a partida como titular do Japão.

Capitão Hasebe afirma que Japão irá de 3-4-3 e que confia em Havenaar

O capitão da seleção japonesa, Makoto Hasebe, afirmou na coletiva de imprensa de hoje que a equipe irá jogar na formação de 3-4-3 pelo menos no jogo de amanhã diante do Vietnã e também comentou que confia muito no atacante Mike Havenaar.

"Ele foi bem nos treinamentos, com ele temos um forte poder ofensivo e também no jogo aéreo, confio muito nele" comentou Hasebe.

Japão jogará no contestado 3-4-3 (Foto: Sanspo)

Já o técnico italiano dos Samurais Blues, Alberto Zaccheroni, comentou que o esquema tático pode mudar com o decorrer da partida. "Lembrem-se que o 3-4-3 é a formação inicial, no decorrer da partida nós podemos mudar de tática" disse Zacc.

O provável time será: Kawashima, Inoha(Kurihara), Yoshida e Konno; Komano (Sakai) Endo, Hasebe e Nagatomo; Okazaki (Haraguchi), Havenaar e Kagawa.

A partida será amanhã em Kobe, às 7h30, horário de Brasília.

Definidos os semifinalistas da Copa Nabisco

Na manhã desta quarta-feira, ocorreram as Quartas de Finais da Yamazaki Nabisco Cup, a Copa Nabisco, ou se preferir, a Copa da Liga do Japão. Em grandes jogos, Gamba Osaka, Nagoya Grampus, Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds eliminaram seus adversários, e garantiram as vagas nas Semifinais da competição, que já serão disputadas no próximo domingo, 9 de outubro.

Confira agora, o resumo das Quartas de Finais da Nabisco Cup:

Tashiro foi um dos heróis da classificação do Kashima, ao marcar o gol na prorrogação (Foto: J-League Photos)

Em grande jogo, o Kashima Antlers começou perdendo por 2x0, mas venceu, em um dos grandes clássicos do futebol japonês, o Yokohama F-Marinos de virada, por 3x2. Desfalcado do seu craque e capitão, Shunsuke Nakamura, contundido, e de um dos zagueiros titulares, Yuzo Kurihara, com a seleção japonesa, se esperava que o Marinos estivesse em desvantagem contra o Kashima, pois além dos desfalques, jogava fora de casa, e além disso, o time de Ibaraki não tinha desfalques, pois seus principais jogadores: Ogasawara, Nozawa, Koji Nakata, Araiba, Yuya Osako e o jovem, Gaku Shibasaki, que finalmente teve sua chance como titular, estavam todos com condições de atuar. No entanto, mesmo com toda a vantagem, o Kashima não começou bem. Com apenas um minuto de jogo, um lançamento longo, Koji Nakata não olha para a bola, que resvala em sua cabeça, engana Sogahata e entra no fundo das redes: 1x0 Marinos. Após o gol de sorte do Tricolore, e azar do Kashima, o Marinos partiu em busca de ampliar o marcador e aproveitar o momento de fraqueza do adversário, estratégia que funcionou, pois aos 11 minutos, o time de Yokohama ampliou a vantagem. Watanabe ia fazendo boa jogada e sofreu pênalti, cometido por Koji Nakata, que não estava em uma de suas melhores noites. Na cobrança, o próprio Watanabe bateu com força, e ampliou a vantagem do Tricolore para 2x0. A vitória e a classificação pareciam certos para o Marinos, mas, na segunda etapa, tudo mudou. Debaixo de muita chuva, o Kashima foi para cima em busca do empate, e logo aos 4 minutos, após bela jogada de Yuya Osako, Shinzo Koroki, de cabeça, diminuiu para 2x1. O Kashima passou a pressionar muito em busca do gol da igualdade, e depois de criar e desperdiçar muitas chances, Yuya Osako, de novo ele, em grande noite, fez boa jogada e finalizou bem da entrada da área, empatando o jogo em 2x2. A partida que já era boa, ganhou muita emoção, pois ao invés de ficarem na defesa, Marinos e Kashima foram em busca do gol da vitória e da classificação, e muitas oportunidades foram criadas pelos dois times, a melhor delas, pelo Marinos, quando Oguro por cobertura, quase marcou um golaço, mas Sogahata fez boa defesa, e depois, a bola bateu no travessão. O jogo foi para a prorrogação, e nos 30 minutos complementares, o Kashima conseguiu o que parecia impossível, e com gol de Yuzo Tashiro, virou o jogo, vencendo por 3x2 e garantindo a classificação às Semifinais, onde irá enfrentar em outro grande clássico do Japão, o Nagoya Grampus. Por outro lado, o Marinos agora concentra seu foco na briga pelo título e vaga na ACL, na J-League, e no título da Emperor Cup.

O adversário do Kashima, como já mencionado, será o Nagoya, que eliminou em outro jogaço que também foi para a prorrogação, o Albirex Niigata, vencendo por 5x3, com show de Kensuke Nagai, que mostrou à todos que realmente é inexplicável o jovem talento ser reserva no Nagoya. O Grampus começou na frente, com gol de Mu Kanazaki, outro jovem talento que aos poucos, vai voltando ao time titular, após longa ausência por lesão. No 2º tempo, uma chuva de gols. O Albirex empatou com Bruno Lopes, de pênalti, mas o Nagoya novamente ficou na frente, com gol de Kensuke Nagai, aos 46 minutos. A vitória parecia decidida, mas mostrando que a emoção ainda estava por vir, aos 48min, Kengo Kawamata empatou o jogo em 2x2. O jogo foi para a prorrogação, e pela primeira vez, o Albirex ficou na frente do placar. Naoya Kikuchi desempatou o jogo em 3x2 a favor do time de Niigata, porém, o Nagoya que deveria ficar nervoso com o gol sofrido na prorrogação, jogando em casa, não se abateu, e com o jovem Kensuke Nagai, chegou ao empate. A emoção maior ainda estava por vir, e após bela jogada, adivinhem, de Nagai, Koji Hashimoto colocou o Nagoya na frente, agora, 4x3. E para fechar a conta, nos acréscimos, para evitar novo empate emocionante do Albirex, o zagueirão, Tulio Tanaka, cobrando pênalti com categoria, fechou o placar em 5x3, garantindo o Nagoya nas Semifinais da Copa Nabisco. Já o Albirex, sem nenhuma perspectiva na J-League, e nem de longe, um dos favoritos ao título da Emperor, apenas aguarda o fim da temporada.

Mas a noite não foi inesquecível apenas para os torcedores de Kashima e Nagoya, que comemoraram classificações emocionantes. O torcedor do Gamba Osaka também teve uma noite muito feliz. Desfalcado de seu grande craque, Yasuhito Endo, com a seleção japonesa, e também do atacante sul coreano, Lee Keun Ho, com a seleção de seu país, o Gamba tinha dois desfalques de peso, enquanto o Jubilo, tirando o desfalque do lateral, Yuichi Komano, também com a seleção nipônica, ia com força total em busca da vaga nas Semifinais. E quem saiu na frente, foi justamente o Jubilo, com gol de Daisuke Nasu, logo aos 7 minutos de jogo. Sem Endo, o time de Osaka perdeu quase toda a sua criatividade, e não conseguia criar muitas chances. Mas na garra, o Gamba chegou ao empate ainda no 1º tempo, aos 43min, com tento anotado por Hayato Sasaki. Na 2ª etapa, o time de Osaka foi para cima em busca da vitória, e foi recompensado, com um gol de Rafinha e outro contra, gols que deram a vitória de 3x1 e a classificação ao Gamba, que nas Semifinais, enfrenta o Urawa Red Diamonds em um dos maiores clássicos do país. Urawa que eliminou o eterno rival do Gamba, o Cerezo Osaka, fato que fez a noite dos torcedores do Gamba, como já mencionado anteriormente, inesquecível, pois além da classificação, os torcedores comemoraram a eliminação do rival. Já a celeste de Iwata, atual campeã da Nabisco, mas eliminada, agora concentra suas forças em terminar a J-League na melhor posição possível, pois não tem nada pelo que lutar no torneio, e tenta surpreender na Emperor Cup.

Artilheiro da competição, Despotovic fez o gol da classificação dos Reds (Foto: J-League Photos)

E fechando o resumo das Quartas de Finais, a eliminação do Cerezo Osaka acabou de vez com a temporada do clube. Eliminado na Asian Champions League e com campanha mediana na J-League, a Nabisco era a chance de um título na temporada, visto que, na Emperor Cup, as chances de título são ainda mais reduzidas. No entanto, sentindo e muito o desfalque de seu craque, Hiroshi Kiyotake, que ia defender a seleção japonesa nos jogos contra Vietnã e Tadjiquistão, mas que contundido, desfalcou tanto os Samurais Blues, quanto o Cerezo, o time de Osaka tentou, mas não conseguiu a classificação. Os Reds, também desfalcados de uma estrela, Genki Haraguchi, que está com a seleção japonesa, fez um bom jogo fora de casa, e abriu o placar com um gol contra, logo aos 9 minutos de jogo. O jogo que deixou a desejar, teve algumas chances criadas, mas nenhuma de grande perigo. O Cerezo jogando em casa, tentava desesperadamente o empate, mas nada dava certo. Enfim, tendo a garra recompensada, o time de Osaka chegou ao empate com gol de Fábio Lopes, aos 28 minutos, porém, 10 minutos depois, o atacante, Despotovic, deu um fim nas esperanças da torcida do Cerezo, fazendo 2x1 no placar, e dando a classificação ao time de Saitama. Foi o quarto gol do atacante na competição, que é o artilheiro da Nabisco, e o curioso é que, na J-League, o matador não anotou um golzinho sequer.


Confira agora, os duelos das Semifinais, que serão disputados no próximo domingo, 9 de outubro:

Nagoya Grampus x Kashima Antlers

Urawa Red Diamonds x Gamba Osaka



Artilharia:

4 Gols:

Despotovic - Urawa Red Diamonds

3 Gols:

Masashi Oguro - Yokohama F-Marinos

O possível trio ofensivo nipônico contra o Vietnã

O técnico italiano da seleção japonesa, Alberto Zaccheroni, ainda não definiu o time que começa jogando amanhã contra o Vietnã, em partida amistosa que será disputada em Kobe, às 7h45, horário de Brasília. Na frente, são 5 nomes para 3 vagas, mas quem serão os escolhidos de Zacc?



Zaccheroni anda em dúvida para escalar o ataque (Foto: Zimbio)

Who to play?

A seguir, os 2 possíveis trios ofensivos que Zaccheroni poderá escalar amanhã como titular:

Opção 1: O artilheiro Okazaki mais uma vez indo para a direita, Mike começando como titular mais centralizado e Kagawa jogando pela esquerda. (Foto: Acervo de Imagens do Futebol Nippon)

A opção 1 é a mais provável para o pontapé incial, com Havenaar confirmado como titular pelo centro, Okazaki mais uma vez como ponta direita, o que não é o ideal do Ogro. E fechando o trio, o craque, Shinji Kagawa, que prometeu dar show no jogo de amanhã, pelo lado esquerdo.



Opção 2: Trio usado por Zaccheroni durante os treinamentos, Haraguchi e Fujimoto podem entrar no decorrer da partida. (Foto: Acervo de Imagens do Futebol Nippon)

O trio da opção 2 é o menos provável que iniciará o amistoso em Kobe, um trio mais "caseiro" visto que Haraguchi e Fujimoto também são " J-Leaguers". Haraguchi seria uma boa adição pelo lado direito e finalmente (!) estaria fazendo sua estreia pela seleção principal, enquanto pela esquerda, particularmente, não acho o Fujimoto uma das melhores opções, pois o meia do Grampus, que não vem fazendo uma temporada regular, embora tenha feito algumas boas partidas, até hoje não fez uma grande partida pela seleção, sem contar a fama que tem de jogador "chinelinho"...

E que Zaccheroni acabe com esta dúvida que o persegue...

Kagawa promete show contra o Vietnã

Hoje pela manhã, em entrevista coletiva, o craque da seleção japonesa e do Borussia Dortmund, o meio campista, Shinji Kagawa, prometeu dar um show na partida amistosa do Japão contra o Vietnã, amanhã, às 7h45 (horário de Brasília), em Kobe. Kagawa não vive seu melhor momento pelo Borussia Dortmund, mas vem de grandes atuações pela seleção japonesa, como foi no caso contra a Coreia do Sul, na vitória dos Samurais Blues por 3x0, com dois gols do meio campista. O jovem craque, de apenas 22 anos, quer fazer um grande jogo contra o Vietnã, mas não apenas para continuar com as grandes atuações pelo selecionado nipônico, mas, também, para que sinta a energia e positividade - segundo Kagawa - e consiga levar isso para o Borussia, onde o meia não vem atuando mal, mas está longe de seus melhores momentos pelo clube alemão.

Kagawa prometeu um show amanhã contra o Vietnã (Foto: Reuters)

Após declarar a vontade de dar um show no jogo de amanhã, o meio campista foi perguntado sobre o esquema de jogo da seleção para amanhã, que será provavelmente o 3-4-3, que o próprio técnico da seleção, Alberto Zaccheroni, citou em entrevista coletiva ontem pela manhã. "Acho o 4-2-3-1 (4-5-1) a melhor opção, porém, com as ausências de Honda, Matsui e Uchida, o 3-4-3 se mostra uma boa tática. Esperamos jogar bem e fazer um grande jogo amanhã" afirmou Kagawa.

Nagatomo recebe medalha de honra

O lateral da seleção japonesa e da Internazionale de Milão, Yuto Nagatomo, recebeu em Tóquio, nesta quinta feira, a "Medalha de Orgulho Japonês".
O prêmio é dado aos japoneses que moram no exterior e que são motivo de orgulho para o país.


Nagatomo em alta dentro e fora dos gramados (Foto: Reuters)

Outro jogador que ganhou a medalha foi o meia Keisuke Honda, titular dos Samurais Blues e do CSKA Moscou, da Rússia.